Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Imagem ilustrativa. (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O aplicativo Prevenção de Desastres, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já conta com mais de 2 mil downloads. Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app.

O aplicativo, lançado em maio deste ano, traz alertas sobre áreas de risco de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos que podem impactar a segurança da população do país.

Na interface do app, o usuário pode visualizar informações do local onde está ou selecionar áreas de interesse. Entre os dados disponíveis, estão o número de edificações da região e de pessoas em áreas de risco.

O serviço de monitoramento também permite que os usuários possam inserir informações no mapeamento de risco e cadastrar inundações ou deslizamentos que tenham presenciado. O processo deve ser feito por meio da inserção de vídeos ou fotos e a descrição do fato.

IOS

O app já estava disponível para usuários do sistema Android e está sendo ampliado para outros dispositivos. Agora, usuários dos celulares e outros dispositivos desenvolvidos para sistemas IOS (Apple) já podem baixar o aplicativo.

Fonte: Agência Brasil. 

Compartilhe:

“Potências Japonesas Se Unem: A Grande Aliança de Honda, Nissan e Mitsubishi”

“Gigantes Automotivos Se Unem: Honda, Nissan e Mitsubishi Formam Nova Holding” estão oficialmente se unindo sob uma única holding para enfrentar a competição global. Esta parceria, anunciada em uma declaração conjunta pela Honda e Nissan, posiciona o trio para se tornar a terceira maior montadora do mundo.
A fusão, programada para ser finalizada em agosto de 2026, baseia-se em colaborações recentes entre a Honda e a Nissan, incluindo esforços conjuntos em tecnologias de direção autônoma e de emissão zero.
O impacto da parceria na Mitsubishi e na experiência do cliente permanece incerto, com Toshihiro Mibe da Honda enfatizando que as discussões ainda estão em estágios iniciais.
No entanto, o CEO da Nissan, Makoto Uchida, expressou confiança no potencial da aliança para entregar produtos inovadores. Se esta fusão é suficiente para competir com líderes de EV como Tesla e BYD, ainda não se sabe.”
No Japão, mais de 9,000 pequenas e médias empresas ligadas direta e indiretamente às 3 montadoras já se preparam para fechar.
A maioria destas pequenas empresas são as que têm processo de produção arcaico e não tecnológico.
Ainda existem milhares de fábrica no Japão com processos de produção mais arcaicos que a China e Correia do Sul. Chega a ser surreal como ainda encontramos em pleno 2025 empresas funcionando nestas condições no Japão.
A tendência é a modernização e o corte direto na mão de obra em mais de 9,000 fabriquetas.
Por outro lado, a mão de obra excedente deste fechamento, se colocada no posto de trabalho, alimentará os outros segmentos que necessitam de mão de obra.
No Japão, para os empregados desqualificados / no sentido de sem nenhuma formação universitária ou técnica a nível de segundo grau / que alimentam as indústrias de transformações, os dias de trabalho começam a ficar contados.
O Japão já tem o projeto de uso de mão de obra qualificada de engenheiros e técnicos do Vietnã, Índia e Indonésia para as novas plantas de fábricas modernas e com alta tecnologia.
Para nós, os desqualificados, teremos muito serviço na agricultura, cuidados de idosos, indústria alimentícia, serviços diversos, contudo, os salários não passam de ¥1,100 a hora sem hora extra.
Como em qualquer país do mundo onde os melhores salários são para quem tem estudo e idade máxima de 30 anos, o Japão se iguala ao resto do mundo.
Não existe nenhuma vantagem em falar a língua japonesa estando no Japão, apenas ficamos nivelados com os japoneses sem qualificação como nós.
A realidade demorou, mas chegou para nós que sempre fomos incrédulos.
Nas fabriquetas fundo de quintal que contratam mais de 80% dos estrangeiros sul-americanos, os dias estão contados.
Estaremos nós preparados para uma entrevista de trabalho sem tradutores? Estaremos nós preparados para mudar de região dependendo da demanda de emprego ? Teremos nós condições de alugar uma casa ou apartamento em outras regiões ? Teremos nós condições de procurar empregos acima de salários de ¥1,800 a hora?
Fica a reflexão.
Connexion.Tokyo
Compartilhe:

Avião da Embraer que caiu no Cazaquistão pode ter sido atingido por míssil russo.

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 (Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters )

Relatos, danos na fuselagem e localização sugerem ataque durante sobrevoo de região sob tensão entre Rússia e Ucrânia

 Um jato comercial Embraer E-190, operado pela Azerbaijan Airlines, caiu no Cazaquistão nesta quarta-feira (25), e as primeiras análises indicam que a aeronave pode ter sido atingida por fragmentos de um míssil ou drone interceptado pela defesa antiaérea russa. Segundo informações da Folha, as condições da rota, testemunhos de sobreviventes e danos visíveis na fuselagem reforçam essa hipótese.

O voo, que partiu de Baku (Azerbaijão) em direção a Grozni, na Chechênia, atravessou uma área próxima ao mar Cáspio, região que registrou ataques de drones ucranianos horas antes. Inicialmente, autoridades russas e azeris alegaram que a queda teria sido causada por um “bando de pássaros”, mas essa versão foi descartada ao longo do dia. Uma nova justificativa, que mencionava a “explosão de um balão” dentro da aeronave, também foi considerada sem fundamento técnico.

Ainda de acordo com a reportagem, três fatores principais sugerem que o avião foi atingido antes de cair:

  1. Rota e contexto militar: O trajeto sobrevoava regiões de alta tensão, incluindo o Daguestão, cuja capital, Makhachkala, teve o aeroporto fechado devido a ataques de drones. Analistas apontam que a área é protegida por sistemas antiaéreos russos, como o Pantsir-S1, que dispara mísseis capazes de explodir no ar, lançando estilhaços.
  2. Danos à aeronave: Um vídeo gravado por um passageiro mostra danos internos no compartimento de bagagem e em painéis da cabine. Além disso, imagens externas revelam furos na fuselagem, compatíveis com estilhaços de explosões antiaéreas.
  3. Manobras suspeitas e relatos de sobreviventes: Testemunhas relataram que o avião realizou movimentos erráticos, alternando descidas e subidas, antes de tentar um pouso de emergência em Aktau, Cazaquistão, onde explodiu ao tocar o solo.

A agência de aviação do Azerbaijão abriu uma investigação e suspendeu voos no norte do Cáucaso. O incidente ocorre em um momento de intensificação dos ataques de drones ucranianos em território russo, o que elevou os riscos para rotas aéreas na região. Desde o início da guerra em 2022, voos internacionais para a Rússia já enfrentavam limitações, com desvio de trajetos sobre áreas como o mar Cáspio.

 

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios de 2025; veja datas

www.blogmarcosmontinely.com.br

O Ministério da Previdência Social divulgou o calendário de pagamento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agora, os segurados podem conferir a data em que receberão o pagamento os benefícios em 2025.

Para quem recebe o piso nacional (até um salário mínimo), os depósitos referentes a janeiro vão começar no dia 27 de janeiro e seguem até 7 de fevereiro.

Segurados com renda mensal acima do salário mínimo terão seus pagamentos creditados a partir de 3 de fevereiro.

Veja as datas completas abaixo:

Confira o calendário do INSS de dezembro para quem recebe até um salário mínimo:

  • Cartão final 1: 20/dez
  • Cartão final 2: 23/dez
  • Cartão final 3: 26/dez
  • Cartão final 4: 27/dez
  • Cartão final 5: 30/dez
  • Cartão final 6: 02/jan
  • Cartão final 7: 03/jan
  • Cartão final 8: 06/jan
  • Cartão final 9: 07/jan
  • Cartão final 0: 08/jan

Confira o calendário do INSS de dezembro para quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Cartão final 1 e 6: 02/jan
  • Cartão final 2 e 7: 03/jan
  • Cartão final 3 e 8: 06/jan
  • Cartão final 4 e 9: 07/jan
  • Cartão final 5 e 0: 08/jan

Ao longo de 2025, a previsão de pagamentos é:

  • Janeiro: de 27/01 a 07/02;
  • Fevereiro: de 24/2 a 12/3;
  • Março: de 25/03 a 07/04;
  • Abril: de 24/04 a 08/05;
  • Maio: de 26/05 a 06/06;
  • Junho: de 24/06 a 07/07;
  • Julho: de 24/07 a 07/08;
  • Agosto: de 25/08 a 05/09;
  • Setembro: de 27/09 a 07/10;
  • Outubro: de 27/10 a 07/11;
  • Novembro: de 24/11 a 05/12;
  • Dezembro: de 22/12 a 08/01.
Compartilhe:

Namorada de Amado Batista fala pela primeira vez sobre relacionamento com o cantor; Assista

Nova namorada de Amado Batista, Calita Franciele Miranda, de 22 anos, foi às redes sociais na segunda-feira (23) confirmar o relacionamento com o cantor de 73 anos. A miss Universe Mato Grosso 2024 afirmou estar apaixonada.

 

“Chega de mistério. Sim, gente. É verdade. Estou namorando e apaixonada”, disse nos stories do Instagram.

Assista:

 

Recentemente, Amado Batista também havia confirmado o namoro, mas sem dizer o nome da moça: “A internet fala demais. Mas tô namorando sério, é verdade. Eu nunca fui namorador, mas precisamos namorar para ser feliz, não é? E namorar quem você quer ou se ela quiser, também”, disse o cantor em entrevista ao “The Noite com Danilo Gentili”.

Compartilhe:

Bando armado rouba diamante em plena rua de Campinas. Veja vídeo

A Polícia Civil de São Paulo investiga o roubo de um diamante em Campinas, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. O crime ocorreu nesta segunda-feira (23/12) e foi filmado por uma câmera de segurança.

 

Segundo informações iniciais, passageiros de um carro foram surpreendidos por criminosos em uma rua residencial. No momento da abordagem, as vítimas estariam com o diamante. Uma câmera registrou a ação dos ladrões.

Veja:

As imagens mostram quando os três assaltantes saem fortemente armados de um carro preto. A seguir, eles abordam os passageiros de um veículo de cor clara. Há uma discussão. Dois homens que estavam no banco de trás deixam o automóvel abordado. O motorista e outro passageiro são mantidos dentro do carro.

Depois de cerca de um minuto, os ladrões levam o motorista e o último passageiro para o veículo usado pelos criminosos. Na sequência, eles fogem com os dois e o suposto diamante.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia realiza investigações para identificar os autores do crime e esclarecer os fatos. A pasta não deu detalhes sobre o que aconteceu com as duas pessoas levadas pelos assaltantes ou se investiga a participação da dupla no crime.

O caso foi registrado como roubo no 12º Distrito Policial de Campinas e é apurado com apoio da 2º Delegacia de Investigações Gerais (DIG). (Via: Metrópoles)

Compartilhe:

Dólar salta e fecha próximo de R$ 6,20 com pacote de gastos no radar; bolsa cai

Na máxima, a divisa do dólar chegou a bater R$ 6,201, enquanto a mínima foi de R$ 6,080.

 

dólarvoltou a acelerar ganhos nesta segunda-feira (23) e fechou próximo de R$ 6,20 com a permanência do temor com as contas públicas no radar dos investidores.

A sessão também marca um início de semana com agenda esvaziada e mercado fechado na terça (24) e quarta-feira (25) pelo recesso de Natal.

A divisa encerrou a sessão com salto de 1,88%, negociado a R$ 6,185 na venda. Na máxima, a divisa chegou a bater R$ 6,201, enquanto a mínima foi de R$ 6,080.

Na sexta (20), a divisa havia recuado quase 1%, a R$ 6,071.

O clima negativo também penaliza o Ibovespa, que por volta das 17h perdia cerca de 0,75%, aos 121,2 mil pontos. Nos mercados globais, Wall Street opera sem direção única, mesmo comportamento registrado no fechamento das praças na Europa.

Agentes financeiros seguem preocupados sobre a dinâmica das contas públicas e fazendo contas sobre a potencial economia fiscal após a aprovação do pacote de cortes de gastos no Congresso Nacional.

Na semana passada, o Congresso aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e os dois projetos de lei do pacote fiscal, mas fez ajustes nos textos.

O Ministério da Fazenda estima que a desidratação do pacote de corte de gastos terá um impacto de R$ 2,1 bilhões até 2026. A previsão inicial era de que as medidas fiscais teriam capacidade de economizar R$ 71,9 bilhões em dois anos.

De acordo com a nova estimativa divulgada pela equipe econômica, o pacote fiscal terá capacidade de economizar R$ 69,8 bilhões até 2026.

Na sexta-feira (20), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia informado que as mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional no pacote teriam um impacto fiscal de R$ 1 bilhão até o fim do ano do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Focus mostra piora das expectativas

Mais cedo, o boletim Focus, pesquisa semanal do BC com avaliação do mercado para os principais índices econômicos, mostrou piora das expectativas para inflação e juros nos próximos anos.

A previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2025 foi a 4,84%, ante 4,60% na semana passada, enquanto para 2026 se manteve estável em 4%.

O BC persegue meta de 3%, com margem de 1,5 ponto para cima (4,5%) ou para baixo (1,5%).

Já as expectativas de Selic passaram para 14,75% no ano que vem, pico do atual ciclo de alta, ante 14% na edição da semana passada.

Cenário global.

No exterior, investidores ainda digerem a mais recente série de reuniões de bancos centrais.

Na semana passada, o Federal Reserve (Fed) surpreendeu os mercados ao projetar um ritmo moderado de cortes na taxa de juros, fazendo com que os rendimentos do Tesouro dos EUA e o dólar subissem.

Por CNN Brasil

Compartilhe:

Daniel Valadares e Fernando Dueire anunciam R$ 1 milhão para a saúde em Afogados da Ingazeira

O prefeito em exercício de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), divulgou nesta quarta-feira (23) um vídeo ao lado do senador Fernando Dueire (MDB) anunciando mais uma conquista para o município.

O senador destinou uma nova emenda de R$ 1 milhão para a saúde, somando R$ 2 milhões em investimentos este ano, já que anteriormente havia destinado o mesmo valor para a infraestrutura.

“Esses investimentos em saúde e infraestrutura são benefícios diretos para o povo de Afogados, e vamos continuar trabalhando para trazer mais avanços”, destacou o senador durante o anúncio.

Daniel Valadares expressou gratidão em nome do prefeito Sandrinho e da população de Afogados, ressaltando que a cidade lidera na área da saúde no Pajeú. “Esses recursos nos permitirão avançar ainda mais. Essa parceria com o senador Fernando Dueire trará muitos frutos para nossa gente”, declarou Daniel.

Compartilhe:

Prefeitura de Afogados da Ingazeira entrega nova praça no bairro Padre Pedro Pereira

Na tarde deste domingo (22), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou à população a nova Praça Amaro Pedro da Silva, localizada no bairro Padre Pedro Pereira. O nome da praça foi oficializado pela Lei Ordinária nº 1.078/2024, sancionada em 2 de outubro de 2024, a partir de uma proposta dos vereadores Toinho da Ponte, Vicentinho, Cancão e Cícero Miguel.

A inauguração contou com a presença do prefeito Sandrinho Palmeira, do vice-prefeito Daniel Valadares, e dos vereadores Toinho da Ponte, Raimundo Lima, Cesar Tenório e da futura vereadora Lucineide do Sindicato. Também estiveram presentes os secretários municipais Madalena Leite, Valberto Amaral, Silvano Jackson (Bombinha), Odilio Lopes, Augusto Martins, Lúcia Gomes e Risolene Lima.

A obra representou um investimento de R$ 124.850,00, com recursos próprios. O projeto incluiu a construção de passeio com piso intertravado, iluminação em LED, paisagismo, bancos e rampas de acessibilidade, garantindo um espaço moderno e inclusivo para a comunidade. A obra inaugurada recebeu a benção do padre Luiz Marques.

Representando a Câmara, o vereador Toinho da Ponte destacou: “É só agradecimento e gratidão. Eu queria realizar o sonho desse povo e o meu também.”

O vice-prefeito Daniel Valadares reforçou o compromisso de cuidar da cidade: “A gente fica feliz em realizar esse trabalho. Quero que os mais jovens sigam o exemplo dos mais velhos, cuidem desse bairro e levem esse compromisso para as futuras gerações.”

Já o prefeito Sandrinho Palmeira agradeceu à equipe de governo, com uma menção especial ao secretário de Infraestrutura, Silvano Jackson: “Bombinha é um orgulho danado para nossa gestão, ele é incansável. Não é fácil ser secretário de Infraestrutura de Afogados. Bombinha, obrigado por tudo que você tem feito pelo município.”

Sandrinho também anunciou uma grande reforma no CRAS, localizado em frente à praça: “Logo, logo, vamos iniciar a reforma do CRAS, um espaço tão importante para o nosso município. Estamos chamando de reforma, mas, na verdade, iremos derrubar e construir tudo de novo.”

No próximo sábado (28), o Prefeito Sandrinho Palmeira irá ao Monte Alegre inaugurar uma passagem molhada construída pela Prefeitura na comunidade.

Compartilhe:

Queda da ponte entre TO e MA: polícia confirma 2 mortes, 1 ferido e 8 desaparecidos

A estrutura, inaugurada em 1960, conectava as rodovias BR-226, entre Belém e Brasília, e BR-230, conhecida como rodovia Transamazônica

 Uma tragédia abalou a região entre Maranhão e Tocantins neste domingo (22/12), quando o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira resultou na morte de duas pessoas e no desaparecimento de outras oito. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA) e a Polícia Militar de Tocantins (PMTO) confirmaram as informações.

A estrutura, inaugurada em 1960, conectava as rodovias BR-226, entre Belém e Brasília, e BR-230, conhecida como rodovia Transamazônica. No momento do acidente, um caminhão cruzava a ponte quando esta cedeu. Imagens que circulam nas redes sociais registraram o instante em que a construção desmoronou, provocando um cenário de caos e desespero.

Entre as vítimas fatais estão uma mulher de 25 anos, moradora de Aguiarnópolis (TO), e um homem de 42 anos. Um terceiro indivíduo, de 36 anos, foi resgatado com uma fratura na perna e levado ao Hospital de Estreito (MA).

Perigos adicionais e interrupção das buscas

As buscas pelos desaparecidos, que incluem oito adultos e duas crianças de 3 e 11 anos, foram temporariamente suspensas devido a um grave risco ambiental. Segundo a PMTO, dois caminhões que despencaram no rio transportavam produtos perigosos, como ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. “As buscas relacionadas ao acidente na ponte foram temporariamente suspensas após mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que os dois caminhões que caíram no rio transportavam produtos perigosos. Dois dos veículos estão carregados com ácido sulfúrico”, informou a corporação.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), lamentou o ocorrido em suas redes sociais e destacou as medidas adotadas. “A administração estadual iniciou articulações para reparar os danos e prestar assistência aos atingidos”, afirmou. Enquanto isso, a área permanece interditada, e a Polícia Militar reforça o policiamento em rodovias estaduais para organizar os desvios.

Impactos e medidas emergenciais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou rotas alternativas para minimizar os transtornos na região, fundamental para o escoamento de mercadorias e o deslocamento de moradores. Contudo, o desabamento da ponte expõe a fragilidade das infraestruturas rodoviárias no Brasil, especialmente em corredores logísticos de grande relevância.

A investigação sobre as causas do acidente será conduzida por órgãos competentes, que também avaliarão os impactos ambientais decorrentes do vazamento de substâncias químicas no rio.

Compartilhe:

Número de mortes em acidentes aéreos sobe 92% em 2024, recorde em 10 anos.

Gramado (Foto: Defesa Civil do RS)

 O acidente aéreo que vitimou 10 pessoas em Gramado (RS) neste domingo (22) marcou o segundo maior desastre do gênero no Brasil em 2024 e o mais mortal envolvendo aviões de pequeno porte. Segundo o jornal O Globo, dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta que este foi o 41º acidente aéreo com vítimas fatais no ano, que já contabiliza 148 mortes — um aumento de 92% em relação a 2023 e o maior índice desde o início da série histórica, em 2014.

O Cenipa aponta que a tragédia de Gramado foi o sétimo acidente de 2024 com pelo menos cinco mortes e o segundo a registrar 10 vítimas. Entre os casos graves deste ano, destaca-se a queda do avião da VoePass em agosto, que resultou na morte de 62 pessoas.

Embora a tragédia da VoePass tenha inflado os números, mesmo desconsiderando esse caso, 2024 teria 86 mortes — ainda assim, a segunda maior marca da série histórica, superando 2016, que teve 104 vítimas fatais. Em termos de acidentes fatais, o ano também apresentou crescimento: foram 41 ocorrências, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

Ainda segundo a reportagem, mais da metade dos acidentes em 2024 ocorreu na aviação privada, com 22 casos. Outros incidentes envolveram voos agrícolas (7), instrução, operações policiais e experimentais. Apenas a tragédia em Vinhedo (SP), que deixou três mortos, envolveu um voo regular.

O estado de São Paulo liderou em número de acidentes fatais, com 11 casos, seguido por Mato Grosso (6), Pará (5) e Minas Gerais (5). A causa mais comum foi a “perda de controle em voo”, representando 13 ocorrências. Em sete casos, a “falha ou mau funcionamento do motor” foi apontada, enquanto 10 acidentes permanecem sob investigação.

O acidente deste domingo ocorreu às 9h15, logo após a decolagem do avião no município de Canela (RS), com destino a Jundiaí (SP). A aeronave colidiu com a chaminé de um prédio, atingiu o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de móveis. O impacto ainda causou incêndios, afetando uma pousada próxima, cujos hóspedes sofreram com a inalação de fumaça.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e a Infraero, equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) foram mobilizadas para investigar o acidente. A Polícia Civil também está conduzindo apurações. O perito Valmor Gomes informou que a remoção de partes da fuselagem e o uso de scanners 3D serão fundamentais para esclarecer as causas.

O acidente ocorreu na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias de Gramado, famosa por suas celebrações natalinas. O local atrai milhares de turistas nesta época, especialmente pelo Grande Desfile de Natal, evento retomado este ano. Apesar da tragédia, a região central da cidade segue parcialmente isolada pelas autoridades, que trabalham para estabilizar o local e investigar o ocorrido.

Compartilhe:

Jeff Bezos se casará e planeja festa avaliada em R$ 3,5 bi

 

A festa de casamento deve ocorrer no rancho Dunbar, pertencente ao ator Kevin Costner

Jeff Bezos, o bilionário fundador da Amazon, se casará no próximo sábado (28) com Lauren Sanchez, ex-âncora de telejornal da KTTV.

Segundo informações do Daily Mail, a cerimônia ainda será seguida por uma celebração em Aspen, famosa estação de esqui no Colorado, nos Estados Unidos. A festa de casamento deve ocorrer no rancho Dunbar, pertencente ao ator Kevin Costner. O custo estimado do evento é de aproximadamente US$ 600 milhões, equivalente a cerca de R$ 3,5 bilhões.

O casal ficou noivo em maio de 2023. Para o pedido de casamento, foi escolhido um anel com um diamante rosa de 30 quilates.

Indiciado pela PF pede devolução de itens apreendidos na investigação sobre golpe

indiciado, pf, golpe

Ailton Barros se intitulou como “01” de Bolsonaro na campanha eleitoral de 2022. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A defesa do ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução dos itens apreendidos pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.

O ministro Alexandre de Moraes pediu à PF para se manifestar sobre a necessidade da manutenção dos bens apreendidos. Após a posição dos investigadores, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deve opinar sobre o pedido.

Ailton Barros foi um dos militares indiciados pela investigação por tentativa de golpe de Estado. Ligado a Jair Bolsonaro, ele foi expulso do Exército em 2006. Em 2022, se autointitulou o “01 de Bolsonaro” na campanha a deputado federal pelo PL.

No relatório final, a PF diz que Ailton Barros é “integrante do núcleo responsável por incitar a adesão de militares ao golpe de Estado e difundir ataques pessoais aos militares que não aderissem os planos da organização criminosa”.

De acordo com o documento, o ex-militar atuou sob ordens do general Walter Braga Netto para atacar os comandantes das Forças Armadas que não quisessem aderir ao golpe.

Braga Netto foi preso em 14 de dezembro por obstrução das investigações. Ele cumpre a medida no Rio de Janeiro e mudou de advogado de defesa.

Antes de ser preso, Braga Netto também pediu para reaver itens que foram apreendidos pela PF. No primeiro semestre deste ano, os então advogados de defesa do militar pediram a devolução de passaportes, armas e munições. Os itens foram apreendidos na operação Tempo da Verdade, em 8 de fevereiro.

O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa de Bolsonaro foi alvo novamente de busca e apreensão quando houve o cumprimento do mandado de prisão.

Os equipamentos eletrônicos são periciados na Superintendência da PF na capital fluminense.

Por CNN Brasil

Avião cai e deixa ao menos 15 feridos no Rio Grande do Sul

avião, feridos, rio grande do sul

Avião caiu na região central de Gramado. (Foto: Reprodução)

Uma aeronave caiu na manhã deste domingo (22) em Gramado, Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil estão no local. Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região.

Segundo a Brigada, o avião havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem, por volta das 9h15, em Gramado. A informação inicial era de que ele seguiria viagem para Florianópolis.

No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.

Segundo os bombeiros, no prédio, uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Na loja de móveis, não havia ninguém no momento da queda. Já na pousada, 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.

As informações preliminares são de que 10 pessoas estavam no avião no momento da queda. A identidade delas não foi divulgada.

Em nota, o governador do Rio Grande do Sul informou que todas as pessoas que estavam no avião não sobreviveram.

Por g1 Rio Grande do Sul

Compartilhe:

VÍDEO: Ponte entre o Maranhão e Tocantins desaba sobre rio; veículos trafegavam no momento da queda

De acordo com a PRF, informações iniciais registram uma morte e dois feridos após desabamento da ponte.

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre os estados do Tocantins e Maranhão, desabou sobre o rio na tarde deste domingo (22). Moradores registraram o desabamento e veículos trafegavam no momento da queda.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações iniciais indicam que pelo menos três caminhões estavam na ponte no momento do desabamento. Até o momento, há registro de uma morte e dois feridos.

A ponte liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Ela foi inaugurada em 1960.

A estrutura é ponto de travessia das rodovias BR-226, que liga Belém a Brasília, e BR-230, rodovia Transamazônica, além da Ferrovia Norte-Sul.

O Ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou a interdição total da BR-226/TO após o desabamento.

“O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição total na BR-226/TO, na ponte sobre o Rio Tocantins, neste domingo (22/12). O vão central da ponte que liga as cidades de Estreito/MA e de Aguiarnópolis/TO, com 533 metros de extensão, cedeu nesta tarde”, informou.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe:

Bolsonaro e demais líderes do golpe devem pegar penas superiores a 20 anos de cadeia.

Advogados avaliam condenações duras e temem julgamento direto pelo STF

Jair Bolsonaro, Mauro Cid e Alexandre de Moraes (Foto: Secom | ABr)

Advogados de 40 investigados no esquema golpista que visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já fazem, de forma reservada, suas previsões sobre as penas que devem ser impostas aos principais envolvidos. Segundo informações divulgadas pelo blog da jornalista Malu Gaspar, no Globo, o inquérito está agora sob responsabilidade da Procuradoria-Geral da República (PGR), que planeja apresentar a denúncia até fevereiro do ano que vem.

Embora tentem provar publicamente a inocência de seus clientes, os defensores consultados dão como praticamente certas tanto a acusação da PGR quanto a condenação pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com profissionais que atuam na defesa dos investigados, as penas podem facilmente ultrapassar 20 anos de prisão para os nomes de maior relevância no caso. “Pelos crimes imputados aos principais investigados e pelos julgamentos já realizados pelo STF, esta é a nossa régua. Não menos que 20 anos”, diz um dos advogados, que preferiu não se identificar.

A lista de indiciados pela Polícia Federal (PF) inclui o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e diversas autoridades e militares que ocuparam cargos no governo ou mantiveram ligação direta com as investigações. No rol de suspeitos estão também o ex-ministro da Justiça Anderson Gustavo Torres, o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno Ribeiro Pereira, além de generais, advogados e empresários ligados ao antigo governo.

Para fundamentar as estimativas de penas elevadas, as defesas citam a recente condenação do ex-técnico da Sabesp Aécio Lúcio Costa Pereira, que pegou 17 anos de prisão no julgamento do STF por seu envolvimento nos atos de 8 de janeiro em Brasília. “Se o povo que estava lá invadindo os prédios públicos no 8 de Janeiro pegou pena elevada, imagina quem teve protagonismo na trama golpista. É provável que quem for condenado agora pegue uma pena ainda mais elevada”, avalia outro advogado.

Dois meses após desbloqueio, rede social X segue como palco de fake news

Elon Musk em Washington, EUA 13/11/2024 REUTERS/Brian Snyder/Arquivo
Elon Musk em Washington, EUA 13/11/2024 REUTERS/Brian Snyder/Arquivo (Foto: Brian Snyder)

Dois meses após retornar ao Brasil e cumprir as exigências impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender seu bloqueio, a rede social X, de propriedade do bilionário Elon Musk, voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário político nacional. Contudo, a plataforma segue enfrentando críticas pela disseminação de desinformação, razão principal de seu embate com autoridades brasileiras.

Um dos casos mais recentes envolve uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou na última quarta-feira investigações pela Polícia Federal (PF) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre publicações que atribuem declarações falsas a Gabriel Galípolo, diretor do Banco Central (BC) e futuro presidente da instituição. A AGU sustenta que os posts influenciaram diretamente no aumento do preço do dólar, levantando preocupações sobre manipulação de mercado.

Outro episódio de grande repercussão ocorreu na semana passada, quando a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva motivou a circulação de uma imagem falsa do chefe do Executivo com a cabeça enfaixada. A imagem, gerada por inteligência artificial, foi acompanhada por um pedido falsificado de emissão de certidão de óbito, que utilizava indevidamente o logotipo do hospital Sírio-Libanês. Procurada, a plataforma X não emitiu nenhum comentário sobre o caso.

Esses episódios evidenciam como a desinformação continua a permear o ambiente digital. Dias antes, o influenciador e youtuber Felipe Neto anunciou que entrou com um processo judicial contra o senador Cleitinho (Republicanos-MG) e o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). Os parlamentares teriam compartilhado uma suposta captura de tela forjada, que comparava preços de produtos nos governos de Lula e Jair Bolsonaro. Procurados, os dois políticos não se manifestaram.

A regulamentação da inteligência artificial também foi alvo de desinformacão. Perfis bolsonaristas propagaram informações distorcidas sobre o projeto de lei aprovado na terça-feira no Senado, alegando que o texto imporia censura nas redes sociais. Além disso, houve a disseminação de dados incorretos sobre o aumento do ICMS em compras internacionais, uma decisão atribuída erroneamente ao governo federal, quando, na verdade, foi tomada por secretários estaduais de Fazenda.

Araripina: Rua do Comércio, Praça Severo Cordeiro dos Santos, depois “Calçadão”

Foto: reprodução.

Por Everaldo Paixão*

Lembrar daqueles que marcaram e foram importantes na história do município ainda não é uma atividade primordial para a preservação dos fatos e sempre recorro aos familiares ou alguém que se interesse para que a continuidade histórica não fique apenas marcada em um único acervo. Continuo afirmando que a nossa história para que nomes como não só daqueles que já são figuras ilustres como do ex-governador José Ramos e do nosso patriarca Francisco da Rosa Muniz, sejam relembradas nas salas de nossas escolas. Para isso, insisto: é preciso criar uma brecha para colocar no currículo escolar municipal a “História de Araripina”para que a nossa juventude tenha interesse em conhecer as suas origens e também descobrir tanta coisa que ainda não foi desvendada e que precisa ser para o futuro uma esperança de que não será esquecida.

Por que não introduzir a disciplina “História do Município” no currículo escolar de Araripina?

Recorri a um amigo e parente de Severo Cordeiro dos Santos para contar um pouco da história daquela praça tão antiga, conhecida por muito tempo como Rua do Comércio e que posteriormente virou o conhecido e difundido “Calçadão” que tem sido uma das imagens antigas mais propagadas nas redes sociais, nos grupos que contam um pouco da história do município depois da balaustrada.

Ainda lembro do movimento frenético daquela praça, em que a abundância da feira da farinha, do comércio de alimentos, da discoteca de Rivaldo Araújo, da relojoaria de seu Abdon e de seu Zequinha Barbosa, dos “picolés deliciosos” da Sorveteria de Nilo Arraes e dos bares em todo o entorno, são imagens refletidas no meu pensamento que deixam marcas que só mesmo a saudade pode recordar.

As ruas (logradouros) de Araripina nem sempre tiveram as identificações de seus cidadãos para as nomearem. As ruas mais antigas da área central, núcleo germinal da cidade, tinham outras denominações, que eram geralmente vultos nacionais ou estaduais. Na terceira administração do prefeito Manoel Ramos de Barros 1959/1963, os nomes oficiais das ruas começaram a ser substituídos por nomes de vultos históricos da terra. Foi uma sugestão do professor Geraldo Granja Falcão, que elaborou o anteprojeto para a referida mudança. A Rua Quintino Bocaiuva, passou a chamar-se Antônio de Barros Muniz. A Rua Deodoro da Fonseca passou a ser Henrique Alves Batista, e várias outras mais. A chamada “Rua do Comércio”, foi denominada de Rua Severo Cordeiro dos Santos, e sobre este pioneiro da história de Araripina, aqui iremos fazer um breve relato.

Severo Cordeiro dos Santos, baiano, de Senhor do Bonfim, nascido no ano de 1875. Comerciante do ramo de tecidos e variedades. No início do século 20, percorria o sertão pernambucano. Em São Sebastião da Villa do Ouricury (atual Ouricuri), ainda jovem, contrai matrimônio com Juventude Petronila da Rocha Falcão (dona Jovem), da aristocracia ouricuriense. Esta era irmã de Rodrigo Castor da Rocha Falcão, líder político de Ouricuri. Filha de João Pedro da Silva (há uma citação de que seu nome era José Pedro da Rocha, mas segundo Raul Aquino, historiador ouricuriense, no livro Ouricuri, História e Genealogia, este era o seu correto nome). João Pedro da Silva tinha propriedades na fazenda São Gonçalo, de onde veio o jovem casal estabelecer residência, dando origem à família Cordeiro da Rocha, onde aqui nasce o primeiro filho do casal, Rodrigo Cordeiro da Rocha. 

Severo Cordeiro dos Santos residiu primeiramente na rua que hoje leva o seu nome, frente do Banco do Brasil, sentido Casa  Neto. Sua residência, demolida, era uma antiga casa nas proximidades de onde hoje é a secretaria de educação, antiga loja de Genilson. Um fato narrado pelo doutor Francisco Muniz Arraes, saudoso historiador araripinense, relata que ele deu acolhida ao primeiro padre de São Gonçalo, oferecendo uma recepção e um jantar de boas-vindas ao sacerdote alemão recém-chegado. Foi comerciante em São Gonçalo. Um dos que, ao lado de Seu Chiquinho Cícero e Joaquim José Modesto, lutaram pela criação da paróquia e emancipação da Vila de São Gonçalo a município autônomo de Ouricuri. Faleceu precocemente, provavelmente no ano de 1925, vítima de problemas renais. Foi homenageado por tudo o que representou no início da futura cidade de Araripina, com o nome da rua em que habitou.

Por iniciativa do então prefeito Dr. Valmir Lacerda, posteriormente, esta rua veio a ser transformada em calçadão, o qual por muitos anos compôs a paisagem do centro da cidade. Na cerimônia de inauguração do calçadão, Dr. Valmir Lacerda convidou os seus descendentes, onde estiveram presentes o filho caçula José Cordeiro Rocha (in memoriam), e o neto Luiz Gonzaga Cordeiro, filho de Miguel Cordeiro Rocha

(in memoriam).

O calçadão foi desativado posteriormente, voltando a ser rua. Mas ali está registrada a memória daquele que foi um dos pioneiros da emancipação política e econômica de Araripina, perpetuando o seu nome na história deste município.

Colaborou: José Francisco Cordeiro da Rocha.

Obrigado, amigo!

*Editor do Blog do Paixão/correção Marcos Montinelly

 

Compartilhe:

Mulher considerada ‘terrorista mais sexy da Rússia’ é condenada por cometer ataques pró-Ucrânia; Entenda.

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, ordenou a prisão de Viktoria Shinkaruk, de 29 anos, conhecida como a “terrorista mais sexy do país”. A mulher, condenada a 21 anos de prisão, foi apontada como responsável por preparar “ataques terroristas” contra uma ferrovia e refinarias de petróleo, o que foi visto como um ato de sabotagem pró-Ucrânia. A decisão foi anunciada durante esta semana.

Segundo reportagem do jornal Sun, Viktoria, que era servidora pública, foi encaminhada por um tribunal militar após ter sido acusada de adquirir e contrabandear explosivos. 

De acordo com o tribunal, ela estaria trabalhando em nome da Ucrânia, repassando dinheiro para agentes do país a fim de sabotar os interesses russos.

Viktoria, por sua vez, negou as acusações e afirmou que não tinha conhecimento de que o dinheiro estava sendo utilizado contra a Rússia. Em depoimento, ela relatou que estava seguindo instruções do seu cônjuge exilado, Evgeny Kisel, de 35 anos, que passou meses ajudando a inteligência militar ucraniana.

Segundo a denúncia, o dinheiro estava sendo utilizado para explodir um gasoduto e uma base militar privada do grupo Wagner.

Mulher que queimou namorada do filho em Salvador é presa no Sertão da Bahia; saiba detalhes

A mulher que foi apontada como responsável por atear fogo em uma adolescente de 15 anos em novembro deste ano no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, foi presa na manhã deste sábado (21) no Povoado Fazenda Campo Limpo, no município de Sátiro Dias, nordeste da Bahia. A vítima foi identificada como namorada do filho da autora do crime.

Na época, a adolescente foi internada no Hospital Geral do Estado (HGE) com 32% do corpo queimado após ser atingida com líquido inflamável enquanto dormia. A adolescente precisou passar por procedimento cirúrgico.

A Polícia Civil localizou a suspeita após receber uma denúncia anônima na última sexta-feira (20). Equipes da Delegacia Territorial (DT/Inhambupe) cumpriram o mandado de prisão temporária da suspeita, que era considerada foragida da justiça. A prisão foi realizada sem que a suspeita oferecesse resistência. Ela passou por exames legais e está à disposição do Poder Judiciário.

Relembre o caso.

Segundo a Polícia Civil, o relacionamento de dois anos entre os jovens já apresentava episódios de violência, levando a família da vítima a mudar-se para outra cidade no interior da Bahia. Essa cidade seria Feira de Santana, no entanto, no dia do crime, a adolescente teria fugido e voltado para Salvador, foi quando teve o seu corpo queimado, supostamente com gasolina.

Acompanhe o 

Compartilhe:

Sobe para 38 o número de mortos em acidente com ônibus que seguia de MG para BA

Sobe para 38 o número de mortos em um acidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), no quilômetro 286 da BR-116, em Teófilo Otoni. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a colisão ocorreu às 3h30 e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro. No entanto, os socorristas e policiais não encontraram o condutor da carreta.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Porém, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares mostram que possivelmente um grande bloco de granito se soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia em sentido contrário. Logo após o impacto, o ônibus ocorreu o incêndio.

No total, 13 pessoas estão em dois hospitais de Teófilo Otoni e uma UPA. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas na tragédia. No local onde aconteceu o acidente, havia um controlador de velocidade, com a máxima permitida de 60 km/h. Entretanto, eles foram removidos desta parte da BR-116 por estarem com a documentação vencida.

Rota do ônibus

O ônibus da empresa EMTRAM saiu de São Paulo na sexta-feira (20), por volta das 7h do terminal rodoviário Tietê. Ele tinha como destino Vitória da Conquista, na Bahia. Este trajeto é de aproximadamente 1,5 mil km.

Em nota enviada à imprensa, a empresa disse que segue colaborando na investigação da causa do acidente e que “está empenhando máximo esforço para auxiliar as pessoas envolvidas e seus familiares, oferecendo e providenciando todo o apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico”.

Compartilhe:

Radialista Bolsonarista quebra tornozeleira eletrônica, grava vídeo, mandando Alexandre Moraes tomar no C*. Foi preso novamente confira vídeo:

O valentão tomou na tarraqueta de novo.

O radialista Roque Saldanha foi preso na tarde desta sexta-feira (20/12) em Colatina (ES). A ação foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No momento, Saldanha está sendo encaminhado para a realização de exames de corpo de delito. A previsão é que ele passe por audiência de custódia no sábado (21/12).

Saldanha foi preso por tentativa de golpe de Estado nos atos do 8 de janeiro, mas postou um vídeo nas redes sociais em que mostrava a tornozeleira eletrônica quebrada. Na gravação, ele também provocou Moraes, dizendo que o ministro “não é homem” e que deveria “enfiar a tornozeleira no cu“.

Veja o vídeo de Saldanha afrontando Moraes:

O processo contra Saldanha tramita em segredo de Justiça. No entanto, o Metrópoles apurou, em novembro deste ano, que o mandado de prisão foi expedido no último dia 25, ou seja, antes da divulgação do vídeo em que ele provoca Moraes.

A prisão de Saldanha pela participação dele nos atos de 8 de janeiro (2022) foi realizada em janeiro de 2023. Ele utilizava, conforme as apurações, as redes sociais para incentivos a atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático e aos ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O homem, que foi preso novamente, é morador de Governador Valadares (MG). Ele havia sido solto em 24 de janeiro do ano passado, mas com a tornozeleira eletrônica. (Via: Metrópoles)

Compartilhe:

Mulher que levou coroa de flores à casa de Lula, chamou Policial Federal de macaco, recebe pensão militar R$ 14.500 mensais.

Ganhando dinheiro público 💰🤬
Maria Cristina de Araújo Rocha, que ficou conhecida por levar uma coroa de flores de enterro até a residência do presidente Lula (PT) é pensionista, filha de militar, e recebe R$ 14.500 do orçamento público por mês desde 2009.
Na porta da casa de Lula, em São Paulo (SP), Rocha causou uma confusão e chamou de “macaco” um agente da PF que fazia a segurança do presidente. Ela foi detida por causa disso, mas já foi liberada.
Seu pai é o general Virgílio da Silva Rocha, que foi instrutor de academia militar. Em suas redes sociais, ela se gaba de ser amiga do general Eduardo Villas Bôas, que teria sido aluno de seu pai, e é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Maria Cristina Rocha é figura carimbada nas manifestações da extrema-direita na capital paulista. Em 2020, durante a pandemia de covid-19, participou de um ato em frente à embaixada da China, quando teria proferido diversas ofensas aos chineses.
Ainda em 2020, ela integrava um movimento de extrema-direita chamado “Ativistas Independentes” e compareceu a uma manifestação antifascista com um taco de baseball. Na ocasião, teve que ser retirada do espaço para que não fosse agredida pelos manifestantes.

Prefeitura de Afogados vai inaugurar nova praça no bairro Padre Pedro Pereira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai inaugurar neste domingo (22) a nova praça Amaro Pedro da Silva, no bairro Pedro Pereira, em frente à capela de Nossa Srª de Guadalupe.

A obra representa um investimento de R$ 124.850,00 em recursos próprios. No total, são 320 m2 de passeio com piso intertravado, iluminação em LED, bancos, paisagismo, sinalização e rampas de acessibilidade.

A cerimônia de inauguração terá início às 16h30 deste domingo (22).

Compartilhe:

IPA inicia entrega de sementes para agricultores pelo Sertão do Araripe com investimento de R$ 7 milhões

 

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou a distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo pelo Sertão do Araripe, garantindo segurança alimentar e renda para agricultores na safra 2024/2025. Os primeiros municípios atendidos serão Araripina, Exu, Moreilândia, Granito, Santa Cruz e Bodocó.

Os carregamentos iniciais, somando 46 toneladas, saíram dos Centros de Distribuição do IPA em Ibimirim e Petrolina com destino aos escritórios regionais e locais do instituto. A partir daí, as sementes serão distribuídas aos agricultores por meio de associações e cooperativas.

A operação começou após o Governo do Estado autorizar a ordem de serviço, com investimentos de R$ 7 milhões, para garantir que as sementes sejam entregues dentro da janela de plantio, que ocorre entre janeiro e fevereiro, acompanhando o período de chuvas no Sertão.

“A logística é essencial nesta etapa inicial. Nossa equipe está totalmente focada em garantir que as sementes cheguem a tempo ao campo”, afirmou Ellen Viegas, presidente do IPA. Já o diretor de Pesquisas do instituto, Henrique Castelletti, que acompanhou a saída dos primeiros caminhões em Ibimirim, destacou: “Com essa entrega agora, os produtores poderão começar o plantio já em janeiro”.

A ação beneficia diretamente agricultores familiares da região, fortalecendo a produção local e garantindo o alinhamento com as condições climáticas de cada área. O calendário de entregas segue o ritmo das chuvas, priorizando as localidades onde elas começam mais cedo.

Compartilhe:

Prefeitura de Araripina entrega fardamento escolar confeccionado por costureiras do município

Foto: divulgação

Na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, realizou a entrega oficial do fardamento escolar da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2025. A cerimônia ocorreu no Centro de Educação Infantil Déborah Lage.

Os uniformes, destinados a cerca de 13 mil estudantes matriculados nas creches e escolas do município até o oitavo ano, foram confeccionados por 38 costureiras locais, capacitadas por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae. Durante o evento, o prefeito entregou os certificados de conclusão do curso às costureiras, reforçando a valorização da mão de obra local.
“A entrega desses uniformes vai além de garantir aos nossos alunos um padrão de qualidade e igualdade; ela também fomenta a economia local, gerando emprego e renda para as famílias de Araripina”, destacou Raimundo Pimentel.
Cada aluno receberá dois conjuntos completos do fardamento, que estarão disponíveis antes do início das aulas. A iniciativa reflete os investimentos contínuos da gestão municipal na melhoria da qualidade do ensino público.
A cerimônia contou com a presença de Rosa Ramalho, representando a Secretaria de Educação; Luciene Galvão, secretária de Administração; Shalana Paiva, representando o Sebrae; e dos vereadores eleitos Naicon Arruda e Sebastião Dias.
Compartilhe:

Senado aprova projeto que proíbe o uso de celulares nas escolas e texto vai para a sanção de Lula

 

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, incluindo durante os recreios e intervalos entre as aulas. De acordo com o texto, os alunos poderão carregar os aparelhos na mochila, mas seu uso será vetado, exceto em situações específicas, como questões de saúde.

A restrição se aplica a todos os níveis da educação básica. O texto original proibia o porte do aparelho para crianças com até 10 anos de idade, mas essa parte foi ajustada. O projeto foi aprovado de forma simbólica, sem a necessidade dos senadores registrarem votos. A proposta recebeu apoio tanto da base governamental, quanto da oposição.

Os senadores enfatizaram as dificuldades enfrentadas pelos professores para manter a atenção dos alunos nas salas de aula devido ao uso dos dispositivos eletrônicos. O líder da oposição, Rogério Marinha (PL-RN), apresentou um destaque informando que a restrição ao uso de celulares fosse aplicada apenas nos anos iniciais do ensino básico, permitindo o uso para alunos do ensino médio, sugestão, que foi derrubada pelo plenário.

A proibição do porte de celulares nas escolas, inclusive dentro das mochilas, foi um dos temas mais debatidos durante a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O uso de celulares será permitido para fins educacionais, situações que exijam acessibilidade e inclusão, atendimento às condições de saúde do aluno ou para garantir os direitos fundamentais. A expectativa é que a medida entre em vigor já no início do próximo ano letivo.

Compartilhe: