Uma mulher de Carnaíba morre e seis pessoas ficam feridas após ônibus de viagem tombar na BR-101

Um ônibus de viagem tombou na manhã desta quarta-feira (27) na BR-101 em Gameleira, na Mata Sul. Uma mulher morreu e outras seis pessoas ficaram feridas no acidente, que foi registrado por volta das 8h30 próximo ao Engenho Paca.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus que seguia para Maceió, em Alagoas, quando perdeu o controle em uma curva, colidiu na mureta da rodovia e tombou.

A vítima i8dentificada por Ana Paula chegou a ser levada ao Hospital Regional de Palmares (HRP), mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade. Ana paula deixa um filho de 12 anos.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que também foi acionado ao local do acidente e atendeu uma vítima com suspeita de fratura fechada no membro superior direito, que foi conduzida ao HRP. Os bombeiros informaram que as demais vítimas foram atendidas pelo Samu.

Segundo a PRF, o motorista do ônibus realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

​Prefeitura de Garanhuns abre convocatória para artistas interessados em participar do Ciclo Junino 2024

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta quarta-feira (27), as inscrições para artistas e grupos interessados em participar do Ciclo Junino 2024. A convocatória tem como objetivo a seleção de propostas para os seguintes eventos: Festival Viva Garanhuns, Festa de Santo Antônio, Festa de São Pedro e demais eventos do ciclo. O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns, na aba ‘Editais Cultura’.

Por meio do edital poderão ser selecionadas as atrações musicais no segmento do forró pé-de-serra, forró tradicional, sertanejo e música católica; além da contratação artística de dança no segmento de quadrilha junina.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de 27 de março a 03 de abril de 2024, de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriados), no horário das 9h às 15h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, que fica localizada Rua Siqueira Campos, 75, Santo Antônio. Já as inscrições via internet deverão ser enviadas para o e-mail convocatoriasgaranhuns@gmail.com, com o assunto: Convocatória Ciclo Junino 2024, até as 18h do dia 03 de abril de 2024.

No Nordeste, apenas Piauí, Bahia e Maranhão são reconhecidos como livres de febre aftosa

O Brasil avançou significativamente no controle da febre aftosa. A partir do dia 2 de maio, a vacinação será suspensa em 17 estados e no Distrito Federal, conforme portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (25).

Foram reconhecidos como regiões livres da doença sem a necessidade de vacinação os estados do: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A comercialização e armazenamento de vacinas contra a febre aftosa serão proibidos, exceto em locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) para venda a unidades federativas que ainda vacinam seus rebanhos.

A portaria também suspende a compra de novos animais para aumentar o rebanho nesses estados, bem como o comércio entre eles, até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda o reconhecimento oficial do status sanitário.

Durante esse período, apenas a aquisição de animais de zonas livres da doença com vacinação será permitida para fins de abate ou exportação, seguindo protocolos rigorosos de transporte e inspeção oficial.

As medidas de acordo com a portaria, tem o objetivo de  garantir a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação e são um marco importante para a pecuária nacional.

Compartilhe: