Secretário de infraestrutura de Princesa Isabel, na Paraíba, é preso por estupro

Ele foi transferido para o presídio do Roger após audiência de custódia em João Pessoa 

O secretário de infraestrutura de Princesa Isabel, Givaldo Rodrigues de Morais, de 44 anos, foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (20) suspeito de estupro. Ele foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e segue detido na carceragem. A informação é do G1 PB.

A expectativa é que ele passe ao longo do dia por audiência de custódia e caberá à justiça decidir se decreta a prisão preventiva ou permite que ele responda ao processo em liberdade.

De acordo com a Polícia Civil da Paraíba, o crime teria acontecido por volta de 1h30. A vítima tem 21 anos e também é de Princesa Isabel. Ela acompanhava o pai para se submeter a uma cirurgia e o secretário se ofereceu a levá-los para João Pessoa. Os três estavam hospedados num mesmo hotel no bairro de Tambaú, na orla da capital paraibana.

Viviane Cavalcante, a delegada responsável pelo caso, pegou o depoimento da vítima. Ela disse que o homem entrou em seu quarto e a dopou. Quando acordou, mandou mensagens para uma amiga, que por sua vez chamou a polícia. O suspeito foi preso e a vítima encaminhada para o Instituto de Polícia Científica para passar por exames de corpo de delito, toxicológico e sexológico.

A delegada disse ainda que, segundo o depoimento da vítima, não houve conjugação carnal, mas “outros atos”. Ela não especificou que atos seriam esse. O suspeito nega o crime. De toda forma, o procedimento foi colocado em sigilo para não comprometer as investigações.

O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, declarou pouco depois da repercussão do crime que estava exonerando o secretário de forma imediata, para que ele possa ter direito à ampla defesa. Ele destacou também que a sua gestão tem um “compromisso ético” com as mulheres e que atos individuais de servidores da Prefeitura são “pessoais e intransferíveis”.

Givaldo Rodrigues de Morais já tinha sido preso em 2015, na Operação Sem Limites, que investigava o uso indiscriminado de armas na região de Princesa Isabel. Na época ele era vereador e foi preso por posse ilegal de armas junto a outras cinco pessoas.

A prefeitura de Princesa Isabel exonerou Givaldo Rodrigues de Morais do cargo o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. A decisão da demissão foi publica nas redes sociais da prefeitura, na manhã desta terça-feira (20), após o ex-secretário ser preso pela acusação de tentativa de estupro em João Pessoa

Em entrevista à TV Tambaú/SBT, o prefeito Ricardo Pereira lamentou o caso e anunciou a exoneração do secretário.

Compartilhe:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 têm até esta terça-feira (20) para comprovar os dados informados no ato da inscrição.

O prazo para a entrega dos documentos começou no dia 6 de fevereiro. O processo deve ser feito na própria instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado.

A primeira edição do Prouni 2024 ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

O programa

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior.

Para se inscrever, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo tem duas chamadas sucessivas. A lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada deve ser publicada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 27 de fevereiro.

“Problema localizado”, diz Lewandowski sobre fuga de presos em Mossoró

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, chegou neste domingo (18) a Mossoró (RN) para acompanhar as buscas pelos dois foragidos que escaparam do presídio federal localizado no município.

“O governo federal está presente”, disse o ministro ao desembarcar na cidade. Ele classifica a fuga dos presos como “problema localizado, que será superado em breve com a colaboração de todos”.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal brasileiro, considerados de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006. Eles fugiram na última quarta-feira (14).

No breve pronunciamento ao desembarcar em Mossoró, Lewandowski disse que o episódio “não afeta em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades federais”, referindo-se às penitenciárias federais espalhadas pelo país.

Segundo as atualizações mais recentes, os fugitivos fizeram uma família refém na noite de sexta-feira (16), numa casa a três quilômetros da penitenciária. As autoridades policiais afirmam que as buscas se concentram sobretudo num raio de 15 km a partir da prisão. Foram montados também cinturões em áreas mais amplas.

A operação para capturá-los mobiliza cerca de 300 agentes federais, drones e três helicópteros. As forças de segurança do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí participam das operações integradas. “Isso aqui não é nenhum favor, é o nosso dever, é o sistema único de segurança pública”, disse a governadora potiguar Fátima Bezerra, que recebeu Lewandowski no aeroporto.

O ministro segue em reuniões internas na delegacia da Polícia Federal (PF) em Mossoró, junto com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, e a chefia operacional das buscas. À tarde ele deverá dar declarações à imprensa.

A forma como os dois presos escaparam está sendo investigada. Um buraco foi encontrado em uma parede, e suspeita-se que eles tenham usado ferramentas destinadas a uma obra interna.

Segundo o MJSP, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo, liderada pelo Senappen, apura as responsabilidades da fuga e pode levar a um processo administrativo. Também há um inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos da penitenciária.

Bodocó divulga programação completa da Festa de Março 2024

 

Bodocó já se prepara para a edição 2024 do seu evento mais badalado: a Festa de Março. A programação completa foi divulgada pela prefeitura nesse fim de semana. A festividade acontecerá entre os dias 20 e 24 do próximo mês, com atrações renomadas, como Alcymar Monteiro, Targino Gondim, Limão com Mel, Murilo Huff, Tierry, Henry Freitas, Mara Pavanelly, Tarcísio do Acordeon, Kiko Chicabana e Solange Almeida. Todos os shows vão ocorrer em praça pública, como nas edições anteriores.

Confira abaixo a programação:

20 de março – Budega do Forró

– Sarah Leandro

– Edy Dantas

– Alcymar Monteiro

21 de março – Budega do Forró

– Luiza Siqueira

– Taiana Siqueira

– Targino Gondim

22 de março

– Arthur Diniz

– Limão com Mel

– Murilo Huff

23 de março

– Henry Freitas

– Tierry

– Mara Pavanelly

24 de março

– Tarcísio do Acordeon

– Solange Almeida

– Kiko Chicabana

Compartilhe:

Morre o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos

O empresário Abilio Diniz morreu neste domingo em São Paulo, aos 87 anos de idade. Conhecido por ter transformado o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do país, Diniz estava internado no hospital Albert Einstein, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

A história do varejo brasileiro e do empresário Abilio dos Santos Diniz estão entrelaçadas. Tanto que há alguns anos o jornal britânico Financial Times escreveu que Diniz era um ‘heroi’ para os consumidores brasileiros dada sua perseverança à frente do negócio fundado por seu pai, o português Valentim dos Santos Diniz.

A rede de supermercados Pão de Açúcar, que nasceu em 1948 como uma doceria, ganhou este nome pelo amor que o imigrante criou pelo Pão de Açúcar assim que chegou de navio ao Rio de Janeiro, em 1929, e avistou a beleza da paisagem. A doceria transformou-se num império e Diniz num dos mais icônicos empreendedores brasileiros.

Críticos apontavam seu temperamento forte e a obsessão pelo poder como seus principais defeitos. Mas, no mercado, essas duas características sempre foram vistas como essenciais para seu sucesso no varejo nacional.

Abilio Diniz: ‘Quando eu morrer, coloca na minha lápide: estou aqui, mas vim contra a vontade’

 

Dono de uma fortuna estimada em US$ 2,4 bilhões pela revista Forbes, ele ocupava em agosto de 2023, a posição 1.272 no ranking global de pessoas mais ricas do mundo.

Entre os brasileiros, Diniz não era só o “pop star” do varejo admirado por sua riqueza e obstinação pelo trabalho: ele ganhou notoriedade como um homem apaixonado por esportes — e torcedor fervoroso do São Paulo Futebol Clube, cidadão religioso e que buscava sempre uma vida saudável. Escreveu livros contando sobre suas crises pessoais e profissionais e, mais recentemente, tornou-se apresentador de televisão num programa de entrevistas.

Era ativo em redes sociais, com mais de 845 mil seguidores no Instagram e 1,3 milhão no Facebook, onde mostrava fotos do cotidiano com a família, suas viagens de férias, além de postar alguns de seus pensamentos pessoais sobre a vida e os negócios. Era esse outro lado de Abilio Diniz, além da faceta de empresário de sucesso, que também atraia a curiosidade das pessoas.

A mesma obstinação pelos negócios e pelos esportes, Diniz manteve pela religião. Como sua mãe, a também portuguesa, Floripes Diniz, o empresário era católico fervoroso. Há alguns anos, ele chegou a fazer uma palestra no altar da igreja de Santa Rita de Cássia, no bairro de Mirandópolis, em São Paulo, onde frequentava as missas. O convite para ouvir o empresário na igreja chegou aos fiéis pelo Facebook: “Encontro de fé e cidadania com Abilio Diniz”.

Com seu temperamento forte, Diniz encarou ao logo de sua trajetória profissional algumas brigas homéricas. A primeira delas foi com sua própria família, nos anos 1990. O pai Valentim decidiu dar parte das ações da empresa para seus filhos: Abilio, Alcides, Arnaldo, Vera, Sônia e Lucília. As ações foram divididas de acordo com a participação do trabalho de cada um na empresa.

 

Abilio Diniz, o primogênito e mais ativo no Pão de Açúcar, recebeu a maior parte. Enquanto cada um dos filhos recebeu 8% – e as filhas apenas 2% – Abilio ficou 16% da companhia. A decisão do pai abriu uma disputa entre os irmãos pelo comando da companhia e o Pão de Açúcar por pouco não quebrou. Até mesmo a mãe Floripes abriu um processo contra o marido e o primogênito.

Só em 1994, um acordo foi assinado garantindo a ele o controle da companhia. Lucília, a irmã caçula, foi a única a permanecer no grupo trabalhando com o irmão mais velho.

É com imensa tristeza que escrevemos esse post. Nos faltam palavras para descrever tudo que estamos sentindo. Abilio sempre foi uma inspiração para todos aqueles que o conheciam e o seguiam. Um homem de valores sólidos e fé inabalável. Pai amoroso de 6 filhos, avô de 18 netos, bisavô de 6. Um marido apaixonado, doce e dedicado. Um esportista determinado e vencedor. Um líder incrível, um empreendedor voraz e um empresário inigualável. Sua determinação e garra o levaram ao topo, mas a sua humildade sempre manteve seus pés no chão e sua cabeça no lugar certo. Seu propósito era ser feliz, aprender e compartilhar. E assim o fez. Aprender, aliás, era o que o movia. Sua música preferida era “O Que É, o Que É?”, do Gonzaguinha. E é com ela que queremos encerrar esse post. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, e cantar, e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz.”
Que Deus, seu filho João Paulo, sua mãe Floripes e seu pai Valentim o recebam de braços abertos e que esse encontro seja abençoado e muito iluminado. Mesmo sabendo que ele não gostava de homenagens e despedidas, fica aqui nosso eterno agradecimento pela oportunidade de termos aprendido tanto com ele, que inspirou e motivou milhões de pessoas.
Com muito amor e saudade,
Time Abilio.
Rede sociais
Compartilhe:

Buscas por fugitivos da prisão de segurança máxima de Mossoró entram no quinto dia

As buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento – fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró – entraram no quinto dia neste domingo (18). Os dois foram vistos pela última vez na noite de sexta (16) quando invadiram uma casa que fica a 3 km da Penitenciária.

A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.

Cães farejadores, helicópteros, e mais de 300 agentes de segurança das forças estaduais e federais trabalham nas buscas que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio.

Em alguns momentos, a polícia contou com a ajuda de moradores da região que conhecem a área de mata fechada. “Os policiais me chamaram hoje para ser uma espécie de guia deles porque eu conheço muito a área. Na quinta-feira, levei eles até o lugar das pegadas que era dentro de um terreno que eu já morei”, disse o agricultor Manoel Honorato, de 62 anos.

Fotos dos fugitivos foram espalhadas por vários pontos das comunidades rurais próximas ao presídio.

Colisão entre caminhões deixa motorista morto na BR-424 no interior de PE

Na manhã deste sábado (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a um acidente no km 52 da BR-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco.

O acidente foi uma colisão frontal entre dois caminhões.

Um dos condutores veio a óbito no local, enquanto o outro sofreu ferimentos leves. O condutor ferido realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

Equipes da PRF, Instituto de Criminalística e Polícia Civil estiveram presentes no local. A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.

Colisão entre caminhões deixa motorista morto na BR-424 no interior de PE

Major da Polícia Militar agride esposa, mata porteiro e comete suicídio em PE

Um homem de 60 anos matou a tiros o porteiro do prédio em que residia e tirou a própria vida na Rua Tenente João Cícero, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na noite desta sexta-feira (16).

De acordo com informações extraoficiais, tudo começou com uma briga entre o autor dos disparos, o major médico da reserva da PM Carlos Frederico Cabral da Silveira, e sua esposa.

Durante a discussão, Carlos Frederico teria agredido a mulher, que, com medo, fugiu para um apartamento vizinho ao lado de sua filha. Ele, então, teria pedido informações sobre o paradeiro da esposa para o porteiro, José Washington de Santana, de 53 anos, que, ao se recusar a ajudar, foi atingido com um tiro.

Assustados, os moradores do edifício chamaram a polícia e viaturas do BOPE foram acionadas e, enquanto isso, o major voltou ao seu apartamento. Quando os agentes foram até o local encontraram ele sem vida.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado através da Força Tarefa de Homicídios na Capital como um homicídio consumado, seguido de suicídio.

Os corpos foram encaminhados para o IML, um inquérito policial foi instaurado e maiores informações poderão ser repassadas após a completa elucidação dos fatos.

Compartilhe:

Cuidado! No Brasil chegamos a 94 mortes por dengue em 2024; casos prováveis passam de 555 mil

 

O Brasil registrou 94 mortes por dengue em 2024, segundo o Ministério da Saúde. Os dados, atualizados até sexta-feira (16), mostram que o país tem 555.583 casos prováveis da doença neste ano. Outras 381 mortes são investigadas.

Desde o ano passado, o Brasil enfrenta um aumento nos casos de dengue. Apenas nas quatro primeiras semanas de 2024, 243.720 casos prováveis da doença foram notificados, ultrapassando o total de suspeitas registradas em 2017 (239.389 casos). O número corresponde a um aumento de 273% em relação ao mesmo período de 2023.

Por causa da situação, o Ministério da Saúde ampliou nesta semana para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para o enfrentamento de emergências para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal. O fundo será destinado “para medidas de prevenção, controle e contenção de riscos em situações que podem ser epidemiológicas, de desastres, ou de desassistência à população”, informou a pasta.

Em 2023, a pasta já havia reservado R$ 256 milhões para esse fim. Na época, os investimentos foram efetivados a fim de fortalecer as ações de vigilância e contenção do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além do fomento de ações de vigilância em saúde.

A dengue é uma doença transmitida pela fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, que causa principalmente dores musculares, atrás dos olhos e de cabeça, vômitos persistentes e letargia.

Fonte: R7

Compartilhe:

Banco do Nordeste prorroga inscrições de concurso público com 410 vagas

O Banco do Nordeste (BNB) prorrogou até 11 de Março as inscrições do concurso público da instituição, com 410 vagas imediatas de nível médio e mais 300 para formação de cadastro reserva. A mudança do cronograma foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, 14.

As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do certame. É cobrada uma taxa no valor de R$ 65 por inscrição.

Os candidatos aprovados vão atuar no cargo de Analista Bancário, que tem remuneração de R$ 3.788,16 para uma jornada de 6 horas diárias, somando 30 horas semanais.

As provas serão aplicadas no dia 28 de abril em diversas cidades do país, incluindo Petrolina, Caruaru e Garanhuns, em Pernambuco. O resultado será divulgado no dia 28 de julho.

Compartilhe:

Conheça os 4 principais tipos de exercícios físicos e a importância de cada um deles para a saúde

Mulher praticando Pilates
Mulher praticando Pilates (Foto: Reprodução)

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein – Quando se fala sobre praticar alguma atividade física, costuma-se pensar primeiro nos treinos de força (em geral, a musculação) ou nos aeróbicos (como corrida ou natação). A tendência é que a pessoa escolha fazer a modalidade que mais gosta ou aquela que parece mais eficaz para atingir algum objetivo. Mas, na realidade, existem outros tipos de exercícios que são muito importantes: os de equilíbrio e de alongamento, por exemplo. Todos eles deveriam fazer parte da rotina visando uma longevidade saudável.

“Temos visto estudos cada vez mais robustos mostrando a importância de sermos fisicamente ativos e termos um bom nível de condicionamento físico para termos um envelhecimento saudável. Isso está diretamente relacionado à redução de problemas cardiovasculares, metabólicos (como diabetes e dislipidemias – gordura no sangue), além de diminuir o risco de desenvolvimento de diferentes tipos de cânceres”, afirma o educador físico Everton Crivoi, doutor em ciências do esporte e responsável pela preparação física no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele ressalta que se manter ativo também melhora a saúde mental reduzindo a ansiedade, a depressão e o estresse.

Vale lembrar que atividade física é definida por qualquer ação em que a pessoa se movimenta ativamente e aumenta o gasto calórico em relação ao estado de repouso. Ou seja, ir a pé para o trabalho, para a padaria, passear com o cachorro, lavar a louça, varrer a casa, subir escadas, etc. Por outro lado, o exercício físico é uma atividade orientada, programada, que tem uma metodologia e a pessoa tem um objetivo: como ir treinar na academia ou fazer aulas de natação ou pilates, por exemplo. 

Crivoi destaca que as pessoas precisam trabalhar as suas capacidades motoras, que são as qualidades físicas possíveis de serem treinadas: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Mas ele lembra que também é possível treinar velocidade, agilidade e coordenação motora. “Se conseguirmos trabalhar todas essas capacidades físicas ao longo dos anos, estaremos aptos para realizar qualquer atividade diferente dentro da nossa vida”, disse.

Confira a seguir as diferenças entre as quatro principais modalidades de exercícios e por que todas elas são importantes: 

1 – Exercícios aeróbicos (ou de resistência): são aqueles que aceleram a respiração e aumentam a frequência cardíaca – entre eles, podemos citar andar de bicicleta, correr, nadar, dançar, etc. São importantes para muitas funções do corpo, especialmente para aumentar a resistência do coração e dos pulmões, pois melhoram a capacidade de fornecimento de oxigênio para todos os tecidos e de o músculo utilizar melhor o oxigênio que chega.

O educador físico do Einstein explica que um bom exemplo para saber se está em dia com os exercícios aeróbicos é ver como o seu organismo se comporta ao subir alguns lances de escada. Ficou muito ofegante? Procure um médico para uma avaliação. O cansaço ao subir degraus pode indicar apenas falta de condicionamento físico e isso pode ser revertido com a prática de exercícios aeróbicos. 

Os exercícios aeróbicos também ajudam a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, reduzir a pressão arterial, queimar gordura corporal, diminuir os níveis de açúcar no sangue, reduzir a inflamação e melhorar o humor. Assim, a longo prazo, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, entre elas infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes tipo 2, entre outras. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas façam ao menos 150 minutos por semana de atividades de intensidade moderada a intensa. Os exercícios aeróbicos são uma boa maneira de atingir essa recomendação – podem ser os de longa duração ou os intervalados de alta intensidade, conhecidos como HIITs.

2 – Exercícios de força: apesar de o senso comum associar os exercícios de força somente à prática da musculação, Crivoi ressalta que isso não é uma verdade, pois tudo o que uma pessoa faz envolve força. Quando a pessoa caminha ou corre, por exemplo, a pessoa está aplicando força contra o solo e até quando ergue uma sacola está aplicando força.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A musculação é apenas mais uma maneira de conseguirmos gerar um estresse para o músculo para que ele tenha uma capacidade maior de contrair e gerar tensão. Quanto mais tensão, maior a força. O exercício de pilates é exercício de força; o treino funcional também pode incluir treinos de força; correr na subida, remar ou nadar também são exercícios que envolvem força muscular”, explicou. 

O que muita gente não sabe é que o treino de força é essencial, pois à medida que envelhecemos, perdemos força e massa muscular. Consequentemente, as tarefas básicas diárias vão se dificultando, como carregar sacolas, erguer objetos, estender roupas, levantar-se do sofá ou de uma cadeira, levantar-se do chão. 

Um treino de força em uma sala de musculação vai ajudar no aumento de massa muscular. “O treinamento de força é muito mais do que simplesmente fazer musculação. A massa muscular é importante se for acompanhada do ganho de força para que a pessoa se torne um adulto e um idoso funcional.”

3 – ​Exercícios de alongamento, flexibilidade e mobilidade: são fundamentais para ajudar a manter e aumentar a flexibilidade e a mobilidade. A flexibilidade é a capacidade de usarmos a articulação na sua amplitude máxima. As pessoas mais jovens não costumam valorizar esse tipo de atividade, mas o fato é que o envelhecimento também leva à diminuição da flexibilidade dos músculos e tendões (além da perda de massa muscular).

O alongamento é uma estratégia de treinamento e uma maneira de melhorarmos a capacidade do músculo de atingir essas maiores amplitudes. 

Já a mobilidade é a capacidade de mover uma articulação livremente durante o movimento. Músculos encurtados aumentam o risco de lesões, de câimbras e quedas, além de causar dores musculares, nas costas e nas articulações. O enrijecimento da musculatura também dificulta a realização de atividades cotidianas, como abaixar-se para amarrar os sapatos ou levantar os braços para estender roupas no varal.

“Com o envelhecimento, perdemos a flexibilidade e a força muscular. Quando perdemos os dois, eu perco a mobilidade e a capacidade de realizar movimentos”, disse o educador físico. Entre os exercícios que trabalham a mobilidade e a flexibilidade, estão a ioga, o alongamento, a ginástica natural, prática onde a pessoa usa apenas o peso do próprio corpo para se exercitar, entre outros. 

4 – Exercícios de equilíbrio: o equilíbrio é a capacidade da pessoa sustentar o centro de massa e, para isso, é preciso ter força muscular para ajustar a postura rapidamente com as diferentes mudanças que podem acontecer no ambiente. Ter equilíbrio ajuda a pessoa a se sentir mais estável e previne a ocorrência de quedas, especialmente entre os mais velhos. Pisar num buraco, por exemplo, é uma mudança complexa que acontece no ambiente e o equilíbrio atua nessa capacidade de reagir.

“Todos os exercícios estão interligados, mas o equilíbrio é uma das capacidades físicas mais importantes da nossa vida. Se não tivermos equilíbrio, não conseguimos fazer quase nada das atividades cotidianas. Ter equilíbrio não é somente ficar em pé numa perna só. Cada passo que damos, precisamos nos equilibrar de novo. O grande problema do idoso é que quando ele começa a perder força, muitas vezes ele é incapaz de se manter equilibrado numa marcha ou para subir uma escada, por exemplo”, disse Crivoi. Entre os exercícios que treinam equilíbrio, estão ioga, pilates, musculação com peso livre (fora das máquinas), etc. 

Compartilhe:

Mauro Cid complica ‘Véio da Havan’ em delação sobre o golpe; Saiba detalhes

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid apontou a participação de empresários em um plano não concretizado para evitar a posse de Lula após o segundo turno. As declarações foram dadas durante delação homologada pela Polícia Federal, de acordo com a revista Veja.

Segundo Cid, Luciano Hang, o “Véio da Havan”, e Meyer Nigri, fundador da Tecnisa, pressionaram o então presidente Bolsonaro a fazer com que o Ministério da Defesa produzisse um relatório “mais duro” sobre o processo eleitoral de modo a “virar o jogo”. A conversa teria ocorrido em novembro, segundo relatos de Cid.

A delação do tenente-coronel também complica o deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), que, de acordo com CId, seria um dos parlamentares que teriam se posicionado a favor de um golpe de Estado.

Em 11 de janeiro de 2023, após a posse de Lula, Luciano Hang fez uma postagem desejando sorte ao presidente eleito e repudiando as depredações às sedes dos Três Poderes.

Em janeiro, o dono da Havan foi condenado a pagar mais de R$ 85 milhões por coagir os empregados a votarem em Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. A ação civil foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Bolsonaro pede afastamento de Alexandre de Moraes de inquérito sobre golpe

Bolsonaro, Ex-presidente, Defesa

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja afastado da relatoria das investigações que apuram a existência de uma organização criminosa que teria atuado numa tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Em petição protocolada nesta quarta-feira (14), a defesa argumentou que Moraes não pode ser interessado e ao mesmo tempo juiz do caso. Isso porque, o ministro aparece nas investigações como alvo dos supostos golpistas.

Em paralelo, os advogados também pediram a devolução do passaporte de Bolsonaro, apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, autorizada por Moraes. O ex-presidente, é um dos alvos e foi proibido de deixar o país ou de se comunicar com os demais investigados.

Ao todo, foram cumpridas 48 medidas cautelares contra diversos investigados, incluindo ex-assessores diretos de Bolsonaro e militares da ativa e da reserva.

Pedido

A defesa de Bolsonaro sustenta que a própria PF, em petição, atestou “de maneira indubitável” que Moraes seria vítima central dos atos investigados, com os investigadores “destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa”.

Segundo os advogados, Moraes teria determinado medidas cautelares contra pessoas que supostamente lhe infligem receio pessoal, “ou seja, assumiu, a um só tempo, a condição de vítima e de julgador”, diz a peça da defesa.

O pedido foi direcionado ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, e é assinado por sete advogados, entre os quais o criminalista Paulo Cunha Bueno, e Fabio Wajngarten, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, que depois passou a representar o ex-presidente.

Em relatório encaminhado ao Supremo, a PF informa ter colhido indícios de que Bolsonaro recebeu e pediu alterações em uma minuta de decreto para realizar um golpe de Estado. O documento, segundo o relatório policial, previa intervenção na Justiça Eleitoral e a prisão de Moraes.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Ex-vereador Aury Amazonas é assassinado a tiros em São Lourenço

O ex-vereador de São Lourenço da Mata, Aury Leite Amazonas, de 66 anos, foi assassinado a tiros na noite última quarta-feira de Cinzas (14), na região central do município

De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHH), Aury estava jogando dominó com outras pessoas em uma praça, quando um homem desconhecido chegou atirando.

O crime ocorreu por volta das 18h50, numa região movimentada da cidade, rodeada por bares e restaurantes. Aury morreu no local.

Uma segunda pessoa foi atingida por um tiro no pé esquerdo e foi levada para a UPA de São Lourenço da Mata. O autor dos disparos ainda não foi identificado.

A polícia registrou o caso como ocorrência de desentendimento com um grupo criminoso, mas não sabe dizer a motivação do crime.]

Semanas atrás, um filho de Aury Amazonas foi morto, também a tiros, em São Lourenço da Mata. A polícia também investiga se os crimes estão relacionados.

Vereador Aury Amazonas

Aury Amazonas foi eleito vereador de São Lourenço da Mata em 1992, pelo extinto Partido Trabalhista Renovador (PTR), exercendo seu único mandato na Câmara Municipal.

Apesar disso, tentou a reeleição em quatro oportunidades:

em 1996, pelo PSB, quando ficou na suplência;

em 2000, sob o nome de Aury do INPS, pelo Partivo Verde, em que não foi eleito;

em 2004, também pelo PV, quando também não conseguiu votos suficientes;

e em 2000, pelo Solidariedade, sua última participação na política, também sem conseguir vaga na Câmara.

Compartilhe:

Lewandowski nomeia interventor para presídio de segurança máxima em Mossoró

 

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, decidiu afastar a direção da penitenciária federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e determinou uma intervenção na prisão após a fuga de dois detentos de alta periculosidade nesta quarta-feira, informou a pasta, após incidente que inaugurou o primeiro grande desafio do novo ministro.

Segundo nota divulgada pelo ministério, o afastamento da diretoria é “imediato” e já foi escalado um interventor para assumir a gestão da unidade.

“O policial penal federal que assumirá o presídio já está na cidade. Ele embarcou para o local, na tarde desta quarta-feira, com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia”, afirmou a nota. Garcia viajava acompanhado de outros seis servidores para a apuração presencial do ocorrido.

Dois presos escaparam de um presídio destinado a detentos de alta periculosidade em Mossoró, marcando a primeira fuga do tipo desde a implementação do Sistema Penitenciário Federal, em 2006.

Compartilhe:

Dois presos fogem de presídio de segurança máxima em Mossoró-RN

Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de Setembro de 2023.

Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar – preso na mesma unidade – e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. A rebelião resultou na morte de cinco detentos, três deles decapitados.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou durante a manhã desta quarta-feira (14) que recebeu solicitação de apoio para recaptura e “o apoio está sendo dado”. A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte também informou que auxilia as operações de busca.

A Polícia Federal foi acionada para atuar na operação de recaptura dos fugitivos, e também para apurar a investigação das responsabilidades no episódio, de acordo com o blog da Camila Bonfim. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), informou nesta tarde que vai até Mossoró.

Até a última atualização desta reportagem, a Senappen não havia confirmado a fuga oficialmente, ou informado detalhes do caso.

No site da Senappen consta que “desde a sua criação, o Sistema Penitenciário Federal (SPF) é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais (LEP)”.

O sistema foi criado com o objetivo de combater o crime organizado, isolar lideranças criminosos e os presos de alta periculosidade, de acordo com o Ministério da Justiça.

Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), que recebem presos de alta periculosidade.

Presídios potiguares

Embora esta seja a primeira fuga do presídio federal, o Rio Grande do Norte tem histórico de problemas nos presídios do sistema estadual. Um dos principais casos foi o Massacre de Alcaçuz, em 2017, que acabou com 27 mortos e mais de 50 fugitivos da maior penitenciária do estado.

Em março de 2023, mais de 300 ataques orquestrados por uma facção criminosa foram realizados em várias cidades potiguares. Criminosos atiraram contra imóveis e veículos, e provocaram incêndios criminosos em prédios públicos, privados, carros e ônibus.

Segundo o Ministério Público, a causa dos ataques foi a insatisfação dos detentos com a ausência de “regalias”, inclusive visitas íntimas, que estavam suspensas desde o massacre de Alcaçuz.

Presos apontados como chefes de facção responsáveis pelos ataques foram transferidos para o sistema penitenciário federal. (Via: G1)

Compartilhe:

Polícia prende irmãos que provocaram incêndio em loja de Afogados da Ingazeira

Quando de serviço, o efetivo do 23º BPM foi acionado pela Central de Operações, a qual informou que um incêndio de grandes proporções estaria acontecendo em um estabelecimento comercial situado na Av. Manoel Borba – Centro – Afogados da Ingazeira-PE.

Ao chegar no local, o policiamento constatou a veracidade da informação, recebendo, na oportunidade, informes que o incêndio teria sido de natureza criminosa. Populares relataram ao efetivo do 23º BPM que teriam visualizado os irmãos de iniciais R.F.N e M.R.F próximo à uma barraca, que fica por trás do estabelecimento comercial da vítima, utilizada para dormir pelo morador de rua Célio Tatuador, assim como teriam visto quando o acusado (R.F.N) ateou fogo na referida barraca.

O fogo na barraca teria tomado maiores proporções, vindo a atingir o depósito de mercadorias do estabelecimento comercial Magazine Popular, que no 1° andar da loja, causando um grande incêndio que danificou e destruiu todo o estoque de produtos e materiais diversos.

Diante do exposto, o efetivo do Malhas da Lei, M.O e GCVLI diligenciaram no intuito de deter os suspeitos, o senhor de iniciais R.F.N, 27 anos, e a senhora de iniciais M.R.F, 33 anos, os quais são irmãos e foram detidos em casa. Ao indaga-los sobre a suspeita, os irmãos, espontaneamente, confessaram a autoria do crime, afirmando que, de fato, atearam fogo na barraca do morador de rua conhecido, vulgarmente, como Célio Tatuador, pois teriam tido um atrito, recentemente, com ele.

A senhora M.R.F informou que já possuiu um relacionamento amoroso com o morador de rua, mas que ela e o irmão, nesta data, teriam ateado fogo na barraca devido a um suposto atrito e ameaça, recentemente, por parte do morador de rua contra os acusados, tendo o incêndio na barraca se alastrado e atingindo o estabelecimento comercial da vítima.

Após dar voz de prisão aos acusados, a ocorrência foi repassada à disposição da Delegacia de Polícia local para serem tomadas as medidas legais julgadas cabíveis.

Compartilhe:

Fogo atinge loja no centro comercial de Afogados da Ingazeira-PE, Video:

 

Video:

Fogo  atingiu a loja Magazine Popular, que vende produtos para o lar, na tarde desta quarta-feira (14), em Afogados da Ingazeira na Avenida Manoel Borba no centro comercial da cidade, segundo informações  o fogo teria começado em uma barraca de um morador de rua que fica atrás do prédio,  a Polícia Militar já trabalha no caso informa que dois irmãos foram detidos suspeitos de atear fogo em uma barraca de moradores de rua, o fogo acabou atingindo a loja provocando o incêndio de grandes proporções causando prejuízo ao empresário trabalhador. 

Os funcionários tiveram que sair às pressas quando viram as chamas. O material inflamável que havia na loja, como plásticos, armarinhos e miudezas, fez com que o fogo se espalhasse rapidamente. 

O Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu controlar o incêndio, a boa notícia que ninguém se feriu no incidente, mas o prejuízo é grande para proprietário da loja Evandro conhecido por Vandinho.

 

Compartilhe:

Pernambuco vive o começo de ano mais violento desde muito tempo

Violência em Pernambuco – Thiago Lucas

Por Ana Maria Franca – Coordenadora do Instituto Fogo Cruzado em Pernambuco

Pernambuco vive o começo de ano mais violento desde muito tempo. Não podemos dizer que é o pior da história do estado porque não temos dados de décadas atrás. Mas podemos garantir uma coisa: na nossa série histórica, que conta com anos completos a partir de 2019, NENHUM mês de janeiro foi tão perigoso e letal quanto janeiro de 2024.

Nós do Fogo Cruzado nos espantamos quando acessamos a base de dados de Pernambuco e descobrimos que a região metropolitana do Recife teve 205 baleados em janeiro. Isso dá, em média, quase 7 vítimas por dia. É muita coisa. Foram 147 mortos e 58 feridos nos primeiros 31 dias do ano, em 178 tiroteios.

Como comparação, em janeiro de 2023 foram 116 mortos e 40 feridos, total de 156 baleados, em 147 tiroteios. Números também altos, mas que sequer encostam no que aconteceu neste começo de ano.

Também para efeito de comparação, enquanto contabilizamos 184 baleados na Grande Recife, nas outras regiões metropolitanas nas quais o Fogo Cruzado atua os números foram: Rio de Janeiro, 104 baleados; Bahia, 153 e Pará, 52.

A violência armada não aumenta do nada. Ela é consequência de omissões, excessos, políticas públicas insuficientes. O Pacto Pela Vida, antigo plano de segurança pública de Pernambuco, foi elogiado durante anos, mas ainda que tenha apresentado redução em alguns índices, nunca conseguiu manter o estado abaixo da média nacional da taxa de homicídios.

Isto posto, ao longo dos anos trabalhando na região metropolitana do Recife percebemos haver características próprias na dinâmica da violência armada que são diferentes de outras regiões, como o Grande Rio e Salvador e região metropolitana.

No Grande Recife há muitas mortes dentro de casa, há uma proporção muito alta de vítimas em relação aos tiroteios — o que significa que existem alvos certos. E havia poucos tiroteios em ações e operações policiais. Havia.

Em 2023, foi surpreendente o aumento da violência policial. Foram 99 tiroteios em ações policiais, com 68 mortos e 45 feridos, o que significou um crescimento de 66% no número de baleados. A violência policial ainda representa pouco no total dos tiroteios em Pernambuco (5% de todos os disparos em 2023 foram em ações policiais), mas o aumento no número, além de deixar a população mais em risco, tensiona o clima, aumenta a sensação de insegurança e chama a atenção para uma urgência: um plano de controle da letalidade policial.

O estado é importante na rota nacional e internacional do tráfico de drogas, vive a expansão de grupos armados, especialmente no Litoral Sul, tem casos notáveis de corrupção policial, como desvio de armas, e agora vê um aumento dos tiroteios em ações e operações policiais.

Estado fundamental na história da construção da política e da democracia no Brasil, Pernambuco poderia ser também a luz para um novo modo de fazer segurança pública, focada na dignidade e na preservação da vida da população. Mas o que foi feito até agora é insuficiente. É preciso boa vontade política, estratégias baseadas em evidência e transparência nos dados. O presente assusta. O futuro precisa ser melhor.

Compartilhe:

Ministros do STF avaliam possibilidade de Bolsonaro ser preso; Confira

A maior parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acreditam que já existem provas o suficiente para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda mais depois que veio à tona o vídeo de uma reunião ministerial, realizada em julho de 2022, quando ele debatia um golpe de estado com a cúpula do então governo. A informação é da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo

De acordo com a publicação, apesar de entenderem ter provas para a prisão do ex-presidente, os integrantes da Suprema Corte levam em conta o fator político em uma eventual ida de Bolsonaro para a cadeia. Alguns ministros do STF acreditam que ele pode se tornar mártir caso seja preso.

Ainda segundo a coluna, a maioria dos magistrados defendem que a prisão de Bolsonaro só deve ser decretada após uma condenação na Justiça. No entanto, este cenário pode mudar caso apareçam outros casos venham à tona, como uma eventual tentativa de obstrução de Justiça.

Entre as investigações contra Bolsonaro, a que tem mais chances de o ex-presidente para detrás das grades é a que apura um plano de golpe de Estado.

Compartilhe:

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo 

A Mocidade Alegre foi coroada como a grande campeã do Carnaval de São Paulo de 2024, após uma apuração emocionante realizada no Sambódromo do Anhembi nesta terça-feira (13). A agremiação levou para a avenida o enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país”, uma homenagem ao renomado escritor e poeta Mário de Andrade (1893 – 1945) e à história do Brasil.

Com um desfile tecnicamente impecável, a Mocidade Alegre conquistou seu 12º título na principal liga do carnaval paulista, garantindo assim o bicampeonato. Durante a apuração das notas, a escola do bairro do Limão despontou como favorita isolada a partir do quinto quesito, ao lado da Dragões da Real, da Vila Anastácio. Ambas as escolas acabaram empatadas com 270 pontos, mas a Mocidade levou a melhor pelo critério de desempate, que inclui a somatória das notas descartadas.

Infelizmente, as escolas Independente Tricolor e Tom Maior, do bairro do Sumaré, foram rebaixadas para o grupo especial do Carnaval paulista. Enquanto isso, a Vai-Vai, cujo desfile foi alvo de ataques de bolsonaristas por retratar os policiais como demônios, ficou no meio da tabela.

Os integrantes da Mocidade Alegre acompanharam a leitura das últimas notas com mãos dadas e lágrimas nos olhos. Na quadra da escola, localizada no Bairro do Limão, a vibração foi intensa. O enredo, idealizado pelo carnavalesco Jorge Silveira e pelo enredista Leonardo Antan, teve como inspiração as primeiras explorações de Mário de Andrade pelo Brasil, buscando construir um “novo País” na avenida, exaltando elementos históricos como o barroco mineiro e a dança do carimbó.

“Bordei um país de felicidade / Na voz da minha Mocidade”, ecoou o samba enredo, refletindo a alegria e a determinação da agremiação em sua jornada rumo à vitória.

Vaca invade bloco de carnaval no Rio Grande do Norte e deixa vários feridos; veja vídeo

Foto: reprodução

Em um caso inusitado, uma vaca invadiu um bloco de carnaval que acontecia na cidade de Pendências, interior do Rio Grande do Norte, neste domingo (11), e deixou três pessoas feridas. As imagens desse momento peculiar se espalharam pelas redes sociais.

A Banda Grafith fazia um “arrastão” nas ruas da cidade sobre um trio elétrico no momento em que o animal, assustado, atingiu os foliões. De acordo com a prefeitura, a vaca ainda colidiu com dois carros.

“As pessoas foram encaminhadas para o hospital e prontamente foram atendidas”, informou a prefeitura. Segundo a gestão municipal, as vítimas tiveram ferimentos leves.

A Secretaria de Comunicação Social de Pendências informou nesta segunda (12) que com o apoio da polícia, o animal foi retirado da avenida, sem se ferir ou machucar mais ninguém e que, até então, não conseguiram identificar o proprietário do animal.

Ainda de acordo com a prefeitura, o fato surpreendeu a organização do evento, porque a avenida onde ocorre o “arrastão” é selada com guarda-corpo e uma equipe de monitoramento. Uma equipe foi enviada ao local para fazer uma vistoria e evitar que outro caso do mesmo tipo volte acontecer.

“Reiteramos aos foliões que tomaremos todas as medidas cabíveis para garantir mais segurança durante os festejos carnavalescos”, informou a prefeitura.

O município usa um espaço em um parque de vaquejadas para apreensão de animais recolhidos nas ruas. Assista vídeo:

Hamas mantinha túnel de comando sob sede da ONU em Gaza, diz Israel

Foto: EFE/Forças de Defesa de Israel

As forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza, disseram os militares, que ainda chamaram a estrutura de “nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelo Hamas”.

Engenheiros do Exército conduziram repórteres de veículos estrangeiros pelas passagens recém-encontradas. A visita acontece em um momento de crise para a UNRWA, que lançou uma investigação interna para apurar as acusações de que a agência tinha militantes infiltrados. A entidade viu uma série de países doadores congelarem o financiamento devido a alegações feitas no mês passado por Israel de que alguns de seus funcionários também atuaram como agentes do Hamas.

Os palestinos acusaram Israel de falsificar informações para manchar o nome a UNRWA, que emprega 13 mil pessoas na Faixa de Gaza e tem sido uma tábua de salvação há anos para a população, que precisa de ajuda. A agência gerencia escolas, postos de saúde para cuidados primários e outros serviços sociais, além de distribuir ajuda.

A sede da UNRWA fica na cidade de Gaza, entre as áreas do norte que tropas e tanques israelenses invadiram no início da guerra, que já dura quatro meses, contra a facção islâmica governante Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para o sul.

Os repórteres que participaram da viagem fortemente escoltada entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, descendo até o túnel revestido de concreto. Após vinte minutos de caminhada pela passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa, eles chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército que liderava o passeio.

Compartilhe:

Afogados: Mela-mela, tô na folia e desfile de fantasia infantis no carnaval 

O Carnaval Tradição dos Tabaqueiros e de todas as culturas vem agitando as ruas e polos de animação em  Afogados da Ingazeira.

Nesta segunda, a animação começou cedo com o bloco Gava, no Clube Campestre e no Pólo AABB ao som do Quinteto do Samba. 

Pelo sétimo ano consecutivo o Bloco Mela Mela, do Bairro São Francisco, arrastou uma verdadeira multidão, ao som de Robby e Mateus Max. O bloco já é uma tradição na  tarde da segunda de carnaval. 

À noite, na avenida Rio Branco, aconteceu a tradicional descida do bloco Tô na Folia, animado pelo cantor J. Santos, ex-vocalista da banda calango aceso. Esse é o 22º ano consecutivo do tô na folia animando os foliões. Bonecos gigantes e estandartes foram os abre-alas do bloco, que contou com as presenças do ex-prefeito Totonho Valadares, do Prefeito Sandrinho Palmeira, do vice, Daniel Valadares, e dos Deputados José Patriota (Estadual) e Carlos Veras (Federal).

No polo do frevo, na praça de alimentação, a noite foi das crianças participarem do concurso e desfile de fantasia infantis. A comissão julgadora formada por Helena Levino, Darlene Silva e Pedro Rafael analisaram os critérios de indumentária, desenvoltura e criatividade. 

Os ganhadores na categoria de 0 a 06 anos foram: 1° Lugar – Artur Miguel com a fantasia Lampião; 2° Lugar – Maria Helena com a fantasia Baiana e em 3°Lugar – Antônio Levi com a fantasia Peste Negra. Na categoria de 07 a 12 anos: 1° Lugar – João e Luiz com a fantasia Rei do Carnaval e Seu Fiel Companheiro; 2° Lugar – Isadora e Catarina com a fantasia Jardim da Fantasia; em 3° Lugar – Daniel Almeida com a fantasia Homem Aranha. 

O Prefeito Alessandro Palmeira acompanhou o concurso de fantasias infantis ao lado de sua esposa Lelis e de sua filha Eulália. 

Todos os participantes receberam premiações em dinheiro e troféu de participação.

Compartilhe:

Jornalista “trocada” por madrinha de casamento se pronuncia na web: “Descobri da pior forma possível”

A jornalista Renata Heilborn decidiu usar as redes sociais para fazer um pronunciamento, que ela afirma ser o primeiro e o último, sobre o romance entre Marcelo Courrege, com quem foi casado por quase 10 anos, e Carol Barcellos, madrinha do casamento deles, realizado em 2014. 

A situação veio à tona quando os jornalistas compartilharam fotos juntos em um camarote da Marquês de Sapucaí durante o Carnaval do Rio de Janeiro.

Em seu Instagram, a repórter esportiva se pronunciou sobre a polêmica com seu nome. “Essa é a primeira e última vez que vou me pronunciar sobre as notícias que estão saindo nas mídias (e, infelizmente, com muitas informações falsas)”, disse. 

“Estamos no meio do carnaval, e eu tô me divertindo… Curtindo, aproveitando pra ser feliz. Aliás, façam o mesmo! Só aceito encontrar vocês na rua cheios de purpurina”, continuou. 

Na sequência, Renata desabafou sobre seu antigo relacionamento e esclareceu algumas informações falsas sobre ele. “Mas vamos lá: Fui casada durante 10 anos – no total foram 12 anos de relacionamento. Primeiro ponto: meu casamento não era aberto. Que isso fique muito claro. Segundo: descobri da pior forma possível que meu ex-marido tinha um caso com uma amiga minha – madrinha do meu casamento”, desabafou. 

Ela ainda acrescentou como descobriu o namoro de seu ex e sua amiga. “Casamento, aliás, que não era perfeito. Longe disso. Já estávamos em crise, e eu mesma já havia pedido a separação um ano antes de isso tudo acontecer. Porém, num momento em que estava frágil, após pedir demissão da TV Globo, descobri que ele estava com uma amiga – daquelas confidentes e que eu convivia diariamente”, esclareceu. 

A jornalista ainda disse que demorou para superar o sofrimento. “Depois que eu descobri, numa manhã de sexta-feira, saí de casa, e ele foi morar na casa dela e viver sua “paixão”. Eu demorei pra ficar bem, pra me refazer da decepção. De imediato, comecei a me culpar, porque abri minha intimidade para uma pessoa que julgava minha amiga. A traição de um amigo abre um buraco muito mais profundo. Mas não era uma opção parar de viver. Eu não merecia isso”. 

“Para terminar, vamos lá: Cada um dá o que. E tem gente que não tem nada para dar. Que é vazia, com caráter frágil. Perdi o medo, o trauma ficou e, hoje, só agradeço. Como todo mundo que esbarra comigo diz: ‘Foi livramento’. Foi, sim. Daqueles enormes. E, hoje, só agradeço”, escreveu sua opinião sobre o caso, sem citar os nomes dos envolvidos. 

“Estou mais leve, mais feliz e tenho muita sorte. Porque eu tenho uma família incrível e amigos maravilhosos que me deixaram de pé, que estão comigo em absolutamente todos os momentos. Seguraram minha barra, minha onda e estão me fazendo viver os melhores momentos da minha vida. Está melhor seguir assim. Fim da fofoca, fim da polêmica. Agora, vamos em frente porque ainda tem Carnaval para acontecer e coisa muito melhor pra fazer”, finalizou agradecendo o apoio de sua família e amigos.

Os internautas resgataram um vídeo de Carol na cerimônia do casamento de Renata e Marcelo.

 

Compartilhe:

Serra Talhada: Jovem é executado na calçada de casa após bloco carnavalesco

Serra Talhada registrou o terceiro homicídio do ano na madrugada desta terça-feira (13). O crime ocorreu no bairro Malhada, por volta das 02h30, na Rua Joaquim Gonçalves.

A vítima foi identificada como Isaac Gabriel Menezes dos Santos, de apenas 19 anos, tinha acabado de chegar de um bloco carnavalesco.

Ainda de acordo com o Farol de Notícias, a vítima estava sentado na calçada de um primo, ouvindo música com sua companheira, quando de repente dois homens chegaram numa motocicleta e efetuaram os disparos. O jovem foi atingido no peito esquerdo.

LINHA DE INVESTIGAÇÃO

Segundo informações da polícia, a vítima, que faria aniversário em março, ainda foi socorrido para o Hospital Eduardo Campos, mas não resistiu.

A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas, mesmo Isaac Santos não tendo passagem pela policia.

Uma das linhas de investigação é que os suspeitos do homicídio tiveram um desentendimento com a vítima, durante a Festa de Setembro, e vinha sofrendo ameaças, via redes sociais. A Polícia Civil investiga o caso.

Compartilhe:

Ivete Sangalo se assusta após tubo de gás carbônico explodir no carnaval de Salvador; duas pessoas ficaram feridas

Além de um vazamento de gás, o trio elétrico da cantora quase vira por excesso de peso.

Duas pessoas ficaram feridas após um tubo de gás carbônico explodir durante o desfile de Ivete Sangalo, nesta segunda-feira (12), no circuito Dodô, na Barra/Ondina, em Salvador. As vítimas tiveram ferimentos leves, no braço e no olho, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros, e passam bem, como publicou o G1.

Em imagens registradas pela equipe de reportagem do g1, que acompanha o desfile, é possível ver o momento em que Ivete Sangalo fala do susto que tomou após a explosão e muita fumaça em cima do trio.

Em seguida, a artista pediu para a equipe que todo o gás carbônico fosse liberado e recomeçou a apresentação com participação de Gloria Groove. Minutos depois, o desfile voltou a ser paralisado.

Mileide Mihaile, Cristian Bell, Juliana Paiva e outros convidados desceram do trio-elétrico e foram para o chão, como foliões-pipoca.

Durante o percurso, o veículo em que estava a cantora começou a inclinar para o lado esquerdo, por causa de excesso de peso. Após as pessoas correrem na outra direção, o trio voltou para a posição normal.

A assessoria de Ivete Sangalo disse que por causa da situação, a equipe preferiu evacuar o trio por segurança e a cantora seguiu percurso até o final.

Em nota, o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que apesar de cuidar da vistoria prévia e fiscalização dos trios antes e durante os circuitos, “incidentes com a mecânica e a estrutura dos veículos podem ocorrer de forma inesperada, mesmo com todos os itens de segurança vistoriados”.

Antes da explosão, Ivete reclamou nesta segunda-feira (12), de um spray de pimenta utilizado durante a passagem do desfile. A artista disse que a voz dela estava “ruim” e pediu ajuda aos foliões.

“Jogaram spray de pimenta lá na Barra, lembram? Não tem spray de pimenta certo. Spray de pimenta no dos outros é refresco. Aí nós vamos começar, eu vou continuar cantando, aquecendo e vocês, óbvio, vão cantar para ******, mamãe vai cantar e essa banda vai arrasar porque para Deus não existe o impossível”, afirmou Ivete.

A artista agradeceu aos comentários feitos pelos fãs na página oficial do bloco Coruja, por causa atraso da saída dos trios que aconteceu no sábado (10), após alguns equipamentos de trios e carros de apoio quebrarem no local de desarme do circuito.

Compartilhe: