Get Adobe Flash player

 

 

 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença

Ministério da Saúde / Foto: reprodução

Começa, na próxima segunda-feira (23), em todo o Brasil, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização será realizada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os Estados e municípios. Em Pernambuco, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 2,3 milhões de pessoas. Em todo o País, 54,4 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Para isso, serão distribuídas, ao todo, 60 milhões de doses da vacina – 2,6 milhões para Pernambuco. A mobilização seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

O anúncio da campanha de vacinação contra gripe deste ano foi feito em coletiva pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nesta quarta-feira (18). O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha. “É importante reforçar que temos vacina disponível para todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário. No ano passado, não faltou vacina e neste ano também não faltará. Nosso objetivo é vacinar 100% do público-alvo”, concluiu o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

 

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Esse público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal, além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

 

LULA FOI CONDENADO POR REFORMA E ELEVADOR QUE NUNCA EXISTIRAM

 

 

Circula nas redes sociais nesta quarta-feira 18 um trecho do depoimento que o ex-presidente Lula concedeu a Sergio Moro no âmbito do processo do triplex do Guarujá, no momento em que o juiz pergunta a Lula sobre a reforma do apartamento e um “elevador privativo” que teria sido construído, de acordo com a denúncia, a pedido do ex-presidente a Leo Pinheiro, dono da OAS; ocupação do triplex pelo MTST desmascarou a farsa da reforma milionária no apartamento, que não tem nada, menos ainda um elevador privativo

 

LULA À MILITÂNCIA: “POR VOCÊS VALEU A PENA NASCER E VALERÁ A PENA MORRER”

 
Ex-presidente mandou recado para resistência no acampamento Lula Livre, em Curitiba; “Queridos e queridas companheiras, vocês são o meu grito de liberdade todo dia. Se eu não tivesse feito nada na vida, e tivesse construído com vocês essa amizade, já me faria um homem realizado. Por vocês valeu a pena nascer e por vocês valerá a pena morrer”
 

Criminoso invade emissora de rádio durante transmissão ao vivo, em Caruaru


Um criminoso invadiu e roubou alguns objetos da Rádio Cultura do Nordeste na noite da terça-feira (17) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, quem avisou aos policiais o que estava acontecendo foi um dos ouvintes.No momento da invasão, o locutor Edmilson Souza apresentava o “Você faz o programa” e falou da invasão ao vivo. A polícia foi até o local, mas, até a publicação desta matéria, o criminoso não foi identificado ou localizado.Ao G1, a jornalista Laís Florêncio, funcionária da Rádio Cultura, contou o que foi roubado do local. “Foram levados quatro notebooks, uma quantia em dinheiro, a televisão e o celular da redação. A sala foi arrombada”, disse.
 

Secretário do CIMPAJEÚ diz que concurso público no mesmo dia busca redução de custos e empresa idônea

 

O prefeito de Triunfo e Secretário do Cimpajeú, João Batista, explicou a estratégia de um concurso para várias cidades da região do Pajeú. Segundo ele, não é correto dizer que obrigatoriamente haverá uma data casada para o concurso em várias cidades.

 

“Estamos discutindo encontrando uma empresa única para realização de concurso em diversas prefeituras ao mesmo tempo. Não significa que será uma data única. Pode ser, mas não necessariamente. Estamos buscando uma saída conjunta para atender a legislação. Há muitos contratos temporários e muitas vezes as prefeituras não reúnem condições financeiras. Mas isso não significa data única. Estamos buscando economia”.

 

Ele discute que as melhores empresas realizadoras de concursos não tem interesse em realizar certames em municípios pequenos. “Através do Cimpajeú, podemos contratar uma instituição mais renomada. Concursos geralmente vão parar na justiça, porque muitas empresas já estão envolvidas em algum tipo de suspeitas. Vamos atrair interesse de instituições que possam realizar”.

Ele destacou que é significativo o número de prefeituras que precisam realizar concurso público, a maioria que tem contratações temporárias.  Registre-se, Triunfo, sua cidade, é exceção. Como realizou certame mais recentemente, não tem necessidade imediat

 

 

RÉU, AÉCIO VIRA ASSUNTO MAIS COMENTADO NO TWITTER MUNDIAL

:
Depois de virar réu por corrupção e obstrução judicial, o nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ficou entre os temas mais comentados no Twitter mundial; “Só ele e a irmã dele acreditam em sua inocência”, publicou o internauta Marco Moreira; o perfil @JornalismoWando comentou: “Aécio é peso morto no jogo político e tem zero influência eleitoral. O PSDB tava louco pra se livrar desse encosto”

Políciais militares da 9ª CIPM de Araripina arrecadam donativos para vítimas das chuvas em Bodocó

 

A ação contou com o apoio da Rádio Arari FM e mostra que a nossa polícia, além de combater o crime no nosso estado, está preocupada com a situação dos nossos irmãos

ASCOM / Foto: reprodução

 

Hoje, policiais militares da 9ª CIPM arrecadaram gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza, dentre outros, para ajudar as famílias que ficaram desabrigadas devidos às fortes chuvas que atingiram o município de Bodocó, sertão do Estado.

 

A unidade ainda está recebendo doações, que podem ser deixadas na sede, em Araripina, ou nos pelotões de Trindade e Ipubi.

Ações como essas mostram que a nossa polícia, além de combater o crime no nosso estado, está preocupada com a situação dos nossos irmãos.

Dessa forma, a PMPE externa a sua verdadeira e preciosa missão, que é, e sempre será a de SERVIR! Juntos somos mais fortes.

Obrigado a todos os munícipes de Araripina, Trindade e Ipubi, as igrejas, hospitais, rádios e demais profissionais da Imprensa que nos ajudaram nessa campanha. #contemsemprecoma9cipm.

 

Marília Arraes de volta a região do Pajeú

 

 

A pré-candidata ao governo do estado, Marília Arraes-foto (PT), volta ao Sertão do Pajeú nesta quinta e sexta-feira. Nesta quinta-feira,ela chega a Serra Talhada, onde será recepcionada pelo prefeito Luciano Duque (PT), principal articulador da sua candidatura. Amanhã, Marília participa do DEBATE DAS DEZ, na Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, em seguida Marília almoça com petistas, às 14 horas, visita o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.