Nível do Guaíba volta a ficar acima da marca de cinco metros e pode bater novo recorde; Saiba mais

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, voltou a ultrapassar a marca de cinco metros de altura, nesta segunda-feira (13), após as fortes chuvas que ocorreram durante o fim de semana.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), por volta de 15h15, o rio chegou a atingir 5,01 metros. A marca não era vista desde às 11h15 da última quinta, quando o nível registrado foi de 5,02 metros, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

A estimativa feita pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul é que o Guaíba pode chegar a 5,60 metros nos próximos dias. Caso a projeção se confirme, as águas que tomam conta da capital gaúcha vão superar em 25 centímetros o recorde registrado em 4 de maio, quando os medidores chegaram a 5,35 metros. 

“A Defesa Civil do Estado afirma que a Sala de Situação projeta expectativa de elevação de aproximadamente 5,50 a 5,60 metros em Porto Alegre para os próximos dias, de acordo com os modelos analisados ao longo do domingo, 12 de maio”, informou o órgão gaúcho, em nota.

O estado de Rio Grande do Sul segue com alerta de inundação severa para o Vale do Taquari e Grande Porto Alegre. Até o momento, são 447 municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas, ou seja, nove em cada dez cidades gaúchas sofrem com os estragos.

O número de mortos pela tragédia chegou a 147 vítimas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil. Ao todo, há ainda 127 pessoas desaparecidas. 

Compartilhe: