Lula cancela viagem à China por conta de ‘pneumonia” para terminar tratamento

Lula adia viagem à China mais uma vez

O médico do presidente, Kalil Filho, disse que conversou com Lula junto com a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, e recomendaram que ele não fosse à China.

O presidente concordou.

De acordo com a Secom, ainda não há previsão de quando Lula irá à China.

Montagem mostra o presidente Xi Jinping, da China, e Lula, do Brasil — Foto: Reuters

Montagem mostra o presidente Xi Jinping, da China, e Lula, do Brasil — Foto: Reuters

Em evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, na quinta, Lula fez apenas um discurso rápido e disse que “pouparia a voz” para o encontro com o presidente da China, Xi Jinping.

Na agenda antes do cancelamento, o presidente faria discurso no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável já na segunda-feira (27). A reunião bilateral entre Lula e Xi Jinping aconteceria na terça (28).

A pneumonia é uma doença inflamatória nos pulmões causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.

Nota médica abaixo:

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

Dra. Ana Helena Germoglio”

Secretaria de imprensa da Presidência da República

Compartilhe: