As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.

Entram em vigor hoje (12) as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. A principal novidade é ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos no caso de condutores de até 50 anos. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.
Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.
Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).
As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativa.
O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.
Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento da campanhas de reparos.
Araripina: Faculdade Paraiso realiza primeiro vestibular de medicina

A Faculdade Paraíso FAP, localizada no município de Araripina no estado de Pernambuco, credencia o mais novo curso de Medicina do Brasil. Nesse domingo (11), a Faculdade realizou seu primeiro vestibular 2021.1 ofertando 50 vagas. Segundo a direção, o critério de avaliação será por meio de uma prova escrita e através da nota do ENEM. Nas rede sociais, o prefeito Raimundo Pimentel comemorou dizendo da sensação de dever cumprido.
“Depois de anos de luta, em 2018 tivemos a concretização de um grande sonho: a chegada da Faculdade de Medicina de Araripina! E hoje é mais um dia especial nessa história que será eternizada na vida de todos que participaram ativamente para que isso virasse realidade. A FAP Araripina realiza o primeiro vestibular! Desejo sorte aos que irão fazer a prova. Alegria grande e sensação de dever cumprido que estou sentindo agora!”, relatou.