Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda de – Os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza chegam nesta segunda-feira (13) ao Brasil. O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para o grupo, como atendimento médico e psicológico e regularização de documentos. 

Eles cruzaram a fronteira com o Egito pelo Portal de Rafah, no início da manhã deste domingo (12), com destino ao Cairo, de onde parte o voo para Brasília. A previsão é que a aeronave deixe a capital egípcia às 11h50 (horário local) e pouse em Brasília às 23h30 (horário local). Antes disso, haverá três paradas técnicas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, já no Brasil. 

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados em saúde necessários logo no momento de chegada ao Brasil, em Brasília. 

“A oferta no momento da recepção envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil. 

Em jogo de um time só, Santos e São Paulo empatam no Brasileirão

Com este placar, o Peixe alcança 42 pontos na briga contra o rebaixamento

Santos e São Paulo fizeram um embate na Vila Belmiro que terminou com o resultado de 0 a 0, em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão. A equipe paulistana dominou as chances da partida, mandou bola na trave do Alvinegro Praiano e até chegou a balançar as redes em um gol impedido, mas o placar não foi movimentado no duelo.

Com este placar, o Peixe alcança 42 pontos na briga contra o rebaixamento e fica na 14ª colocação. Enquanto isso, o Tricolor chega aos 46 pontos e fica na 10ª posição da tabela.

A tônica dos 45 minutos iniciais se deu com um São Paulo dominante, que criou as melhores chances. Em uma descida rápida, o Tricolor quase abriu o marcador com Michel Araújo, mas Messias desviou e a redonda explodiu no travessão. Pouco depois, outro lance marcante aconteceu após a bola sobrar para Wellington Rato, ele finalizar sem goleiro e o zagueiro Joaquim salvar o Peixe. As oportunidades criadas pelo Santos foram raras e não deram muito trabalho para o goleiro Rafael.

O segundo tempo teve um Peixe mais equilibrado em campo. Entretanto, a equipe do litoral não deu trabalho para o goleiro Rafael. Em contrapartida, o São Paulo balançou as redes com Juan, mas o VAR assinalou corretamente a posição irregular de Wellington Rato na jogada. Nos minutos finais do San-São, uma perigosa finalização rasteira de David cortou toda a área e o goleiro João Paulo salvou com a ponta dos dedos, em um lance que o Santos ainda contou com a trave para se salvar. Mesmo com o ímpeto do elenco visitante, o empate foi o resultado final do clássico.

Flamengo cede empate para o Fluminense e se complica na disputa do título do Brasileirão

Em um clássico bastante equilibrado — cada time dominou um tempo —, o Flamengo viu o sonho de ser campeão brasileiro mais distante ao empatar com o Fluminense, por 1 a 1, neste sábado (11), no Maracanã, pela 34ª rodada.

Sem conseguir emplacar a terceira vitória seguida, o Flamengo continua na quinta colocação, com 57 pontos, a dois do líder, Botafogo, que ainda joga na rodada. Apenas cumprindo tabela, o Fluminense é o oitavo colocado, com 47.

Primeiro tempo

O primeiro tempo no Maracanã foi todo do Flamengo, que criou boas oportunidades. Everton Cebolinha acertou a trave em chute rasteiro, enquanto Luiz Araújo e Filipe Luis pararam em grandes defesas de Fábio.

Quando parecia que o Fluminense ia conseguir segurar a pressão, o Flamengo abriu o placar, aos 46 minutos, com um golaço de Arrascaeta. O uruguaio recebeu de Erick Pulgar, deixou Nino no chão e finalizou no cantinho. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

Flu busca o empate

As mudanças feitas por Fernando Diniz no intervalo surtiram efeito, e o Fluminense dominou o começo do segundo tempo, até abrir o placar, aos 17 minutos. Martinelli cruzou, Jhon Arias ajeitou de cabeça, e Yony González dividiu com Rossi para colocar a bola para dentro do gol.

Depois do empate, o Flamengo se lançou para o ataque, mas quase sofreu a virada. John Kennedy recebeu na frente de Rossi e finalizou em cima do goleiro rubro-negro. Já nos acréscimos, Nino e Gabigol se desentenderam e foram expulsos pelo árbitro. Jogadores dos dois times trocaram empurrões.

Próximos jogos

O Flamengo volta a campo apenas no dia 23, quando recebe o Bragantino, no Maracanã, em jogo atrasado da 30ª rodada. Já o Fluminense encara o Coritiba no dia 25, também no Maracanã, pela 35ª rodada.

Fonte: R7

Corinthians vence jogo com duas expulsões e breca Grêmio na briga pela taça

​Com menos de 10 minutos de bola rolando, dois lances em sequência mudaram o rumo da partida.

 

Quando o cenário apresentava o Tricolor cada vez mais perto de marca (Foto: uol)

 

O Corinthians segurou o Grêmio na briga pelo título. Hoje (12), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão ficou com um jogador a menos no início do primeiro tempo, o Tricolor teve um jogador expulso na etapa final, e o placar acabou 1 a 0 para os visitantes, gol de Romero, na Arena do Grêmio.

Com menos de 10 minutos de bola rolando, dois lances em sequência mudaram o rumo da partida. Primeiro Bidu tentou proteger a bola dentro da área do Grêmio e sofreu a carga de João Pedro. O corintiano caiu reclamando pênalti, mas o árbitro não marcou. Na sequência, Bruno Méndez deu entrada forte Besozzi. Inicialmente a arbitragem havia dado cartão amarelo, mas após aviso e revisão no VAR expulsou o uruguaio.

Com um jogador a menos, o Corinthians – que até então tinha o domínio do jogo – se perdeu. Mentalmente, com repetidas reclamações e cartões amarelos, inclusive para o técnico Mano Menezes, e tecnicamente também. Aos visitantes restou apenas se fechar e tentar sustentar a forte pressão gremista.

Mas quando o cenário apresentava o Tricolor cada vez mais perto de marcar, foi o Timão que balançou a rede, com Romero. Se antes disso já estava decidido a jogar atrás, depois ficou ainda mais firme na marcação e se estabilizou fechando os espaços e jogando o nervosismo para o time de Renato Gaúcho.

São Paulo bate recorde e registra a tarde mais quente do ano neste domingo

 

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Neste domingo (12), a cidade de São Paulo registrou a tarde mais quente do ano, com uma temperatura média de 36,9 graus, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, informa a CNN.

Anteriormente, o registro de calor havia sido previsto em setembro, durante a última onda de calor, com uma temperatura média máxima de 36,5 graus no dia 24 daquele mês. 

O órgão destaca que, considerando apenas o mês de novembro, a média das temperaturas máximas deste domingo também representa a maior da série histórica. O recorde anterior para o mês datava de 4 de novembro de 2019, com 35,3 graus.

Além disso, a máxima absoluta, medida em um ponto específico, também atingiu um recorde no domingo, alcançando 38,5 graus na região da subprefeitura da Vila Mariana por volta das 16h. Antes desse episódio, o registro mais elevado era de 36,9 graus, registrado nos dias 11 de novembro de 2016, no Butantã, e 4 de novembro de 2019, na Vila Mariana.

O CGE prevê uma semana sem mudanças significativas no clima na capital paulista, com sol forte e calor intenso, com máximas superiores a 35 graus no período da tarde. Para a segunda-feira (13), a previsão é de sol com nuvens escuras, temperaturas elevadas, com mínima de 23 graus e máxima de 37 graus, acompanhada por umidade do mínimo de 20%. Já na terça-feira (14), apesar do calor, há alerta para o potencial de pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim da tarde.

Governador do Ceará afasta delegado que agrediu mulher no meio da rua em Aurora-CE

O governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), determinou afastamento do delegado de Aurora (CE), Paulo Hernesto Pereira Tavares, após o servidor se envolver em briga de trânsito e agredir uma mulher na manhã deste sábado (11/11). A edição extra do Diário Oficial do Estado do Ceará ainda determina a instauração de um processo administrativo-disciplinar contra ele. “Não admitimos e não vamos tolerar esse tipo de comportamento por parte de um agente de segurança”, declarou o chefe do Executivo estadual no Instagram.

Segundo a decisão, o delegado teria tentado perseguir de carro um menor de idade na tentativa de atropelá-lo. Ele perdeu o controle do veículo e subiu em uma calçada, onde colidiu com uma árvore e um muro. Em seguida, Paulo, que aparentava estar embriagado no momento, se envolveu em uma briga com as pessoas que estavam no local e agrediu uma mulher com um tapa no rosto dela. A ocorrência foi registrada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

O indiciado foi levado para um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas se recusou a fazer o teste do bafômetro. No entanto, o órgão afirma que teria filmado o servidor confessar que havia bebido. Ele e um acompanhante não identificado, que teria tentado agredir os policiais militares acionados para atender a ocorrência, foram encaminhados à Delegacia Regional de Brejo Santo (CE).

Com o afastamento preventivo, devem ser retidos identificação funcional, distintivo, arma, algema e qualquer outro instrumento funcional que esteja na posse do delegado.

Tsunami meteorológico arrasta carros e assusta banhistas em Santa Catarina

Um tsunami meteorológico arrastou carros e assustou frequentadores da praia do Cardoso em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde deste sábado, 11.

Segundo a Defesa Civil, que confirmou a ocorrência, o fenômeno é incomum e “de difícil previsão”. As informações são da NSC TV, afiliada da TV Globo. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Pescadores da região relataram que a mudança no tempo foi repentina, com a maré subindo rapidamente, por volta das 16h.

Segundo a Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil, o tsunami meteorológico normalmente está atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.

“As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia”, detalha nota do órgão.

Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico é diferente do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior.

Fonte: Terra

Compartilhe: