Segundo a PF, as mensagens se tratam de ameaças genéricas e não indicam indícios do planejamento de qualquer tipo de atentado contra o STF.

As investigações continuam para identificar as pessoas envolvidas no caso. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) informou hoje (17) que encontrou mensagens com ofensas e ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na internet. O conteúdo dos diálogos está mantido em sigilo e foi obtido por meio de monitoramento de rotina, realizado nas últimas semanas na Deepweb, sites com conteúdos ilegais e anônimos da internet. 

Segundo a PF, as mensagens se tratam de ameaças genéricas e não indicam indícios do planejamento de qualquer tipo de atentado contra o STF. As investigações continuam para identificar as pessoas envolvidas no caso. 

A PF também informou que as todas as informações obtidas foram enviadas ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relator de um inquérito aberto pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, no ano passado, para apurar ameaças aos ministros pela internet. 

Em março de 2019, Toffoli determinou a abertura de um inquérito para apurar notícias falsas (fake news) que tenham a Corte como alvo.

A medida foi tomada “considerando a existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de ânimos caluniantes, difamantes e injuriantes, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus membros e familiares.” 

Na ocasião, a medida foi contestada pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Para a ex-procuradora, caberia ao Ministério Público realizar tais investigações e não ao Judiciário.

Carro explode em posto de combustível e assusta população em Paulista-PE

Foto: reprodução

Um cilindro de gás de um carro explodiu, neste sábado (15), dentro de um posto de combustível no bairro de Arthur Lundgren, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu a parte superior do veículo e o teto do posto. As pessoas que estavam próximas ao local se assustaram com o barulho da explosão.

Ferido

Ainda de acordo com os Bombeiros, o proprietário do veículo sofreu leves escoriações dos estilhaços, mas não precisou ser socorrido. Três viaturas compareceram ao local, e atuaram na ocorrência.

 

Após se eleger com apoio explícito de 15 dos 27 governadores em 2018, o presidente Jair Bolsonaro coleciona atritos com os representantes dos estados e desagrada à maioria dos antigos apoiadores. Os episódios públicos de confronto, que incluem trocas de farpas e disputas judiciais entre estados e União, se acirraram nesta segunda-feira com a publicação de uma carta, assinada por 20 governadores, com críticas às declarações de Bolsonaro sobre a morte do ex-PM Adriano da Nóbrega. O texto diz que as afirmações de Bolsonaro se antecipam a “investigações policiais para atribuir fatos graves às condutas das polícias e de seus governadores”, além de não contribuírem “para a evolução da democracia no Brasil”.

A iniciativa da carta partiu dos governadores de Rio, Wilson Witzel (PSC), e São Paulo, João Doria (PSDB), que não têm sido recebidos pelo presidente. “É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós”, diz a carta. O Planalto não comentou o texto.

Os embates vão na contramão das administrações de Fernando Henrique, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, que fizeram acenos públicos em busca de harmonia com os estados no primeiro ano de governo. Neste mês, Bolsonaro também aprofundou as rusgas ao excluir governadores do recém-criado Conselho da Amazônia e desafiar estados a zerar o ICMS sobre combustíveis.

Na semana passada, 22 governadores assinaram nota com críticas à fala de Bolsonaro sobre o ICMS e pedindo “um debate responsável acerca do tema”. Na ocasião, Doria disse que a medida era “bravata”. Bolsonaro rebateu afirmando que “isso não é populismo, é vergonha na cara”. Witzel chamou a proposta de “irresponsável” em um grupo de WhatsApp dos governadores. Ele já declarou mais de uma vez que Bolsonaro tem ignorado seus pedidos de audiência para tratar, entre outros assuntos, da renovação do acordo de recuperação fiscal com a União

Vereador Augusto Martins rebate especulações acerca de seu nome no grupo de Totonho Valadares

Vereador afirmou estar a disposição da Frente Popular.

Por André Luis/Rádio Pajeú

O vereador Augusto Martins, enviou nota reiterando que seu nome está a disposição da Frente Popular de Afogados da Ingazeira.

O vereador, disse que não tem controle sobre especulações a respeito do processo eleitoral de 2020 e reafirma que o processo será conduzido dentro do grupo pelo prefeito José Patriota.

A nota do vereador é em resposta a matéria do blog que mostra que o nome do vereador tem sido especulado como um dos cotados para assumir a pré-candidatura como vice-prefeito no grupo do ex-prefeito e pré-candidato, Totonho Valadares. Leia abaixo a nota na íntegra.

Quero informar que foge do meu controle, especulações sobre o processo eleitoral que estar por vir, e que será coordenado pelo Prefeito José Patriota.

Ninguém pode falar por mim, inclusive nas entrevistas que concedi, me coloquei a disposição da Frente Popular para uma candidatura a Prefeito, sem nenhuma imposição, mas colocando minha experiência e história a disposição da Frente Popular.

Aproveito para agradecer a população Afogadense que sempre lembra do meu nome para uma majoritária, pois mesmo sem me colocar como pré-candidato apareci bem na pesquisa do Instituto Opinião com quase 7% das intenções de voto.

Reitero o que já disse, me sinto preparado para o que for melhor para o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira e da Frente Popular, coordenada pelo Prefeito José Patriota.

Augusto Martins – Vereador.

Com 20 mil parados, Petrobras contrata para substituir grevistas

Divulgação/FUP

Com funcionários em greve há 17 dias, a Petrobras resolveu cortar o ponto e contratar substitutos para quem está de braços cruzados – embora a empresa negue risco à produção. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), pelo menos 20 mil trabalhadores dos 73 mil contratados estão parados. A adesão é grande em locais como as unidades da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde os operários de 35 das 39 plataformas de extração de óleo no mar pararam de trabalhar.

A estatal informou que “está realizando o desconto dos dias não trabalhados dos empregados que aderiram ao movimento grevista” e que “está contratando empresas com experiência na operação e manutenção de unidades de produção de petróleo e gás offshore, para suprimento de mão de obra especializada e certificada para atuar em suas plataformas próprias enquanto durar o movimento grevista”.

O sindicalista Deyvid Bacelar, diretor da FUP, avalia que as duas atitudes são ilegais e afirma que vai à Justiça para tentar reverter às ações. “A gestão da Petrobras atua com truculência, cortando salário antes de terminar o movimento grevista e contratando substitutos para funcionários que estão exercendo o direito constitucional de fazer greve”, afirma o líder sindical.

“Faço também um alerta sobre a segurança. Essas pessoas que estão sendo contratadas, ainda que sejam qualificadas, não conhecem as instalações. Há risco para as pessoas, para o patrimônio da empresa e para o meio ambiente”, afirma ainda o sindicalista.

De acordo com a FUP, a duração da greve já ameaça o processamento e distribuição de combustível pelo país. Esse cenário, porém, não é assumido pela empresa nem pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, que afirmou na sexta-feira (14) que “não existe indicação de anormalidade” no abastecimento de combustíveis.

Justiça dá 90 dias para INSS começar a reduzir espera por benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até 90 dias para adotar medidas que garantam o cumprimento do prazo regimental de 45 dias para a análise de pedidos de benefícios. A determinação é do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em decisão liminar desta segunda-feira (17). Cabe recurso.

O instituto terá a obrigação de diminuir a fila de espera de aposentadorias, que, oficialmente, estão na casa de 1,4 milhão de pedidos acumulados. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal e estabelece, em caso de descumprimento, multa de R$ 20.000 por dia para o instituto.  

O INSS também foi obrigado a disponibilizar pessoal qualificado para atendimento físico dos segurados que não consigam ou não saibam usar o sistema Meu INSS, porta de entrada de pedidos da Previdência.

O contexto das filas de espera para adesão do direito é um problema já antigo. Em 23 de janeiro, o vice-presidente Hamilton Mourão, na condição de interino, havia assinado um decreto que regulamenta a contratação de 7.000 militares inativos para atividades em órgãos públicos, na intenção de desafogar a demanda.

O governo federal também corre para editar medida provisória para chamar, pelo menos, 1.500 servidores aposentados para atuarem temporariamente no órgão. Haverá uma seleção para a recolocação dos profissionais no setor público.

O ex-secretário especial da Previdência Rogério Marinho, agora ministro do Desenvolvimento Regional, chegou a declarar que o número de novos pedidos de benefícios beira quase 1 milhão por mês. Apesar do número elevado, ele afirmou que o INSS tem condições de zerar a fila ao longo do tempo.

Documento em novo formato passa a ser emitido a partir da próxima sexta-feira em Pernambuco.

As carteiras de identidade no Brasil ganharam um novo modelo que começa a ser emitido em Pernambuco a partir da próxima sexta-feira (25). O documento repaginado conta com mais informações do titular e mais itens de segurança. A previsão é de que o formato seja implantado em todo o Brasil até março de 2020. Para solicitar o RG é necessário realizar um agendamento no site do Instituto Tavares Buril (IITB), responsável pela emissão do documento. Depois desta etapa, o atendimento é presencial.

O novo modelo do RG poderá conter mais informações, como número do CPF, do título de eleitor, nome social, PIS/Pasep, certificado militar e tipo sanguíneo. A grande novidade é a possibilidade de incluir o QR Code para identificação e segurança digital.Quanto tempo leva?

De acordo com o site do IITB, a carteira de identidade leva de 10 a 15 dias, caso seja emitida no Expresso Cidadão (Recife e Região Metropolitana); de 10 a 25 dias se emitidas no Expresso Cidadão no Interior de Pernambuco. Para quem retira nos postos do Instituto, o tempo de espera é de 30 a 45 dias.Valores

A lei federal N.12.687/2012 estipula gratuidade para a primeira via do RG. Confira os valores para a segunda ou demais vias. O DADE pode ser pago na rede bancária (agência ou internet).

2ª via – R$ 22,61

3ª via – R$ 45,23;

4ª via em diante R$ 90,51.

Passo a passo

1. Escolha o serviço
Ao entrar no site do Instituto Tavares Buril, o usuário deve clicar na opção ”Agende um atendimento”. Em seguida será direcionado para o Portal Cidadão, onde deve selecionar a opção ”Carteira de Identidade”

2. Dados do requerente
Os passos seguintes são preencher os dados e escolher local e horário do atendimento. O usuário precisa fornecer as informações necessárias para o agendamento, como o nome completo, data de nascimento e telefone de contato. Para este serviço é possível agendar horários para no máximo de um requerente.

3. Pagamento
Em caso de primeira via, não é necessário o pagamento. Já para a segunda e demais vias, é preciso emitir o Documento de Arrecadação estadual (DAE) e pagar um taxa. Clique aqui. O pagamento deve ser feito 24h antes do atendimento e a guia paga deve ser apresentada no dia agendado para o atendimento presencial.

4. Escolha o local
A orientação da Secretaria de Defesa Social é escolher um local perto da sua casa. As cidades que aparecem como opções para são (em ordem alfabética): Caruaru, Garanhuns, Olinda, Petrolina, Recife Salgueiro e Vitória de Santo Antão. Depois de escolher o município,o requerente selecionará a unidade, data e horário do agendamento.

5 e 6. Confirmação e comprovante do Agendamento
Os últimos passos são para confirmar os dados informados. É importante revisar todas as informações inseridas, em seguida clicar na opção ”Avançar” e então um comprovante será gerado. É possível salvar ou imprimir o comprovante.

A Petrobras, que vive  momento delicado desde o início de fevereiro, quando petroleiros anunciaram greve, pode ter de importar combustível caso a paralisação se prolongue ainda mais, de acordo com informações de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Nesta segunda-feira (17), a greve dos petroleiros completa 17 dias. Os funcionários da estatal, inclusive, vêm divulgando comunicados que alertam para o perigo de desabastecimento, o que, segundo eles, acabaria caso suas demandas fossem atendidas e o trabalho normalizado.

Por outro lado, a Petrobras pratica desde o início da greve uma política de estoques reforçados nas refinarias para garantir combustíveis nos postos.

A estatal também já se prepara para importar combustível caso a paralisação dure ainda mais, e tem duas opções para isso: diretamente ou por meio de empresas importadoras. Por enquanto, contratados de forma emergencial conseguem evitar o desabastecimento.

Na semana passada, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os 13 sindicatos afiliados se comprometeram a interromper o movimento caso a Petrobras suspenda as 396 demissões na fábrica de fertilizantes Fafen, no Paraná, e ainda promova mudanças na tabela de turnos dos petroleiros. Eles querem a retomada das negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), e defendem que seja garantido que esse período de negociação não seja inferior a 30 dias, prorrogáveis por mais 30.

Mototaxista de Araripina é brutalmente espancado durante assalto

 

A vítima foi encontrada agonizando por populares na zona rural do município e socorrida pelos bombeiros para o Hospital Regional e depois transferida para Petrolina; veja vídeo

 Roberto Gonçalves / Foto: reprodução WhatsApp

Um mototaxista de Araripina teve a sua motocicleta tomada de assalto na noite desse domingo (16). Além de levarem o veículo, os bandidos agrediram brutalmente o rapaz que é conhecido na cidade como Jaison Mototaxista e trabalha no ponto vermelho.

De acordo com um familiar, a vítima foi encontrada agonizando por populares na zona rural de Araripina. O Corpo de Bombeiros socorreu Jaison para o Hospital Regional Fernando Bezerra e devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para uma unidade Hospitalar de Petrolina.

Foto: reprodução

Dezenas de mototaxistas da cidade estão a procura dos assaltantes. A Polícia Militar deve enviar um boletim sobre o caso nas próximas horas. A motocicleta é uma Honda Fan 150 de cor vinho, placa PGC 8729.

Informações sobre o paradeiro da motocicleta ou dos bandidos, podem ser enviadas para o número 190 da Polícia Militar. 

 

Caminhoneiros ameaçam parar novamente nesta semana

A informação sobre uma possível nova paralisação dos caminhoneiros, nesta quarta-feira (19), começou a circular nas redes sociais durante este final de semana. A classe começou a cogitar paralisar após o ministro do STF, Luiz Fux, tirar de pauta o julgamento de constitucionalidade da lei 13.703, que estabelece valores mínimos para o frete.

O texto foi questionado por setores empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e deveria ser julgado nesta nova semana que se inicia. Agora, não há mais data prevista para análise da questão.

Além disso, outro ponto que irrita os caminhoneiros é o preço do combustível, que cresce de acordo com o ICMS aplicado por cada governo estadual. Na gasolina, a taxa é de 29%. Já no óleo diesel – utilizado em caminhões -, o valor é de 16%.

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Pernambuco (Sintracape), Wilton Nery, nega que a instituição irá aderir ao protesto. “Pode ser que tenham paralisações, mas de outros movimentos. A orientação que temos é de aguardar para ver como fica a negociação”, explica ele, que é representante da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) no estado.

O plenário do Senado deve votar, nesta terça-feira (18), projeto que obriga o detento a ressarcir o Estado pelos gastos com a sua manutenção na prisão. O texto determina que o ressarcimento seja efetuado com os próprios recursos do presidiário.

O plenário do Senado deve votar, nesta terça-feira (18), projeto que obriga o detento a ressarcir o Estado pelos gastos com a sua manutenção na prisão. O texto determina que o ressarcimento seja efetuado com os próprios recursos do presidiário ou pelo trabalho realizado no presídio caso ele não possua condições de arcar com as despesas.  A informação é do Portal Congresso em Foco.

A proposta, de autoria do ex-senador Waldemir Moka (MDB-MS), retorna para análise em Plenário após ter sido adicionado o substitutivo da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), em julho do ano passado. Nesse período, o projeto foi reenviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Cinco baleados e um morto é o saldo de atentado em Casa Nova, no Sertão da BA

Seis pessoas foram feridas à bala e uma delas não resistiu, vindo a óbito, durante uma festa realizada no Pátio de Eventos em Casa Nova, neste domingo (16). De acordo com as informações da Polícia Militar, um homem, portando uma pistola calibre 380, fez vários disparos contra Emerson Silva Costa, de 23 anos, ferindo-o mortalmente e atingindo outras pessoas que estavam no local.

As informações dão conta que pelo menos outras cinco pessoas teriam sido feridas superficialmente e conduzidas ao Hospital de Casa Nova, mas não há mais detalhes sobre o estado de saúde delas. Ainda de acordo com o Blog do Geraldo José, uma das vítimas seria esposa do jovem que foi executado. Não há maiores informações sobre a motivação e quem seria o autor dos disparos.

Sérgio Moro concede proteção da Polícia Federal a Antônio Campos

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, respondeu de forma positiva, a solicitação de Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, que entrou com pedido de proteção especial contra sua vida e de seus familiares: temendo retaliações da cúpula do PSB.

O ofício de número 184/2020/GM, determina que a Polícia Federal tome todas as medidas cabíveis em atendimento às solicitações. Neste intuito, além do próprio Tonca (Antônio Campos) e sua família, outras pessoas próximas e/ou relacionadas com o interesse público, também deverão ser inclusas nesta medida protetiva: a exemplo do combativo e incansável, Coronel Meira – ferrenho defensor da moralização da administração pública em Pernambuco.

O Coronel Meira protocolou na tarde da sexta-feira (14), junto a Polícia Federal, documento que informa que a cúpula do Governo Paulo Câmara tem monitorado sua vida, através dos órgãos estaduais, fazendo levantamento completo e utilizando inclusive, grampo telefônico.

Com presença de Câmara, AMUPE tem primeira reunião extraordinária do ano

Com a presença do Governador Paulo Câmara, a Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, realiza nesta terça-feira 18/02, das 9h às 12h30, a sua primeira reunião extraordinária com os gestores pernambucanos.

Na pauta vários itens  municipalista importantes, mas a expectativa maior é a presença do chefe do executivo estadual, que fará alguns anúncios para os municípios.

Na oportunidade também serão discutidas questões relativas à XIII Cúpula de Prefeitos e Governos Locais da América Latina e Caribe,  evento que vai acontecer de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, como programação, inscrições, oficinas temáticas e aquisição de estandes. Promovido pela Amupe, trata-se do maior encontro municipalista já realizado em Pernambuco e requer a participação de todos.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio de seu assessor, Eduardo Stranz, vai apresentar os débitos da União na Assistência Social para os municípios e a posição da CNM sobre o piso do magistério. Na Assembleia, municípios que atingiram 100% de cobertura de vacinação de animais serão homenageados.

Para o presidente da Amupe, José Patriota “toda assembleia é um momento de passarmos a limpo todas as informações inerentes ao melhoramento da vida do Pernambucano. É atualizar os gestores sobre todos os assuntos estratégicos. Contamos com a presença de todos gestores. Teremos a presença do Governador Paulo Câmara, que vai anunciar assuntos de interesse para as cidades”, completou.

Neste final de semana (16/02), em Afogados da Ingazeira, foi marcado pelo grande evento  “O 1° Open de Sinuca”  que contou com profissionais e os  os amantes da sinuca e seus admiradores que participaram do torneio, o evento foi organizado pelo empresário Bruno Chateaubriand, sem dúvidas foi a grande novidade dos afogadenses neste último domingo com um grande público que prestigiou, contou com as presenças do prefeito Patriota e o vice- prefeito Alessandro (Sandrinho),  o 1° open de Sinuca foi elogiado por todos os presentes pela a novidade e a organização do evento .

CAMPEÃO – Itaro Santos
VICE CAMPEÃO – Wendell Felix
3º LUGAR – Djalma Linhares
4º LUGAR – Swing
MELHOR DE AFOGADOS – Bruno Chateaubriand

Ficando em 12º Colocado em um total de 63 atletas.

 

O homem seguia da cidade de Coremas, quando foi tentar atravessar a área do canal e acabou sendo levado pelas águas.

O pai de 30 anos pegou a criança e ficaram presos em um galho de uma árvore. (Foto: Reprodução)

Um carro com um pai e um filho de dois anos dentro foi arrastado pela correnteza de um açude, na manhã desta segunda-feira (17), no sítio Taipu, da cidade de Aguiar, no Vale do Piancó, na Paraíba. O homem seguia da cidade de Coremas, quando foi tentar atravessar a área do canal e acabou sendo levado pelas águas. 

O pai de 30 anos pegou a criança e ficaram presos em um galho de uma árvore. 

Os dois foram socorridos e encaminhados para o hospital de Aguiar. Eles receberam atendimentos médicos e foram liberados em seguida. A unidade de saúde informou que eles tiveram apenas arranhões. 

Realizada com sucesso primeira Angioplastia de Oclusão Coronariana Crônica (CTO) do Vale do São Francisco

Foto: divulgação

A Medicina do Vale do São Francisco está em perfeita sintonia com o que acontece nos centros mais avançados do mundo e o segmento de Cardiologia Intervencionista é quem mais tem contribuído com este desenvolvimento e rápida evolução. Além dos tratamentos exitosos de doenças congênitas e valvulares e um bem sucedido implante Transcater de Válvula Aórtica (TAVI), feito em dezembro do ano passado no Hospital Unimed de Petrolina, a região presenciou nesta semana mais uma conquista inédita: a realização da primeira Angioplastia de Oclusão Coronariana Crônica (CTO), procedimento via cateter para tratar doenças do coração que necessitariam, em outro momento, de cirurgia tradicional.

Realizado também no Hospital Unimed de Petrolina, sob a responsabilidade de uma equipe médica multidisciplinar liderada pelos cardiologistas intervencionistas, Bedson Sá e Sérgio Macedo, o procedimento deixou mais tranquila e aliviada a costureira Lucimar Rocha de Oliveira, de 55 anos, que sentia fortes dores no peito e falta de ar quando fazia até os mínimos esforços do dia-a-dia. Sintomas mais comuns na doença coronária obstrutiva que está entre as maiores causas de morte do mundo. Segundo o cardiologista Bedson Sá, as artérias coronárias são os vasos que levam sangue oxigenado para alimentar o músculo do coração. “Quando existe obstrução de um ou mais desses vasos, o suprimento de oxigênio e nutrientes é comprometido e o paciente sente dor e o coração não se contrai adequadamente. Se essa obstrução é completa e acontece subitamente, temos o Infarto do Miocárdio”, explicou.

Ainda de acordo com o médico intervencionista, quando o vaso está fechado há mais de 3 meses, chama-se oclusão crônica. “Esse tipo de oclusão é muito difícil de ser aberta por cateter, então geralmente os pacientes são mandados para cirurgia. Com as novas técnicas, consegue-se abrir os vasos via cateter (angioplastia), o que é feito apenas com um furo no punho e na virilha, sem abrir o peito. Com as novas técnicas a taxa de sucesso pode chegar a 90%”,concluiu Bedson Sá, que destacou ainda o aparato tecnológico do hospital com ênfase para a moderna máquina de Hemodinâmica, única neste modelo no Vale do São Francisco.

Depois de apenas um dia de internamento, apresentando um ótimo estado de saúde e com expectativa de qualidade de vida normal e livre dos sintomas, dona Lucimar Rocha de Oliveira, é só alegria e contentamento. “Foi uma cirurgia muito tranquila e bem conduzida. Me operei na segunda-feira e na quarta já saí andando do hospital sem qualquer problema. Graças a Deus, aos médicos e ao hospital, não sinto mais nada do que me incomodava antes. Minha vida hoje é outra, bem melhor”, concluiu a costureira

O artista, de 72 anos, se esforçou para cantar durante uma apresentação no estádio Mount Smart.

Elton John está na Nova Zelândia como parte da turnê mundial “Farewell Yellow Brick Road” (Foto: Reprodução)

O cantor e compositor britânico Elton John pediu desculpas, sem conter as lágrimas, aos fãs ao interromper um show na Nova Zelândia no domingo devido a uma pneumonia. O artista, de 72 anos, se esforçou para cantar durante uma apresentação no estádio Mount Smart.

Depois de ser examinado por um médico, o artista continuou tentando por mais duas canções, mas acabou interrompendo a apresentação, na metade do show. “Não posso cantar. Perdi completamente a voz”, disse, rouco, aos fãs. “Eu tenho que ir. Sinto muito”, completou.

As autoridades de saúde de todo o mundo estão em alerta máximo pelo novo coronavírus, que infectou mais de 70.000 pessoas e matou 1.770 na China continental. Até o momento, a Nova Zelândia não registrou casos da epidemia.

“Fui diagnosticado com uma pneumonia atípica hoje mais cedo, mas estava determinado a fazer para vocês o melhor show humanamente possível”, tuitou mais tarde. “Toquei e cantei com todo meu coração, até minha voz não conseguiu mais. Estou decepcionado, profundamente chateado e sinto muito. Eu dei tudo o que tinha”.

A pneumonia atípica provoca infecções leves do sistema respiratório, de acordo com o Centro para o Controle de Doenças dos Estados Unidos. Os sintomas incluem cansaço, dor de garganta, febre e tosse. Em alguns casos pode provocar uma pneumonia mais grave, uma infecção pulmonar.

A primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern disse se encontrou com o cantor antes do show de domingo e que “dava para perceber que não estava se sentindo bem”. “O fato de ele ter passado aproximadamente duas horas no palco com uma performance gigantesca foi incrível e muito generoso”, declarou.

Elton John está na Nova Zelândia como parte da turnê mundial “Farewell Yellow Brick Road”, que começou em 2018 e dever terminar em 2020 em Londres. A turnê é considerada a última chance de ver o astro no palco antes da aposentadoria.

Há quatro anos o artista plástico Mateus Abel executa o projeto de confecção do Tabaqueiro Gigante de Afogados da Ingazeira.

Este ano, além das cores da Bandeira do Município o Boneco traz características do Tabaqueiro Tradicional (Rabo de Cúia), em que o improviso em suas roupas mostra a grandiosidade do Carnaval de Rua e suas diversas manifestações populares.
A figura do tabaqueiro este ano ganhou repercussão estadual e espaço importante no Carnaval do Estado. O nosso tabaqueiro gigante desfilou no Recife e esteve lado a lado com o tradicional Homem da Meia Noite.
Este ano Afogados ganha mais um boneco gigante com as cores de Pernambuco e também confeccionado por Mateus Abel.

Nas últimas 24 horas, país registrou 142 mortes pelo covid-19

O número de mortes na China, provocadas pelo novo coronavírus, subiu para 1.665. Mais 2 mil novos casos foram diagnosticados. Até o momento, 69.500 pessoas foram infectadas na China pelo vírus.

Também aumentou o número de pessoas que receberam alta hospitalar na China. Em 24 horas, foram mais de 1,3 mil.

Fora da China, há o registo de quatro mortes. A mais recente foi ontem na França, um turista chinês de 80 anos. O homem, originário da província de Hubei – a mais afetada na China -, chegou à França em 16 de janeiro e foi internado no Hospital Bichat, na capital francesa, em 25 de janeiro. Esta foi a primeira morte pelo covid-19 registrada na Europa.

Investigação no Brasil

Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde informou que investiga quatro casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil. Das quatro pessoas ainda sob suspeita de ter o vírus, cujo epicentro ocorreu na cidade chinesa de Wuhan, há uma criança de 2 anos, um adulto de 56 anos e duas pessoas na faixa dos 20 anos. Duas pessoas são do sexo masculino e duas são mulheres. Todos têm histórico de viagem à China, mas não a Wuhan.

O Flamengo de Jorge Jesus colocou mais um troféu na prateleira, na manhã deste domingo (16). O título da vez foi o da Supercopa do Brasil, conquistado com uma vitória por 3 a 0 sobre o Athletico Paranaense, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Bruno Henrique, Gabriel e Arrascaeta marcaram os gols do Rubro-Negro carioca. A Supercopa reúne os campeões da última edição do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. 

Concursos públicos oferecem pelo menos 17.486 vagas em várias regiões do país. Esse número se refere a concursos selecionados (nacionais, com mais vagas e salários melhores). Se forem considerados todos os concursos, há mais de 25 mil vagas. Existem oportunidades em diversos cargos, destinadas a candidatos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 33,7 mil, dependendo da função desejada. C

lique aqui para ver a lista completa de concursos disponíveis nesta semana e com inscrições abertas nos próximos dias, com todas as opções.

Veja aqui as vagas: Concursos públicos oferecem 17.486 vagas com salários de …

Coruja despachou o Atlético-AC e agora encara o Atlético-MG na segunda fase da Copa do Brasil
Foto; Cláudio Gomes/Afogados FC

A Coruja voou alto no Sertão do Pajeú. Mostrou o seu domínio em casa e seguiu fazendo história. Depois de conquistar uma inédita participação na Copa do Brasil graças ao terceiro lugar no Estadual de 2019, o Afogados conseguiu avançar de fase na competição nacional na última quinta-feira ao bater o Atlético-AC por 3 a 0. Agora encara outro Atlético, o de Minas Gerais, no dia 26. Sem dúvidas, o maior jogo da história de seis anos do clube. E o clima de euforia pelo momento vivido ainda toma conta da cidade.

“Realmente foi um dia histórico para o futebol de Afogados da Ingazeira e da região. Onde você vai por aqui, está todo mundo comemorando. Isso é muito importante. Mesmo sabendo que temos uma pedreira pela frente, o Atlético-MG, grande clube de referência nacional. Fizemos de tudo para passar de fase e estamos aí, esperando o Galo de Minas Gerais. Quem sabe?! Vamos ver o que a gente pode fazer”, conta o presidente do Afogados, João Nogueira.

Para o duelo, o acanhado, mas caloroso estádio Vianão deve receber arquibancadas móveis para aumentar a sua capacidade. Atualmente, comporta apenas dois mil torcedores. Sem citar um número com exatidão, o mandatário da Coruja acredita em um total que possa comportar até oito mil torcedores, a depender das negociações com a prefeitura do município. Desta forma, a intenção é de baratear o ingresso e, ao mesmo tempo que dará uma boa renda para o clube, que também seja acessível para os afogadenses acompanharem o jogo do clube que foi abraçado pela comunidade.

Briga mancha imagem do carnaval do Recife

Foto: reprodução

Circula nas redes sociais um vídeo de uma confusão no desfile do bloco Virgem do Bairro Novo, na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, neste domingo (16). Na gravação, dois grupos que estavam no percurso do desfile de Carnaval se encontram e começam a brigar durante a festividade. A gravação mostrou muita correria e empurrões. Veja, abaixo do vídeo, o que disse as polícias Civil e Militar.

De acordo com a Polícia Civil, “várias pessoas foram detidas envolvidas em confusões ocorridas durante a desfile das Virgens de Olinda. Durante as investigações, serão confrontadas as imagens que circularam nas redes sociais para identificação dos partícipes e suas responsabilidades criminais identificadas”, disse, em nota enviada por email. O caso será investigado pela Delegacia do Varadouro.

Segundo a Polícia Militar, as cenas de violência registradas no vídeo ocorreram antes do primeiro trio do bloco e não houve arrastão. O problema aconteceu porque dois grupos se encontraram a caminho do desfile e começaram a brigar. A PM esclarece que de imediado o 1º BPM deslocou patrulhas para o local e resolveu a situação.

A equipe da TV Jornal esteve na Delegacia de Plantão de Olinda, no Varadouro, e no Posto Avançado, em frente ao Colégio São Bento, por volta das 16h, mas até aquele momento não havia registrado de queixa sobre o incidente.

Jovens flagrados causando desordem e usando drogas no cemitério de Afogados

A equipe de ROCAM/1ª CPM ao realizar rondas no Centro da cidade foi solicitada por populares, os quais informaram que no interior do cemitério São Judas Tadeu havia pessoas causando desordem e fazendo o uso de drogas. 
Chegando ao local o policiamento se deparou com um jovem de 18 anos, e dois adolescentes de 15 e 17 anos, sendo realizada a busca pessoal nele, mas não foi encontrado nada de ilícito, porém ao fazer uma varredura no local foi encontrado uma bituca de cigarro de entorpecente popularmente conhecido por maconha parcialmente consumido, pesando aproximadamente 01 grama. 
Ao serem perguntados de quem era a referida droga todos negaram. Diante do exposto, todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia local, onde foram lavrados um TCO para o jovem de 18 anos e dois BOC para os menores infratores, os quais foram apresentados juntamente com o material apreendido e com a presença dos pais e do conselho tutelar pelo fato de dois deles serem menores.

Governadores nordestinos aprovam previdências mais duras que a de Bolsonaro

lula e flávio dino

Fora do texto geral da reforma da Previdência, sancionado no ano passado, estados e municípios brasileiros precisam elevar alíquotas de contribuição dos servidores ativos para o patamar federal, de 14%, até 31 de julho. Caso não o façam, podem sofrer sanções. Acontece que alguns estados estão indo além dessa obrigação.

Mesmo no Nordeste, onde os governadores, unidos em bloco de oposição ao presidente, criticaram as mudanças nas aposentadorias realizadas por Bolsonaro, reformas previdenciárias locais mais severas do que a imposta pelo Governo Federal estão sendo aprovadas.

Sete dos nove estados da região já mudaram as regras de acesso para aposentadorias e pensões no funcionalismo público: Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia, Piauí, Alagoas e Ceará. Na Paraíba e no Rio Grande do Norte, as mudanças estão a caminho. De modo geral, os projetos estão tramitando de forma apressada pelas assembleias legislativas, sob protestos dos sindicatos e com pouca, ou quase nenhuma, escuta dos trabalhadores. 

“Governos ditos de oposição ao Planalto estão seguindo à risca a cartilha do Governo Federal nas reformas previdenciárias estaduais”, observa o coordenador de políticas macroeconômicas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Cláudio Hamilton dos Santos.

Na Bahia, por exemplo, a reforma previdenciária do governador Rui Costa (PT), que é presidente do Consórcio Nordeste, desagradou os servidores. Entre outros fatores, o texto aumentou as idades mínimas para aposentadoria. O governador disse em entrevista que “não tem nenhum estado brasileiro que tenha feito uma reforma da Previdência com menor impacto”. O sindicato dos professores discorda e pretende pedir a anulação da votação que, a portas fechadas, aprovou a matéria na assembleia legislativa local.

Na época, manifestantes chegaram a invadir o plenário e jogar ovos nos parlamentares. Coordenador-geral do Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato), Rui Oliveira, disse que o “governo do estado foi truculento” no tratamento dos servidores porque, além de não permitir a participação dos sindicatos nos debates, usou o Batalhão de Choque para retirar os trabalhadores do plenário durante a votação da reforma previdenciária.

Sindicatos contra o PT

Cláudio Hamilton, do Ipea, explica que muitos estados, assim como a Bahia, estão reformando o regramento de aposentadorias e pensões para além das exigências do Governo Federal. A regra da União implica que os estados com déficits previdenciários (quase todos atualmente) precisam implantar um regime de previdência complementar. Isso porque muitos estados não tinham ainda. Além disso, é preciso aumentar a alíquota de contribuição para o patamar da União, que é de 14%, como já dissemos, ou adotar um modelo progressivo com contribuições entre 7,5% a 22%, a depender da faixa salarial. 

Mulheres representam apenas 28,7% dos funcionários da Presidência

Os números de servidores e comissionados da Presidência da República são desanimadores quando a pauta é participação feminina. Reflexo do Poder Executivo do país — que tem duas mulheres no comando das 22 pastas ministeriais –, o órgão encabeçado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 957 mulheres nomeadas. O valor representa 28,7% do total de 3.334 funcionários. Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Diferentemente da maior parte das pastas, a estrutura da Presidência é formada por nomeação de comissionados ou servidores requisitados, ou seja, não existe um concurso próprio para ocupar os cargos públicos.

Nas chefias de primeiro escalão dentro da Presidência — que engloba Casa Civil, Gabinete Pessoal, Secretaria de Governo, Secretaria Geral e Gabinete de Segurança Institucional (GSI) — a situação se repete: são 5 mulheres entre 37 homens.

A realidade do Brasil é diferente da estrutura de cargos do governo. Além de serem a maioria da população (51,7%), a tendência da participação das mulheres no mercado de trabalho até 2030, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é crescer mais que a masculina, devendo chegar a 64,3%.

Nomeação

Os servidores públicos federais podem ser cedidos para a Presidência da República, para ocupação de cargo em comissão, com fundamento no art. 93 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, regulamentado pelo Decreto nº 9.144, de 22 de agosto de 2017, que dispõe sobre as cessões e as requisições de pessoal em que a Administração Pública Federal, direta e indireta, seja parte.

A Presidência da República pode, ainda, requisitar servidores de quaisquer órgãos ou entidades. Nesse caso, a legislação que ampara é a Lei nº 9007, de 17 de março de 1995, a qual dispõe que as requisições de servidores de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal para a Presidência da República são irrecusáveis. 

 

Governo registra mais de 5 milhões de downloads da CNH Digital

Documento está disponível para Android e iOS

Os brasileiros podem baixar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no celular para substituir o documento físico. Segundo o Ministério da Infraestrutura, desde a implementação do sistema foram feitos 5.024.889 downloads da CNH e 1.993.964 do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento que garante o direito de circulação dos veículos no país.

A pasta informou que o aplicativo Carteira Digital teve 8.018.067 downloads. Foram 5.162.127 downloads em aparelhos com sistema Android e 2.855.940 com iOS. O sistema passou a valer em todo o país em abril de 2018. 

O aplicativo reúne as principais informações de trânsito sobre os condutores brasileiros. Ao acessar o app, é possível consultar à CNH digital, bem como os veículos registrados no nome daquele motorista e as multas de trânsito. 

O aplicativo também dá avisos de recall para os motoristas.

A CNH Digital está disponível em todos os estados brasileiros, enquanto o CRLV ainda não está habilitado no Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. A ferramenta está disponível para os motoristas com CNH emitida a partir de 1º de maio de 2017. 

Como baixar

O motorista pode baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” gratuitamente. Após instalar o app, é preciso selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Na tela seguinte informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e selecione “Próxima” (Tela do Gov.br). 

Em seguida, o motorista precisa informar uma senha de quatro dígitos, necessária para acessar a CNH Digital. 

Homem morre após colidir motocicleta com carro na BR-316 em Trindade-PE

Segundo a PRF, o trecho da rodovia federal é o de maior incidência de acidentes fatais da região

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Um homem morreu após colidir a motocicleta que conduzia, uma Honda Titan 150, com um veículo Celta de cor preta. O acidente aconteceu neste sábado (15) na BR-316, próximo ao motel calango, em Trindade, no Sertão do Araripe.

De acordo com a 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o motorista do carro fugiu do local e ainda não se apresentou a polícia.

As informações foram levadas a Delegacia de Polícia Civil de Trindade. Os Veículos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal.

Essa é a oitava morte por acidente envolvendo motociclistas em 2020 no Sertão do Araripe. Quatro desses acidentes fatais aconteceram em Araripina.

As empresas podem se associar para a criação de entidades gestoras que vão fazer o trabalho de divulgação e operação do sistema de logística reversa.

Está prevista a possibilidade de reciclagem desses materiais, uma vez que muitas das matérias-primas tem alto valor e podem ser reaproveitadas. (Foto: reprodução)

Assinado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto 10.240 de 2020 estabelece as regras para implementação do sistema de logística reversa para produtos eletroeletrônicos. O texto regulamenta o mecanismo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, para que os fabricantes e importadores desses itens se responsabilizem pelo descarte de forma a reduzir os impactos no meio ambiente.

As empresas podem se associar para a criação de entidades gestoras que vão fazer o trabalho de divulgação e operação do sistema de logística reversa. Pelo decreto, cada companhia vai participar do financiamento na mesma proporção do tamanho dela no mercado. Há a possibilidade ainda das empresas criarem seus mecanismos de coleta de produtos de forma individual.

É importante que fabricantes e importadores disponibilizem uma rede para que os consumidores levem os eletroeletrônicos fora de uso para o descarte adequado. Essa destinação final deve garantir que os componentes dos aparelhos não contaminem o meio ambiente. Está prevista a possibilidade de reciclagem desses materiais, uma vez que muitas das matérias-primas tem alto valor e podem ser reaproveitadas.

O decreto estipula que a constituição das entidades que vão fazer a gestão da logística reversa seja feita ainda este ano, até o dia 31 de dezembro. Assim, a partir de 2021, devem começar a ser instalados os pontos de coleta e a divulgação do sistema aos consumidores.

O sistema deve ser implantado, até 2025, nos 400 maiores municípios do país. O cronograma é gradativo. Em 2021, primeiro ano de funcionamento, deve ser atendidas 24 cidades e absorvido 1% do lixo eletrônico. São Paulo é o estado que deverá ter maior participação, com oito dessas localidades, no primeiro ano, e 95 ao fim do calendário de consolidação. A estimativa é que, em cinco anos, 17% dos aparelhos sejam recolhidos.

As cidades deverão ter, no mínimo, um ponto para cada 25 mil habitantes. A previsão é que em 2025 existam cerca de 5 mil pontos de coleta no país. Esses locais vão receber de forma gratuita os aparelhos para serem descartados.

Legista diz que miliciano Adriano da Nóbrega foi baleado a pelo menos um metro e meio de distância 
miliciano adriano da nóbrega

Em coletiva, o legista Alexandre Silva, o diretor do IML, Mário Câmara, e Elson Jefferson Neves da Silva, diretor geral do DPT-BA, deram detalhes sobre o estado no qual o corpo de Adriano da Nóbrega chegou ao Instituto Médico-Legal de Alagoinhas.

 O médico legista Alexandre Silva, responsável pela autópsia do corpo de Adriano da Nóbrega, miliciano chefe do Escritório do Crime morto na Bahia em operação policial, afirmou que Adriano foi baleado a pelo menos um metro e meio de distância.

De acordo com detalhes divulgados na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Salvador na tarde de sexta-feira (14), o corpo do miliciano chegou ao Instituto Médico-Legal de Alagoinhas com os dois pulmões destruídos e o coração dilacerado.

Em coletiva, o legista, o diretor do IML, Mário Câmara, e Elson Jefferson Neves da Silva, diretor geral do DPT-BA deram detalhes sobre o estado do cadáver.

Silva explicou que foram dois disparos, um deles “passou por baixo do peito, saiu rasgando o pescoço, e entrou na submandibular. Eu encontrei o projétil na região do pescoço”. Já o segundo tiro “foi na região da clavícula. Esse aqui entrou e saiu nas escápulas. Essas foram as lesões provocadas por armas de fogo”.

Os peritos disseram que os disparos não podem ter sido feitos a menos de um metro e meio de distância. “Se você pega um fuzil calibre 762, por exemplo, bota perto da mandíbula, vai ter mandíbula para tudo que é lugar. Assistam ao assassinato de John Kennedy, explodiu a cabeça dele, isso o sujeito [o assassino] lá longe”, disse Mário, diretor do IML.

Sobre a lesão “cortocontusa” na testa – corte como se tivesse recebido uma coronhada ou cotovelada – Câmara disse que o machucado foi feito antes de Adriano morrer. “Foi de forma passiva ou ativa? Não sei. Isso foi antes dele morrer. Ele bateu, provavelmente, em alguma quina”.

De acordo com os peritos, ainda não é possível calcular a distância exata na qual foi feito o disparo que matou Adriano da Nóbrega.

A Prefeitura de Salgueiro, abriu um concurso público com 802 vagas (sendo 72 para preenchimento imediato e as demais para cadastro reserva) para candidatos com escolaridade de nível médio/técnico e superior.

Os salários variam de R$ 1.235 até R$ 10.513, a depender do cargo pretendido. Os candidatos serão selecionados através da realização de provas objetivas e avaliação de títulos.

No nível superior, h á oportunidades para os cargos de médico e professor da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Já no nível médio/técnico, as vagas são para agente comunitário de saúde e auxiliar de saúde bucal.  As inscrições devem ser feitas através do site da banca organizadora até o dia 15 de março e custam de R$ 75 a R$ 130, a depender do cargo pretendido.

Jornalistas da Veja que investigavam morte de miliciano são detidos por PM na Bahia

 

Dois jornalistas da revista Veja foram detidos pela Polícia Militar da Bahia, na sexta-feira (14). Eles investigavam a morte do ex-capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Adriano Nóbrega, apontado como integrante de uma milícia no Rio e morto a tiros nessa semana.

O repórter Hugo Marques e o repórter fotográfico Cristiano Mariz foram parados pela PM quando tentavam localizar o fazendeiro Leandro de Abreu Guimarães, considerado testemunha no caso e pode ajudar a desvendar as circunstâncias da morte do ex-PM. Os jornalistas seguiam na busca pelo fazendeiro, quando foram cercados por duas viaturas.

Eles foram revistados e um dos policiais teria questionado como a dupla conseguiu o endereço de Leandro. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) comentou o caso. “A Secretaria da Segurança Pública esclarece que moradores de uma localidade em Pojuca, Litoral Norte da Bahia, ligaram para polícia informando que homens, dentro de um carro, Gol, placa de Belo Horizonte, estavam rondando a região. A PM foi acionada, abordou o grupo e fez a condução até a Delegacia Territorial. Após se identificarem como jornalistas, foram liberados. Nenhum equipamento foi danificado, alterado ou ficou apreendido”, diz a nota. (Via: A Tarde)

Três homens foram presos com mais de R$ 100 mil em espécie e R$ 525 mil em cigarros contrabandeados, na noite desta sexta-feira (14), nas cidades de Canarana e Morro do Chapéu, no Centro-Norte da Bahia. Antes de serem presos, eles tentaram subornar os policiais e ofereceram R$ 200 mil na tentativa de escapar.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido faziam rondas em Canarana quando, às 23h, desconfiaram de um veículo parado próximo a um posto de combustíveis. 

No automóvel, os PMs encontraram R$ 101 mil em espécie, uma pistola calibre 40, seis carregadores de pistola, farta munição, R$ 19,9 mil em cheques, rádio comunicador, celulares e cinco comprimidos de ecstasy.

Ainda segundo a SSP-BA, os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, disseram que traziam do Paraguai uma carga de cigarros contrabandeados e que o material estava em um caminhão na cidade de Morro do Cahpéu, a 93 quilômetros de Canarana. O destino final do material seria o município de Jacobina. Após isso, as equipes seguiram até o local indicado, onde encontraram um caminhão num posto de combustível. No veículo, havia 524 caixas e 40 maços de cigarro avaliados em R$ 525 mil.

O caso foi registrado na delegacia de Jacobina. No caminho para a cidade os homens ofereceram R$ 200 mil para que os militares não os prendessem. 

 

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 170 milhões

A Quina teve 216 ganhadores. Cada um deles levou R$ 36.114,36. Outras 13.800 pessoas ganharam na Quadra. Nesse caso, o prêmio é de R$ 807,52.

Os números sorteados foram: 04 – 21 – 27 – 29 – 42 – 47.

Ninguém acertou os seis números sorteados pela Caixa Econômica Federal no concurso 2.234 da Mega-Sena, realizado neste sábado (15), em São Paulo.

Os números sorteados foram: 04 – 21 – 27 – 29 – 42 – 47.

A expectativa de prêmio era de R$ 120 milhões para quem acertasse as seis dezenas. Agora, para o próximo sorteio, na quarta-feira (19), a estimativa é pagar R$ 170 milhões para quem acertar as seis dezenas.

A Quina teve 216 ganhadores. Cada um deles levou R$ 36.114,36. Outras 13.800 pessoas ganharam na Quadra. Nesse caso, o prêmio é de R$ 807,52.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Em seu site a CBF oficializou ontem para o dia 26 de fevereiro(quarta-feira de cinzas) o jogo entre Afogados FC e Atlético Mineiro pela 2ª fase da Copa do Brasil.

Enquanto o Atlético Mineiro já providencia hotel e local de treinamento em Afogados da Ingazeira para o jogo da Copa do Brasil, a direção da Coruja do Sertão se preocupa em ampliar a capacidade do Estádio Vianão.

O Presidente João Nogueira descartou a venda do mando de campo e prometeu que arquibancadas tubulares serão instaladas no estádio para receber um total de 5 mil torcedores.

João Nogueira admitiu que o futebol de quatro atletas do Afogados despertou o interesse de vários clubes e que se for para liberar, espera que a Coruja do Sertão seja recompensado financeiramente.

O  ato de filiação  ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado na noite de sexta-feira (14), em Petrolina (PE) reuniu diversas lideranças políticas do Sertão Pernambucano e Araripe. O evento  contou com  a presença do governador  Paulo Câmara (PSB-PE).

Ao todo,  mais de  30 filiação foram realizadas, entre elas  a de cinco prefeitos:  Cleomatson Vasconcelos –  Santa Filomena; Humberto Mendes – Santa Maria da Boa Vista; Josimara Cavalcanti –  Dormentes; Rafael Cavalcanti –  Afrânio e Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande.

“Eu não posso deixar de dizer a vocês a esse mesmo conjunto de prefeitos e  prefeitas que estão aqui. Alguns estão se filiando – eu fico muito feliz de estarem  se filiando em nosso partido. Eu quero dizer a vocês que estaremos juntos, eu quero continuar governando Pernambuco em 2021 com vocês juntos com a gente, vocês  nos ajudando, sendo solidários, porque é fundamental, num momento desse, a unidade – porque o Brasil só vai melhorar se tiver capacidade de dialogo, unidade, de se colocar no lugar do outro e trabalhar para resolver e buscar minimizar as dificuldades do povo”, pontuou Paulo Câmara.

O ato reuniu outras lideranças e deputados estaduais e federais aliados do governador que prestigiaram as filiações. 

Jornalistas que investigam morte de miliciano são presos pela PM da Bahia

Estado é governado pelo petista Rui Costa. Jornalistas estavam tentando encontrar testemunha ligada a Adriano da Nóbrega (foto)

Por Revista Veja / Foto: reprodução

Dois jornalistas da revista Veja foram detidos e levados para a delegacia em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta sexta-feira (14). Segundo a revista, o repórter Hugo Marques e o repórter fotográfico Cristiano Mariz estavam tentando localizar o fazendeiro Leandro Abreu Guimarães, testemunha que pode ajudar a dar informações sobre a morte do ex-capitão Adriano da Nóbrega, em Esplanada.

Os jornalistas foram cercados por duas viaturas da Polícia Militar da Bahia, segundo a Veja. Eles se identificaram, mostrando suas credenciais de imprensa. Armados, os PMs mandaram que os jornalistas saíssem do carro em que estavam. Os dois foram revistados. Um dos PMs perguntou várias vezes como eles descobriram o endereço.

O gravador do jornalista, com entrevistas feitas ao longo da semana sobre a operação que terminou com a morte do ex-capitão, foi apreendido pela PM, diz a Veja. Os dois jornalistas foram conduzidos então para a delegacia de Pojuca, onde tiveram que responder sobre o que faziam na cidade. Só depois o gravador foi devolvido. Um policial explicou que eles foram retirados do local por “questão de segurança”, por estarem parados na frente da casa de uma testemunha.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que os PMs abordaram os jornalistas no carro depois de denúncia de moradores sobre um veículo com placa de Belo Horizonte estava “rondando a região”. “A PM foi acionada, abordou o grupo e fez a condução até a Delegacia Territorial. Após se identificarem como jornalistas, foram liberados. Nenhum equipamento foi danificado, alterado ou ficou apreendido”, diz o texto.

Já a Polícia Militar diz que PMs da 32ª CIPM foram até o local por volta das 10h50 após denúncia de que havia “dois homens suspeitos” parados em frente a uma casa. Abordados, eles disseram que trabalhavam para um veículo de imprensa. A PM diz que o carro usado não tinha identificação e “não foi apresentada nenhuma materialidade que comprovasse a afirmação”, por isso levou ambos à delegacia para averiguação. “Após a comprovação dos documentos, os profissionais de imprensa foram liberados”.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) divulgou nota repudiando a ação policial. “Os dois jornalistas da revista Veja, Hugo Marques e Cristiano Mariz, estavam em pleno e livre exercício profissional e se identificaram quando abordados pela viatura da PM-BA. Mesmo assim, foram conduzidos a uma delegacia e tiveram o gravador de trabalho inspecionado, antes de sua devolução, em claro sinal de intimidação a consecução de suas tarefas”, diz o texto. “A Constituição do Brasil garante a liberdade no trabalho da imprensa, preceito magno que vem sendo atropelado pelas autoridades de Segurança Pública. Vivemos um quadro de clara intimidação a quem tenta cumprir o papel social do jornalismo: informar os fatos, de forma transparente e responsável, aos cidadãos brasileiros”, acrescenta.

“Uma morte cujas circunstâncias e motivações são cercadas de dúvidas impõe que o rabalho da imprensa seja livre de sanções, para um melhor acompanhamento das investigações e divulgação dos fatos. O ocorrido com os dois jornalistas da Veja só ajuda a alimentar as suspeitas de que há mais a se informar do que foi até agora revelado”, diz o Sinjorba, que finaliza exigindo uma retratação do Governo do Estado e “uma mudança de postura dos agentes policiais para que cessem os abusos contra o trabalho da imprensa na Bahia”.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) esclarece que a ação da Polícia Militar (PMBA) envolvendo repórteres da revista Veja não teve a intenção de impedir o livre exercício da profissão jornalística. O comunicado ainda ressalta qeu os jornalistas não foram detidos. “A defesa incansável da liberdade de imprensa é prerrogativa inviolável e nossa prática diária”, informa a Secom.

Leandro Abreu é o fazendeiro que escondeu o ex-capitão em Esplanada e uma das últimas pessoas que o viu com vida. O miliciano foi morto a tiros pela polícia baiana no último domingo, em operação que gerou controvérsia e críticas ao modo como foi conduzida.

A própria revista Veja traz essa semana reportagem de capa sobre o tema, com fotos do corpo do ex-capitão e opinião de peritos que colocam em dúvida a versão oficial de que houve um confronto. A SSP divulgou nota mais cedo comentando a matéria.

(Foto: Reprodução)

“Sobre a lesão arredondada na face anterior do corpo de Adriano, trata-se de equimose, não uma queimadura. É uma lesão contundente, obviamente feita com algo arredondado, que pode ter sido ativamente ou passivamente comprimido contra o corpo”, diz trecho da nota, sem detalhar o que teria causado o ferimento.

Segundo a revista, a marca no peito do ex-capitão pode ter sido provocada pelo cano de uma arma longa e de grosso calibre, logo após um disparo, ainda vivo. Os peritos ouvidos afirmam que os ferimentos foram feitos a curta distância, o que é negado pela SSP.

Matéria da Veja
A revista Veja publicou imagens que revelam que Adriano da Nóbrega foi abatido com tiros disparados a curta distância. As imagens reforçam a acusação feita por sua esposa e por seu advogado de que ele foi executado — e de que as forças policiais nunca quiseram realmente prendê-lo. São fotografias de diversos ângulos, feitas logo depois da autópsia, que devem ajudar a revelar o que aconteceu nos minutos que se sucederam à entrada dos policiais no sítio onde o ex-capitão estava escondido, no município de Esplanada.

De acordo com a Secretaria de Segurança da Bahia, Adriano, depois de reagir, foi abatido com dois tiros — um de carabina e outro de fuzil. Um dos projéteis atingiu a região do pescoço. O outro perfurou o tórax. Também de acordo com a polícia baiana, mesmo atingido e tendo perdido muito sangue, o ex-capitão ainda estava vivo quando foi levado para o hospital, a 8 quilômetros do local do confronto, onde chegou morto. As fotos obtidas pela reportagem sustentam parte dessa versão. Os disparos que mataram Adriano da Nóbrega foram feitos a curta distância. Além disso, as imagens revelam um ferimento na cabeça do ex-capitão, logo abaixo do queixo, queimaduras do lado esquerdo do peito e um corte na testa.

As fotos, que foram obtidas com exclusividade pela Veja, foram submetidas à avaliação do médico legista Malthus Fonseca Galvão, professor da Universidade de Brasília (UnB) e ex-diretor do Instituto Médico Legal do Distrito Federal. Ele debruçou-se sobre o material sem saber a identidade do morto. Depois de ressaltar que o ideal seria estudar o próprio corpo e ter conhecimento das armas usadas na operação policial, Galvão citou alguns pontos que lhe chamaram a atenção. O primeiro são as marcas vermelhas localizadas próximas da região do peito, chamadas pelos peritos de “tatuagem”, que indicariam um tiro a curta distância – algo como 40 centímetros, no máximo. “Com esse disparo tão próximo, o mais provável é que tenha sido uma execução. Mas tem de analisar com mais detalhes”, disse, à Veja.

O segundo ponto destacado pelo médico legista é uma marca que aparenta ser um tiro na região do pescoço. “Pode ter sido um disparo após a vítima ter caído no chão, porque a imagem me sugere ser de baixo para cima, da direita para a esquerda, em quase 45 graus. Esse disparo pode ser o que o povo chama de ‘confere’”, afirmou. Confere é o famoso tiro de misericórdia, efetuado quando não há a intenção de salvar a pessoa baleada. Galvão também destacou uma marca cilíndrica cravada no peito do corpo. “Tem muita chance de ser a boca de um cano longo após o disparo, quente, sendo encostada com bastante força por mais de uma vez. Nesse momento, ele estava vivo, com certeza, porque está vermelho em volta. É uma reação vital.”

O professor observou ainda que o ferimento na cabeça poderia ser um corte provocado por um facão, um machado ou um choque com a quina de uma mesa. Pessoas próximas a Adriano da Nóbrega dizem que ele foi torturado. O machucado na cabeça, por exemplo, teria sido resultado de uma coronhada de pistola.

Em laudo parcial divulgado pela Secretaria de Segurança da Bahia, perito diz não dispor de elementos “para afirmar ou negar” que houve emprego de tortura. A causa da morte foi “anemia aguda secundário à politraumatismo”

Sob a proteção do anonimato, outro especialista em medicina legal apontou como possível sinal de execução o disparo na lateral do corpo do ex-PM, provavelmente feito quando ele estava com os braços erguidos, em sinal de rendição. De acordo com a Veja, para esse perito, se tivesse havido troca de tiros, tal contusão teria de ser acompanhada de ferimentos também no braço esquerdo. Ele ainda observou que um dos disparos — no pescoço, abaixo da mandíbula — deve ter sido feito a curtíssima distância – algo como 15 centímetros. Assim como seu colega da UnB, o especialista ressalvou que o ideal seria fazer uma análise no corpo.

Ainda conforme a reportagem publicada pela Veja, familiares e conhecidos de Adriano estão certos de que houve execução. “Ele me ligou e disse que não adiantaria se entregar porque ninguém queria a sua prisão, mas sim a sua morte”, disse o advogado Paulo Emílio Catta Preta, que defendia o ex-PM na Justiça.

França anuncia primeira morte por coronavírus na Europa

Foto: reprodução

O paciente tinha 80 anos e estava hospitalizado no país desde 25 de janeiro

Estadão Conteúdo

A ministra de Saúde da França, Agnes Buzyn, anunciou a primeira morte de uma pessoa com coronavírus na Europa. A ministra disse neste sábado ter sido informada na noite passada da morte de um paciente de 80 anos que estava hospitalizado no país desde 25 de janeiro.

O paciente, um turista chinês da província de Hubei, tinha uma infecção no pulmão causada pelo coronavírus. Ele chegou à França em 16 de janeiro e foi hospitalizado em 25 de janeiro sob rigorosas medidas de isolamento.

A sua condição deteriorou-se rapidamente. A filha do turista chinês também foi hospitalizada, mas autoridades disseram que a expectativa é de que ela se recupere.

Tabaqueiros farão esquenta de carnaval em Afogados da Ingazeira

 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a associação de tabaqueiros promovem, neste sábado (15), uma prévia do que será o carnaval deste ano. 
A concentração do “esquenta” está marcada para as 19h, na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Os tabaqueiros sairão em cortejo pela Avenida Rio Branco, em direção à rua Professor Vera Cruz, no polo dos tabaqueiros, onde às 20h terá início a apresentação da orquestra show de frevo. 
No local, será montada uma tenda onde os foliões poderão adquirir camisas de diversos blocos da folia afogadense.

Nesta noite de quinta-feira, uma assembleia geral do Sinpol definiu os rumos da campanha salarial dos Policiais Civis de Pernambuco. Novas ameaças foram feitas contra o governo do Estado, às vésperas do Carnaval.

Na próxima terça-feira (18), a categoria decidiu fazer uma passeata que sairá do Sinpol, às 10h, e seguirá até o palácio do governo, onde acontecerá uma nova assembleia para deliberar sobre a paralisação dos policiais Civis durante o carnaval.

“O Sinpol vinha investido no diálogo como principal estratégia de negociação com o governo. Mas, diante da falta de propostas concretas por parte da gestão estadual, e dos vários prejuízos a que a categoria vem sendo submetida, inclusive com perdas salariais, o movimento começou a endurecer suas ações”.

Foi deliberado pela assembleia a intensificação da operação padrão e a entrega do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) em abril.

“Nos próximos dias a diretoria do Sinpol seguirá mobilizando a categoria diariamente e dando suporte para que os Policiais não sofram pressões por estarem integrando o movimento reivindicatório”.

Também participaram da reunião, como convidados, o Deputado Estadual, Joel da Harpa, e o Presidente da Aspra, José Roberto.

De acordo com a entidade, ambos manifestaram apoio à luta dos Policiais Civis e anunciaram que estão trabalhando junto ao Sinpol para tentar estabelecer um movimento conjunto com a PM, como tem acontecido em vários estados vizinhos.

 

Após ataques e caos nas ruas, PM prende sete em Vitória ES

A PM informou ainda a morte de um adolescente que teria envolvimento com o tráfico na capital

Foto: Reprodução / Internet

Nas primeiras horas desta sexta-feira (14), homens armados provocaram pânico nas principais avenidas de Vitória, capital do Espírito Santo. O grupo ateou fogo em ônibus, impediu o tráfego de carros e determinou o fechamento de lojas. De acordo com o delegado-geral, José Darcy Arruda, sete homens foram presos após os ataques. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo e a Polícia Militar concederam coletiva de imprensa para comentar o caso.

“Acabamos de efetuar a prisão de cinco pessoas que estão sendo ouvidas no DEIC, e mais dois foram presos pela manhã. Estamos concentrando todas as investigações no DEIC, que está trabalhando nisso. Todos foram presos no entorno do complexo da Penha, eles estavam descendo [o morro] e praticando esses crimes”, disse Arruda.

A Avenida Leitão da Silva, uma das mais movimentadas de Vitória, foi fechada pelos criminosos, que incendiaram ônibus, apedrejaram carros e efetuaram disparos. O secretário de Segurança de Pública, Roberto Sá, confirmou a morte de um adolescente de 17 anos. Ele também afirmou que os bandidos não intimidarão os policiais militares que atuam para conter os ataques.

“A PM foi tomando conhecimento e feito o cerco. Tomamos o conhecimento de um carro e um ônibus incendiado no local. A polícia agiu rápido e esta fazendo a contenção e saturação. A policia civil também vai investigar. Esse tipo de ousadia eu conheço bem e há uma operação permanente da PM. As policias estão trabalhando muito. Estamos nas ruas para descobrir as motivações desses atos. Embora possa parecer um ato de menor importância, causa pânico na população”, disse.

O secretário afirmou ainda que a morte do adolescente será investigada pela Polícia Civil. “Tomamos conhecimento de um óbito que deu entrada no Hospital São Lucas, que seria ali da região do São Benedito, Bonfim e Bairro da Penha. Isso será objeto de uma investigação rigorosa. Há informações de que ele tinha envolvimento com o tráfico, mas ainda não sabemos como se deu esse óbito”, afirmou durante a coletiva de imprensa.

O governador do Estado, Roberto Casagrande, já havia se pronunciado na manhã desta sexta, por meio do Twitter, afirmando que os ataques dos bandidos era uma resposta a presença dos policiais nas favelas da cidade. “Bandidos reagem à ocupação da PM nos bairros, mas a polícia atuará com mais força ainda. Já efetuamos prisões de alguns desses criminosos. Essa será a nossa resposta”, tuitou.

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Este sábado (15) é o dia D de vacinação contra o sarampo em todo o Brasil. A vacina é o único meio de impedir o contágio do sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, quem tem entre seis meses e 59 anos deve ser vacinado contra a doença.

Mas o público-alvo do Dia D neste sábado são 3 milhões de crianças e jovens, com idades entre cinco e 19 anos.

O Ministério da Saúde enviou 3,9 milhões doses de vacina contra o sarampo para todo o país, 9% a mais do que foi pedido pelos estados. Essas doses vão servir para interromper a transmissão do vírus e também para a vacinação de rotina e uma dose extra chamada dose zero: para bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.

Quem tem de um a 29 anos, deve tomar duas doses. Entre 30 a 59 anos, apenas uma dose. Quem não se lembra de ter sido vacinado, deve comparecer ao posto de saúde com a carteira de vacinação.

Foi o que fez a guia de turismo Luciana da Silva Santos, de 46 anos: “eu estava na dúvida se eu tinha sido imunizada ou não, aí eu achei melhor tomar”.

“Se não tiver a caderneta, não tem problema. Receberá uma vacina como se não tivesse sido vacinado e isso não traz prejuízo à saúde”, explicou Patrícia Guttmann, superintendente de Vigilância em Saúde do Rio.

Segundo os médicos, a vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com imunodeficiência e para quem estiver com febre. Mas quem acabou de dar à luz ou está amamentando deve se vacinar.

Em 2020, já foram confirmados 337 casos da doença no país; 67% dos casos estão no Sudeste: São Paulo e Rio. O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa.

“Uma pessoa pode transmitir entre 12 a 20 novos casos. Então, é uma das doenças, comparado com gripe, cerca de dez vezes mais”, avaliou André Siqueira, infectologista da Fiocruz. Os principais sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, secreção no na

Foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (14), em sua residência, na cidade de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, o médico Glauco Suassuna, de 42 anos. A notícia do seu falecimento pegou todos na região de surpresa.

Em contato por telefone com o Blog Juru em Destaque, pessoas da cidade de Juru de convívio muito próximo com o médico, que estiveram na casa onde ele foi encontrado sem vida, informaram que o corpo de Dr. Glauco permanece no local à espera de uma equipe do IML de Patos para realização dos exames cadavéricos que poderão identificar a causa da morte.

De acordo com informações, o médico não havia acordado cedo para trabalhar nem atendeu o telefone. Foi então que decidiram forçar a porta do quarto, quando o encontraram já sem vida. Ele havia caído na porta do quarto, como se tivesse se levantado da cama para sair e não conseguiu.

Dr. Glauco era natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, embora sua família morasse há muitos anos em Campina Grande onde se formou em medicina. Em 2002, ele foi contratado para trabalhar em Juru e desde então permaneceu na região de Princesa Isabel.

Serra Talhada: Márcia Conrado se filia ao PT

Márcia Conrado é oficialmente pré-candidata à prefeita de Serra Talhada pelo PT. Ontem, em ato que também celebrou os 40 anos da legenda,  ela assinou a ficha de filiação à legenda.

Sob o olhar do prefeito Luciano Duque, que ameaçou,  sinalizou sair, mas ficou no PT, como o blog  antecipou,  a filiação e lançamento da pré candidatura teve presenças de Doriel Barros,   Presidente do PT em Pernambuco, Marília Arraes, deputada federal e Teresa Leitão, deputada estadual, essas últimas importantes na permanência de um e filiação da outra.

Duque destacou avanços em seu ciclo de gestão, acreditando ao “modelo de gestão do PT”. Ele mandou um recado direto para o ex-prefeito, Carlos Evandro, possível adversário de Márcia Conrado: “com a força do povo varreremos o assistencialismo”, provocou.

Conrado rasgou-se em elogios ao PT,  Duque e ao ex-presidente Lula.  “Serra não pode recuar, logo agora que encontrou o caminho do desenvolvimento”, complementou.

Uma mensagem  do ex-presidente Lula foi exibida no telão. No vídeo gravado ao lado Marília Arraes, Lula deu boas vindas a Conrado e a recomendou que “repita o modelo de gestão de Luciano

Coruja enfrentará o Atlético-MG, próximo rival na competição, também jogando em casa, no Sertão do Pajeú

 

A Coruja voou alto. Na noite desta quinta-feira, em jogo mais que inédito, histórico, que marcou a estreia da equipe em competições nacionais, o Afogados da Ingazeira se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, o campeonato mais lucrativo do país. 
Jogando em casa, no Vianão, o time sertanejo, com grande atuação do meia Candinho e do atacante Diego Ceará, autor de dois dos três gols do duelo – o derradeiro foi marcado por Douglas Bomba – , desbancou o Atlético Acreano por 3 a 0 e, pela primeira vez na sua recente história de sete anos de fundação, avançou de fase em uma competição nacional.
Resultado que possibilitou à Coruja do Sertão do Pajeú embolsar R$ 650 mil, valor seis vezes maior do que a folha salarial do clube. Somado à cota de participação – R$ 540 mil -, o Afogados da Ingazeira soma R$1,19 milhão e se junta a Náutico e Santa Cruz, os únicos clubes de Pernambuco a passaram de fase na Copa do Brasil, após a eliminação precoce do Sport diante do Brusque, por 2 a 1, pela 1ª fase do campeonato, na última quarta-feira. 
Agora, a equipe do técnico Pedro Manta se prepara para enfrentar o Atlético-MG, também no estádio Vianão, em Afogados. O jogo, no entanto, ainda não tem data marcada. Diferentemente da primeira fase da Copa do Brasil, quando o visitante tem o privilégio de jogar pelo empate, na segunda fase, ambos os clubes jogam pela vitória. Em caso de empate, a disputa será decidida nos pênaltis. 
Futebo Nacional

Pernambuco sediará Seminário Internacional da Água em março

Foto: reprodução

A água será tema de seminário internacional promovido pelo Consórcio Nordeste, nos dias 23 e 24 de março, no Recife. No evento, especialistas brasileiros, franceses, mexicanos e chilenos discutirão com representantes de empresas públicas e privadas dos nove Estados da região assuntos relativos à questão hídrica.

Estarão em debate segurança hídrica, regulação, compliance, saneamento rural, novas tecnologias a serviço da utilização e preservação da água, além do novo Marco Regulatório do Saneamento, cujo projeto se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

O seminário será realizado no teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com capacidade para cerca de 600 pessoas, e servirá também para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março.

“Precisamos buscar – e o Nordeste tem feito isso – novas iniciativas e práticas que nos ajudem a melhorar o consumo, a qualidade da água ofertada e que garantam o equilíbrio natural de ecossistemas que abrigam nossos mananciais. E não podemos fazer essa discussão dissociando o abastecimento do saneamento, que deve receber um olhar prioritário do poder público”, disse o governador Paulo Câmara (PSB), anfitrião do evento.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), destaca a importância da discussão sobre o novo marco legal do saneamento. “É um debate importantíssimo para que todos os envolvidos nesse sistema de tratamento de água, esgoto, gestão de resíduos e drenagem de águas de chuva possam estar cientes de suas responsabilidades e deveres”, afirmou. “O tema da água sempre foi uma chaga na história do povo nordestino, mas nós chegamos a um ponto em que, juntos, podemos transformar essa triste realidade em um momento de esperança e crescimento para toda a região”, concluiu Costa

Voos comerciais do aeroporto de Caruaru devem ser retomados até agosto

A coordenação do Grupo de Trabalho, que está trabalhando na reativação para voos comerciais do Aeroporto Oscar Laranjeiro, em Caruaru, agreste de Pernambuco, foi assumida pelo secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.

O grupo é formado pela secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruno e com apoio do secretário do Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Durante entrevista ao programa CBN Recife, Alberes ressaltou a preocupação do governador Paulo Câmara para que os voos comerciais voltem a operar em Caruaru o mais breve possível.

Ele mencionou que estava faltando uma estação meteorológica, que custa R$ 1,9 milhão, mas já foi atribuída uma emenda para a compra dos equipamentos, além de ter sido contratada uma empresa para  fazer a supervisão do aeroporto, junto a Anac.

“A previsão é que, até agosto deste ano, os voos comerciais voltem a operar na região. Isso vai fazer com que Caruru se desenvolva ainda mais com esse aeroporto funcionando”, afirma Lopes.

O encontro foi entre Lula e o Papa argentino foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez

Foto: reprodução

A previsão inicial era de que Lula tratasse com o Papa sobre combate à fome, à desigualdade e à intolerância, além de se dizer “inocente” nos processos a que responde na Justiça.

Acompanham Lula, no Vaticano, o ex-ministro Celso Amorim, os advogados Cristiano Zanin Martins e Manoel Caetano, um segurança e um assessor de imprensa.

Lula desembarcou em Roma, na Itália, na manhã da quarta-feira (12), madrugada no Brasil.

O ex-presidente embarcou para Roma em um assento da classe executiva de uma aeronave que deixou São Paulo na tarde da terça-feira (11). A viagem durou pouco mais de 11 horas.

A viagem de Lula ocorreu após a Justiça de Brasília adiar um depoimento que Lula daria no âmbito da Operação Zelotes.

O retorno do ex-presidente ao Brasil está previsto para sábado (15).

Das cinco fábricas de gesso flagradas furtando energia, nenhuma é de Araripina

Por Roberto Gonçalves / Foto: divulgação Polícia Civil

As informações preliminares que nesta quinta-feira (13), que nenhuma das cinco fábricas de gesso que foram flagradas furtando energia da Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, são de Araripina. Ainda segundo informações da fonte, as industrias ficam localizadas nos municípios de Trindade e Ipupi.

Entenda o caso

A Polícia Civil de Pernambuco informou nesta quarta-feira (12), que os proprietários das fábricas que foram flagradas furtando energia no polo gesseiro, só não foram presos porque não estavam no local no momento da operação.

A ação aconteceu no âmbito da 24 DESEC, sob a coordenação do delegado Marceone-GCOI 2 e da delegada Katyanna Muniz – titular da 24 DESEC. A operação denominada Luz Para Todos, foi realizada  em parceria com a Companhia energética de Pernambuco (CELPE ) e teve como objetivo o combate ao furto de energia elétrica no polo gesseiro da Região do Araripe.

 

 

Dono de burgueria afogadense ameaça ex-namorada e é preso na PB

Edgar Silva teria problemas psiquiátricos segundo pessoas proximas

Dono da burgueria A Taberna, que recentemente inaugurou nova sede na Rio Branco,  depois de sucesso na Praça de Alimentação,  Edgar Silva, idade não informada, foi preso a pouco em Princesa Isabel,  na Paraíba.

Informações preliminares indicam que, num excesso de fúria,  ele tentou matar a facadas uma ex-namorada, inconformado com o fim do relacionamento.

Imagens mostram Edgar armado com faça e cercado por policiais tentando desarmá-lo. A cidade parou com o episódio, que aconteceu no centro. Na ação,  ele teria quebrado o braço,  sendo transferido para atendimento em Patos.

Os contratos têm validade de um ano e podem ser prorrogados pelo mesmo período

Estão abertas as inscrições para a seleção simplificada da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco para contratação temporária de professores de nível superior e médio. Os interessados podem se candidatar até o dia 9 de março de 2020. Ao todo são 2.938 vagas, com salários de até R$ 2,9 mil, para áreas de Educação Profissional, Educação Básica e Programas e Projetos. Do total, 5% dos postos são reservados a pessoas com deficiência.

Os contratos têm validade de um ano, podendo ser prorrogados pelo mesmo período. As inscrições custam R$ 24 e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), responsável pelo processo seletivo. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito, por meio de boleto, em qualquer agência bancária.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição nos casos previstos no edital deve ser realizada até esta sexta-feira (14).

A seleção simplificada ocorre em apenas uma etapa, que é a avaliação de experiência profissional e de títulos. O resultado final deve ser divulgado no dia 7 de abril de 2020.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos: currículo, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação com a justiça eleitoral, quitação com o serviço militar (sexo masculino) e os documentos para comprovação de experiência, de acordo com o edital.

 

Petroleiros fazem protestos e venderão gás de cozinha a R$ 35 em Pernambuco

Botijão mais barato será vendido em Jaboatão / Foto: Arquivo/JC Imagem

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) junto ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo dos Estados de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) e outras entidades estaduais vão vender botijão de gás de cozinha com preços reduzidos. O botijão, que custa em média R$ 70, será vendido por R$ 35 nesta quinta-feira (13) em Jaboatão dos Guararapes. A ação é um protesto solidário da categoria, que está em greve desde o dia 1º de fevereiro.

A ação acontece desde as 10h em frente à Escola Estadual Nestor Gomes de Moura, localizada na Rua Boa Esperança, no bairro de Vila Rica. Quem quiser comprar o botijão mais barato vai precisar se apressar, pois apenas 200 unidades serão disponibilizadas.

Outras cidades do Brasil, como Salvador (BA), Belford Roxo (RJ), Manaus (AM), São Mateus (ES) e Esteio (RS) também participam do protesto solidário. O combustível ofertado e a quantidade variam de acordo com a cidade.

Serviço:

Jaboatão dos Guararapes (PE)

Horário: 10h

Local: Rua Boa Esperança, s/n – em frente à Escola Estadual Nestor Gomes de Moura – bairro Vila Rica.

Combustível: Gás de cozinha – 200 botijões.

A greve dos petroleiros

Em greve desde 1º de fevereiro, os petroleiros alegam que a medida é em “defesa dos empregos e contra as demissões em massa executadas pela empresa.” A decisão pela greve foi tomada pela categoria após aprovação nas assembleias realizadas entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2020.

Com a greve, petroleiros pernambucanos e paraibanos se unem ao movimento grevista nacional, liderados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), em resposta ao fechamento da Araucária Nitrogenados S/A (ANSA), no polo de Araucária (PR), causando a demissão de 1000 trabalhadores, entre diretos e terceirizados.

 

 

No Recife, Alexandre Arraes diz que pré-candidatura de Bringel Filho segue firme

Foto: divulgação

Na última terça-feira (11), o ex-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, acompanhado de Alexandre Filho, esteve em reunião na sede do partido PSB ESTADUAL, em Recife, com o presidente Sileno Guedes e com o diretor-presidente da PERPART, Nilton Mota.

A ocasião foi para tratar de assuntos políticos da cidade de Araripina, onde Alexandre Arraes é o presidente do diretório municipal, além de reafirmar o compromisso de trabalhar ao lado do pré-candidato a prefeito Bringel Filho.

“É sempre muito bom discutir a boa politica, com embasamento e argumentos sólidos.

Vamos à luta continuar o trabalho seguindo firme e forte, com o nosso pré-candidato a prefeito Bringel Filho”, afirmou Alexandre Arraes.

 

A partir desta quinta-feira (13), até domingo (16), a população de Serra Talhada poderá saborear os lanches de vários Food Trucks em um grande e conhecido Festival de Gastronomia na Praça Dr. Sérgio Magalhães, na Capital do Xaxado.

O Food Truck Festival reúne os melhores Food Trucks do país e rodam pelo mundo levando muita comida boa para todos, sendo considerado o maior festival itinerante do país, com mais de 5 anos e 200 mil km, 22 estados e 400 municípios percorridos.

Em seu Instagram, eles escreveram: “Estamos rodando o Brasil e pela primeira vez o nosso festival gastronômico estaciona em Serra Talhada (PE). Galera que se prepare pra curtir e saborear o melhor da gastronomia de rua e os chopes artesanais do Sul que acabaram conquistando o Brasil”.

Diante da partida mais importante de sua história, o Afogados FC debuta na Copa do Brasil diante do Atlético/AC, no estádio Vianão, às 20h30 desta quinta-feira. A Coruja precisa da vitória para avançar à segunda fase e garantir o bônus de R$ 650 mil. Vale ressaltar que a equipe já recebeu R$ 540 mil pela participação na competição nacional. Segundo o presidente do clube, João Nogueira, os sertanejos receberão um bicho de R$ 150 mil se conseguirem a vaga. A folha salarial gira em torno de R$ 100 mil.

“Esta partida pode mudar todo o planejamento do Afogados. Em caso de classificação, o orçamento vai aumentar e nós poderemos sonhar mais alto na temporada. O apoio do torcedor será fundamental e nós estamos bastante confiantes que vamos conseguir a vitória”, afirmou o técnico Pedro Manta.

Se quiser garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Afogados precisará manter o bom sistema ofensivo que vem mostrando ter neste início de temporada. A Coruja possui o melhor ataque do Campeonato Pernambucano, com 11 gols, e Diego Ceará é o artilheiro da competição, com quatro tentos marcados.

Na última segunda-feira, inclusive, o Afogados arrancou um empate contra o Náutico, nos Aflitos. Os sertanejos foram a campo com a equipe principal. “Nós não somos Sport, Náutico ou Santa. Nossa realidade é outra, não temos uma quantidade necessária para rodar todos os jogadores do time. Por isso, precisamos ir analisando no olhômetro e nos feedbacks dos atletas a cada jogo”, disse Pedro Manta.

A história do Afogados começou há apenas seis anos, mas a equipe já garantiu um grande resultado no ano passado, quando eliminou o Santa Cruz nas quartas de final do Campeonato Pernambucano, no Arruda. Nesta temporada, a Coruja permaneceu no bom espiral positivo e está posicionado em terceiro lugar no Estadual.

Em caso de classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Afogados enfrentará Atlético/MG. O ano da Coruja, no entanto, ainda reserva grandes emoções. A equipe do Sertão terá o Campeonato Pernambucano para concluir e, posteriormente, o Campeonato Brasileiro da Série D.

O Facebook anunciou, hoje, que o WhatsApp atingiu a marca dos 2 bilhões de usuários. Lançado em 2009, o aplicativo é o segundo da companhia a alcançar o feito – a plataforma criada por Mark Zuckerberg fez o mesmo em 2017; já o Instagram, de propriedade da mesma empresa, contabiliza 1,1 bilhão. A conquista acontece pouco menos de três anos após a barreira do primeiro bilhão ser superada, e também representa um crescimento impressionante de 500 milhões de novos usuários em um curto espaço de tempo.

Na postagem onde comemora o marco, a empresa reafirmou a necessidade de trabalhar por uma criptografia forte para proteger a privacidade de tantos usuários. “Sabemos que quanto mais nos conectamos, mais precisamos nos proteger”, afirmou o WhatsApp, por meio do comunicado, acrescentando que “todas as mensagens enviadas pelo aplicativo são protegidas por criptografia de ponta a ponta, que atua como um bloqueio digital (…), ajudando a proteger contra hackers e criminosos”.

Na semana passada, as organizações de proteção à infância de uma dezena de países pediram ao Facebook para interromper seus planos de fortalecer a criptografia em suas plataformas on-line, alegando que permitiria que potenciais predadores agissem livremente. O tipo de criptografia que o WhatsApp usa impede que as forças de segurança acessem os dados dos usuários em muitos casos, mesmo com ordem judicial.

(Foto: Ascom)

Petrolina foi escolhida como centro de incentivo a inovação e tecnologias sustentáveis. O Governo Federal implantará um laboratório vivo no município, que funcionará como polo no Sertão. O acordo foi firmado entre a Prefeitura e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília (DF).

O prefeito Miguel Coelho (MDB) assinou o documento que oficializa o processo de implantação do laboratório, na terça-feira (11), ao lado do presidente da ABDI, Igor Calvet. Esse será o primeiro aparelho público com uma prefeitura. Segundo o Governo Federal, o hub de inovação (espécie de núcleo para convívio de iniciativas e empresas de tecnologia) atuará no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos voltados para soluções sustentáveis e de caráter inovador em conexão com as características da cidade sertaneja.

Após a assinatura do documento, a próxima etapa é a instalação da estrutura em Petrolina. “É uma aposta no futuro e no presente. Estamos dando um pontapé para uma parceria muito importante com a ABDI, a primeira celebrada com uma prefeitura, que mais adiante vai gerar tecnologia, desenvolvimento, empregos e qualidade de vida ao nosso povo“, disse Miguel.

O gestor aproveitou sua visita em Brasília para cobrar informações sobre a construção dos viadutos em Petrolina. Os investimentos devem chegar no segundo semestre.

 

Três empresas são autuadas por furto de energia no polo gesseiro do Araripe

Foto: divulgação

Três indústrias que operam no maior polo gesseiro do Brasil foram flagradas furtando energia elétrica durante uma operação realizada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Polícia Civil, nesta quarta-feira (12). A ação vistoriou cinco empresas da localidade, responsável por 90% da produção nacional, localizadas no Sertão do Araripe.

Durante a operação, foram removidas três fraudes de energia, inclusive duas redes clandestinas de média tensão, construídas pelas empresas fraudadoras apenas para abastecimento das instalações. Um responsável foi autuado em flagrante, sendo encaminhado à delegacia de Araripina.

De acordo com o Blog do Carlos Britto, a estimativa da Celpe é que as irregularidades desviaram um montante de energia suficiente para abastecer a cidade de Araripina durante um mês. As inconformidades encontradas vão desde a conexão direta na rede elétrica da concessionária até o fornecimento indevido para terceiros por parte das indústrias. Além de efetuar a cobrança dos valores devidos, a Companhia formalizou notícia-crime junto à DP, para a aplicação das sanções previstas em lei.

 

 

Trânsito do Recife trava por conta do protesto dos enfermeiros

Protesto teve início às 8h30, em frente ao Hospital da Restauração, na área Central do Recife
Foto: reprodução

Profissionais de saúde voltaram a protestar, em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife, nesta quarta-feira. Parando o trânsito da Avenida Agamenom Magalhães, um dos principais corredores do trânsito da capital pernambucana, desde às 8h30, a manifestação rende para o Recife trânsito quilométrico e diversas vias congestionadas em consequência do bloqueio da avenida.

Por conta disso, a população enfrenta transtornos e longas horas de espera no trânsito. A empregada doméstica Rosa Gomes, 50 anos, viu seu percurso para chegar no bairro de Barra de Jangada, que normalmente dura 50 minutos, passar de horas e não ter previsão para terminar. “Para vir foi tranquilo, ainda espero conseguir chegar em casa por volta das 18h. Na semana passada minha filha ficou presa no engarrafamento por conta do protesto. Ela desceu aqui (na Agamenon), andou até a Praça do Carmo (no bairro do Santo Antônio, área central da cidade) e pegou o ônibus lá. Mas eu não tenho condições de andar, então tem que esperar mesmo. Essa é a única rota que eu tenho para chegar em casa”, contou.

Quem trabalha no trânsito viu sua rotina diária se transformar. Para o motorista de ônibus Carlos André, 41 anos, a chegada no terminal parece cada vez mais longe. “Este protesto está pior que os outros. Eu vou até a Joana Bezerra (terminal), a empresa dá duas horas para fazer esse percurso. Mas hoje vai dar umas três horas e meia”, lamentou.

Também preso no trânsito, o aposentado Geraldo Falcão, 73 anos, buscou rotas alternativas em aplicativos e não encontrou. Parado por mais de duas horas dentro do carro, ele refletiu sobre liberdade e direitos. “Dizem que a liberdade é quando você tem direito até um certo limite, quando chega no direito do outro, não é? Aqui eu não tenho direito. É liberdade?”, reclamou. Geraldo estava seguindo para o Hospital Santa Joana, também na área Central do Recife e tinha um compromisso às 16h. “Não sei se vou conseguir chegar”, disse.

 

 Rompeu? Totonho ganhou apoio da família de ex-vereador

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e pré-candidato a prefeito, Totonho Valadares, ganhou na noite de ontem (11), o apoio da família do ex-vereador Renon de Ninô. O ex-vereador postou na sua rede social, que o nome da sua cunhada, Maria José dos Santos (Zeza), Diretora da Escola Monteiro Lobato, foi colocada como um nome para a disputa da vice na chapa de Valadares.

Futuro de João Paulo e Luciano Siqueira será decidido hoje

Primeira mão

A Secção  Criminal do TJPE, com  12 desembargadores, deverá julgar hoje agravo do ex-prefeito João Paulo e Luciano Siqueira, vice do Recife, na apelação que os dois haviam  interposto contra decisão do Juiz da Vara de Delitos  contra a administração pública e a ordem tributaria.

João Paulo foi condenado a uma pena de  um ano de detenção e quase teve sua candidatura inviabilizada em 2018 por inelegibilidade. Caso a sentença seja confirmada em colegiado, João poderá ter problemas com o nome incluído na lista de fichas sujas.

Durante o julgamento da apelação, agora  agravada, João Paulo teve apenas um voto favorável. Esse julgamento de hoje poderá inviabilizar a candidatura de João Paulo em Jaboatão.

Dois desembargadores sertanejos estão no julgamento: o relator Fausto Campos e o revisor Claudio Jean Nogueira.

Relembre: em 2017, o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) e o atual vice-prefeito da capital pernambucana, Luciano Siqueira (PC do B), que ocupava o mesmo cargo na outra gestão, foram condenados pela Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária por burlar a Lei de Licitações entre 2002 a 2004.

No mesmo processo, o juiz Honório Gomes do Rego Filho condenou também a ex-chefe de gabinete do petista e dois assessores da prefeitura. Os cinco pegaram três anos e cinco meses de reclusão e terão que pagar multa.

Segundo a denúncia, os acusados dispensaram procedimentos licitatórios. Entre os anos de 2002 a 2004, a Prefeitura do Recife contratou a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para realizar consultoria e implantar a modernização em 15 secretarias.

O juiz, seguindo a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alega que o preço do contrato estava 90% acima do mercado. O prejuízo para os cofres públicos estaria na casa dos R$ 19,7 milhões, referente a dois contratos e dois aditivos.

Na determinação, datada de 23 de dezembro de 2016, a pena deverá ser cumprida em liberdade e deve ser convertida em prestação de serviços comunitários. João Paulo e Luciano Siqueira podem perder os seus direitos políticos por quase um mandato, de quatro anos.

Menina morre após cair e bater a cabeça durante brincadeira na escola

Uma adolescente de 16 anos morreu na segunda-feira (11) em Mossoró, no Oeste potiguar, depois de bater a cabeça no chão ao cair durante uma brincadeira na Escola Municipal Antônio Fagundes. 

Emanuela Medeiros sofreu traumatismo craniano, foi socorrida pela direção do colégio e levada ao Hospital Regional Tarcisio Maia, no bairro Aeroporto, na última sexta-feira (8), onde ficou internada.

De acordo com a prima da vítima, a estudante participava de uma brincadeira com outras duas pessoas que a seguraram e tentaram girá-la, como uma espécie de cambalhota. Durante o giro, ela caiu e bateu a cabeça no chão.

Emanuela era aluna do nono ano. José Altemar da Silva, diretor da escola, contou que não tinha conhecimento a respeito da brincadeira e lamentou a situação. “Infelizmente foi uma fatalidade que não tivemos como evitar”, disse. Ele recomendou que os pais ficassem atentos com o que circula nas redes sociais.

A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró decretou luto. A escola voltará a funcionar a partir da próxima segunda (18). A menina foi velada na terça-feira (12) e o enterro está previsto para o período da tarde.

Homem é morto a tiros dentro de ambulância em Pernambuco

Um homem identificado como José Robson de Oliveira, de 34 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira (11), na BR-104, no município de Cupira, no Agreste de Pernambuco.

Segundo informações do Blog Agreste Violento, José Robson foi vítima de tentativa de homicídio quando estava chegando em casa na cidade de Jurema. O crime foi praticado por dois homens em uma moto, um armado de pistola e o outro de espingarda atiraram em Robson, ele foi socorrido para hospital municipal onde foi estabilizado.

Devido o estado de saúde, a vítima teve que ser transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, durante o deslocamento a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi interceptada possivelmente pelos mesmos homens que estavam em um carro branco, eles deixaram o médico e os socorristas desembarcarem e executaram José Robson dentro da ambulância.

Os profissionais de saúde não sofreram ferimentos, eles ficaram dentro do mato esperando os assassinos irem embora.

O corpo foi periciado pelo Instituto de Criminalística e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

IFPE convoca candidatos da lista de espera do Sisu

Confirmação presencial de interesse pela vaga ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Pernambuco (IFPE), por meio da Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest) divulgou, nesta terça-feira (11), a  lista de candidatos convocados para manifestação presencial de interesse, a partir da lista de espera do Sisu 1ª Edição de 2020. São ofertadas vagas nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Engenharia Civil, Gestão Ambiental, Gestão de Turismo, Radiologia, Enfermagem, Engenharia Elétrica e Física.

Os candidatos listados deverão realizar confirmação presencial de interesse à vaga nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no campus em que a vaga à qual concorre foi ofertada, portando original e cópia de documentação e CPF, para assinatura do Termos de Confirmação Presencial de Interesse pela ocupação da vaga. O endereço e os horários de funcionamento de cada campus estão indicados no anexo B do Edital n° 01/2020.

Mais informações na Página SiSU IFPE

Acesse:

Quadro de Vagas Remanescentes da Chamada Regular

Lista Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Lista Design Gráfico

Lista Engenharia Civil

Lista Gestão Ambiental

Lista Gestão de de Turismo Matutino

Lista Gestão de Turismo Noturno

Lista Radiologia

Lista Enfermagem

Lista Engenharia Elétrica

Lista Física

Com uma taxa de desemprego ainda alta em todo o país, conseguir uma vaga de emprego logo no início do ano é um desafio para quem está na batalha em busca de uma oportunidade. A partir desta quarta-feira |(12), o Serviço Social do Comércio em Pernambuco (Sesc PE) vai contratar 143 profissionais de áreas diversas para atuar em 16 cidades no Estado, sendo sete vagas destinada para pessoas com deficiência.

Os interessados em concorrer a vaga, podem se inscrever pelo endereço eletrônico a partir das 16h desta quarta-feira (12). A seleção segue até o dia 20 de fevereiro. As etapas de avaliação começam em março. Os salários iniciais variam de R$ 1.083,20 a R$ 4.955,82 para cargos com 44h semanais de trabalho.

Na seleção, estão disponíveis cargos de nível fundamental, médio e superior para os cursos de Administração, Comunicação, Design, Educação Física, Letras, Nutrição, Pedagogia, Serviço Social, entre outros. Há oportunidades para Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Buíque, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Petrolina, Bodocó, Araripina, Floresta, entre outras cidades e os candidatos devem sinalizar o cargo e a unidade desejada no ato da inscrição.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos do Sesc, Anna Karla Carvalho, a estimativa é que haja mais de 10 mil inscritos no processo seletivo. “O desemprego está grande e temos várias áreas de atuação para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho”, destaca. Após as etapas do processo, os selecionados para as vagas devem iniciar no novo cargo no mês de junho. As vagas são referentes a reposição da entidade.

Os candidatos irão passar por, no mínimo, duas etapas de seleção, entre elas: análise curricular, verificação de requisitos, avaliação de conhecimentos, situacional e comportamental. O regulamento, quadro de vagas, calendário, salários e benefícios, além das etapas para cada cargo, podem ser consultados em (selecao.sescpe.com.br). “No ato da inscrição o candidato precisar estar atento ao regulamento e especificidades de cada vaga”, acrescenta.

Em jogo que ficou com um a menos no começo do segundo tempo, o Tricolor segue 100% no Estadual

Foto: Bobby Fabisak

Apesar da vitória por 2×1 em cima do Salgueiro no estádio do Arruda, chamou a atenção no time do Santa Cruz a escolha de ir para o duelo com todos a maior parte dos titulares. Isso porque o Tricolor tem um jogo importante na quinta-feira, pela Copa do Nordeste, diante do ABC, em que precisará buscar recuperação no Regional.

No Estadual, mesmo com um jogo a menos, retomou a liderança, chegando aos 12 pontos e com a manutenção dos 100% de aproveitamento.

Já o Salgueiro estacionou na quarta posição, com sete pontos, e pode cair na tabela, a depender dos resultados do restante da rodada. Seu próximo confronto é contra o Sport, no dia 26 de fevereiro.

Mulher com bebê de colo salva o marido de tiros durante briga de trânsito

Uma briga de trânsito por muito pouco não terminou em tragédia na noite desse domingo (09/02) na Avenida Neiva Moreira, no bairro do Calhau em São Luís.

De acordo com informações de testemunhas, um dos motorista teria dado uma “fechada” no outro veículo, após isso iniciou a discussão.

Após o ocorrido, os dois motoristas começaram uma discussão. Um deles agrediu o outro com um soco no rosto. Após isso o homem que foi agredido sacou uma arma da cintura e efetuou três disparos. Um deles para cima, os demais na direção do motorista.

No vídeo, uma mulher com um bebê de colo, segura o braço do atirador para defender o marido, evitando que os dois tiros pudessem atingi-lo.

Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da empresa de marketing digital Yacows, afirmou nesta terça-feira (11) que fez disparos em massa para as campanhas de Fernando Haddad (PT) e Henrique Meirelles (MDB) em 2018.

As declarações foram dadas em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das fake news.

“Todos os partidos políticos contrataram a Yacows para fazer a situação de propaganda”, disse Hans River, negando, por outro lado, que tenha atuado nas campanhas de João Doria (PSDB) e de Jair Bolsonaro (então no PSL) para a disputa ao Governo do Estado de São Paulo e à Presidência da República, respectivamente.

O ex-funcionário disse que, a seu ver, não foram disparadas mensagens falsas, apenas nome, número e zoneamento dos candidatos. No depoimento, Hans River também detalhou o processo de operação da empresa, então sediada num prédio na esquina da Avenida Nove de Julho com a Rua Renato Paes de Barros, em São Paulo.

Ele relatou que cada funcionário tinha de 4 a 5 celulares. Os chips utilizados eram ligados a CPFs de pessoas idosas, nascidas de 1932 a 1953. Nascimento chegou a afirmar que a lista de nomes era tão grande que algumas pessoas poderiam até estar mortas. Se confirmado, o fato configura crime.

Nas listas de contatos, havia números nacionais e até internacionais, estes obtidos em sites pagos. De acordo com Nascimento, o número de chips por operadora variava: de acordo com a testemunha, a Tim aceitava de 4 a 5 por CPF; a Claro e a Vivo, 3 ou 4; e a Oi, 3. Todavia, Nascimento não soube precisar a quantidade de funcionários —estimou em 500 para cada 1 dos 3 turnos de trabalho— ou de chips utilizados

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, nomeou, hoje, o ex-deputado federal Kaio Maniçoba, do Solidariedade, superintendente do Incra em Pernambuco. Filho da ex-prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, da base governista do PSB estadual, Kaio chega ao Governo Bolsonaro por indicação do deputado Augusto Coutinho, líder do SD na Câmara dos Deputados.

Kaio disputou a reeleição de deputado federal na coligação do governador Paulo Câmara, tendo mais de 70 mil votos, mas não foi lembrado na montagem do Secretariado. O governador optou pelo deputado Rodrigo Novaes, adversário de Kaio em Floresta, escolhendo-o para a pasta de Turismo.

Com Kaio no Governo Bolsonaro, o jogo político em Floresta ganha outros contornos.  É bem provável que o seu grupo não tenha mais o apoio do PSB e, consequentemente, do Palácio para emplacar a candidatura de Rorró à prefeita de Floresta.

 

A carteirinha do estudante digital, lançada pelo governo no ano passado, só poderá ser emitida até o domingo (16) no site do MEC (Ministério da Educação). Isso porque a medida provisória do presidente Jair Bolsonaro que instituiu a medida vai caducar sem ser transformada em lei pelo Congresso.

A regra foi publicada em setembro e autorizou o MEC a emitir as carteirinhas, o que antes era permitido apenas às entidades estudantis. O serviço foi batizado de ID Estudantil e passou a ser oferecido pela internet.

O documento que habilita o estudante a usar a meia-entrada fica disponível no celular. Segundo o MEC, o objetivo foi oferecer uma alternativa à carteirinha de plástico emitida por entidades estudantis e que custa R$ 35.

Entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) afirmam que a carteirinha tradicional é mais segura contra fraudes e que o documento foi uma conquista histórica de iniciativa dos estudantes. Dizem ainda que a ação do governo foi retaliação contra as entidades estudantis pelas manifestações de rua contra o governo Bolsonaro, especialmente contra o contingenciamento de recursos para a educação.

A carteirinha digital passou a ser emitida no final de novembro e logo se popularizou. Em dezembro, foram 58 mil documentos, mais que os 18 mil emitidos no mesmo mês em anos anteriores pelas entidades estudantis. Até o início de fevereiro, foram mais de 277 mil carteirinhas.

A ideia, porém, enfrenta resistências. No Congresso, por exemplo, o tema não prosperou. Não foi nem sequer formada a comissão mista de deputados e senadores necessária para começar a transformar uma medida provisória em lei. Além disso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem feito seguidas críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub

Para a viagem que fará hoje (12), a Roma, onde encontrará o Papa Francisco na quinta-feira, Lula será acompanhado por três assessores.

O trio é lotado na Diretoria de Gestão de pessoas da secretaria-geral da Presidência da República.

Como ex-presidente, Lula possui esse direito.

A propósito, Lula e o papa trocaram cartas quando o ex-presidente estava preso em Curitiba.

 

 

Laudo obtido pelo GLOBO atesta que áudio não sofreu qualquer edição, e que Ronnie Lessa autorizou a entrada do outro acusado no condomínio
Vera Araújo
Aentrada do Condomínio Vivendas da Barra, onde morava o PM reformado Ronnie Lessa, que está preso sob acusação de ter atirado em Marielle Foto: Pablo Jacob / Agência O GLOBO

RIO — Laudo da Polícia Civil obtido pelo GLOBO concluiu que a voz do porteiro que efetivamente liberou a entrada do ex-PM Élcio de Queiroz no condomínio Vivendas da Barra, no dia do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, não é a do funcionário que mencionou o presidente Jair Bolsonaro aos investigadores da Delegacia de Homicídios (DH). O documento, assinado por seis peritos, também atesta que o áudio da portaria não sofreu qualquer tipo de edição e que a pessoa que autorizou a entrada de Élcio no condomínio foi o policial reformado Ronnie Lessa. Tanto Élcio quanto Lessa estão presos sob a acusação de terem cometido o crime.

Em depoimento, no ano passado, um dos porteiros disse que Bolsonaro havia liberado a entrada de Élcio no condomínio. Depois, ele voltou atrás. Agora, a perícia no áudio da portaria, iniciada em 13 de janeiro deste ano, confirmou que foi um outro funcionário que interfonou para Lessa, morador do condomínio e vizinho de Bolsonaro. O crime aconteceu em 14 de março de 2018, por volta das 21h15. A gravação foi feita no mesmo dia, às 17h07m42s, portanto, quatro horas antes da execução.

. Foto: Editoria de Arte
. Foto: Editoria de Arte

Nos depoimentos que prestou nos dias 7 e 9 de outubro do ano passado, o porteiro pivô do caso relatou que “Seu Jair”, referindo-se a Bolsonaro, havia autorizado a entrada de Élcio no dia do assassinato. Ele também contou à polícia que o ex-PM havia pedido para ir à casa número 58, onde vivia o então deputado federal e atual presidente da República. Bolsonaro, no entanto, se encontrava em Brasília no dia, como mostrou a TV Globo.

O Banco do Nordeste reduziu para dois dias úteis o prazo médio de atendimento a propostas de crédito para projetos residenciais de energia solar no âmbito do FNE Sol pessoa física. O avanço resulta da automação de processos internos de análise e concessão de crédito relativa ao programa. Outra novidade, é que a partir de março, a solicitação de crédito poderá ser feita via internet.

Lançado em 2018, especificamente para pessoas físicas, o FNE Sol objetiva contribuir para a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste, financiando projetos residenciais de energia renovável e contempla micro e minigeradores de energia elétrica, conforme os termos da Resolução Aneel n.º 482/2012 e suas alterações. Em 2019, o Banco do Nordeste contratou R$ 86,3 milhões, correspondentes a mais de 2,8 mil operações.

O FNE Sol financia todos os componentes dos sistemas de micro e mini geração de energia elétrica fotovoltaica ou eólica, assim como sua instalação. Dentro desse escopo, são financiáveis painéis fotovoltaicos e inversores de até 10kw com certificações do Inmetro, para equipamentos nacionais,  e/ou certificação internacional, para equipamentos importados. Inversores acima de 10kw devem ter ao menos uma dessas certificações.

Limoeiro e Arcoverde devem dar transparência aos recursos oriundos do pré-sal, segundo MP

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que Arcoverde e Limoeiro, divulguem todos os atos concernentes à destinação da verba pública dos recursos oriundos do pré-sal, que foi sancionado no ano passado.

O acordo prevê a transferência de R$ 5,77 bilhões para os municípios do país. Em Pernambuco, foi transferido o valor de R$ 508.000.000 para o Estado e seus municípios. Limoeiro recebeu R$ 1.762.082,89.e Arcoverde recebeu R$ 2.082.461,69.

O MPPE recomendou que esses municípios sejam transparentes com a forma como as quantias serão disponibilizadas, de uma forma que seja de fácil acesso para a população, em vários meios de comunicação como o site das prefeituras. Também foi recomendado que a comprovação do cumprimento dos termos do documento seja feita dentro de 30 dias.

Outros municípios – Municípios de Pombos, Mirandiba, São José do Belmonte, Carnaubeira da Penha, Palmerina, Custódia, Passira e Verdejante também receberam essas recomendações.

Paulo Afonso-BA: Criança é atacada por Pitbull e morre no hospital

Foto: reprodução

Após ser atacada por um cachorro da raça Pitbull em Paulo Afonso (BA) e ser internada, uma menina, de 4 anos, veio a óbito nessa segunda-feira (10). Sabrina estava em uma UTI após ter sofrido trauma crânio encefálico (TCE) por causa das graves lesões na face e cabeça.

A garota havia sido transferida do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde veio a óbito.

No final do mês passado, a garota foi atacada pelo cachorro da família, que, segundo familiares, era dócil. A menina ficou com graves traumas no crânio e na face, sendo necessário levá-la com urgência para a capital alagoana.

Pais suspeitos de espancar e matar criança começam a ser julgados em Arcoverde

Pais suspeitos de espancar e matar criança começam a ser julgados em Arcoverde

O julgamento do menino de 4 anos que foi espancado e morto pelos pais em Arcoverde, no Sertão pernambucano, começa nesta terça-feira (11). José Wellington foi morto em agosto do ano passado no Residencial Maria de Fátima Freire, em Arcoverde.

De acordo com investigações da Polícia Civil, a criança foi morta com vários socos e os pais confessaram o crime. Eles teriam abandonado o corpo próximo a um matagal perto do residencial em que moravam.

Os dois suspeitos responderão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Os moradores do residencial estão se mobilizando para participar da sessão do julgamento.

Os três irmãos da vítima vivem em uma casa de apoio até a guarda ser definida pela Justiça.

 

Antônio Campos revela ameças e pede proteção à Polícia Federal

Na última sexta-feira (7) Antônio foi testemunha, em procedimento sigiloso, no Ministério Público Federal

Foto: reprodução

Após ter sido convocado como testemunha, em procedimento sigiloso no Ministério Público Federal (MPF), o advogado Antônio Campos revelou que tem recebido ameaças através de “mensagens estranhas”. O irmão do ex-governador Eduardo Campos afirmou que vai procurar a Polícia Federal para pedir proteção e reforço na segurança pessoal.

“Hoje de manhã, estarei pedindo segurança de vida à Polícia Federal por meio do meu advogado
e comunicando ameaças ao Ministério Público Federal. Estão tentando me intimidar como
testemunha”, escreveu Antônio Campos.

Rixa familiar

Uma fala do deputado federal e sobrinho de Antônio, João Campos (PSB), foi o suficiente para iniciar toda discussão. O parlamentar afirmou que o tio “é um sujeito pior” que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante comissão na Câmara dos Deputados.

Em seguida a mãe de Antônio comprou a briga do filho. Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União,  repudiou a fala do neto.  “Falta de respeito na minha família não existe, eu não admito”, disse.

Logo toda a cofunção foi exposta nos principais veículos do país.

MPF

Para acalorar o problema, Antônio Campos, informou que compareceu no dia 7 de fevereiro ao Ministério Público Federal-Procuradoria da República, em Pernambuco, convocado na condição de testemunha.

“Compareci hoje ao Ministério Público Federal-Procuradoria da República, em Pernambuco, convocado na condição de testemunha, compromissado em dizer a verdade em procedimento sigiloso. Prestei todos os esclarecimentos que me foram solicitados, no sentido de prestar relevantes serviços a sociedade pernambucana.
Alerto que o PSB e forças a ele ligadas estão com plano de ataque para tentar me desqualificar. Estou pronto para me defender. Quem viver verá!”

“O acordo nosso é com Deus e o povo”, garantiu o ex-prefeito de Araripina

Por Roberto Gonçalves

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araripina Emanuel Bringel voltou a garantir nessa terça-feira (11), que Bringel Filho vai disputar a Prefeitura da maior cidade do Araripe nas eleições de outubro próximo, e que não existe nenhuma possibilidade dele fazer acordo com qualquer outro pré-candidato.

“Existem especulações pela cidade de algumas pessoas que talvez não queiram a candidatura do meu filho, mas eu quero lhe confirmar que Bringel Filho é pré-candidato a prefeito de Araripina. Não há possibilidade nenhuma de acordo com ninguém. O acordo nosso é com Deus e o povo”, garantiu.

Ainda segundo o ex-deputado, o direito que os outros pré-candidatos tem, Bringel Filho também tem.”Quem for pré-candidato que procure ter seus votos, como Bringel Filho vai procurar os seus também”. Frisou.

Emanoel Bringel ressaltou que muito em breve será anunciado o companheiro ou companheira de chapa de Bringel Filho. “Pode ter certeza que nós iremos comunicar em primeira mão ao seu Blog quando isso acontecer”, finalizou.

Imagens feitas horas antes mostram que o esportivo, avaliado em mais de R$ 1,6 milhão, estava estacionado em um restaurante na noite de domingo.

Não é possível avaliar o tamanho do prejuízo, mas, segundo Matteo Petriccione, proprietário da oficina A.M. Marcelo, existe a possibilidade do esportivo ser reparado. (Foto: Reprodução)

As chuvas que ainda caem em São Paulo provocaram um prejuízo gigantesco em um estacionamento subterrâneo na zona oeste da capital paulista.

Em vídeos e fotos que circulam nas redes sociais é possível ver um Lamborghini Huracán 2015 com metade de sua carroceria submersa pelas águas.

Imagens feitas horas antes mostram que o esportivo, avaliado em mais de R$ 1,6 milhão, estava estacionado em um restaurante na noite de domingo.

Não é possível avaliar o tamanho do prejuízo, mas, segundo Matteo Petriccione, proprietário da oficina A.M. Marcelo, existe a possibilidade do esportivo ser reparado.

“Se o veículo ainda não entrou em curto circuito, a probabilidade de dar perda total, é muito baixa, mas neste caso em específico, é necessário saber até onde a água da enchente chegou e o que foi danificado internamente para ter uma precisão”, afirmou.

Mas o especialista antecipa que o conserto pode custar mais que um SUV de luxo. “O reparo custaria de 20% até 50% do valor total do carro. Além disso, é preciso levar em consideração a questão da importação das peças que serão substituídas, os impostos e, principalmente, a demora”, conclui.

Vídeos mostram que a garagem estava lotada com veículos, quase todos também parcialmente submersos. Entre os modelos vistos nas filmagens há um Porsche Boxster, um Audi A4, um Volvo XC40 e um Mercedes-Benz GLA.

Os poucos carros que se salvaram dos estragos têm altura elevada, com destaque para uma Volkswagen Amarok e um Range Rover Sport.

Ainda não se sabe se o Lamborghini possuía seguro, ou se a apólice do estacionamento cobrirá os prejuízos dos proprietários.

De olho em jogo da Copa do Brasil na próxima quarta, o Náutico entrou com um time cheio de jovens da base contra o Afogados, na noite desta segunda-feira, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano. E o “Expressinho” alvirrubro fez partida equilibrada com a Coruja, que também briga pela parte de cima da tabela do Estadual. O resultado foi um empate por 1 a 1 que mantém o Alvirrubro em 1º lugar, com 11 pontos, enquanto o time do Afogados permanece em 3º, com 9.
Principal jogador do Afogados, Candinho marcou um golaço em uma cobrança de falta que deixou tudo igual no jogo.
O Afogados volta a campo na próxima quinta-feira onde enfrenta no seu estádio o Atlético-AC em jogo válido pela Copa do Brasil.

Campanha de vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (10), o cronograma de vacinação contra o Sarampo, doença que voltou a fazer vítimas em nosso País. Em campanhas realizadas no ano passado, a Prefeitura Municipal já vacinou crianças de zero a menos de quatro anos de idade, e o público entre 20 e 29 anos. 

Na etapa que se iniciou hoje, o público-alvo é a faixa etária compreendida entre 5 e 19 anos. As vacinas estão sendo ofertadas nas unidades básicas de saúde. A Secretaria de Saúde montou um esquema especial de busca ativa, com suporte também das Escolas do município. No próximo sábado (15), as unidades de saúde que não tiverem atingido a meta, abrirão durante todo o dia para atender os retardatários.

E no segundo semestre, seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura irá imunizar o público alvo de 30 a 59 anos e idade. Segundo o ministério, não há vacinação específica para quem tem mais de 59 anos. 

Governador presente na 1ª Assembleia de prefeitos na Amupe em 2020

Com a presença do Governador Paulo Câmara, a Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, realiza no próximo dia 18 de fevereiro, das 9h às 12h30, a sua primeira reunião extraordinária com os gestores pernambucanos. Na pauta vários itens de interesse municipalista, mas a expectativa maior é a presença do chefe do executivo estadual, que fará alguns anúncios para os municípios.

Na oportunidade também serão discutidas questões relativas à XIII Cúpula de Prefeitos e Governos Locais da América Latina e Caribe, evento que vai acontecer de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, como programação, inscrições, oficinas temáticas e aquisição de estandes. Promovido pela Amupe, trata-se do maior encontro municipalista já realizado em Pernambuco e requer a participação de todos.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio de seu assessor, Eduardo Stranz, vai apresentar os débitos da União na Assistência Social para os municípios e a posição da CNM sobre o piso do magistério. Na Assembleia, municípios que atingiram 100% de cobertura de vacinação de animais serão homenageados.

Para o presidente da Amupe, José Patriota “toda assembleia é um momento de passarmos a limpo todas as informações inerentes ao melhoramento da vida do Pernambucano. É atualizar os gestores sobre todos os assuntos estratégicos. Contamos com a presença de todos gestores. Teremos a presença do Governador Paulo Câmara, que vai anunciar assuntos de interesse para as cidades”, completou.

A Procuradoria Geral de Justiça publicou, no Diário Oficial, através da Portaria 273/2020, a relação dos membros que indicarão as funções de assessor de membro do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), assim como a dos candidatos interessados.

A indicação dos cargos de assessor deverá ser realizada pelos membros no prazo de 15 dias úteis, contados da publicação da portaria. De início, serão 60 vagas preenchidas. Ao todo, serão 344 vagas a serem alocadas gradativamente, conforme disponibilidade orçamentária.

O membro deve utilizar o Cadastro de Consulta de Opções de Interessados (CCOI), no qual consta o nome e a localidade pretendida pelos candidatos já inscritos. Ou ainda pode indicar uma pessoa de sua preferência, desde que preencha os requisitos da Resolução PGJ 02/2020, que estabelece várias vedações e permissões.

A indicação será encaminhada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a Coordenadoria Ministerial de Gestão de Pessoas, acompanhada dos documentos exigidos.

As 344 funções poderão ser exercidas por integrantes do MPPE que atuam como técnicos ministeriais, técnicos ministeriais suplementares, por servidores cedidos ao MPPE ou por profissionais que não fazem parte da administração pública.

Os requisitos indispensáveis para atuar como assessor são possuir o nível superior de bacharel em Direito e ser maior de 18 anos, além dos termos do Edital 01/2020, publicado em 8 de janeiro deste ano. A remuneração para os que forem nomeados é de R$ 2.416,85, correspondente à função FGMP-4, além do auxílio-refeição no valor de R$ 572,00.

“A falta de estrutura de trabalho no Ministério Público é um problema crônico e histórico. Com a nomeação de analistas, técnicos e assessores, iniciamos o projeto de estruturação das Promotorias e Procuradorias. Nossa meta é, até o final do ano, eliminar esse déficit estrutural que atrapalha muito a função social do Ministério Público. Eis a nossa maior motivação, com uma melhor estrutura, os membros do Ministério Público poderão ter maior tempo para contribuir com os temas de alta relevância social”, avaliou o procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros.
A função de assessor de membro do MPPE foi regulamentada pela Lei Estadual 16.768/19, de 21 de dezembro de 2019.

“O Ministério Público vem adotando as medidas necessárias para estruturar suas promotorias e procuradorias de Justiça, propiciando uma melhor qualidade de trabalho para aperfeiçoar o atendimento à sociedade pernambucana. Tais medidas, tanto a criação quanto a disponibilização dos cargos de assessor, foram de importância para dinamizar as atividades do MPPE no atendimento à população e na defesa dos direitos e garantias fundamentais de todos nós. Juntamente à posse dos novos promotores, temos um passo relevante para solidificar o caminho de reestruturação do MPPE”, explicou o secretário-geral do MPPE, o promotor de Justiça Maviael de Souza Silva.

O governo do Piauí, comandado por Wellington Dias, encaminha para a Assembleia Legislativa nesta semana um projeto de lei estabelecendo que o menor valor pago para os professores 40 horas da rede estadual de ensino seja de R$ 3.167,17. O piso nacional é de R$ 2.886,24.

– O governo do Piauí encaminha para a Assembleia Legislativa nesta semana um projeto de lei estabelecendo que o menor valor pago para os professores 40 horas da rede estadual de ensino seja de R$ 3.167,17. O piso nacional é de R$ 2.886,24, que é o valor definido nacionalmente pelo Governo Federal. A lei permitirá incorporar ao salário o percentual de 4,17%, concedido ano passado, com auxílio, em acordo com a categoria.

Além do piso acima do valor nacional, o governo estadual manterá o auxílio alimentação pago aos professores ativos, já no contracheque de fevereiro. O valor aplicado será de 4,31%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Vale ressaltar que, atualmente, o menor vencimento do professor 40 horas, que está em sala de aula, é R$ 3.451,20, acrescido de 4,17% em forma de auxílio alimentação. Esse valor também é o definido para quem que inicia a carreira na rede pública estadual.

Desde que o piso nacional dos professores foi instituído em 2008, o Piauí vem pagando um salário acima do referencial nacional, sendo o valor do estado o 11º maior do país. Em 2019, enquanto o piso nacional era no valor de R$ R$ 2.557,74, o Piauí já pagava R$ 2.910 como menor valor da categoria para professores 40 horas.

Em todo o país, oito estados não cumprem o piso dos professores: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Sergipe e Pará.

A lei enviada pelo Governo do Estado terá valor após sua aprovação e será condicionada sua execução aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Estados que não pagam o piso nacional dos professores

– São Paulo

– Paraná

– Minas Gerais

– Rio Grande do Sul

– Espírito Santo

– Goiás

– Sergipe

– Pará

Brasil 247

Defesa Civil recomenda que os paulistanos fiquem em casa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou hoje (10) 114 milímetros de precipitação na estação do Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, o segundo maior volume de chuva para um mês de fevereiro em 77 anos. Diante dos transtornos causados pela forte chuva, a Defesa Civil recomendou que os paulistanos fiquem em casa.

Na capital paulista, a chuva mais forte começou no final da tarde do domingo e permanece firme nesta segunda-feira (10). Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet.

Na grande São Paulo, foi registrado volume de chuva de 145,8 milímetros em Barueri, grande São Paulo, maior volume de chuva desde 2013.

Agência Brasil

 

 

 

Um homem morreu esfaqueado após tentar estuprar uma criança, na madrugada desse domingo (09/02), por volta das 4h, no Bairro Vila Nova, em Parauapebas-PA. A mãe defendeu a filha dos abusos.

O homem conhecido como Alemão pulou o muro da casa, entrou no local e tentou estuprar a criança de apenas 10 anos. A mãe, ao ver a situação, entrou em luta corporal com o suspeito e conseguiu o esfaquear, entretanto, também foi esfaqueada.

Alemão faleceu dentro da residência devido as facadas, sem as vestimentas da parte de baixo do corpo. Já a mãe da criança, foi encaminhada ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP) onde foi atendida, medicada e e está sob observação.

O caso movimentou policiais e populares. A maioria das pessoas elogiou a coragem da mãe em defender a filha do homem.

As informações são do Portal Carajás

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel

Escola Monteiro Lobato

 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho

Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!