Governo Bolsonaro retirou do protejo da Transnordestina o trecho que liga Salgueiro/ Suape e desviou para porto de Pecém no Ceará

Frente Parlamentar promovem audiência em Araripina no sertão pernambucano para defender a volta do trecho a partir de Salgueiro, a grande esperança é a retomada da obra.

 

Em 2022 no Governo de Bolsonaro foi retirado do papel o trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape atendendo uma classe empresarial, a obra foi desviada para o porto do Pecém saindo de Elizeu Martins no Piauí ao Porto no Ceará

 

A deputada Socorro Pimentel, o coordenador da Frente Parlamentar na Alepe, deputado João Paulo (PT), e o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel.

Deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia Transnordestina no Estado de Pernambuco se reuniram em Araripina, no Sertão do Araripe, na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, para ouvir demandas locais e discutir o impacto do projeto no desenvolvimento regional.

A reunião foi proposta pela deputada Socorro Pimentel (UB), e aceita pelo deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente Parlamentar na Alepe, que foi instalada com o objetivo de garantir a volta do trecho Salgueiro/Suape ao traçado original do projeto.

O Governo Federal incluiu a medida no Novo PAC, garantindo recursos, e, mais recentemente, anunciou a abertura do processo licitatório para escolha das empresas que atuarão nas obras. Iniciativa que vem sendo comemorada por Pernambuco, que retoma seu protagonismo na luta pela construção da ferrovia.

A reunião, aberta ao público, contou com a presença de autoridades locais, representantes da sociedade civil e empresários. Durante o encontro, foram debatidos temas como os desafios para conclusão do ramal que atende Pernambuco e as oportunidades que a Transnordestina trará para Araripina e região.

A frente parlamentar que defendem o trecho da retomada da obra  que liga Salgueiro a porto de Suape é formada pelos seguintes deputados:

José Patriota, Debora Almeida, Luciano Duque, Valdemar Borges, Gilmar Jr. Lula Cabral,  Socorro Pimentel, Jarbas Filho, Joaozinho Tenório, Rosa Amorim, Renata Antunes e Mário Ricardo

Roberto Gonçalves/ Rádio Arari FM

Compartilhe: