A Paraíba é o estado do país que concedeu o maior reajuste salarial aos servidores públicos em comparação com os demais estados, de acordo com dados do Conselho dos Secretários de Planejamento e da Gestão Estratégica das Finanças (Gefin). O estado também se sobressai em relação ao governo central, que não sinalizou nenhuma perspectiva de aumento para os servidores federais.

Enquanto o governador João Azevêdo anunciou um reajuste linear de 5% para todas as categorias do funcionalismo público, contemplando, inclusive, os aposentados e pensionistas das administrações direta e indireta, apenas dois estados – Espírito Santo e Paraná – já manifestaram que concederão aumento aos servidores, com percentuais de 3,5% e 2%, respectivamente. Os demais estados não concederão ou não definiram o percentual de reajuste.

Confira a tabela:

PB – Sim. 5%;
MA – não;
AP – não;
ES – 3,5% (Dez/19)
RO – não;
PA – indefinido;
RN – não;
MS – indefinido;
AL – indefinido;
AM – não;
PR – 2%;
CE – indefinido;
DF – não;
RJ – não;
PE – não;
MT – indefinido;
BA – não;
TO – indefinido;
SP – não
RS – não
SE- não
PI – indefinido
SC – indefinido
MG – não.

Fonte: Consad – Conselho dos Secretários de Administração; Conseplan – Conselho dos Secretários de Planejamento e Gefin – Grupo dos Gestores das Finanças Estaduais

Secom-PB

Nesta segunda-feira (20), por volta das 12h30min, a Guarnição Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi acionada pela Central de Comunicações (CECOM), informando que na Rua João Brandino de Carvalho, Bairro Jureminha, Tabira-PE teria ocorrido um possível suicídio. 

De imediato a GT se deslocou ao endereço mencionado juntamente com o Grupamento de Atendimento a Emergência e Resgate (GAER). 
Ao chegar no local, encontraram a vítima caída sobre o solo, na sala da residência, o Senhor Gil Guedes Estevão, conhecido por Neném, 35 anos, solteiro, agricultor, encontrava-se ensanguentado com cortes nos braços, no mesmo momento foi iniciado os atendimentos pré hospitalares e em seguida conduzido ao Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, o qual foi atendido de pronto, porém não resistiu, vindo a óbito em consequência dos ferimentos e muito perda de sangue. 
Em contínuo, a Genitora do mesmo e testemunha ocular do fato a Srª Maria de Lurdes Guedes Estevam, 68 anos, casada, agricultora, relatou que o mesmo chegou em casa alterado e pegou um frasco de perfume quebrou e começou a cortar os membros superiores (Braços) a mesma tentou interromper a ação, todavia, sem êxito.

Santa Filomena: Estudante de 20 anos morre em acidente com moto

Foto: ilustração

Um estudante de 20 anos morreu em um acidente motociclístico na tarde deste domingo (19), no povoado de Água Podre, zona rural do município de Santa Filomena, no Sertão do Araripe.

De acordo com a Polícia Civil, à vítima, Júlio da Conceição Silva, morreu no local do acidente.

Os Policiais Militares deslocaram-se ao local e o isolaram até a chegada da Policia Cientifica, onde foram realizados os primeiros procedimentos.

Essa foi a quarta morte envolvendo motociclístas no Sertão do Araripe em 2020. Três delas aconteceram em Araripina.

Começam as inscrições para concurso público da Câmara de Vereadores de Salgueiro

Foto: reprodução

O Instituto Consulpam, contratado por meio de licitação para organizar o concurso público da Câmara de Vereadores de Salgueiro, deve lançar o edital e abrir as inscrições nessa quinta-feira, 23. A assessoria de comunicação da Casa Epitácio Alencar divulgou a informação nas redes sociais nessa segunda-feira, 20.

No site da Consulpam já foi aberto uma seção para conter todo o processo do concurso da Câmara de Salgueiro. A página indica que as inscrições serão abertas em breve. Também não é possível acessar o edital até o momento.

Os vereadores autorizaram a Mesa Diretora a abrir 18 vagas no quadro de servidores efetivos da casa. Serão contratados profissionais nas funções de Técnico de Informática, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente da Ouvidoria, Agente Administrativo, Contador, Procurador do Legislativo e Contador.

 

Um grave acidente deixou duas vítimas fatais na manhã desta terça-feira (21), no trevo de Ibitiranga na saída de Afogados da Ingazeira.
Segundo informações as duas jovens, Janiele Emanuele da Conceição Amorim de 28 anos e Geysse Eliete Pereira Amorim de 25 anos, são naturais de Afogados da Ingazeira e moravam em Triunfo-PE e estariam visitando parentes em Ibitiranga.
Relatos que elas trafegavam em uma moto na PE-320, quando na altura do trevo que liga Afogados a Ibitiranga, chocaram-se frontalmente com um Gol, placas HZM 5750, que vinha no sentido contrário que era conduzido por Daniel do Ferro Velho, que deu entrada no HREC com escoriações. Ele já foi liberado.

Congresso em Foco

Em 2019, o Senado autorizou 750 pedidos de licenças dos senadores. Estes pedidos foram utilizadas pelos congressistas para justificar o não comparecimento em sessões deliberativas destinadas à votação de propostas no Plenário da Casa, às quais os senadores são obrigados a comparecer. O Congresso em Foco fez um levantamento da assiduidade dos senadores em 75 das sessões realizadas entre fevereiro e dezembro do ano passado. Veja abaixo.

O senador Jader Barbalho (MDB-PA) ficou na 1ª posição no ranking dos senadores que mais faltaram às sessões, com ausências justificadas ou não. Ele apenas compareceu a 16 das 75 sessões analisadas, contabilizando um índice de falta de 78,67%. A maioria delas foi justificada por atividades parlamentares (40 vezes) e licença saúde (15 vezes). Porém, o senador finalizou o ano legislativo sem justificar quatro de suas ausências.

O número excessivo de faltas é algo costumeiro de Barbalho. Os dois últimos levantamentos da assiduidade dos senadores mostram que, em 2018, ele faltou a mais de 80% das sessões deliberativas ordinárias realizadas entre fevereiro e julho daquele ano, apenas aparecendo em seis sessões. Em 2017, não foi diferente: o paranaense foi o senador com mais faltas. Foram 32 ausências, o equivalente a 49% das 65 sessões deliberativas analisadas.

De acordo com a Casa, a presença dos senadores é obrigatória apenas nas sessões deliberativas ordinárias (que possuem data e horário previstos). O regimento do Senado determina que os dias em que o parlamentar não vai à sessão sejam abonados após a apresentação de um requerimento que justifique o motivo da ausência, pois o Senado entende que o político estava realizando tarefas relacionadas às atividades legislativas demandadas pelo exercício do mandato, mesmo fora da Casa.

Mais ausentes 

Empatados no 2º lugar entre os mais faltosos estão Renan Calheiros (MDB-AL) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), ambos com 33 ausências (44,00%). Logo depois vem José Maranhão (MDB-PB), que se ausentou 25 vezes (33,33%)

Fundação Internacional de Direitos Humanos concede prêmio a Lula

Fundação Internacional de Direitos Humanos acaba de anunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como homenageado pela instituição na edição 2020 do Prêmio Nicolás Salmerón, na categoria liberdade.

Em seu comunicado, a Fundação cita a homenagem em função da dignidade e natureza respeitosa, pacífica e democrática com que o ex-presidente enfrentou a perseguição judicial e política a que foi submetido, e que culminou em sua prisão política pelo período de 1 ano e 8 meses.

“Esta instituição sustenta que a raiz dessa perseguição política responde ao objetivo de concluir o incidente inconstitucional e não democrático realizado anteriormente contra a presidente Dilma Vana Rousseff, em um ato inequívoco chamado de lawfare, cujo objetivo final seria forçar e alterar ilegitimamente as eleições presidenciais de outubro de 2018”, afirmou a entidade ao anunciar o prêmio.

A Fundação Internacional de Direitos Humanos reconheceu ainda o legado de Lula no combate à fome e à miséria. “Em seu tempo como presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu colocar três refeições diárias sobre a mesa de milhões de casas – tudo em tempo recorde sem precedentes na história do mundo – pelos mais ousados programa de emprego e segurança alimentar, com o resultado da remoção de cerca de 30 milhões de seres humanos da pobreza. Sua prisão arbitrária não apenas tentou contra sua reputação e liberdade pessoal, mas também contra a ordem constitucional e o progresso social do Brasil, não ‘apesar de’ tais realizações, mas ‘por causa de’ alcançá-las”, declarou o júri da entidade.

A premiação ocorre no próximo dia 24 de janeiro. 

População apresenta tendência de crescimento negativo

Um levantamento da Fundação Seade mostrou que, ao completar 466 anos, a cidade de São Paulo tem uma população projetada de 11.869.660 habitantes. De acordo com a estimativa, em 100 anos a população crescerá seis vezes, passando de 2 milhões de pessoas, em 1950, para 12 milhões, em 2050. Segundo os dados, o maior crescimento do número de habitantes na capital paulista aconteceu na década de 1950, com 5,6% ao ano. Depois de 1980 houve declínio contínuo e a tendência para o futuro é a de que essa queda continue até que o crescimento se torne negativo entre 2040 e 2050.

Segundo o Seade, entre os 96 distritos da cidade, a maioria tem população entre 50 mil e 150 mil habitantes e está localizada na região central da cidade. O distrito menos populoso é Marsilac, com pouco mais de 8 mil habitantes, enquanto os mais populosos são Grajaú, com 390 mil, e Jardim Ângela, com 338 mil habitantes.

Mulheres

O número de mulheres na cidade é maior do que o de homens, com 110 mulheres para cada 100 homens. A faixa etária com maior concentração está entre os 30 anos e 44 anos, sendo que a população com até 15 anos representa 19% do total e os superiores a 65 anos são 11%.

A idade média dos habitantes na capital é de 36,5 anos. Os bairros da periferia têm população variando entre 34 anos e 40 anos. Em 17 bairros, a idade está abaixo de 34 anos, com destaque para Parelheiros, de 31,9 anos. Outros 17 distritos apresentam idades médias mais elevadas, acima de 41 anos, e Alto de Pinheiros, de 44,7 anos, registra a maior.

Regina Duarte aceita convite para secretaria de Cultura e já começa amanhã 

Regina Duarte aceita convite para secretaria de CulturaJair Bolsonaro e ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, em reunião com Regina Duarte (Foto: Reprodução)

Segundo a atriz, será um período de testes. “Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver”, disse, já anunciando planos para a área. Na semana passada, ela contestou a indicação do documentário brasileiro, de Petra Costa, ao Oscar, dizendo que “Oscar nenhum vai reescrever a nossa história”.

247 – A atriz Regina Duarte aceitou o convite para comandar a Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro e deverá começar amanhã o que segundo ela seria um período de testes. Regina se reuniu nesta segunda-feira 20 com Bolsonaro no Rio de Janeiro.

“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais são os guarda-chuvas que abrigam a pasta, enfim, a família. Noivo, noivinho”, afirmou a atriz à coluna da jornalista Mônica Bergamo.

Mas já anunciou seus planos para a pasta: “Quero que seja uma gestão para pacificar a relação da classe com o governo. Sou apoiadora deste governo desde sempre e defendo a classe artística desde os 14 anos”.

Já a colunista Cristiana Lôbo, da Globo, publicou em seu blog no G1: “A atriz Regina Duarte aceitou o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para a Secretaria de Cultura do governo federal. A decisão foi confirmada ao blog por membros da classe artística”.

Na semana passada, a atriz contestou a indicação do documentário brasileiro ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, ao Oscar, dizendo que “Oscar nenhum vai reescrever a nossa História”.

Em outra postagem, uma imagem trazia a seguinte frase, ainda em crítica à indicação do filme de Petra, que narra o golpe que tirou a ex-presidente Dilma Rousseff do poder. “A verdadeira história sobre o impeachment foi feita por milhões de brasileiros nas ruas e Oscar nenhum vai reescrever nossa história”.

O Governo Federal anunciou o início dos pagamentos do Garantia-Safra aos agricultores que tiveram perdas de 50% ou mais de suas lavouras na safra 2018-2019. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União da última quinta-feira (16), a relação dos municípios que tiveram o processo de verificação de perdas concluído. Em Pernambuco, até o momento, foram contemplados 13.811 agricultores e agricultoras de 24 municípios do Agreste e do Sertão. Entraram em folha, também, diversos agricultores que possuíam pendência documental da safra 2017-2018, recebendo integralmente o valor do benefício pendente.

O Programa Garantia-Safra injetará, ao longo dos próximos cinco meses, um montante de R$ 21,1 milhões na economia dos municípios que já tiveram a perda comprovada, sendo R$ 4,7 milhões apenas em janeiro. Desse total, R$ 20,5 milhões são referentes à edição 2018-2019 do programa e R$ 625 mil ao pagamento residual de edições anteriores, segundo informou a coordenação estadual do programa. Nesta edição do Garantia-Safra, que contou com um investimento de R$ 11,2 milhões do Governo de Pernambuco, estão inscritos 110.376 agricultores em 47 municípios do Agreste e 53 municípios do Sertão do Estado. Os municípios ainda não contemplados estão na dependência de dados do IBGE para passarem pelo processo de verificação de perdas, o que deve ocorrer nos próximos meses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a coordenação estadual do Garantia-Safra está acompanhando de perto o processo de verificação de perdas realizado pelo Mapa. “Da mesma forma que acompanhamos todo o processo da Safra 2017-2018, vamos acompanhar essa edição 2018-2019. Caso a gente identifique alguma inconsistência na verificação de perdas, nós vamos interceder junto ao Ministério”, destacou.

Para participar do Garantia-Safra, é preciso ser agricultor familiar, ter renda de até um salário mínimo e meio e plantar de 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O fundo do Garantia-Safra é composto pela contribuição paga pelos agricultores (R$ 17), município (R$ 51 por agricultor inscrito), Estado (R$ 102 por agricultor) e União (R$ 340 por agricultor).

Municípios contemplados

Alagoinha Gravatá Salgueiro
Arcoverde Iati Sanharó
Betânia Ibimirim Santa Cruz do Capibaribe
Brejo da Madre de Deus Itacuruba Santa Maria da Boa Vista
Cabrobó Jatobá Santa Maria do Cambucá
Casinhas Lagoa Grande Surubim
Custódia Pesqueira Taquaritinga do Norte
Floresta Petrolina Verdejante

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem oficialmente nesta terça-feira. Candidatos de todo o país que fizeram a edição 2019 do Enem terão até o próximo domingo (26) para escolher duas opções de graduação. As notas de corte de cada curso serão atualizadas diariamente, e a classificação final será divulgada no dia 28.

Segundo anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu oferecerá 237.128 vagas distribuídas entre 128 instituições públicas neste ano. Para se candidatar a uma vaga, o estudante não pode ter zerado a redação do Enem e precisa ser um aluno concluinte do ensino médio. As notas do exame já são conhecidas desde a última sexta-feira, mas a classificação depende da demanda e dos pesos atribuídos por cada universidade às áreas de conhecimento exploradas na prova.

Esgotado o prazo de inscrição, caso não se classifique para a primeira opção mas tenha pontos suficientes para a segunda, o estudante será automaticamente selecionado. As outras datas são:

  • matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O início das inscrições do Sisu foi mantido apesar das falhas na correção das provas de uma parcela dos candidatos. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, um problema mecânico em uma impressora que conferia os gabaritos teria prejudicado cerca de 6 mil estudantes, em quatro municípios da Bahia e Minas Gerais.

Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV)..

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais a implantação foi adiada para 2017 e depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.

Dos 26 Estados brasileiros, já aderiram à nova PIV Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Nova placa

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso de mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

A nova placa apresenta o padrão com 4 letras e 3 números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com 3 letras e 4 números. Também muda a cor de fundo que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Nova placa de veículos
Placa do Mercosul – Divulgação/Ministério das Cidades

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além da verificação de autenticidade. (Agência Brasil)

Amparados nas frouxas regras eleitorais criadas por eles próprios, os partidos políticos indicam que repetirão nas eleições municipais de outubro o modelo usado em 2018 para a aplicação do dinheiro público reservado para as campanhas.

Em linhas gerais, os R$ 2,035 bilhões do fundo eleitoral, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (17), serão distribuídos com base em duas diretrizes.

A primeira é a vontade das executivas das 33 legendas. O grupo restrito de dirigentes partidários tem poder absoluto, pela lei, de definir quem dos possivelmente quase 500 mil candidatos receberá o dinheiro público e em qual quantidade.

A segunda é a exigência, também legal, de direcionar ao menos 30% da verba (R$ 610 milhões) para candidatas. Embora sejam 51% da população, as mulheres ocupam só 14% das cadeiras do Congresso.

A regra foi criada para estimular a participação feminina na política. Porém ela está no centro do escândalo de desvio de recursos por meio das candidaturas laranjas, criadas apenas para desviar o dinheiro para outros candidatos.

A Folha de S.Paulo revelou a prática no PSL de Minas e de Pernambuco, mas houve potenciais laranjas em outros 13 partidos.

Apuração da Polícia Federal apontou fortes indícios de que verba eleitoral pública do DEM nacional foi desviada por meio da maior candidatura laranja das eleições de 2018, no Acre.

A Folha de S.Paulo procurou os 24 partidos com representação no Congresso.

Apenas Solidariedade, PSD, MDB, PTB e DEM disseram que pretendem aperfeiçoar o processo de escolha e condução das candidaturas femininas. PC do B, PV e PDT disseram que as mulheres já exercem, há tempos, papel de protagonismo em suas legendas.

O DEM afirmou, em nota, ter lançado em outubro uma estratégia nacional de formação política para mulheres.

“A intenção do partido é apresentar mais nomes do que o mínimo exigido pela legislação e indicar postulantes que efetivamente possuam o interesse em concorrer.”

Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade, afirma que o maior investimento da sigla nos últimos tempos foi no programa “Lidera+”, que selecionou publicamente 139 mulheres no país para serem capacitadas pela Secretaria Nacional da Mulher do partido com vistas à eleição.

“Estamos formando essas mulheres para que a gente possa ter candidatas realmente com condição de disputar e ganhar a eleição, e não apenas usá-las como laranjas, como aconteceu com alguns partidos”, afirmou o deputado.

Presidente do PSD, Gilberto Kassab disse que o partido incentiva os municípios a preencherem suas chapas de candidatos a prefeito e vereador com 40% de candidatas, desde que com potencial.

“É melhor termos menos candidatos homens, para que seja mantido o percentual de candidatas mulheres, do que termos candidatas com baixíssima votação, que poderiam ser confundidas com candidatas laranjas.”

O MDB disse que está tomando medidas para estimular as candidaturas femininas, realizando eventos e dando ao núcleo MDB Mulher o status de secretaria.

Sobre os critérios gerais para a distribuição dos recursos, só o PDT disse já ter definido o que irá fazer. Vai priorizar candidatos a prefeitos de capitais e grandes cidades, segundo o presidente, Carlos Lupi.

PT e PSL, que lideram o ranking de agraciados em 2020, com direito a 20% de todo o dinheiro público (cerca de R$ 200 milhões cada um), disseram que ainda não discutiram nenhum critério a ser adotado.

Partido que elegeu Bolsonaro, o PSL tinha verba de nanico em 2018 (R$ 9,2 milhões), tendo decidido na ocasião concentrar a decisão da distribuição do dinheiro nas mãos do então presidente interino, Gustavo Bebianno.

Escolhido em 2019 ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Bebianno foi demitido em meio à repercussão da revelação do laranjal do partido.

O então ministro entrou em conflito público de versões com Bolsonaro e seu filho Carlos sobre a crise que o caso teria gerado no governo.

Bebianno diz que não teve contato com as candidatas e apenas repassou formalmente os recursos aos estados.

A versão é confirmada pelo então presidente do PSL-MG, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, e Luciano Bivar, presidente nacional do PSL.

O presidente do MDB, Baleia Rossi, diz que pretende discutir os critérios com todos os congressistas da sigla e os presidentes dos diretórios estaduais.

O Solidariedade também irá priorizar grandes cidades e estados em que o partido tem deputados federais eleitos.

Apesar de afirmar que ainda irá deliberar o assunto, o PL afirmou que deve repetir a lógica de 2018, quando privilegiou estados em que o partido tinha uma representação mais forte no Congresso.

As demais siglas afirmaram que ainda vão discutir os critérios ou não responderam.

Em geral, é consenso no Congresso que a maioria deve seguir o padrão de 2018, de priorizar as candidaturas de postulantes à reeleição e daqueles mais alinhados aos congressistas, governadores ou dirigentes das siglas.

Exceções a essa regra, na última disputa, foram PSOL, PV e PSD, que aprovaram resoluções com critérios detalhados e mais pulverizados de divisão.

O fundo eleitoral foi criado em 2017 em reação à proibição do financiamento empresarial de campanha. Em 2018, destinou R$ 1,7 bilhão aos partidos.

Bolsonaro criticou o uso do dinheiro público por políticos, apesar de tê-lo usado em sua campanha a deputado em 2014 (fundo partidário) e ter sido beneficiado com material eleitoral feito com dinheiro público e não declarado por sua campanha a presidente, conforme revelado pela Folha de S.Paulo.

Ele tenta colocar de pé até o prazo de 4 de abril o seu partido, a Aliança pelo Brasil, que terá direito a uma pequena fatia do fundão caso oficializado a tempo (R$ 1,2 milhão).

Vinculado a empresários, o Novo foi a única sigla que prometeu usar uma das novidades dessa campanha, a possibilidade de até 1º de junho renunciar à verba do fundão (R$ 36,6 milhões).

 

PCC realiza fuga em massa em prisão no Paraguai, e 75 conseguem escapar

Setenta e cinco presos, a maioria membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), fugiram na madrugada deste domingo (19) de uma prisão em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A facção brasileira tem forte atuação no Paraguai, devido a tráfico de drogas.

De acordo com a imprensa do país, foi encontrado um túnel que ligava um dos pavilhões, voltados a presos da facção criminosa brasileira, à área externa da prisão.

O governo paraguai, no entanto, considera que parte dos criminosos possa ter fugido durante a semana sem usar o túnel. Os responsáveis pela prisão já foram afastados.

“Foi encontrado um túnel e acreditamos que esse túnel foi um recurso enganoso para legitimar ou maquiar a liberação dos presos. Há cumplicidade com as pessoas de dentro da prisão e esse é um fenômeno que acontece em todas as penitenciárias”, afirmou o ministro do Interior do país, Euclides Acevedo, em nota publicada em site do governo.

De acordo com ele, o país está em alerta máximo, pois os presos são de grande periculosidade. Segundo ele, entre os 75 presos – e não 91, como divulgado inicialmente pela imprensa paraguaia -a maioria é de integrantes do PCC.

O ministro afirmou que é possível que alguns dos detentos tenham fugido para o Brasil.

A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, ordenou a destituição do diretor da penitenciária e de outros funcionários. “É categórico que houve corrupção”, disse Cecilia à rádio paraguaia ABC Cardinal.

A suspeita é que a facção criminosa tenha comprado a sua fuga.

Em uma das celas do presídio foram encontrados cerca de 200 sacos de terra, retirada para que o túnel fosse feito.

Jornais do país afirmam também que a Polícia Federal brasileira também foi avisada. (Via: Folhapreess)

Sessão do Supremo Tribnal Federal que a nalisa | Sérgio Lima/Poder360 00.nov.2019| Sérgio Lima/Poder360 00.nov.2019

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli concedeu liminar neste sábado (18) que iguala o teto salarial dos professores de universidades estaduais aos de federais. A decisão, que tem caráter provisório, atende a pedido feito pelo partido PSD.

Eis a íntegra do pedido do PSD.

Até então, os salários dos professores das instituições estaduais era vinculado ao salário do governador do Estado, que varia em cada unidade federativa. Agora, será vinculado ao teto do STF, que é de R$ 39.300.

No pedido do PSD, o partido cita uma “injustificável distinção entre direitos remuneratórios [de professores e pesquisadores] a partir do fato de estarem vinculados a instituições universitárias e de pesquisa de diferentes entes federativos”.

Toffoli analisou o pedido de liminar por estar responsável pelo plantão do Supremo durante o recesso, mas o relator da ação é o ministro Gilmar Mendes.

O presidente do Supremo considerou que o federalismo citado na Constituição deve se refletir também no sistema de educação. “A mensagem constitucional da educação como política nacional de Estado só poderá alcançar seu propósito a partir do reconhecimento e da valorização do ensino superior”, justificou.

O próprio ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro admitiu o uso de caixa dois, mas a investigação foi travada pelo Supremo Tribunal Federal.

 “Uma investigação sobre o pagamento de caixa dois do grupo J&F ao ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro (sem partido), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), está travada no Supremo Tribunal Federal (STF) desde fevereiro do ano passado e até hoje não teve início, apesar de o próprio ministro ter admitido o recebimento de recursos por fora da contabilidade oficial”, aponta reportagem de Aguirre Talento, no jornal O Globo.

“Tô assumindo aqui, como um homem tem que fazer, (usei os recursos) sem a declaração na prestação de contas. Todos os outros recursos foram 100% contabilizados, foi apenas este recurso. Eu quero pedir desculpas aos eleitores do Rio Grande do Sul que confiam em mim pelo erro que cometi, mas vou assumir, como um homem tem que fazer. Eu vou lá pra frente do Ministério Público, vou reafirmar o que estou dizendo publicamente aqui, vou ao juiz que foi destinado ao caso e vou reafirmar”, disse Onyx, em maio de 2017.

 

A jovem Carolina Alves Dias, de 21 anos, foi a única paraibana a conquistar a nota 1000 na redação da edição 2019 do Exame Nacional do ensino Médio (ENEM). Ela é natural de Coremas, no Sertão do Estado.

Carolina traçou a sua trajetória escolar no ensino público da Paraíba, sendo egressa da Escola Estadual Nobel Vita.

A nota máxima da estudante foi adquirida ao escrever sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.  O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

Com a excelente nota, Carolina pretende cursar direito. Ela foi parabenizada por seu desempenho pelo governador João Azevêdo (PSB).

João Azevêdo_Twitter

Na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, os cofres dos Municípios de todo o país vão receber o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao segundo decêndio do mês de janeiro.

O valor total corresponde a R$ 1.220.210.392,58, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, que inclui o Fundeb, o repasse chega a R$ 1.525.262.990,73.

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional mostram que, comparado ao mesmo decêndio do ano anterior, o número apresentou uma queda de 2,72%, desconsiderando os efeitos da inflação. Comparando o acumulado do mês o valor também apresentou queda, desta vez de 8,45%. Já o acumulado do ano, comparado ao mesmo período do ano anterior, o FPM também apresenta queda.

O total repassado aos Municípios no período de janeiro até o 2º decêndio de janeiro de 2020, apresenta uma queda de 8,45%, sem considerar os efeitos da inflação, em relação ao mesmo período de 2019. Para o 2º decêndio, a base de cálculo corresponde aos dias 1º ao 10 do mês corrente. Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno do 20% do valor esperado para o mês inteiro.

*Para Pernambuco o valor bruto ficou em R$ 73.701.023,81. Após os descontos de 20% para Fundeb, 15% para a Saúde e 1% para o Pasep o valor líquido a receber pelo estado vai ser de R$ 47.168.655,24. No mesmo período do ano passado o valor bruto para o estado foi de 77.082.151,40 – Perda de R$ 3,4 milhões o que corresponde a uma queda de aproximadamente 4,3%.

Orientações – A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que o FPM, assim como a maioria das receitas do país, não apresenta distribuição uniforme. Deste modo, a entidade ressalta que os gestores municipais devem manter cautela em suas gestões e devem ficar atentos ao gerir os recursos municipais.

Para tanto, é preciso que os gestores municipais tenham planejamento e reestruturem os compromissos financeiros das prefeituras para que seja possível o fechamento das contas. As informações são Agência CNM de Notícias

Paulo Câmara embarca para a Inglaterra 15 alunos do Programa Ganhe o Mundo Técnico

Anunciados em dezembro de 2019, a modalidade e o país são novidades na rede pública de ensino de Pernambuco, e vão contemplar estudantes das Escolas Técnicas Estaduais

Fotos: Américo Santos/SEI

Marcando a estreia do Programa Ganhe o Mundo Técnico, o governador Paulo Câmara acompanhou, neste domingo (19.01), o embarque da primeira turma de intercambistas para a Inglaterra. Nesta primeira edição do PGM Técnico, viajaram 15 estudantes de 14 Gerências Regionais de Educação espalhadas por todo o Estado para o Bournemouth and Poole College (BPC).

“É uma alegria estar aqui com estes alunos que vão embarcar para a Inglaterra nessa parceria que já tem vários anos. Mais de oito mil alunos já participaram do Ganhe o Mundo que, agora, estreia na modalidade técnica. Estamos felizes, porque estamos ampliando os horizontes, ampliando sonhos, e eu tenho certeza de que essa juventude estará cada vez mais preparada para um futuro desafiador”, afirmou Paulo Câmara.

O intercâmbio terá a duração de 18 semanas, além de acompanhamento com orientação à distância por mais quatro semanas após o retorno ao Brasil, para a implantação de projeto na área de atuação do estudante. Durante a estada no país, os intercambistas irão aperfeiçoar a língua inglesa e cursar disciplinas da base comum e de conteúdo equivalente aos cursos técnicos em que estão matriculados no Brasil. Nesta edição, foram contemplados os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Jogos Digitais e Suporte e Manutenção de Rede.

Estudante do curso de Administração da Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, em Carpina, Jessica da Silva Ferreira, de 17 anos, não vê a hora de embarcar no seu maior sonho: estudar na Inglaterra. “Estou muito feliz e animada. Era um sonho para mim, sempre quis estudar fora e, ainda por cima, na Inglaterra. Estou ansiosa para conhecer a família com quem vou morar”, relata.

Jessica contou que pretende estudar algum curso direcionado para as relações internacionais, e que o intercâmbio vai ser um grande diferencial para a vida profissional dela. “O intercâmbio vai me ajudar bastante porque já vou ter experiência em outro país. Espero voltar com uma bagagem muito rica em conhecimentos e aprimorar meu inglês, além de mudar o modo como eu enxergo a vida. E acredito que essa mudança será para melhor”, destacou a aluna.

 

Afogados: Araketu, Patusco e Orquestra Show de Frevo no Baile Municipal

A edição de 2020 do baile municipal de Afogados da Ingazeira promete ser uma das mais animadas e concorridas dos últimos anos. Na programação musical, estão previstas atrações do porte da banda Araketu, a animação contagiante de Patusco e a tradição do frevo com a renomada orquestra afogadense, Show de Frevo.

O baile, mais uma vez, acontecerá no espaço Wilton Britto, no Hotel Brotas, no próximo dia 08 de fevereiro, com previsão de início para 21hs. Informações sobre mesas e ingressos, pelo telefone (87) 99958 0056.

Mais uma vez a Prefeitura buscou apoio na iniciativa privada para realizar o baile, gastando o mínimo possível de recurso público para realização dessa que tem se consolidado como uma das maiores e mais animadas prévias do Carnaval no Sertão Pernambucano.

Chuva deixa seis mortos no Sul do Espírito Santo

Reprodução/TV Gazeta

A chuva que atinge os municípios do Sul do Espírito Santo desde sexta-feira (17) deixou seis mortos em duas das cidades mais afetadas pela força da água: Iconha, onde três pessoas morreram, e Alfredo Chaves, onde outras três perderam a vida. Os municípios vão solicitar o decreto de estado de calamidade pública.

Até esta manhã, cinco mortes estavam confirmadas. O sexto caso foi informado por meio de coletiva de imprensa dos bombeiros na tarde deste sábado (18). Buscas por desaparecidos estão sendo feitas.

As informações foram dadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No início da manhã deste sábado, o governador Renato Casagrande foi a Iconha para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil Estadual. À tarde, ele seguiu para Alfredo Chaves.

O tenente-coronel Wagner, que é porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que ainda não foi feita a contabilização oficial de desabrigados e desalojados porque a prioridade das equipes é ajudar e salvar o maior número de pessoas.

“A parte burocrática vai ficar para depois. Nossa prioridade é o salvamento das pessoas, não queremos que ninguém mais morra em virtude dessas chuvas”, disse.

MPF investiga ‘indevidas interferências’ de Bolsonaro e Maia na aprovação da reforma da Previdência

A investigação pode durar um ano e é prorrogável / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar se houve “indevidas interferências” na aprovação da reforma da Previdência por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A abertura do inquérito atendeu a um pedido de parlamentares do PSOL.

A portaria que informa a abertura do inquérito, assinada pelo procurador da República em Brasília Carlos Bruno Ferreira da Silva, é do dia 13 de janeiro, mas só foi publicada na edição desta quinta-feira (16) do Diário Eletrônico do MPF. A investigação pode durar um ano e é prorrogável.

Leia a portaria que informa a abertura do inquérito

PORTARIA Nº 11, DE 13 DE JANEIRO DE 2020
Ref.: Notícia de Fato n. 1.16.000.001862/2019-52
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais:

CONSIDERANDO o rol de atribuições elencadas nos artigos 127 e 129 da Constituição Federal e na Lei Complementar nº 75/93;

CONSIDERANDO o disposto na Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público nº 23/2007 e na Resolução do Conselho Superior do Ministério Público Federal nº 87/2010;

CONSIDERANDO a necessidade de promover ampla apuração dos fatos noticiados;

RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL, com os seguintes dados:

Envolvidos: Luiz Mandetta, Rodrigo Maia e Jair Messias Bolsonaro
Representantes: David Miranda, Edmilson Rodrigues, Fernanda Melchionna, Áurea Carolina, Glauber Braga e outros;
Objeto: Apurar indevidas interferências do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, do Ministro da Saúde Luiz Mandetta e do Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia na aprovação da PEC nº 06/2019 (Reforma da Previdência)

Foto: reprodução

Antônio de Queiroz Galvão, fundador do Grupo Queiroz Galvão (QGSA), faleceu, na madrugada deste domingo (19), aos 96 anos. Ele foi vítima de um AVC, por volta da 1h30. Sua morte foi comunicada manhã deste domingo pela QGSA. De acordo com o comunicado, o velório tem início às 12h e o sepultamento será às 17h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

O engenheiro trabalhou no Grupo até os 90 anos de forma participativa. Deixa esposa, sete filhos, 22 netos e 25 bisnetos.

João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM e do SJCC, lamentou a morte do engenheiro. “Perde o Estado de Pernambuco e perde o País. Antônio Queiroz Galvão foi uma referência na construção civil, onde começou sua atuação como empresário, estendendo sua participação em outros setores onde atuava com a mesma dedicação”, disse.

Trajetória

Antonio de Queiroz Galvão nasceu em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no dia 4 de maio de 1923, filho de um vendedor de secos e molhados, Antônio de Albuquerque Galvão, e de Maria Augusta Galvão. Ainda criança mudou-se com a família para o Recife, onde formou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Pernambuco.

Começou a carreira como diretor de Obras da Prefeitura do Recife e, mais tarde, criou, ao lado do irmão Mário, a construtora Queiroz & Galvão Ltda. Os irmãos mais novos, Dário e João, também se tornariam sócios da empresa. Entre as primeiras obras da então pequena construtora, estão o sistema de abastecimento de água de Limoeiro, a ligação rodoviária entre o Cabo de Santo Agostinho e Escada e a pavimentação da BR-101.

A empresa

Segundo revela o site da QGSA, os irmãos venderam um Chevrolet antigo, um Jipe e um Ford, com cinco anos de uso, para dar início à empresa, que em princípio realizava pequenas obras de saneamento e pavimentação de estradas. Eram os anos 1950, e o Brasil começava um rápido processo de industrialização.

A entrada no cenário nacional da construção civil foi dada com a conquista de uma grande obra rodoviária no Estado de São Paulo. Nesse período, a sede foi transferida para o Rio de Janeiro, se tornando SA. Entre as várias obras que realizou, estão a Rodovia Transamazônica, a Ferrovia do Aço, as linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo, a linha 4 do Metrô do Rio, a Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo, e a Linha Vermelha, no Rio de Janeiro. Atualmente, o grupo atua na América do Sul, Caribe e África. ( Jamildo)

Petrolina perde para o Santa Cruz na estreia do Pernambucano

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Estreando uniforme branco, sem as tradicionais listras no peito, apresentando novo mascote e pintura na arquibancada, além do gramado totalmente recuperado, o Santa Cruz estreou com vitória tranquila no Campeonato Pernambucano. No jogo que abriu a 105ª edição do Estadual, o tricolor venceu o Petrolina por 3×0, na noite deste sábado, no Arruda. E com a marca do artilheiro Pipico, autor de dois gols.

Sem jogar desde julho do ano passado, quando se machucou no empate por 0x0 com o ABC, ainda pela primeira primeira fase da Série C, Pipico voltou com o mesmo poder de fogo. Em 2019, foi o maior goleador do clube, com 16 gols. E agora já começa a temporada assumindo a artilharia.

O JOGO

Nos dois gols, mostrando presença de área. No primeiro, logo aos nove minutos, se antecipando ao volante Cícero, tocando para o fundo da rede. Depois, quando o Santa já vencia por 2×0, gol marcado pelo prata da casa Patrick, Pipico ampliou. Aos 29, apareceu por trás da zaga para dominar e, de frente para o goleiro Tigre, escolher o canto, após belo cruzamento de Paulinho, outro destaque, a exemplo de Bileu.

O camisa nove, no entanto, não se limitou aos gols. Se movimentou bastante. Indo buscar a bola no meio de campo várias vezes, deixando a marcação sertaneja confusa. O toque de bola com velocidade do meio de campo também ajudou para a vitória sem apertos. Mesmo com o time ainda em processo de reformulação e com pouco tempo de treinamento. Iniciando a partida com cinco jogadores da base. Dois deles improvisados (o zagueiro Feliphe na lateral esquerda e o lateral Augusto Potiguar no ataque)

Depois de ter definido o duelo antes dos 30 minutos do primeiro tempo, o Santa passou a cadenciar mais a partida. Se no início fez marcação alta, depois recuou e passou a explorar os (diversos) erros do Petrolina. A Fera Sertaneja, aliás, pagou por ter sido afoito. Chegou até a ter mais posse de bola no início, mas se lançava ao ataque e deixava espaços aos tricolores.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa as duas equipes diminuíram o ritmo, sentindo o desgaste natural de início de temporada. Mesmo assim, o tricolor manteve o equilíbrio defensivo, não permitindo finalizações perigosas do rival. Tendo ainda pelo menos uma chance de ampliar, num chute forte de Augusto Potiguar, bem defendido por Tigre.

Itamar Shulle aproveitou para rodar a equipe, promovendo as entradas de Totty, Ítalo Henrique e Mayco Félix. O Santa volta a jogar terça-feira, contra o Retrô, no Arruda. O Petrolina recebe, domingo, o Náutico. (JC Online)

Foi a primeira vez que o encontro aconteceu em um polo do interior.

Por André Luis

Neste mês de janeiro, a Universidade Paulista – Unip, polo de Afogados da Ingazeira, recebeu em sua sede representantes de quinze polos do nordeste, que representaram além de Pernambuco, polos dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

André Gomes (Gerente Regional), Evlyne Lima (Assessora- Paraíba), Carla Luna (Assessora Pernambuco) e Igor Lobato (Assessor Ceara/ Rio Grande do Norte), representaram a Unip.

Mais de trinta pessoas se reuniram para discutir estratégias de crescimento para os seus polos. Afogados da Ingazeira foi a escolhida por ter recebido a permissão de implantar o curso de graduação em Enfermagem – Já com inscrições abertas.

Segundo a coordenadora pedagógica do polo de Afogados, Erenildes Menezes: “os polos vieram conhecer o nosso trabalho e ao mesmo tempo discutir as estratégias necessárias para que eles também pudessem passar a ofertar o curso de graduação em Enfermagem”.

Erenildes também informou que foi apresentado aos participantes, o programa “Polo Fácil”, desenvolvido pela Visão Tecnologia, que tem como proprietário o mantenedor do polo, Artur Menezes. “É um programa de gerenciamento do polo e aí o pessoal também veio conhecer esse sistema que facilita a administração interna da unidade.” Explicou Erenildes.

A coordenadora pedagógica ainda destacou “o encantamento dos presentes com a organização interna e com a estrutura do polo e principalmente como de como nos conseguimos ao longo desses doze anos, implantar um ensino de qualidade e também o crescimento que tivemos nesse período”, destacou.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. O anúncio foi feito ontem (17), pouco antes das 23h, pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral de Governo, Jorge Oliveira, num post na rede social Twitter.

A expectativa é que a publicação saia no Diário Oficial da União de segunda-feira (20). O Orçamento, o primeiro elaborado durante a gestão de Bolsonaro, foi sancionado com o fundo de R$ 2 bilhões para o financiamento de campanhas eleitorais.

Com previsão de receitas e despesas totais de R$ 3,687 trilhões para 2020, a LOA foi aprovada em 19 de dezembro pelo Congresso Nacional. O texto tinha até 30 dias para ser sancionado.

O Orçamento deste ano destina R$ 2.375,8 trilhões para o Orçamento Fiscal, R$ 1.189,7 trilhão para a Seguridade Social, e R$ 121,4 bilhões para os investimentos das estatais. Para a rolagem (renovação) da dívida pública, estão reservados R$ 917,1 bilhões.

A LOA projeta cotação média do dólar a R$ 4 e crescimento de 2,32% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país). A inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está prevista em 3,53% neste ano. A meta da taxa de juros básica, a Selic, é de 4,40%. A meta fiscal para o déficit primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) ficou em R$ 124,1 bilhões, ante R$ 139 bilhões em 2019.

Este será o quarto exercício financeiro consecutivo de cumprimento da emenda constitucional do teto dos gastos, que limita o crescimento das despesas públicas pelos próximos 20 anos. Em 2020, as despesas primárias não poderão ultrapassar R$ 1.454.470,30.

Para este ano, o Orçamento estima déficit da Previdência em R$ 326,1 bilhões, o equivalente a 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país). Desse total, R$ 241,2 bilhões correspondem ao déficit da Previdência Social, que engloba os trabalhadores da iniciativa privada e das estatais; R$ 43 bilhões do regime dos militares e R$ 41,8 bilhões do regime próprio dos servidores públicos federais civis.

Agência Brasil

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

Não faltam motivos para as estudantes teresinenses Letícia Islávia e Vitória Castro comemorarem nesta sexta-feira (17). Elas fazem parte do seleto grupo que atingiu nota 1000 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019.

O tema da Redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, assunto que os professores consideraram “específico e inesperado”.

Ainda eufórica com o resultado, Vitória, 19 anos, conta que citou o livro Cidadãos de Papel, de Gilberto Dimenstein. Nesta obra o autor defende que os Direitos Humanos existem, mas não são respeitados no Brasil.

“Coloquei de repertório o Cidadão de Papel que fala que muitos cidadãos possuem seus direitos garantidos apenas na teoria, mas que na prática não têm”, conta Vitória.

A estudante também argumentou que o acesso ao cinema no Brasil é difícil principalmente para quem é pobre e mora longe de capitais.

“Muitas pessoas não têm acesso ao cinema tanto pela questão do valor, que é exacerbado, quanto pela localização. Muita gente mora na zona Rural e nunca foi”, disse a estudante.

Vitória afirma que é preciso perseverança e paciência para atingir metas. Com uma rotina intensa de estudos a jovem, que deseja cursar Medicina, conta que produzia pelo menos duas redações por semana e que isso contribuiu para atingir nota mil.

“Eu quero fazer Medicina. Sempre me dediquei muito. Toda semana fazia de duas a três redações e procurava administrar o tempo com as outras matérias que pesam mais para o curso”, disse.

A literatura também foi fator determinante para o sucesso de Vitória. A jovem lembra que desde criança “lia muito” e tinha com hobbie ir para  biblioteca.

“Sempre li muitos livros, desde pequena gostava de ir para à biblioteca com minha mãe pegar livros para ler e isso facilitou muito meu desempenho na redação”, conta.

Além da literatura, Vitoria defende que quem ter nota mil na Redação do Enem precisa estudar história do Brasil.

“É preciso focar na história do Brasil. Muitas coisas que aconteçam hoje são reflexos do que aconteceu antes. É importante ter esse embasamento histórico tanto para usar como referência. Também é importante saber filosofia, sociologia e literatura”, orienta.

Letícia Islávia Bezerra Silva, tem 19 anos, está viajando de férias e comemorou o feito nas redes sociais.

Em contato com o Cidadeverde.com ela disse que chegou hoje em Fortaleza com a mãe, a irmã e uma amiga e soube por volta das 9h do seu resultado. “Ainda nem deu tempo de comemorar. Eu tinha gostado da Redação, esperava uma nota boa, mas a gente nunca imagina”, afirma a estudante.

Aluna de uma escola particular, ela disse que ainda fez por fora dois cursinhos de redação. “Eu peguei a opinião dos meus professores e fui montando junto com a minha para construir o texto, mas sinceramente não lembro o que escrevi”.

 Letícia vai tentar uma vaga para Medicina. Esta é a terceira vez que participa do Enem e prefere ficar em Teresina. “Foi duro! Dois cursinhos e ainda a escola… agora é esperar o Sisu e colocar a nota. Quero ficar em Teresina, mas se tiver outras oportunidades vou tentar.

Letícia agradeceu aos professores e disse que está muito feliz com o esforço. “Felicidade que não cabe em mim… saber que todo esforço, toda tentativa, todas as horas, todas as lágrimas valeram a pena”.

“Só gratidão por essa nota!! Obrigada a todos os professores que ajudaram”.

Cidades na net.

Enem 2019. Recifense de 18 anos está entre os 53 candidatos com nota mil na redação

O estudante recifense Thiago Coutinho Nakazone, 18 anos, está entre os 53 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiraram nota mil na redação da avaliação que aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. Thiago é aluno do Colégio Boa Viagem (CBV) e vai concorrer a uma vaga do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.

“Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi o tema da redação do Enem 2019. O texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, precisava ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Dos 3,9 milhões de participantes do Enem 2019, apenas 53 participantes obtiveram a nota máxima e 143.736 candidatos zeraram a prova.

Os maiores percentuais de motivos para nota zero foram: redações em branco (56.945), fuga ao tema (40.624) e cópia do texto motivador (23.265). A média da redação ficou em 592,9. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, as notas estarão disponíveis em março, assim como o espelho da redação.

As médias gerais das outras provas foram 523,1 para matemática e suas tecnologias; 520,9 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 508 para ciências humanas e suas tecnologias; e 477,8 para ciências da natureza e suas tecnologias.

Como usar a nota do Enem

Sisu: o estudante interessado em ingressar em alguma instituição de ensino superior pública deve escolher até duas opções de cursos. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. É pré-requisito não ter zerado a redação. As inscrições vão de 21 a 24 de janeiro. São 237 mil vagas.
ProUni: o estudante interessado no ingresso em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Para se inscrever na iniciativa, o aluno que participou do Enem deve ter obtido média de ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação. As inscrições vão de 28 a 31 de janeiro. São 249 mil bolsas.
Fies: com duas modalidades — juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do participante —, as regras para a nota são as mesmas do ProUni. A partir de 2021, será preciso nota mínima de 400 na redação. As inscrições vão de 5 a 12 de fevereiro. São 70 mil vagas.
Ingresso direto: Para realizar o ingresso direto em uma instituição privada, o estudante não precisa realizar provas nem pagar taxas, apenas se inscrever no site ou diretamente na instituição de interesse e aguardar o resultado da seleção. Só é necessário não ter zerado nenhuma das provas.
Enem Portugal: Em 2020, 47 instituições portuguesas — 10 delas por convênios firmados em 2019 — aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Cronograma e regras são definidos pelas próprias universidades.(Diário de Pernambuco)
Deixe seu comentário

Depois da esposa se queixar que estaria sendo visitada por espíritos e convencido de que a sua casa tinha sido possuída, O Prefeito de Judas-PE, Reinado Juncá, decidiu montar um equipamento de vigilância no seu quarto para encontrar possíveis fantasmas ou espíritos e acabou muito, muito surpreendido.

Depois de 2 meses com a câmera filmando, a paranoia que tinha com o sobrenatural passou a horror quando ele decidiu ver as filmagens: BASICAMENTE, TUDO O QUE FOI FILMADO FOI O FANTASMA DO ROBERTÃO E DO FELIPINHO, TODOS AMANTES DA SUA ESPOSA.
A mulher de 28 anos de idade, cuja identidade permanece anônima por razões legais, vai mesmo ter de enfrentar a justiça por ter mantido relações sexuais com um dos amantes menor de idade, alegando que não sabia que 16 anos estava abaixo da idade legal.
No momento em que viu a imagem, o homem em questão, incrédulo, chamou as autoridades e a sua companheira foi levada para dar esclarecimentos. Talvez ele preferisse ter visto os fantasma.
Fonte: Folha Brasil News
Por: José Leite Filho
Deixe seu comentário

Um homem de 28 anos suspeito de estuprar, matar e esconder o corpo de uma criança de 10 anos embaixo da própria cama foi esquartejado após ser retirado da delegacia onde estava preso na cidade de Fonte Boa, interior do Amazonas. De acordo com Secretaria de Segurança Pública, centenas de pessoas invadiram a unidade policial e cometeram o crime. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (17). Duas pessoas ficaram feridas no tumulto.

Vídeos que circulam em redes sociais mostram atos de vandalismo. As imagens mostram o suspeito sendo agredido, esquartejo e queimado em uma fogueira. Na ação, a delegacia ficou depredada e três viaturas foram destruídas.

O delegado Orlando Amaral informou que a polícia precisou fazer disparos na tentativa de conter a situação. Duas pessoas foram atingidas. Um delas, ainda conforme o delegado, está em estado grave.

A Secretaria de Segurança Pública disse que foram enviados reforços da Polícia Militar de Tefé e Jutaí para a cidade, ainda na noite de sexta, na tentativa de conter o tumulto. No entanto, populares conseguiram invadir a delegacia.

“Na manhã de hoje, policiais civis e Militares de Manaus estão sendo enviados, de Manaus, de avião para ações de localização e prisão dos autores do linchamento do suspeito e da depredação da unidade policial e de viaturas da Polícia Militar”, informou, em nota, a SSP na manhã deste sábado.

Criança estuprada e morta

A criança de 10 anos foi morta depois de ter sido abusada sexualmente. O caso ocorreu na quinta-feira (16). O corpo da menina foi localizado embaixo da cama do suspeito pela companheira dele. A Polícia Civil informou que o homem havia sido preso por estupro seguido de morte e ocultação de cadáver.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu casa do suspeito. O investigador Mário Alves, gestor da 55ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) informou que a menina costumava ir à casa do homem ajudar a fazer bolos e biscoitos com a companheira dele, para venderem na cidade.

No dia do crime, a vítima estava com o suspeito na residência e, conforme a polícia, ele teria oferecido R$ 40 à criança em troca de relação sexual. A vítima tentou fugir, mas foi violentada.

Segundo Alves, após o ato, o suspeito aplicou um golpe chamado “Mata-leão” na criança. Em seguida, ele asfixiou a menina utilizando uma corda. Ela morreu no local.

Ainda de acordo com a polícia, o infrator deixou o corpo da vítima embaixo da cama. Cerca de quatro horas depois, a companh

O estudante do terceiro período do curso de direito do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), Juciano Bento da Silva, de 18 anos, do município de Quixaba, alcançou 980 pontos na redação do ENEM, cujo tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O resultado está sendo divulgado nesta sexta-feira, 17.

Juciano está recebendo as felicitações de amigos e familiares pelo excelente desempenho na prova do ENEM.

O ex-governador Joaquim Francisco deve sair do PSDB, onde está hoje filiado, para poder disputar as eleições no Recife, pelo Aliança pelo Brasil, o partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. Caso o partido não esteja formalmente criado, um partido aliado deve ser a opção para a disputa majoritária.

Com apoio de Bolsonaro, Joaquim Francisco quer unir centro e direita no Recife

O presidente Bolsonaro vetou a legenda tucana, por alegada incompatibilidade com o governador João Dória, que planeja disputar a presidência da República, em 2022. Doria levou para o PSDB em São Paulo vários adversários de Bolsonaro, como Gustavo Bebiano, Alexandre Frota e Joyce Hasselman e Major Olímpio. “Jair Bolsonaro não admite aliança com o PSDB. Eles defendem a política antiga, com alianças em cada estado”, diz um aliado bolsonarista.

O grande empecílho para a aposta majoritária foi resolvido com a oferta do PL (Partido Liberal) , de Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Anderson é amigo pessoal de Bolsonaro, dos tempos em que eram colegas na Câmara dos Deputados. O PL tem planos de crescer no Nordeste e em especial em Pernambuco. “Se o 38 (Aliança pelo Brasil) não estiver pronto, vamos de 22 (PL), um partido já estruturado, com fundo partidário e tempo de TV. Vai ser 22 em Jaboatão, 22 em Recife, 22 em Olinda, 22 em Caruaru, 22 em Garanhuns, 22 em Santa Cruz do Capibaribe”

Nesta quinta-feira, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, chegou a afirmar nos jornais locais que apoio não se rejeita, em uma alusão ao apoio de outros partidos ao então correligionário Joaquim Francisco. “Todo apoio que respeite a independência do PSDB e os nossos compromissos com a sociedade será bem vindo”, declarou.

Na semana que vem, o Aliança por Pernambuco espera novas adesões. O PSD de André de Paula pode migrar da Frente Popular para a oposição. ( Jamildo)

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

A afogadense Jennipher Gaudêncio de Santana Moraes, 19 anos, filha de Selma Maria Gaudêncio de Santana e de Anderson Flávio de Moura Moraes se destacou no Enem 2019, com nota 940.

Jennipher é neta do saudoso Zé Nazário e agora se prepara para uma nova etapa em sua vida.
A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
A imagem pode conter: Tuane Souza, a sorrir, texto
A imagem pode conter: 1 pessoa
A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto
A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, texto

Menores furtam pedras preciosas do antigo Museu de Araripina

Os delinquentes foram apreendidos Pela PM. Furto aconteceu na recém criada Associação Encontro das Artes (AENCARTES)

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Três menores de idade foram apreendidos nesta sexta-feira (17) em Araripina, no Sertão do Araripe, após confessarem que furtaram uma camiseta e três pedras preciosas da recém criada Associação Encontro das Artes (AENCARTES).

De acordo com a 9ª Companhia independente de Polícia Militar (CIPM), à vitima informou o nome do autor e que o roubo aconteceu na quarta-feira (15).

Ainda segundo a PM, o efetivo localizou o menor que confessou ter realizado o furto. Além disso, ele disse ainda, que mais dois indivíduos, também menores de idade, participaram do furto, informando também onde estava os objetos.

Todo material foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Araripina.

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou  a ‘Operação Manto da Justiça’ para desarticular uma quadrilha especializada em execução de pessoas na região de Princesa Isabel, Sertão do Estado, a cerca de 50 quilômetros de Serra Talhada. Até o momento, de acordo com informações da polícia, foram presas quatro pessoas. No entanto, as diligências devem continuar no decorrer do dia.
Entre os presos, está um político da região, que ainda não foi identificado.
O delegado Cristiano Jacques informou que foram expedidos nove mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e sete de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Princesa Isabel.
Segundo informações do delegado André Rabello, o objetivo da operação é evitar a morte de duas pessoas que seriam assassinadas nos próximos dias na cidade. O mandante desses crimes, segundo a Polícia Civil, é um dos homens que teve a prisão decretada pela Justiça e será alvo da operação.
Ainda de acordo com Rabello, a investigação foi realizada pelo delegado Cristiano Jaques, que descobriu uma trama de mortes nessa região.
Coordenaram a ação os delegados André Rabelo e Cristiano Jacques, da Polícia Civil, em ação conjunta com o Coronel Campos e o Capitão Firmino Veras, da Polícia Militar na região. A operação é coordenada  pelas Polícias Civil (16ºDSPC) e Militar (5ª CIA\NI) de Princesa Isabel, com apoio da 3ªSRPC e 3º CRPM, além do apoio do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil-GOE. (Via: site WSCOM)

A população da China ultrapassou 1,4 bilhão de habitantes, pela primeira vez, no fim de 2019.

O Departamento Nacional de Estatísticas da China anunciou hoje (17), em Pequim, que a população do país aumentou em mais de 4,6 milhões em relação ao ano anterior. A China é o país com a  maior população em todo o planeta.

Em 2016, o governo chinês aboliu a política de filho único, que vigorava há mais de 30 anos. Hoje, os casais podem ter dois filhos.

Contudo, a taxa de natalidade continua a cair por causa de fatores como alto custo para a criação dos filhos em cidades e mudança nos estilos de vida.

Segundo o departamento, 14,6 milhões de bebês nasceram no ano passado na China. Houve uma queda de 580 mil em comparação com o ano anterior, e é o terceiro ano consecutivo de declínio anual.

Queda de Roberto Alvim, secretário nacional de Cultura, acontece após ele citar Goebbels, ideólogo nazista, em vídeo de divulgação de programa de apoio às artes. Defesa explícita do nazismo foi considerada absurda até no governo de extrema-direita.

A Secretaria Especial da Cultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o secretário Roberto Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim citar um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista, informa o jornal Folha de S.Paulo.

Alvim foi alvo de diversas críticas nesta sexta-feira, acusado de fazer propaganda explícita do nazismo.

Ao blog de Matheus Leitão, no G1, funcionários da secretaria dizem que acompanharam a produção do pronunciamento e que Alvim sabia das semelhanças com os discursos do ministro nazista. Até por isso a estética do vídeo era parecida com a propaganda nazista, e não apenas as frases de Goebbels.

Entenda:

O secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim, copiou a proposta nazista ao propor uma nova arte para o Brasil. Reproduzindo uma fala de Joseph Goebbels, ideólogo da propaganda nazista, ele propôs uma nova arte para o Brasil. “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, disse ele.

Brasil 247

Nomes como o de Tiago Leifert, apresentador de dois programas da casa, ‘The Voice Brasil’ e do ‘Big Brother Brasil’, e o de Rodrigo Faro, que comanda a atração ‘A Hora do Faro, estão na mira.

Caso Huck se candidate, ele terá que deixar o comando de seu programa ‘Caldeirão do Huck’, da Globo. (Foto: Divulgação)

Com seu nome envolvido na política desde as eleições de 2018, o apresentador Luciano Huck pode ser um forte concorrente a disputar à presidência do Brasil. Caso Huck assuma essa função tão importante e da qual precisa de total dedicação, ele terá que deixar o comando de seu programa ‘Caldeirão do Huck’, da Globo.

Nomes como o de Tiago Leifert, apresentador de dois programas da casa, ‘The Voice Brasil’ e do ‘Big Brother Brasil’, e o de Rodrigo Faro, que comanda a atração ‘A Hora do Faro, da Record, estão na mira da emissora do Plim Plim para substituir o marido de Angélica.

Nesta sexta-feira (17), os colunistas do programa ‘A Tarde é Sua’, apresentado por Sônia Abrão, reforçaram essa ideia da emissora global apostar em um dos apresentadores para ficar no lugar de Huck.

 

A atriz, conhecida por suas posições de direita prometeu responder até este sábado (18)

Foto: Jair Bolsonaro via Twitter

atriz Regina Duarte, conhecida por suas posições de direita, foi convidada pelo governo federal para assumir a Secretaria Nacional de Cultura no lugar de Roberto Alvim, exonerado nesta sexta-feira (17) após gravar um vídeo com discurso quase idêntico ao do ideólogo nazista Joseph Goebbels. Ela prometeu responder sobre a proposta até este sábado (18). As informações são da Folha de S.Paulo.

Regina já havia sido chamada anteriormente para o posto pelo presidente Jair Bolsonaro, mas recusou. A atriz, segundo a Folha, vem sendo cortejada por membros do entorno do presidente desde o anúncio da exoneração de Alvim. Ela teria dito a interlocutores que ficou animada com o convite, mas está em dúvida sobre assumir a posição.

Saída de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura

O governo federal formalizou nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU) a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim do cargo de secretário especial da Cultura. A demissão de Alvim está em edição extra do documento. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro já havia confirmado, em nota, a demissão do secretário. Bolsonaro disse que a situação de Alvim no governo ficou “insustentável” após ele gravar um vídeo com discurso quase idêntico ao do ideólogo nazista Joseph Goebbels. A fala teve ampla repercussão negativa entre autoridades do País e na comunidade judaica nesta manhã, o que contribuiu para a rápida demissão do secretário.

“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”, escreveu o presidente.

Alvim diz que houve ‘infeliz coincidência’ com frase de Goebbels

Alvim disse que houve “infeliz coincidência” com frase de Goebbels. Inicialmente, o secretário afirmou que não poderia pedir desculpas pelo episódio porque alega não ter copiado os trechos de Goebbels de forma proposital. De acordo com ele, algum assessor teria colocado a frase em sua mesa sem identificar a fonte com base em uma busca sobre nacionalismo e arte na internet.

Ele disse, ainda, que investigará quem sugeriu a frase e por quê “Essa casca de banana que foi plantada será aferida. Não conhecia a origem disso”, afirmou. “Evidentemente que eu não sabia (que a frase reproduzida era de Goebbels), se soubesse não usaria.”

Depois, ao final, foi indagado sobre a indignação da comunidade judaica e acabou pedindo desculpas se alguém se sentiu ofendido pela referência indireta ao ideólogo nazista.

Diante da reação negativa, Alvim afirmou que o que mais o entristeceu foi a reação de Olavo de Carvalho, que disse que ele não parecia “estar bem da cabeça”. “Vou provar ao professor Olavo, que é o meu mestre, que estou são, estou perfeito.”

Ainda assim, Alvim afirmou que escreveu 90% do discurso e que a frase reescrita por ele é “perfeita”. “A frase que foi reescrita a partir da frase do Goebbels é perfeita”, disse. “A vinculação dessa ideia (sobre nacionalismo e arte) com campos de extermínio, eugenia, é produto de má intencionalidade ou analfabetismo funcional.”

Ao ser questionado, ele negou ser nazista e afirmou repudiar o regime que exterminou milhões de pessoas. “É claro que não, qualquer pessoa com o mínimo de sanidade mental não pode ser simpático a um regime que exterminou pessoas”, afirmou

Alvim disse que foi sua a escolha de usar uma ópera de Richard Wagner, tocada ao fundo do vídeo. Ele alegou, no entanto, que embora fosse a favorita de Hitler, a ópera não deve ser associada ao nazismo. Ele justificou a escolha pela ligação da música com o cristianismo, sua religião.

Nordeste tem altas temperaturas e chuva forte em vários estados neste sábado (18)

 

Na região Nordeste, o sábado (18) tem tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O céu varia de nublado a parcialmente nublado com chuvas em áreas isoladas no sertão da Paraíba e de Pernambuco. Há possibilidade de chuva no sudoeste, sul e no Recôncavo da Bahia. Tempo parcialmente nublado a claro em Sergipe e Alagoas.

A mínima prevista para a região é de 16°C e a máxima de 38ºC. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.
Israel Medeiros, o tempo e a temperatura (Agência Radio)

Programa Ganhe o Mundo: estudantes do Sertão embarcam para os Estados Unidos

 

Três alunos da região irão vivenciar novas experiências e aprender uma nova língua em um semestre letivo na modalidade High School

Foto: Kleyvson Santos/SEE

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esportes, embarcou mais um grupo de estudantes da Rede Estadual de Ensino para os Estados Unidos pelo Programa Ganhe o Mundo. Ao todo, 46 estudantes de todo o estado, sendo três alunos do Sertão de Pernambuco, viajaram para vivenciar novas experiências e aprender uma nova língua. Em solo norte-americano, os jovens estudarão um semestre letivo na modalidade High School onde irão aperfeiçoar um segundo idioma por meio da vivência prática nas regiões do país.

Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos jovens seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 719. Todos os estudantes embarcados pela iniciativa também recebem malas de viagem doadas pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), uma das parceiras do projeto.

Maria Nívea, estudante do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Olavo Bilac, contou que estudou muito durante o curso, inclusive no período de férias para conseguir ser aprovada no intercâmbio. “Eu sempre tive vontade de aprender uma nova língua e foi através do Programa Ganhe o Mundo que eu tive essa oportunidade. Foi uma caminhada muito longa, foi difícil, mas estou cada vez mais aperfeiçoando meu inglês e essa viagem é uma oportunidade única para mim”, destacou.

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, compareceu ao embarque para parabenizar os estudantes e conversar mais sobre a importância de fazer intercâmbio. “A gente fica muito feliz e muito orgulhoso em cada embarque do PGM, porque eles são extraordinários e merecem os nossos parabéns. Quando os estudantes viajam eles representam a família, a escola, a cidade e o nosso estado. E a gente quer que eles aproveitem ao máximo conhecendo o local, fazendo amigos das diferentes cidades, pois cada um vai poder vivenciar uma experiência diferente e depois vai poder compartilhar essa experiência com as pessoas”, salientou.

Polícia Federal mira extração ilegal de minerais em João Pessoa

A Polícia Federal na Paraíba, em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente e a Superintendência Regional do Trabalho, deflagrou a segunda fase da Operação Jampa Verde nesta sexta-feira (17), para combater a extração de minerais sem autorização da Agência Nacional de Mineração e também condições de trabalho degradantes.

A atuação ocorreu em Mandacaru, bairro de João Pessoa, e contou com apoio de 20 servidores, entre policiais federais, servidores da Agência de Mineração e do Trabalho.

A extração mineral ilegal já havia sido alvo da PF na Paraíba na Operação Jampa Verde 1, daquela vez com apoio também do Batalhão Ambiental e da Agência Nacional, nos municípios de Conde e Santa Rita.

Os investigados serão indiciados nos crimes do artigo 55 da Lei 9.605/1998, combinado com o artigo 2 da Lei 8.176/1991, cujas penas somadas podem ultrapassar 5 anos de prisão.

Migração e refugiados é pauta da Amupe, CNM e Cumbre 2020

Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Desde que as crises humanitárias provocaram elevada imigração em território nacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) engajou ações junto aos gestores locais para auxiliar no acolhimento de refugiados.

Em parceria com o governo, a entidade atua em busca de saídas para os desafios da entrada, da circulação e da permanência de imigrantes nas localidades brasileiras. Este tema será assunto a ser debatido durante a Cúpula Hemisférica de Governos e Autoridades Locais, que irá acontecer no Centro de Convenções de Olinda, de 17 a 20 de março.

O evento promovido em parceria entre a CNM, a Associação Municipalista  de Pernambuco (Amupe) e a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife e Olinda.

A 13ª edição da Cúpula pautará a temática durante oficina do dia 18 de março, a partir das 16h. Por tema Integração de Refugiados e Migrantes na Comunidade Local, a programação propõe reunir agentes público, gestores e empresários latino-americanos para debater soluções, principalmente para migrantes venezuelanos.

Na última quinta-feira, 9 de dezembro, a oficina foi tratada na reunião entre representantes internacionais, da Organização Internacional de Migração (OIM) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), organismos que compõem as Nações Unidas (ONU) e responsáveis pela temática de refúgio e migração no mundo. A CNM também participou do encontro que abordou a possibilidade dessas entidades participarem do debate e de todo o evento que será em Recife e Olinda.

Segundo lembra a Confederação, mais de 200 Municípios já receberam migrantes por meio da Operação Acolhida, e a iniciativa de Igarassu (PE) tem se destacado por promover acolhimento e integração social de venezuelanos. Vale destacar também que a boa ação da gestão pernambucana foi destaque da campanha Interiorização +Humana promovida pela entidade em parceria com o governo federal e organizações internacionais.

Da Agência CNM de Notícias

Abertas matrículas para Escola de Música em Afogados

A Escola Municipal de Música Bernardo Delvanir Ferreira abriu matrículas para diversos cursos, num total de 70 vagas, distribuídas entre os cursos de iniciação musical e instrumentos – violão, teclado, trombone, trompete, clarinete, violino clássico, viola clássica, violoncelo e bateria.

As matrículas podem ser feitas na sede da escola, na Rua Antônio Vidal – nº 68, nos horários de oito ao meio-dia e de duas às cinco da tarde.

Para matrícula, são necessárias a declaração da escola regular em que o aluno está matriculado, xerox da certidão de nascimento ou RG e comprovante de residência. A matrícula e as aulas são gratuitas, ofertadas como política pública da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

As matrículas se encerrarão quando do preenchimento das vagas disponíveis. A previsão para início das aulas é no próximo dia 10 de fevereiro.

O Ministério da Agricultura encontrou no Espírito Santo unidades do lote 1348 da cerveja Backer. Este é um dos lotes que apresentou dietilenoglicol, segundo a Polícia Civil de Minas Gerais. A substância tóxica encontrada na bebida causou a morte de três pessoas e deixou outras 15 internadas.

“Existe a presença do lote no Espírito Santo. Agora, se ele está com problema, só saberemos após as análises. E é isso o que nós estamos fazendo”, explicou o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado, Aureliano Nogueira, ao G1. A unidades serão analisadas em Belo Horizonte.

Comercializada no Espírito Santo com o nome de Capixaba, a cerveja Belorizontina foi retirada de todos os comércios do Espírito Santo, assim como todas as outras garrafas da cervejaria Backer. Além de recolher os produtos e suspender as vendas, foi determinado que os estabelecimentos apresentem as notas de compra e venda do produto. 

“A equipe de auditores coletará amostras de todos os lotes e de todos os rótulos para que sejam encaminhados à analise”, acrescentou Nogueira. Contudo, ainda não há prazo para a conclusão do trabalho. (Via: Agência Brasil)

Ex-secretário do Rio de Janeiro é preso após delação feita na Operação Calvário

De acordo com as investigações, César descumpriu o acordo de delação que havia feito durante a Operação Fratura Exposta (Foto: Reprodução)

Após delação premiada de Daniel Gomes no âmbito da Operação Calvário, a Polícia Federal prendeu o ex-subsecretário de saúde do Rio de Janeiro, César Romero, na tarde desta quinta-feira (16). César foi delator da Operação Fratura Exposta, um desdobramento da Lava Jato que apurou um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde durante a gestão de Sérgio Côrtes. Ele foi preso em um escritório.

De acordo com as investigações, César descumpriu o acordo de delação que havia feito durante a Operação Fratura Exposta. Gravações de Daniel Gomes, delator da Operação Calvário, da Paraíba, mostram que ele protegeu um empresário em troca de dinheiro.

A delação de Romero relaciona políticos e empresários a desvios na saúde, em um processo que envolve o ex-governador Sérgio Cabral. A delação foi homologada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

Realizada em abril de 2017, a Operação Fatura Exposta desvendou um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde. Miguel Iskin e Gustavo Estellita, sócios de uma fornecedora de materiais hospitalares para a Secretaria Estadual de Saúde, foram presos na ocasião, assim como o ex-secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes.

Em 2018, a defesa dos empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita pediu a anulação da delação premiada de Romero.

As defesas alegam que uma perícia feita pela Polícia Federal no telefone do delator mostrou que ele teria mentido durante o depoimento e quebrou o acordo com o Ministério Público Federal.

Após encerrar 2019 a R$ 4, dólar se aproxima dos R$ 4,20

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cotação do dólar chegou a ultrapassar os R$ 4,20 no pregão desta quinta-feira (16), mas perdeu força e fechou a R$ 4,1900, alta de 0,21%, maior valor desde 4 de dezembro. Em 2020, a moeda americana acumula valorização de 4,15% depois de encerrar 2019, cotada a R$ 4,0140.

O dólar voltou a ganhar força com indicadores econômicos do Brasil piores que o esperado. Em novembro, indústria, comércio e serviços tiveram desempenhos aquém do estimado por economistas, que previam uma aceleração da economia brasileira no quarto trimestre.

Na quarta-feira (15), dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicaram que as vendas no varejo brasileiro subiram 0,6% em novembro na comparação com o mês de outubro. O número frustrou as estimativas de economistas ouvidos pela Bloomberg, que projetavam crescimento de 1,1%. O dado negativo levou o dólar a fechar em alta de 1%.

Os indicadores de novembro reforçam a aposta de investidores de corte de 0,25 ponto percentual na Selic em fevereiro. Com a redução, a taxa básica de juros iria para 4,25% ao ano, nova mínima histórica, e deixaria o carry trade ainda menos vantajoso.

O carry trade é a prática de investimento em que o ganho está na diferença do câmbio e do juros, pois o investidor toma dinheiro a uma taxa de juros menor em um país, no caso, os EUA, para aplicá-lo em outro, com outra moeda, onde o juro é maior, o Brasil. Com juros baixos no Brasil, essa operação deixa de ser vantajosa e estrangeiros retiram seus recursos, em dólar, do país, o que eleva a cotação da moeda.

Já o Ibovespa, principal índice acionário no país, fechou o dia em alta de 0,25%, a 116.704 pontos. O volume financeiro foi de R$ 20,311 bilhões. O avanço acompanhou os resultados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica, do Banco Central), que subiu 0,18% em novembro de 2019, ante o mês anterior.

A cerimônia, e não a substância, dará o tom dos procedimentos desta quinta-feira, quando os vários “promotores” da Câmara que processam Trump apresentarão os artigos de impeachment ao Senado às 12h.

O Senado deve absolver Trump e mantê-lo no cargo, já que nenhum dos 53 republicanos expressou apoio à sua remoção — uma medida que exigiria uma maioria de dois terços. (Foto: Reprodução)

O Senado dos Estados Unidos adotará medidas formais nesta quinta-feira, 16, para avaliar o afastamento do presidente Donald Trump por abuso de poder, mas questões centrais, como se testemunhas deporão ou não em seu julgamento de impeachment, continuam no ar.

Na quarta-feira, a Câmara dos Deputados de maioria democrata enviou duas acusações formais contra Trump ao Senado controlado pelos republicanos, encaminhando o início do terceiro julgamento de impeachment de um presidente norte-americano na semana que vem.

A cerimônia, e não a substância, dará o tom dos procedimentos desta quinta-feira, quando os vários “promotores” da Câmara que processam Trump apresentarão os artigos de impeachment ao Senado às 12h.

O Senado convidará o presidente da Suprema Corte, John Roberts, a ir à Casa às 16h (horário de Brasília) para fazer o juramento como presidente do julgamento. A seguir os 100 senadores prestarão juramento e o Senado notificará a Casa Branca a respeito do julgamento iminente de Trump.

Seguindo essencialmente os alinhamentos partidários, A Câmara dos Deputados aprovou por 228 a 193 encarregar o Senado de julgar o presidente republicano devido a acusações de abuso de poder por pedir à Ucrânia para investigar o rival político Joe Biden e de obstrução de Congresso por barrar depoimentos e documentos solicitados pelos parlamentares democratas.

O Senado deve absolver Trump e mantê-lo no cargo, já que nenhum dos 53 republicanos expressou apoio à sua remoção — uma medida que exigiria uma maioria de dois terços.

Mas o impeachment de Trump na Câmara no mês passado é uma mácula em seu histórico, e o julgamento televisionado no Senado pode lhe criar constrangimento agora que ele busca a reeleição. O ex-vice-presidente Biden é um dos favoritos da disputa pela indicação democrata para enfrentá-lo na eleição de 3 de novembro.

Trump nega irregularidades e qualificou o processo de impeachment como uma farsa.

Um evento crucial para o processo foi um telefonema de 25 de julho no qual Trump pediu ao presidente ucraniano que investigasse Biden e seu filho, Hunter Biden, por corrupção e que analisasse uma teoria desacreditada segundo a qual a Ucrânia, e não a Rússia, tinha interferido na eleição norte-americana de 2016.

Os republicanos argumentam que esta ação e a retenção de 391 milhões de dólares em ajuda de segurança à Ucrânia em troca das investigações não chegam a ser delitos dignos de impeachment, e acusaram os democratas de usarem o caso ucraniano para anular a vitória de Trump em 2016.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta quinta-feira, uma nova tabela com o preço mínimo para os fretes. Com as alterações, o piso do frete aumentou de 11% a 15%, segundo informações da agência. A nova tabela entra em vigor na próxima segunda-feira (20).

A tabela do frete foi criada em 2018 pelo governo do ex-presidente Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros, que bloqueou estradas e gerou uma crise de abastecimento no Brasil por mais de uma semana. A criação era uma das principais reivindicações da categoria.

Entidades que representam o agronegócio e indústria são contra a tabela, que terá a constitucionalidade ainda analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Uma versão anterior da norma, editada em julho do ano passado, gerou forte reação de caminhoneiros, que ameaçaram fazer mais uma paralisação nacional. O governo prometeu alterar os valores e publicou, nesta quinta-feira (16), a nova versão da tabela do frete.

Além dos valores, entre as principais mudanças está a inclusão no cálculo do frete mínimo do custo da diária do caminhoneiro, como refeições e hospedagem. A tabela ainda corrigiu os valores de itens como pneu e manutenção.

Também passará a ser obrigatório o pagamento de frete de retorno para operações que não podem trazer carga na volta do motorista ao local de embarque, uma reivindicação da categoria. Segundo a ANTT, um exemplo disso são os caminhões de combustível. Esse tipo de veículo não pode voltar transportando outro tipo de carga.

Foi criada ainda uma nova tabela para as chamadas operações de alto desempenho, que levam um tempo menor para carga e descarga do produto. Na resolução anterior não havia esse tipo de diferenciação.

A nova norma prevê que o cálculo do frete deve considerar a negociação com relação ao lucro do caminhoneiro, despesas relacionadas ao uso de contêineres, tributos e taxas.

A inclusão desses itens, no entanto, não é obrigatória. Um dos pontos criticados pelos caminhoneiros sempre foi o fato de a tabela não incluir, expressamente, no cálculo do frete mínimo a remuneração e o lucro do caminhoneiro.

A nova tabela mantém a previsão expressa de incluir o gastos com pedágio no valor do frete. “O valor do pedágio, quando houver, deverá ser obrigatoriamente acrescido aos pisos mínimos”, afirma a resolução aprovada pela diretoria da ANTT.

Os interessados em participar do PSS devem efetuar inscrição no período de 20 a 24 deste mês, na sede da Secretaria de Educação – localizada na Rua Abílio Garcia de Araújo. (Foto: reprodução)

A Prefeitura de Vista Serrana publicou o edital de abertura para realização do Processo Seletivo Simplificado nº 001-2020 que irá preencher vagas no serviço público e formação de cadastro de reserva. As vagas são para auxiliar de saúde bucal, enfermeiro UBS I; farmacêutico; fisioterapeuta e monitor alfabetizador do EJC (magistério). 

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) será realizado em duas etapas com aplicação de provas e avaliação de títulos.

Os interessados em participar do PSS devem efetuar inscrição no período de 20 a 24 deste mês, na sede da Secretaria de Educação – localizada na Rua Abílio Garcia de Araújo. O atendimento no local acontece pela manhã das 8h às 11h30. 

A taxa de inscrição custa R$ 20 para vagas de nível técnico e R$ 30 para nível superior.

Foto: divulgação

O Governo de Pernambuco deu início, nesta quinta-feira (16), no município de Custódia, à distribuição de sementes do Programa Campo Novo aos agricultores dos 56 municípios do Sertão Pernambucano. Ao todo serão distribuídas 530 toneladas de sementes, sendo 445 toneladas de milho e 85 toneladas de sorgo forrageiro, que chegarão aos agricultores exatamente na quadra chuvosa da região, que vai de dezembro a março. Cerca de 75 mil famílias de agricultores serão beneficiadas.

Com investimento global de R$ 1,9 milhão, as sementes distribuídas sob a coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), vão permitir o cultivo de 22.250 hectares de milho, com uma produção estimada de 225 mil toneladas, e 16.500 hectares de sorgo, com uma produção que pode chegar a 530 mil toneladas de massa verde (forragem) para alimentação animal.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o governador Paulo Câmara não mediu esforços para que as sementes chegassem agora no início das chuvas. “A previsão da APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) para este ano são de chuvas normais a acima da média no Sertão, daí a importância das sementes chegarem à mão de vocês neste momento”, destacou Dilson, durante evento do Programa Campo Novo realizado no Parque de Exposições de Custódia.

“Este ano as sementes estão chegando na época certa, ainda no mês de janeiro, para que o agricultor possa aproveitar o período chuvoso e garantir uma boa colheita”, reforçou o presidente do IPA, Odacy Amorim. Ainda segundo Odacy, em breve o Instituto vai passar a produzir também embriões para o melhoramento genético do rebanho bovino do estado.

A agricultora Antônia Maria da Silva, da comunidade quilombola de Buenos Aires, uma das beneficiadas pelo programa, comemorou a chegada das sementes. “Antes a gente recebia as sementes depois que as chuvas passavam. Então a gente tinha que se virar para conseguir dinheiro e comprar as sementes. Este ano a gente não vai precisar fazer isso”, afirmou.

Anfitrião do ato que marcou o início da distribuição de sementes, o prefeito de Custódia, Manuca, destacou a parceria com o Governo do Estado no auxílio aos agricultores. “Esse serviço voltado aos agricultores é um dos melhores prestados pelo Estado. Só temos a agradecer ao Governo, à Secretaria, aos nossos deputados e senadores. Nossos parceiros nesse trabalho de melhorar as condições de vida da população de Custódia”, ressaltou.

Além de milho e sorgo, o Programa Campo Novo inova este ano com a inclusão da palma forrageira para os municípios da bacia leiteira do Araripe. As variedades distribuídas serão a Sertânia e Orelha de Elefante, ambas resistentes à cochonilha. Ao todo, serão distribuídas 2 milhões de raquetes de palma, com o objetivo de incentivar a retomada do cultivo da cultura como estratégia de convivência com o Semiárido e mitigação dos efeitos da seca.

“Essa distribuição será realizada em parceria com as prefeituras, as associações e os agricultores. Nós vamos entregar 1.000 raquetes para uma família de agricultores, eles vão plantar e depois de um ano vão nos devolver 500 raquetes, que vamos juntar as novas raquetes que vamos produzir e distribuir para outras famílias”, explicou Dilson Peixoto. O programa prevê a implantação, nos próximos três anos, de 3.500 Unidades Familiares de Multiplicação da Palma Forrageira.

Além do secretário Dilson Peixoto, do presidente do IPA, Odacy Amorim, e do prefeito Manuca, estiveram presentes no evento o deputado federal Carlos Veras; o presidente do Iterpe, Altair Patriota; além de técnicos e diretores da SDA, do IPA e do Iterpe.

TABIRA – A agenda da Secretaria de Desenvolvimento Agrário no Sertão pernambucano incluiu ainda uma visita ao Curral do Gado no município de Tabira, que disputa com Caruaru o posto de cidade com a maior feira de gado do Estado.

Acompanhado do prefeito Sebastião Dias, do deputado Carlos Veras e de gestores e técnicos da Secretaria e do Iterpe, o secretário Dilson Peixoto conheceu o Curral do Gado e avaliou com o prefeito a viabilização da segunda etapa da requalificação do espaço, que prevê a construção de um novo curral para caprinos, ovinos e suínos, um novo escritório para a Adagro, posto policial, e ampliação da área de carregamento dos caminhões. Por edição, são comercializados cerca de 6 mil animais, movimento de R$ 6 milhões a R$ 7 milhões.

Em 2019, foram registrados 208 ataques a veículos de comunicação e a jornalistas, um aumento de 54,07% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 135 ocorrências, de acordo com o relatório Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (16) pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Dados do relatório mostram que, em 2019, houve dois assassinatos, 28 casos de ameaças ou intimidações, 20 agressões verbais, 15 agressões físicas, dez casos de censura e outros de impedimentos ao exercício profissional.

O relatório destacou o assassinato dos jornalistas Robson Giorno e Romário da Silva Barros, ambos com atuação em Maricá (RJ). Ainda foi assassinado outro membro da área de comunicação, o radialista Claudemir Nunes, que atuava numa rádio comunitária em Santa Cruz de Capiberibe (PE). Em 2018, foram quatro radialistas mortos em razão de suas atividades.

A federação informa ainda que diminuiu o número de casos de agressões físicas, tipo de violência mais comum até 2018. Em 2019, foram 15 casos que vitimaram 20 profissionais, segundo o relatório.

Acontece neste final de semana dias 17 e 18, o 19º encontro de Motociclistas de Afogados da Ingazeira-PE, o evento será realizado no anel viário (Campo do Nascente).

Final de semana movimentado em Afogados, o evento é o maior da região que consegue reumir motociclitas de todo país,  todas as noites, sempre a partir das 19h, apresentações de bandas de rock clássico ao tradicional, é mais um ano que as grandes máquinas de duas rodas se tornam protagonistas,  mais um final de semana que atrai um grande público depois do Arerê gerando emprego e renda para município.

 

O mega evento começa nesta sexta a partir das 9h com a recepção aos motociclistas. às 10h, inscrições e entrega de troféus encerando no domingo, às 07h, com direito ao café da manhã na sede dos Dragões de Aço. e às 13hs, churrasco de despedida e convite para 2021  na sede dos Dragões de Aço de Afogados .

O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos

As pessoas passaram 3 horas e 40 minutos, em média, utilizando aplicativos (também conhecidos como apps) em 2019. O índice é 35% maior do que em 2017. As informações são do principal relatório sobre o tema no mundo, da consultoria App Annie. A edição de 2020 foi divulgada ontem (15).

O Brasil ficou na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em apps, levemente acima da média, com 3 horas e 45 minutos.

O país foi superado pela China, onde as pessoas mexem com esses programas durante quase 4 horas, e a Indonésia, onde o tempo diário chegou a 4 horas e 40 minutos. Em seguida, vêm a Coreia do Sul (3h40) e Índia (3h30).

Na comparação entre 2019 e 2017, a China obteve a maior ampliação (60%), seguida pela Índia, o Canadá e a França (25%), a Indonésia (20%) e o Brasil, a Alemanha, Coreia do Sul, o Japão e Reino Unido (15%).

No recorte por idade, a chamada geração Z (nascida entre 1997 e 2012) passou 3 horas e 46 minutos por app por mês e teve 150 sessões por mês nos principais aplicativos.

O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos: saiu de 140 bilhões em 2016 para chegar a quase 204 bilhões em 2019.

No Brasil, esse aumento foi de 40%, atingindo cerca de 5 bi no ano passado. Entre as nações, o maior aumento no período foi da Índia: 190%.

Tipos

Os apps de finanças foram acessados 1 trilhão de vezes em 2019, um crescimento de 100% na comparação com 2017. O Brasil também ficou em terceiro no ranking desse tipo de programa, atrás apenas da Índia e da China.

Mas enquanto alguns países já têm a maioria de acessos em carteiras virtuais (China e Coreia do Sul), no Brasil e em outros (como Indonésia, França e Alemanha) as transações digitais são realizadas em sua maioria por apps de bancos. Os apps mais baixados nessa categoria foram Nubank, FGTS, Picpay, Caixa e Mercadopago.

O Brasil seguiu na terceira colocação também no ranking do crescimento em tempo gasto em apps de compras, atrás da Índia e Indonésia.

Entre 2018 e 2019, os brasileiros ampliaram em 32% a sua presença nesse tipo de ferramenta. Os apps mais baixados com essa finalidade foram Mercadolivre, Americanas, Magazine Luiza, AliExpress e Wish.

A colocação foi mantida também no caso dos apps de entrega de comida. O número de sessões nesse tipo de ferramenta entre os usuários daqui foi de 8 bilhões, ficando atrás dos Estados Unidos (10 bi) e da Indonésia (20 bi).

Nas aplicações voltadas ao entretenimento, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking de crescimento entre 2018 e 2019, ainda assim com um índice de 32%.

Entre os locais onde o uso desse tipo de app foi maior estão Índia (78%), França (60%) e Japão (58%). Os mais baixados dessa modalidade foram Netflix, Youtube Go, Amazon PrimeVideo, Globoplay e Viki.

Entre as redes sociais, o estudo não divulgou ranking mundial, mas registrou a força do app chinês Tik Tok. A lista de mais baixados no Brasil é formada por Whatsapp, Status Saver, Snapchat, Telegram e Hago.

Investimentos

Já os gastos com aplicativos aumentaram 110%, passando de US$ 55 bilhões para US$ 120 bilhões no mesmo período. Os jogos são responsáveis por 72% do faturamento. A China aumentou 190% nos últimos três anos, chegando a acumular 40% do mercado mundial.

Em 2019, foram gastos US$ 190 bilhões em publicidade em dispositivos móveis. Neste ano, a projeção da consultoria é de que essa movimentação chegue a US$ 240 bilhões.

Internet das Coisas

O documento destaca o papel dos apps no ambiente interconectado que vem sendo chamado de Internet das Coisas. Nos Estados Unidos, os apps mais baixados para esse tipo ecossistema foram os assistentes Alexa e Google Home, o agregador de serviços audiovisuais Roku, o sistema de videogame Xbox, o sistema 

Um informe oficial da Eletronuclear aponta que a central nuclear de Angra dos Reis, funcionando 24 horas por dia, 365 dias no ano, com duas usinas, gerou em 2019 mais de 16 milhões de megawatts-hora, batendo seu recorde.

De acordo com a estatal, seria eletricidade suficiente para abastecer, com folga, todo o estado de Pernambuco. “E, de quebra, metade da Paraíba!, compara. “E o melhor, sem produzir gases causadores do efeito estufa”. 

O deputado federal Fernando Filho, durante entrevista ao Nossa Voz nesta quinta-feira (16), comentou a informação ventilada na imprensa sobre uma possível indicação do nome dele pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, como sucessor dele no cargo. O parlamentar disse que ainda é cedo pra falar de eleições no Congresso Nacional.

“Eu tenho uma amizade pessoal com o presidente Rodrigo. Tanto que foi um dos fatores que me levaram a escolher o Democratas como partido para poder me filiar. Eu acho que é muito prematuro. (…) Acho cedo pra gente estar tratando isso porque tem ainda tem um ano de mandato. A eleição só acontecerá em 1º de fevereiro do ano que vem”, ponderou Fernando Filho.

No entanto, o deputado afirmou que já falou sobre o assunto com Rodrigo Maia. “É evidente que enquanto partido, o Democratas vai poder se articular pra poder manter a posição que tem, que é a presidência da Câmara dos Deputados. Agora com qual nome ele irá apresentar, isso aí á algo que precisa ser construído ao longo do ano. Eu tenho sim, como eu falei, essa relação de amizade com ele, em algum momento a gente já conversou a respeito disso, sobre como encarar essa eleição”.

Fernando Filho também deixo claro que está à disposição do DEM.
“Se for eu ou outro colega, vou ficar evidentemente feliz”. Comentou que essa é uma disputa complexa, mas destacou que “é um baita de um espaço, é o terceiro cargo na linha sucessória, que controlar, durante dois ano a pauta do Congresso Nacional”, e que “seria um privilégio e uma honra” ser o presidente da câmara, mas ele continuará focado no seu trabalho como deputado, deixando esse assunto para um segundo momento. (Nossa Voz)

Pernambuco, os outros oito estados do Nordeste, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro poderão vivenciar um surto de dengue a partir de março de 2020. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde, que divulgou dados sobre a arbovirose no País no ano passado. Segundo a pasta, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue em 2019, 488,3% de aumento em relação a 2018. O número de mortes confirmadas também subiu: de 201 para 782 – salto de 289%.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), 34 municípios estão em situação de risco de surto, 91 em situação de alerta e 54 em situação satisfatória. O Estado registrou 61.451 casos suspeitos de dengue em 2019, dos quais 20.448 já foram confirmados, assim como 12 mortes. Em relação a 2018, os dados representam um aumento de 170%.

Em nota, o Ministério da Saúde alertou que, como a dengue é uma doença sazonal, os estados precisam ficar atentos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti durante o verão, período quente e chuvoso. “Embora a circulação da doença seja dinâmica, podendo mudar em pouco tempo, o Ministério da Saúde alerta, neste momento, todos os estados da região Nordeste e os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste, sobre o possível aumento de casos da doença em 2020″, diz trecho da nota divulgada pela pasta.

O alerta é necessário, ainda segundo o Ministério da Saúde, porque, no fim de 2018, o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no País depois de dez anos. Desde então, a população está suscetível à doença. “Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O sorotipo 2 que está circulando em algumas regiões do Brasil, tem um potencial de vírus maior de manifestação grave”, esclarece outro trecho do comunicado.

Chikungunya: Em 2019, o Brasil registrou 132.205 casos de chikungunya, outra arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti. O número representa um aumento de 52,3% em comparação com os dados de 2018, quando o ministério contabilizou 86.770 ocorrências. Em relação às mortes, houve aumento de 104,4%: de 45 em 2018 para 92 em 2019.

Em Pernambuco, foram 8.467 casos de chikungunya notificados em 2019, um aumento de 145,4% em relação a 2018. Uma pessoa morreu acometida da doença.

Zika: A zika, mais uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, registrou 10.708 casos no País ano passado. O total é 30% maior que o contabilizado em 2018, quando foram notificadas 8.219 ocorrências. As mortes apresentam queda de 50%: de 6 em 2018 para 3 em 2019. Já em Pernambuco, foram notificados 3.827 casos, aumento de 153,6% em relação a 2018. Nenhuma morte causada pela doença foi registrada. (Via: Folha PE)

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, esteve na tarde/noite desta quarta (15), assinando a ordem de serviço para o início da construção de mais um ponto de apoio da saúde na zona rural do município, dessa vez na comunidade do Santo Antônio ll.
A obra será custeada exclusivamente com recursos da Prefeitura, e está orçada em 72 mil Reais. A nova unidade levará atendimento médico e odontológico às mais de 80 famílias da região. A comitiva contou ainda com as presenças do Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, do Secretário de Saúde, Artur Amorim, servidores municipais, Secretários Valberto Amaral e Flaviana Rosa, e os vereadores Igor Mariano, Cícero Miguel, Reinaldo Lima, Rivélton Santos e Augusto Martins, este último autor do requerimento que solicitou a construção da nova unidade.
Falaram representando os moradores, o Presidente da Associação, António dos Anjos (Viola), o líder comunitário João Mascena, e a diretora de mulheres da FETAPE, Adriana do Nascimento, moradora da comunidade e cuja mãe, Maria José do Nascimento, será homenageada dando nome ao ponto de apoio. “Fico muito feliz em ver, na minha terra, uma gestão que coloca em prática tudo o que defendemos no movimento sindical, que é ver a saúde chegando mais perto de homens e mulheres do campo, com dignidade e respeito. Lutamos muito para que esse tipo de ação também possa ocorrer em outros municípios de Pernambuco,” destacou Adriana do Nascimento.
A assinatura aconteceu em frente à sede da associação de moradores do Santo Antônio ll. Falando aos presentes, o Prefeito José Patriota destacou os números exitosos de sua gestão, e destacou que o índice de 89% de aprovação popular de sua gestão é fruto do trabalho permanente de uma gestão que tem planejamento e sabe escolher suas prioridades. “Isso é resultado dos indicadores que tem melhorado em todas as áreas da gestão. Aqui no Santo Antônio ll, por exemplo, já trouxemos pavimentação, água encanada e agora esse ponto de apoio da saúde, para aproximar esse importante serviço público dos moradores aqui da comunidade, essencial para uma vida mais digna e com mais qualidade,” afirmou Patriota.

Começa a ser pago nesta quinta-feira (16) o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição 5.

Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 recebeu o benefício ainda no ano de 2019. Já os nascidos entre janeiro e junho e com número de inscrição entre 5 e 9 receberão no primeiro trimestre de 2020. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, prazo final para o recebimento.

O valor do abono varia de R$ 87 a R$ 1.039, dependendo do período trabalhado formalmente em 2018.

Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução/DOUCalendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução/DOU

Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução/DOU

Calendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/DOUCalendário de pagamento do Pasep — Foto: Reprodução/DOU

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.

Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento.

O valor do abono é associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor total quem trabalhou o ano-base 2018 completo.

Por exemplo, se o período trabalhado foi de 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 1.039). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 87), e assim sucessivamente.

Para saber se tem direito e como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Ex-marido de Solange Almeida causou saída de Riquelme de banda

Segundo a reportagem apurou, Leandro Andriani baixou em 30% o salário de Riquelme em relação ao que ganhava quando foi convidado para tocar na fase solo da vocalista.

Atualmente, o baterista Riquelme segue na música. Ao sair da banda de Solange Almeida formou uma dupla de forró com a cantora Day Melo. Um EP com 18 músicas foi lançado. O primeiro show dos cantores foi em Fortaleza. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O baterista Riquelme, ex-integrante da equipe de Solange Almeida, deixou de trabalhar com a cantora por uma redução de salário causado pelo ex-marido de Sol. Segundo a reportagem apurou, Leandro Andriani baixou em 30% o salário de Riquelme em relação ao que ganhava quando foi convidado para tocar na fase solo da vocalista.

O Diário do Nordeste entrou em contato com a assessoria de Riquelme, mas ele não quis falar sobre o assunto. Ainda em junho do ano passado, em entrevista à coluna Puxa o Fole, Riquelme informou que a saída da banda de Solange Almeida foi motivada por questões de relacionamento. A reportagem também procurou a assessoria de Solange Almeida, mas até a publicação desta notícia não houve resposta.

Atualmente, o baterista Riquelme segue na música. Ao sair da banda de Solange Almeida formou uma dupla de forró com a cantora Day Melo. Um EP com 18 músicas foi lançado. O primeiro show dos cantores foi em Fortaleza.

Fim do casamento

No último domingo (12), a assessoria de Sol confirmou o fim do relacionamento dela com Leandro Andriani. O casal estava juntos desde janeiro de 2017. Segundo a colunista Fábia Oliveira do jornal O Dia, Solange Almeida e o empresário Leandro Andriani acabaram o casamento porque ele estava “intrometendo-se” nos negócios da forrozeira.

Após a separação, Solange desabafou nas redes sociais: Prefiro ser feliz sozinha do que viver uma relação de aparência. Deus não quer casamento de fachada. Deus quer as pessoas felizes. Cada um tem razão para suas escolhas. Se você não entende, não julgue.”

Eles ficaram noivos três meses depois e em junho do mesmo ano se casaram no civil. Em dezembro de 2017, celebraram a união em uma festa para 500 convidados, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Mudança do salário mínimo: como ficam as contribuições do fundo de garantia e do INSS

Em três meses, o Brasil acumula três salários mínimos diferentes: R$ 998 em dezembro, R$ 1.039 em janeiro e R$ 1.045 em fevereiro. A mudança ocorreu porque, a princípio, o governo não havia concedido aumento real ao mínimo, corrigido apenas pela inflação. No entanto, para consertar a defasagem que havia feito com que o aumento do piso ficasse abaixo da inflação de 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou na terça-feira (14) que o valor vigente em 2020 será de R$ 1.045. Por causa disso, os empreendedores têm que ficar atentos para fazer o pagamento do fundo de garantia de seus funcionários de forma correta.

Marcus Morais de Souza, sócio da MR2C consultoria e contabilidade, explica que o recolhimento de 8% é referente ao salário do mês anterior. Ou seja, em janeiro, os empregadores tiveram que pagar 8% em cima do valor do salário vigente em dezembro, R$ 79,84 no caso do mínimo (referente ao salário de R$ 998). Ainda com base nesse exemplo, no dia 7 de fevereiro, a contribuição deverá ser R$ 83,12 (referente ao salário de R$ 1.039); e, em março, deverá ser de R$ 83,60 (referente ao salário de R$ 1.045).

— O pagamento é de total responsabilidade do empregador. Grandes empresas têm sistemas que já fazem esse cálculo de forma automática. O maior problema será para os autônomos e pequenos empreendedores, opinou.

Alíquota do INSS também muda

O valor descontado do salário do trabalhador como contribuição ao INSS, pago até o dia 20 de cada mês, também mudou. Como o percentual até então é de 8%, quem ganha um salário mínimo teve um desconto maior, porém também teve o salário aumentado. Em janeiro, esses empregados receberam líquido R$ 918,16; em fevereiro, R$ 955,88; e em março irão receber R$ 961,40.

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel

Escola Monteiro Lobato

 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho

Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!