Problema da tireoide afetam mais 700 milhões de pessoas no mundo

Diagnóstico precoce e tratamento adequado de problemas na tireoide permitem melhoria da qualidade de vida.

 

Problema da tireoide afetam mais 700 milhões de pessoas no mundo

Com um formato similar a uma borboleta, a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano e funciona como um combustível do organismo, regulando funções de importantes órgãos, como o coração, rins, cérebro e fígado. Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com essa glândula, foi criado o Dia Internacional da Tireoide (25 de maio).

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apoia a iniciativa e conta com hospitais que oferecem atendimentos na área, assim como fomentam a pesquisa em prol de melhorias constantes no cuidado oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas trazem à tona as principais disfunções da tireoide, as opções de diagnóstico e tratamento disponíveis para uma melhor qualidade de vida.

A endocrinologista que atua no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), Flavia Macedo, explicou que a glândula se encontra na região anterior do pescoço e produz hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo. “A função da tireoide é produzir os hormônios tireoidianos, como T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que são responsáveis pelo bom funcionamento do cérebro, intestino, coração, vasos sanguíneos, produção de energia e pelo metabolismo como um todo”, comentou.

 

Esses hormônios são fundamentais já no período intraútero, pois contribuem para a adequada formação do sistema nervoso central do feto.A especialista destacou que os principais problemas são as alterações na produção dos hormônios, que pode estar aumentada (hipertireoidismo) ou reduzida (hipotireoidismo), e as alterações na estrutura da glândula, como o surgimento de nódulos ou até mesmo câncer de tireoide.

“A prevalência das patologias é diferente. Cerca de 5% da população apresenta alteração na produção hormonal, mais comumente o hipotireoidismo, e cerca de 10% da população adulta apresenta nódulos tireoidianos palpáveis”, alertou Flavia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 750 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum problema da tireoide. Desses, cerca de 60% sequer sabem que possuem alguma patologia, por isso a relevância de ampliar a divulgação e fazer com que mais pessoas tenham acesso às informações sobre o tema.

O teste do pezinho é fundamental para casos de hipotireoidismo congênito

A médica endocrinologista do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e professora de Endocrinologia da UFGD, Natalia Gattass Ferreira, acrescentou que algumas pessoas podem nascer com hipotireoidismo, o chamado hipotireoidismo congênito, cuja prevalência é de aproximadamente 1 a cada 4.000 recém-nascidos. “Ele pode cursar com retardo mental e o teste do pezinho é fundamental para a sua detecção, permitindo o diagnóstico e tratamento precoce dessas crianças”, frisou.

Segundo ela, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem ser diagnosticados através de exame de sangue com a dosagem plasmática do TSH e do T4 livre. Já os nódulos, são diagnosticados através da palpação da tireoide durante o exame físico na consulta médica. Nesses casos, o médico pode complementar a investigação solicitando uma ultrassonografia e exame de sangue para avaliar o funcionamento dela.

Nos casos de nódulos tireoidianos suspeitos para malignidade, Natalia relatou que pode ser solicitada a punção por agulha fina da tireoide para afastar ou confirmar o câncer. “Vale destacar que a maioria dos casos de câncer da tireoide possuem um curso lento e a cirurgia (com ou sem radioiodoterapia associada) costuma ser curativa”. O tratamento contribui para a qualidade de vida.

Tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem causar grande impacto na vida das pessoas, se não forem adequadamente diagnosticados e tratados. No primeiro caso, o metabolismo pode ficar mais lento e pode ocorrer ganho de peso, bradicardia (batimento cardíaco lento), déficit de memória, cansaço excessivo, sonolência, dores musculares e articulares, dislipidemia (gordura no sangue) e depressão. Já o hipertireoidismo pode se manifestar com insônia, agitação, irritabilidade, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), perda de peso, alteração menstrual, cansaço excessivo, e outros.

Médicos

Os tratamentos para problemas da tireoide variam conforme o tipo e a gravidade da condição. Entre as opções disponíveis, o cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), Uirá Coury, citou: medicamentos para regular a produção de hormônios tireoidianos; iodo radioativo (utilizado para tratar hipertireoidismo ao destruir parte da glândula tireoide; e como complementação para alguns casos de cânceres); cirurgia (indicada para casos de câncer de tireoide, bócio (popularmente chamado de papo) grande/compressivos/mergulhantes ou nódulos suspeitos); terapia com hormônios tireoidianos (após a remoção total ou parcial da tireoide, pode ser necessário fazer reposição hormonal); e ablação por radiofrequência (RAF).

Uirá comentou que em casos cirúrgicos, a remoção da glândula pode ser parcial, ou seja, apenas a retirada do lado doente, chamada de tireoidectomia parcial (uma das ¨asas da borboleta¨). “Quando é necessária a remoção total da tireoide (tireoidectomia total), o paciente precisa de reposição hormonal com levotiroxina para manter níveis adequados de hormônios tireoidianos no sangue e assegurar a qualidade de vida”.

HUs disponibilizam atendimento gratuito pelo SUS

Em Juiz de Fora, o HU-UFJF oferece dois ambulatórios específicos para doenças tireoidianas. Atende cerca de 100 pacientes, mensalmente, com alterações nessas glândulas. Eles vêm encaminhados da Atenção Primária.

No Mato Grosso do Sul, o HU-UFGD oferece atendimento ambulatorial em Endocrinologia. Os pacientes são referenciados via SISREG. O Hospital possui um ambulatório especializado em gestantes com endocrinopatias, que atende a toda a macrorregião de Dourados. Nesse ambulatório, gestantes com hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos benignos e câncer de tireoide são seguidas de perto por uma endocrinologista e por residentes do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.

Lá em Campina Grande, o HUAC desenvolve tratamentos especializados e conta com uma equipe multidisciplinar, de endocrinologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, radiologistas, patologistas e oncologistas clínicos. Os atendimentos são feitos através de consultas ambulatoriais, exames de imagem e punções aspirativas por agulha fina (PAAF) para análise de nódulos e cirurgias, quando necessário.

Todos os hospitais citados desenvolvem estudos científicos na área, perpassando por temas que abordam sobre a prevalência das referidas patologias em suas unidades e no Brasil; assim como, sob aspectos que envolvem mulheres gestantes e doenças da tireoide; entre outros.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Justiça Eleitoral reconhece legalidade da Pesquisa DataTrends em Sertânia

O Juiz Gustavo Silva Hora, da 62ª Zona Eleitoral de Sertânia, revogou as decisões liminares proferidas anteriormente e autorizou a divulgação da Pesquisa Eleitoral do Instituto DataTrends, registrada sob o nº PE-05990/2024.

Na decisão, o magistrado deixa claro que as alegações apresentadas pelo Diretório do PSB não têm fundamento legal. “Numa análise perfunctória, este juízo concedeu liminar no sentido de afastar a possibilidade de que a eventual divulgação de pesquisa irregular pudesse vir a influenciar ou produzir um estado de ânimo a contribuir para o desequilíbrio no pleito vindouro. No entanto, numa análise mais aprofundada, percebe-se que os argumentos do representante não devem prosperar”.

Com a decisão, a pesquisa pode voltar a ser divulgada amplamente. O levantamento mostra a pré-candidata da oposição, Pollyana Abreu, liderando a disputa com 50% da preferência do eleitorado, enquanto a pré-candidata governista, Rita Rodrigues, aparece em segundo lugar com 30%, seguida por Paulo Henrique, com 4%. Brancos e nulos são 7% e não sabem ou não responderam são 9%.

Num cenário entre Pollyana e Paulo Henrique, a empresária sobe para 54%, contra 13% do adversário. Brancos e nulos são 24% e não sabem ou não responderam são 9%. Na disputa direta contra Rita Guedes, candidata do prefeito Ângelo Ferreira, Pollyana desponta com 52%, contra 31% da governista. Brancos e nulos são 8% e não sabem ou não responderam são 9%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PE-08675/2024. A margem de erro é de 4,86% e o intervalo de confiança de 95%.

Pré-canditado a vereador pelo Avante é executado

Pré-candidato a vereador, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (24), na rua Rua 1º de Junho, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP).  

Edgar dos Reis, de 43 anos, conhecido como ‘Edgar do Fort’ foi baleado por homens que estavam dentro de um carro e fugiram após o crime. A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU, porém não resistiu aos ferimentos.

Edgar do Fort era empresário e pré-candidato a vereador da cidade pelo Avante.  Minutos antes de ser morto, a vítima postou uma publicação em suas redes sociais ajudando os residentes do Jardim Cunhambebe com a limpeza de uma vala. “Mais um trabalho concluído, estamos aí para ajudar a população”, escreveu.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

Justiça Eleitoral ordena retirada imediata de propaganda política de aliado do prefeito Anchieta Patriota em Carnaíba

Afogados Conectado

A 098ª Zona Eleitoral de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, determinou que o pré-candidato a prefeito de Carnaíba, Berg Gomes (foto), retirasse imediatamente todas as propagandas de autopromoção política de suas redes sociais. A decisão inclui postagens no Instagram, Facebook, grupos de WhatsApp e blogs, especialmente aquelas que utilizam recursos da gestão pública.

A Justiça Eleitoral observou que em diversas ocasiões, Berg Gomes aproveitou momentos de ações de órgãos públicos, financiadas com dinheiro público, para se autopromover, apresentando-se à sociedade como parte dessas realizações. Essa prática foi vista como uma tentativa de se posicionar como gestor público perante a comunidade.

Esta não é a primeira vez que a Justiça Eleitoral intervém para retirar propaganda política antecipada do grupo político. Um caso recente envolveu Ivan Vaqueiro, que além de ser obrigado a retirar suas propagandas, também foi multado pela 098ª Zona Eleitoral, no valor de R$ 10 mil.

Apesar da decisão judicial, as propagandas de autopromoção política de Berg Gomes, até esta sexta-feira (24), ainda não tinham sido removidas das redes sociais.

Danilo Simões reforça pré-candidatura com um recado direto aos opositores: “Afogados merece mais”

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira ganhou um novo contorno. O engenheiro civil Danilo Simões, principal nome da oposição, utilizou suas redes sociais, mais especificamente o Instagram, para reafirmar sua pré-candidatura e enviar uma mensagem direta à população da cidade. Simões surge como a principal alternativa para tentar barrar a reeleição do atual prefeito Alessandro Palmeira (PSB).

Em uma postagem marcada por um ‘TBT’, prática popular nas redes sociais para relembrar momentos significativos do passado, Danilo Simões expressou sua gratidão e compartilhou um resumo de sua trajetória profissional. “Hoje o #TBT é de gratidão, e quero compartilhar um pouco da minha trajetória profissional. Ao longo dos anos, dediquei-me com paixão e determinação, colecionando conquistas que me transformaram profundamente. Cresci, evoluí e vivi experiências incríveis que me moldaram como um novo homem, preparado para enfrentar novos projetos e desafios”, escreveu o pré-candidato.

A publicação de Danilo não se limitou a uma retrospectiva pessoal. Ele aproveitou a ocasião para manifestar sua disposição e compromisso com a cidade que tanto ama. “Agora, sinto que é o momento de retribuir. Estou pronto para lutar pela minha cidade, Afogados da Ingazeira, que tanto amo e me enche de orgulho. Quero trabalhar incansavelmente por toda a nossa população, buscando melhorias e oportunidades para todos. Vamos juntos, rumo a um futuro melhor!”, declarou.

Destacando a frase “Danilo Simões – Afogados merece mais”, o pré-candidato frisou seu compromisso com o desenvolvimento e progresso de Afogados da Ingazeira. Seu anúncio, recheado de emoção e promessas de trabalho árduo, busca galvanizar o apoio da população local em um momento decisivo para a política da cidade.

Compartilhe: