Get Adobe Flash player

Panificadora Samuel

Cidades acessando blog

Escola Monteiro Lobato



 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!


Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

site: emonteirolobato.com.br

 

Login

Dr. Jamildo Carvalho

Blog MM

 

 

 

Tudo posso naquele que me fortalece.

Email:blogmarcosmontinelly@gmail.com

  (87) 9 -9680-8985 

 

 

Desfile Cívico da Escola M. L.

 

Formatura do ABC Monteiro

Yane Marques

Vozes do Forro

AABB

 

Login Form

Fotos Bloco a Onda

Canaval 2016

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!

 

 

Por G1 SP

O delegado Cristian Lanfredi, 42, que atuava na Assembleia Legislativa de São Paulo, matou a mulher, Cláudia Zerati, 46, juíza do Trabalho, e depois se suicidou na manhã deste domingo (20) em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo.

Segundo o padrinho da filha do casal informou à polícia, o delegado chegou a deixar a menina de seis anos com ele após um desentendimento com a mulher por volta das 4h. Lanfredi voltou para a casa, em um prédio de alto padrão na Rua Tucuna, matou a mulher e se matou, de acordo com as primeiras informações da investigação.

Vizinhos ouviram disparos por volta das 6h, foram até o apartamento, a porta estava aberta e eles encontraram o casal baleado e já morto. De acordo com o padrinho, a menina contou que os pais brigaram porque Lanfredi havia se recusado a tomar seu remédio. O delegado estava afastado do trabalho para tratamento. O caso foi registrado no 91º Distrito Policial.

O Tribunal Regional do Trabalho divulgou nota lamentando o falecimento da juíza, titular da 2ª Vara de Franco da Rocha. Ela nasceu e estudou em Campinas, no interior do estado. O expediente ficará suspenso no Fórum de Franco da Rocha nesta segunda-feira (21).

Criam-se mais sindicatos que empresas no Brasil: já são 17,2 mil

 

Sindicatos viraram negócio, por isso 90% deles estão no Brasil

Diário do Poder / Foto: reprodução

O número de sindicatos no Brasil passou dos 17,2 mil este ano, no governo Michel Temer. Em setembro de 2015, antes do impeachment de Dilma, o total já era impressionante: 15,9 mil entidades. Quando Lula foi reeleito, o Brasil virou campeão no número de sindicatos, com mais de 90% do total mundial. Foi autorizada a criação de 9.382 sindicatos em 2006, mais da metade dos 17.289 de hoje. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O Ministério do Trabalho confirmou terem sido autorizadas as criações de 112 novos sindicatos, de um total de 391 solicitações só este ano.

São 11.867 sindicatos de trabalhadores, 5.408 de empregadores, sem contar federações, centrais, associações, conselhos de classe etc.

A África do Sul e Estados Unidos têm cerca de 190 sindicatos; Reino Unido, 168, Dinamarca, 164 e a Argentina, apenas 91.

Os sindicatos brasileiros tiraram compulsoriamente de trabalhadores e empregadores brasileiros mais de R$ 3,5 bilhões, apenas em 2016.

 

 

Funcionário do Bradesco de Tabira tem casa invadida e moto levada

 
Na madrugada deste domingo (20) um bandido pulou um muro da residência de André, que reside em Riacho do Gado e trabalha no Bradesco de Tabira, adentrou na garagem e levou uma moto Fan Preta 202/2013, placa PFR 7323
 

Nem Ouricuri, nem Granito; Lula não passará mais pelo Sertão de Pernambuco

 

A nova passagem do líder petista pelo Estado, marcada para a próxima quinta (24), sexta (25) e sábado (26), se resumirá à capital Recife.

Carlos Britto / Foto: reprodução

Nem Ouricuri, nem Granito. A agenda oficial do ex-presidente Lula ao Sertão do Araripe pernambucano deverá ficar para uma próxima oportunidade. A nova passagem do líder petista pelo Estado, marcada para a próxima quinta (24), sexta (25) e sábado (26), se resumirá à capital Recife. O mais próximo que Lula sentirá do povo sertanejo é uma visita que fará, na quinta, ao Museu do Cais ao Sertão, no Bairro do Recife Antigo.  O local foi escolhido pelo ex-presidente por contar com um grande acervo sobre a cultura nordestina e aos sertanejos.

Na sexta pela manhã, o ex-presidente participará de um encontro com trabalhadores em defesa das indústrias petrolífera e naval. À tarde, Lula retorna à capital pernambucana, onde comparecerá a um grande ato que está sendo organizado pela Frente Brasil Popular pela democracia, pelos direitos e por Lula.

No sábado pela manhã, Lula irá a Brasília Teimosa, onde vai visitar o bairro, conversar com moradores e conhecer pessoalmente projetos sociais que estão sendo organizados pelos moradores da localidade. A visita é emblemática, já que foi o Governo Lula o principal parceiro da Prefeitura do Recife na retirada das palafitas e na revitalização da Orla de Brasília Teimosa.

Inicialmente havia previsão de que Lula e sua caravana passassem por Ouricuri, mas depois isso foi alterado para Granito, onde o atual prefeito João Bosco Lacerda é do PT.

 

 
 
Na manhã deste domingo dia (20), Policiais Militares prenderam cinco homens que seguiam em um veículo pela BR-232, sentido Salgueiro, na altura do bairro Borborema, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
 
Durante a abordagem ficou constatado que dois ocupantes do veículo haviam participado do assalto ao Carro-Forte em Santa Cruz da Baixa Verde, sendo eles identificados e presos: Tarcísio André Alves Maia, de 34 anos, natural de Belém do São Francisco, elemento de alta periculosidade, acostumado a prática de assaltos a banco e “Júnior Tamanco”, natural de Cabrobó, provavelmente o motorista da Hilux que estava na ação. 
 
Segundo informações repassadas ao nosso parceiro do Portal Nayn Neto, os outros três ocupantes todos têm passagem pela polícia e pelo sistema carcerário, ainda está sendo investigado a participação dos mesmos na ação. Os três suspeitos, vieram de Belém do São Francisco, resgatar Tarcísio e Júnior Tamanco. Ainda segundo o Potal Nayn Neto, a quadrilha faz parte do “Novo Gangaço” e é de alta periculosidade”. 
 

Em Santa Cruz da Baixa Verde, comoção durante enterro do refém morto durante investida ao carro-forte

 

A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, em estado de comoção, enterrou no cemitério local, na manhã deste domingo (20), uma das vítimas da tentativa de assalto ao carro-forte da empresa Preserve, ocorrido na última sexta-feira (18), na PE 365, entre o distrito de Jatiúca e a cidade de Santa Cruz da Baixa Verde. Luiz Carlos Filho, fazia parte da Associação de Bacamarteiros do Pajeú, entidade em que seu pai, era ex-presidente. 
Luiz Carlos Filho foi morto quando estava trabalhando e seguia pela PE-365, conduzindo um caminhão, carregado de lenha. 
 
No momento da investida dos bandidos, o caminhão de Luiz Carlos se encontrava quebrado na via, momento em que os assaltantes aproveitaram para interceptar o carro-forte da Preserve e levaram Luiz Carlos como refém. Durante a fuga, os bandidos trocaram tiros com a polícia, tendo o bacamarteiro sido alvejado e morreu no local.
 
As informações são de Nayn Neto.

 

 

 

 

 

A beldade Monalysa Alcântara desbancou outras 26 competidoras e levou o título

Meio Norte /Fotos: Ana Ceribelli/BE Emotion

A piauiense Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste sábado, 19, no concurso realizado em Ilhabela, no litoral de São Paulo. Ela tem 18 anos e é estudante de Administração.

Em um evento com apresentação de Cássio Reis, a beldade desbancou outras 26 competidoras e terá a oportunidade de representar o país no Miss Universo.

Na fase de perguntas e respostas, a nova Miss Brasil teve de responder qual será a sua estratégia para representar a beleza brasileira internacionalmente. “Minha super estratégia será ser eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje. Vou ser eu mesma. Não tem segredo”, afirmou.

Ela quer ajudar a mulher negra a valorizar a própria beleza. “Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras a se acharem mais bonitas e mostrar que elas são capazes de seguirem seus próprios sonhos, assim como eu segui o meu”, disse.

Em segundo lugar ficou a Miss Rio Grande do Sul, Juliana Mueller. Durante o concurso, ela afirmou que ama a sua beleza interior e não ligaria se não fosse magra. “Eu me amo do jeito que eu sou. O que realmente importante é o que a gente tem dentro, o que realmente importa é o nosso coração”, afirmou.

Já a Miss Espírito Santo, Stephany Pim, ficou em terceiro lugar. Ela destacou os seu valores como os seus valores. “Quero fundamentar meu reinado em valores como respeito, honestidade, humildade e amor”, explicou.

Confira abaixo a classificação:

TOP 5
Miss Piauí
Miss Rio Grande do Sul
Miss Espírito Santo

Miss Sergipe
Miss Pernambuco

 

 
 
Materiais apreendidos até o momento pela polícia na investida de Carro-Forte em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú.
 
- 01 FUZIL automático 7.62 sem marca ou modelo, 01 MOSQUEFAL 7.62 sem marca ou modelo, 03 ESPINGARDAS Cal. 12, PARTE de uma ESPINGARDA Cal. 12 sem modelo e sem número de serie, 02 REVÓLVERES Cal. 38, 03 coletes balísticos, 02 bananas de dinamite, 06 munições de calibres 12, 03 intactas e 03 deflagradas, a quantia em espécie de R$ 219.280,00 (duzentos e dezenove mil e duzentos e oitenta reais) fruto do assalto, além da apreensão dos veículos utilizados pelos meliantes na ação criminosa, uma HYLUX TOYOTA CD 4X4 SRV PLACA PDA-5424 e um CRUZE LT BRANCO, PLACA QFG-0480.
 

 

Policiais continuam no terreno e imediações executando diligencias, no encalço dos meliantes. A qualquer momento mais informações.

 

 

Afogados goleia o Salgueiro e garante vaga na segunda fase do PE Sub-20

 
O Afogados recebeu o Salgueiro na tarde deste sábado no estádio Vianão, em jogo válido pelo Campeonato Pernambucano Sub-20. A coruja do sertão goleou o Carcará por 3 a 0 e garantiu classificação para segunda fase do estadual. Gols de Vinícius, Arianderson e Charles.
 
Além da vitória diante do Salgueiro, o Tricolor havia vencido o Serra Talhada por 3 a 1 e, o Flamengo-PE por W.0.
 
O Afogados volta a enfrentar o Salgueiro no dia 2 de Setembro, no Cornélio de Barros. Já no dia 30 de Setembro, o time visita o Serra Talhada, no estádio Pereirão, apenas para cumprir tabela.
 
Todos os clubes do grupo A, conquistarão os pontos dos jogos diante do Flamengo de Arcoverde, que desistiu da competição. (Fotos: Romário Silva/Ascom Afogados FC)

Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 32 milhões

 

 

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.960 da Mega-Sena, realizado neste sábado (19). O sorteio foi realizado às 20h, em Presidente Venceslau (SP).
 
As dezenas sorteadas foram: 01 - 18 - 25 - 37 - 39 - 43.
 
No próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (23), o prêmio previsto é de R$ 32 milhões. Ao todo, 116 apostas ganharam a quina; cada uma vai levar R$ 24.043,13. Outras 6.655 acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 598,69.

 

Prefeito Anchieta Patriota acompanha agenda do Governador Paulo Câmara no Pajeú

 
Ao lado do vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), do secretário de governo, Antônio Venâncio, do diretor de esportes, José Jesus (Calango), e da líder comunitária, Tota do Jardim, o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), acompanhou nesta sexta-feira (18/08) a agenda administrativa do governador, Paulo Câmara (PSB), no Sertão do Pajeú. Na ocasião, o chefe do executivo pernambucano inaugurou e assinou ordens de serviço para obras nas cidades de Brejinho, Itapetim, São José do Egito e Santa Terezinha.
 
“Com os companheiros prefeitos e lideranças da região acompanhamos a entrega de um conjunto de obras. Aproveitei a oportunidade para solicitar ao governador mais ações para Carnaíba. Paulo Câmara vem mantendo o estado equilibrado, com uma gestão fiscal rigorosa e investindo em obras importantes para a população, a exemplo dos sistemas simplificados de água no nosso município”, ressaltou o prefeito, Anchieta Patriota.

 

Sertão do Pajeú recebe obras hídricas do Governo do Estado

 

Ações executadas pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária somam R$ 4,5 milhões em investimentos

SEI / Foto: divulgação

Cumprindo agenda administrativa na Região do Pajeú, o governador Paulo Câmara entregou obras hídricas e assinou ordens de serviço para garantir água de qualidade nas casas de moradores da zona rural, bem como para a produção de alimentos e a criação de animais.

Ao lado do governador, participaram do ato o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, acompanhados dos prefeitos Adelmo Moura de Itapetim; Tânia, de Brejinho; Evandro Valadares, de São José do Egito; Vandinho de Danda, de Santa Terezinha,

E, ainda, vereadores e lideranças da região, além do secretário de Habitacão Kaio Maniçoba; do secretário de Transportes Sebastião Oliveira; dos deputados estaduais Romário Dias  e Rogério Leão; do presidente da Compesa Roberto Tavares; e do secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.

Mais de 5 mil pessoas nos municípios de Brejinho, Itapetim, São José do Egito e Santa Terezinha foram beneficiadas com sistemas simplificados de abastecimento e autorização para a construção de barragens.

Em Brejinho, as obras incluíram a inauguração de um sistema simplificado para atendimento às comunidades de Muçambê e Caldeirão, com investimento de R$ 862.278,49, beneficiando 650 pessoas. Também foi emitida ordem de serviço para construção de três barragens nos sítios Mulungu, Degredo e Caldeirão. Haverá ainda a implantação de um sistema adutor com extensão de três quilômetros na comunidade de São Miguel, para abastecimento humano e produção rural. 

Em Itapetim, será construído um sistema simplificado para as localidades de Sítio Serrinha, Sítio Maniçoba, Sítio Recanto, Cacimba de Pedra e Aroeira, no valor de R$ 450 mil, beneficiando cerca de 375 pessoas. Além do equipamento, três barragens serão implantadas nos sítios Logradouro, Poço Escuro e São Vicente, atendendo a 1,5 mil pessoas. 

As comunidades de Mulungu, Bom Nome e Mandim, em São José do Egito, receberam um sistema de abastecimento, com somas superiores a R$ 1,2 milhão, beneficiando 900 pessoas. Outros dois equipamentos serão construídos em Santa Terezinha, contemplando os moradores de Sítio Alves, Sítio Barriguda, Sítio Macaco e Sítio Pedra D’água

Ex-prefeita ‘ostentação’ tem R$ 5,6 milhões bloqueados no Maranhão

 

Lidiane Leite, ex-prefeita ‘ostentação’.Ela é acusada de fraudes em licitações para merenda escolar.

Meio Norte / Foto: reprodução

A ex-prefeita do município de Bom Jardim, Lidiane Leite, que teve os direitos políticos suspensos por cinco após após ter sido condenada pela Justiça por improbidade administrativa e que recentemente foi acusada de fraude em licitação de serviço funerário, teve R$ 5.692.849,88 bloqueados pela Justiça. A decisão é do juiz Raphael Leite Guedes. A ex-gestora teria fraudado licitação para merenda escolar.

O bloqueio atinge ainda os bens do ex-secretário de Articulação Política, Humberto Dantas dos Santos, o “Beto Rocha”, que foi marido de Lidiane e mentor de sua carreira política, e dos dirigentes de empresas envolvidas. As informações são do Ministério Público Estadual do Maranhão.

Lidiane “ostentação” foi presa pela Polícia Federal, em 2015. Em seus perfis nas redes sociais, ela publicava “selfies” que revelavam um cotidiano de luxo contrastante ao da cidade de Bom Jardim – município de 40 mil habitantes, à beira da miséria, com um dos menores IDHs do Brasil.

Carros de luxo, festas e preocupação com a beleza, o que inclui até cirurgia plástica, marcavam o dia a dia da moça que se candidatou à prefeitura de Bom Jardim pela coligação “A esperança do povo”.

Lidiane foi presa por decreto da Justiça Federal sob suspeita de desvios de recursos da merenda escolar do município. Ela ficou 39 dias foragida e se apresentou. Após 11 dias, foi solta com tornozeleira eletrônica.

A candidatura de Lidiane Leite à Prefeitura de Bom Jardim foi lançada por “Beto Rocha”, então seu marido. No início do mandato, a ex-prefeita nomeou o cônjuge para o cargo de secretário de Articulação Política. A investigação mostra que “Beto Rocha” passou a agir como prefeito. Ele é acusado de integrar os esquemas para fraudar licitações no município.

Socorro Pimentel também aparece na lista dos parlamentares que contrataram empresas fantasma na Alepe

 

Ainda repercute a informação que durante dois anos, alguns deputados estaduais de Pernambuco fizeram contratos de prestação de serviços parlamentares com pelo menos sete empresas fantasmas, de acordo com a investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Quem encabeça a lista dos parlamentares que mais gastou é a deputada Socorro Pimentel (PSL) ela teria gastado R$ 316 mil com a contratação de uma empresa de fachada.

 

Em nota à imprensa, a deputada Socorro Pimentel diz que reconheceu o erro e que já devolveu o dinheiro referido, disse ainda que abrirá mão da verba indenizatória, a qual os deputados têm direito.

 

Polícia Militar prende suspeitos de assaltos a bancos no Sertão da BA

 

 

Na madrugada deste sábado dia (19), por volta de 1h, Policiais Militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM) tiveram informações de que a Companhia Independente de Policiamento Especial (CIPE Nordeste) havia frustrado uma tentativa de assalto ao Banco do Brasil da cidade de Jeremoabo-BA, distante 84km de Paulo Afonso-BA.
 
Os criminosos ainda tentaram desligar as câmeras de segurança do banco, mas foram surpreendidos pela rápida ação da polícia que apreendeu dois suspeitos, identificados como: Vilmar de Jesus, de 40 anos e Gutemberg Santos Maciel, de 33, residente na cidade de Feira de Santana.
 

 

O Gutemberg confessou que tentaria o furto àquela agência bancária, citando ainda a pessoa de Andre Luiz Francisco da Silva, de 37 anos, vulgo “Paulistinha”, que teria participação nessa investida contra a instituição financeira.
 
Diante de informações sobre o “Paulistinha”, a guarnição da “Operação Sertão Seguro” com o coordenador de Área e a CIPE Nordeste, foram até a sua residência e ele foi encontrado e abordado. Ao ser questionado sobre o grau de conhecimento entre as pessoas detidas em Jeremoabo, ele demonstrou um certo nervosismo e ao mesmo tempo que abordavam o suspeito, o seu telefone celular recebia algumas chamadas bem como mensagens. Segundo a polícia, ao ser indagado sobre as mensagens, ele com atitude agressiva jogou o seu aparelho celular ao chão com o intuito de danificá-lo e logo após, tentou uma possível fuga, porém sem êxito.
 
Houve resistência à prisão, porém tudo foi controlado pelos policiais que ainda, diligenciaram no intuito de localizar os demais integrantes do grupo, mas não foram encontrados.

 

Os conduzidos foram levados para delegacia de polícia local, para a tomada das devidas providências. (Via: Site do Ozildo Alves)
 

LULA: ‘LEVANTEM A CABEÇA, O BRASIL TEM JEITO’

 

Ricardo Stuckert

Em seu último ato na Bahia, o ex-presidente Lula voltou a falar sobre esperança e a força que os brasileiros devem ter para que o País volte a crescer; "Para o Brasil voltar a andar a gente precisa levantar a cabeça. Não desanimar, levantar a cabeça para lutar. O Brasil tem jeito", disse, no ato de Defesa das Políticas Públicas para o Semiárido e Agricultura Familiar em Feira de Santana (BA); petista reforçou que vai andar pelo País e criticou a situação político-econômica; "O emprego está desaparecendo, o salário está reduzindo, o povo está deixando de comprar, não tem mais PAA, não tem Mais Alimentos, não tem mais financiamento e o povo vai ficando mais pobre outra vez"; "A verdade é que nós não temos governo, ele não representa o povo, representa uma parte da imprensa que derrubou a Dilma e os deputados picaretas que votaram contra Dilma", completou

 

Cresce 450% o número de pessoas que geram a própria energia em Pernambuco

 

 

 

 

Número de consumidores que geram a própria energia elétrica cresceu 450% em Pernambuco, nos últimos dois anos. Um levantamento feito pela Companhia Energética (Celpe) aponta que o estado tem, atualmente, 270 sistemas de micro e minigeração. Outros 100 estão em fase de implantação. Em 2105, eram 47 projetos.

 

Segundo a concessionária, a maior parte desses sistemas é de energia solar. O índice de utilização dessa fonte renovável chega a 99%. Os clientes residenciais respondem por 61% dos projetos implantados. Estabelecimentos comerciais contam com 77 sistemas e o poder público instalou 16 plantas. Há, ainda, sete projetos industriais e quatro clientes da zona rural. A Celpe também tem um sistema instalado.

 

A micro ou minigeração de energia, segundo a companhia, não compete com a atividade convencional. A concessionária justifica que não é remunerada pela venda, mas pela disponibilização do serviço aos clientes.

 

Ganhos

 

Na micro e na minigeração, a energia pode ser produzida por fontes hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada. Qualquer um desses sistema é conectado à rede de distribuição por meio de instalações da unidade consumidora.

 

Na prática, o cliente tem a autogeração conectada ao sistema elétrico convencional. A energia gerada poderá ser consumida diretamente na unidade. Em caso de excedente, ele será injetado na rede de distribuição da concessionária.

Assim, o cliente poderá obter créditos, que serão compensados nas faturas seguintes. A energia injetada e a consumida pela unidade serão contabilizadas por um medidor bidirecional instalado pela empresa. 

Gilmar Mendes manda soltar mais quatro presos da Ponto Final

 

 

 
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes estendeu neste sábado o habeas corpus concedido ao empresário Jacob Barata Filho, o ‘rei do ônibus’, a outros quatro presos na Operação Ponto Final, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Desdobramento da Lava Jato no Rio, a operação investiga o pagamento de propinas a políticos em troca de manutenção de privilégios para as empresas de ônibus, inclusive no valor das tarifas.
 
Os beneficiados pela decisão foram: Cláudio Sá Garcia de Freitas, Marcelo Praça Gonçalves, Enéas da Silva Bueno e Octacílio de Almeida Monteiro, presos preventivamente.
 

 

O empresário do setor de ônibus Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Lélis Marcos Teixeira, deixaram a cadeia na manhã deste sábado. Ambos foram presos no início de julho, durante a Operação Ponto Final.
 
Os dois estavam presos na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, e saíram por volta das 11h30, segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). Barata Filho e Lélis já haviam sido beneficiados por um habeas corpus concedido por Gilmar Mendes, mas tiveram expedidos novos mandados de prisão, pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. Com isso, ontem, Gilmar expediu nova decisão determinando a soltura.
 
Ao aceitar o pedido feito pela defesa dos empresários, Mendes converteu a prisão preventiva em medidas cautelares como recolhimento noturno. Nos fins de semana e feriados, eles ficam proibidos de participar das atividades de suas empresas de transportes e não podem deixar o país.
 

 

Começa pagamento de até R$ 937 do PIS/Pasep; veja quem tem direito

 

Começou a ser depositado nessa quinta-feira (17) o abono salarial PIS 2017-2018 para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto. No caso do Pasep, que é pago para servidores públicos, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 1.
De acordo com o calendário, quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o PIS ainda no ano de 2017. Já os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2018. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento.


Para o exercício 2017/2018 serão destinados R$ 16,9 bilhões para pagamento do abono salarial a 24 milhões de trabalhadores.
O valor do abono varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2016. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.


Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.
No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Veja calendário do PIS abaixo:

 

 

Reflexão para as ditas que se dizem ser salvas:

 

Lembrando que pelo fato de ser evangélico isso não santifica ninguém, religião não salva, quantas irmãs falam mau das pessoas, são fofoqueiras,falam palavrões, mentem, se comportam mau no local de trabalho falando dos colegas, chega de mau humor no local  trabalho, cara feia, como se as pessoas tivessem culpa dos seus problemas, ainda se dizem que estão salvos, são os verdadeiros hereges, tipo de gente assim é da pior especie, é a loba ou lobo revestido em pele de cordeiro, tome cuidado! você deve conhece pessoas assim, claro que  "Toda regra tem exceção".

O conhecedor da palavra não fala mau de ninguém, não fofoca, não fica mau humorado no trabalho, não fala mau dos colegas,vizinhos, respeita a religião dos outros, as etinias, as crenças, prega a paz e harmonia entre as pessoas, devem ser propagadores de sentimentos sadios, e como se diz que serão salvos, vamos ver se nos encontramos "no ceú ou no inferno", pois quem age dessa forma deve saber que não é da vontade do criador.

 

 

Senador Humberto Costa e vice-governador Raúl Henry, foram os convidados do debate da Super Manhã

Rádio Jornal / Diego Nigro/JC Imagem

Questionado sobre possível aliança com o PSB em 2018, o líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que não o partido dos trabalhadores em Pernambuco não vai fechar as portas para nenhum partido em 2018.

“Temos uma relação com o PSB aqui no estado que todos conhecem. Hoje, por outro lado, em várias questões relativas as reformas, formalmente o PSB está na oposição ao governo Temer. Não é uma situação fácil. Acho que se a eleição fosse hoje, o PT teria que ter um candidato para a eleição. Não podemos fechar nenhuma porta. Se tem uma coisa que todos reconhecem é a incerteza do que vai acontecer no ano que vem”, disse Humberto Costa.

Recentemente, em entrevista à Rádio Jornal, o governador Paulo Câmara (PSB-PE) afirmou que “o PSB quer sempre contribuir e está aberto, sempre esteve muito aberto a muitas oportunidades. Agora, vai precisar de muita conversa, de sentar à mesa, ver qual é a estratégia para 2018, qual é o rumo e qual o caminho que vai querer percorrer”.

 

Novinho da Paraíba é espancado por assaltantes no Recife

 

Cantor saia de agência bancária na Avenida Caxangá quando foi surpreendido pelos assaltantes

JC Online / Foto: Reprodução/Facebook

O sanfoneiro e cantor de forró Adílson Farias de Sousa, mais conhecido como Novinho da Paraíba, foi agredido por dois assaltantes, após sair de uma agência bancária na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. De acordo com o Posto da Polícia Militar do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o músico deu entrada na unidade de saúde com dificuldade para respirar.

Segundo a PM, o crime aconteceu próximo ao Banco Santander da Avenida Caxangá. O cantor teria sacado uma quantia em dinheiro e, ao sair da agência, foi surpreendido por dois criminosos que levaram o montante sacado. Ele foi espancado pelos homens e levado para atendimento médico no HGV, também na Zona Oeste da capital.

Saúde

A PM informou que, apesar do susto, Novinho já foi medicado, está consciente e passa bem. O posto da Polícia Militar não soube precisar o horário do crime.

 

Eclipse solar poderá ser visto das regiões Norte e Nordeste do Brasil

 

 

 
Eclipse solar que acontecerá na próxima segunda-feira (21) privilegiará as regiões Norte e Nordeste do Brasil que poderão ver, parcialmente, o fenômeno. Quem estiver localizado no Macapá e no Amapá terá o melhor ponto de observação entre as capitais, segundo o jornal O Globo. Lá eles poderão ver 40,9% do Sol coberto pela Lua.

 

 

 

Moro nega pedido da defesa de Lula

 

O interrogatório do ex-presidente, especificamente, está marcado para o dia 13 de setembro

Estadão / Foto: reprodução

O juiz federal Sérgio Moro negou, hoje, o pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para suspender os interrogatórios relativos à 2ª ação penal contra o ex-presidente na Operação Lava Jato, marcados para setembro.

O processo investiga se a doação de um terreno em São Paulo e a compra de um apartamento em São Bernardo do Campo foram propina da Odebrecht a Lula.

Os advogados alegaram que a apresentação de uma série de documentos por parte da força-tarefa da Lava Jato estava “sem qualquer indicação de origem nem sequer uma mínima referência a respeito no petitório”.

Moro, no entanto, considerou que a solicitação “carece de qualquer base legal” e que, caso a defesa tenha necessidade, ela pode protolocar requerimentos no decorrer da ação, após os depoimentos.

“Eventuais requerimentos complementares, de diligências cuja necessidade surgiu no decorrer da instrução, devem ser formulados, circunstanciadamente, na fase própria, do art. 402 do CPP, e que segue aos interrogatórios”, explicou o juiz no despacho.

O interrogatório do ex-presidente, especificamente, está marcado para o dia 13 de setembro. Conforme a defesa, foram ouvidas 97 testemunhas de acusação e defesa neste processo.

 

Ex-deputado Cândido Vaccarezza, do PT, é preso na Lava Jato

 

Cândido Vaccarezza é suspeito de ter usado sua influência como parlamentar para beneficiar uma empresa estrangeira em contratos com a Petrobras

Rádio Jornal / Foto: Laycer Tomaz- Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT) foi preso, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (18). O mandado de prisão temporária (por cinco dias, prorrogáveis pelo mesmo período) contra contra o petista foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro.

Vaccarezza é suspeito de ter usado sua influência como parlamentar para beneficiar uma empresa estrangeira em contratos com a Petrobras. Moro expediu mais um mandado de prisão, mas a identidade do segundo preso não foi revelada ainda, e outros 11 de busca e apreensão.

Nesta relação criminosa, segundo a PF, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.

“Na Operação Sem Fronteiras é investigada a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento na obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira” informa a PF.

Duas operações da Lava Jato

A execução desses mandados fazem parte do desdobramento de duas novas fases da Operaçõe da Lava Jato, deflagradas na manhã desta sexta no Rio e em São Paulo.

Ao todo, estão sendo cumpridos 46 mandados judiciais, sendo 29 de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e seis de prisão temporária na capital paulista e Santos, em São Paulo, e no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a PF realiza duas operações da Lava Jato no mesmo dia.

Justiça bloqueia bens de deputada e de ex-governador de Roraima

 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima determinou, nesta sexta-feira, o bloqueio de 40 mil reais das contas do ex-governador do Estado, José de Anchieta Júnior (PSDB), de sua ex-mulher, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB), e do atual comandante da Polícia Militar, Edison Prola. Eles teriam usado um avião do governo para transportar o funkeiro MC Sapão, contratado para se apresentar em uma festa particular em comemoração ao aniversário de Shéridan, em abril de 2010.
 

 

Segundo a Justiça de Roraima, a deputada e seu ex-marido utilizaram “a estrutura pública do governo para realização da festa particular de Shéridan quando ainda era primeira-dama do Estado”. O Ministério Público do Estado de Roraima, que moveu ação por improbidade administrativa contra os três acusados, afirma que o valor gasto com combustível e horas pagas ao piloto e co-piloto foi de quase 40 mil reais.
 
“De acordo com o juiz Luiz Alberto de Morais Júnior a deputada federal Shéridan de Anchieta teve o valor bloqueado em sua integralidade. Já o ex-governador Anchieta Júnior e o comandante Edson Prola, tiveram valores bloqueados com saldo inferior ao valor estipulado na decisão, em virtude de insuficiência de recursos nas suas contas bancárias”, diz o Tribunal de Justiça em comunicado.

 

A ação de improbidade administrativa que resultou no bloqueio terá seguimento e poderá resultar na condenação dos três pela perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público. (Via: Veja)
 

Ministério Público descobre irregularidades no Bolsa Família em Princesa Isabel, até falecido recebia benefício

 

O Ministério Público Federal (MPF) desenvolveu uma ferramenta de inteligência para apurar possíveis irregularidades relativas ao requisito legal de renda para inclusão de pessoas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal.
 
As bases de dados cruzados foram fornecidas pelo próprio Governo Federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Receita Federal e pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais, na maior mobilização de instituições para fiscalizar o programa. O período de fiscalização abrange todos os valores pagos no período de 2013 a maio de 2016.
 
A plataforma digital identificou grupos de beneficiários com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do programa Bolsa Família para a concessão do benefício.
Com o objetivo de racionalizar e permitir uma atuação coordenada e nacional do MPF, os beneficiários que apresentaram indicativos de capacidade econômica superior aos limites legais do programa foram classificados em cinco grupos.
Em Princesa Isabel, no sertão da Paraíba, o Ministério Público Federal apontou 231 beneficiários que não se enquadram no perfil do Bolsa Família, baseado nas seguintes incongruências: 167 seriam servidores públicos, 62 empresários, 1 doador de campanha e 1 falecido; os notificados podem recorrer da decisão.

 

 

O prefeito Sávio Torres comemorou com todos os eleitores a vitória conquistada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE). “Essa vitória no TSE foi fruto de denúncia de perseguição dos que não se acostumaram com a nossa vitória dada nas urnas democraticamente por o povo. E quero reconhecer, valorizar esse voto de confiança que recebi em outubro do ano passado com trabalho”, disse Sávio.
 
Existia no TSE uma ação de inelegibilidade contra Sávio que provou ser incabível. As comemorações começaram no final da manhã de quinta-feira 17 de agosto de 2017 com o resultado do TSE dando vitória a Sávio. Os eleitores do prefeito foram às ruas em carreata comemorar a vitória e desabafar as provocações dos eleitores e do partido de oposição com buzinaço.
 
Após a carreata o prefeito e o vice-prefeito, Sebastião Sales, discursaram da calçada da prefeitura agradecendo o apoio de todos por acreditarem na inocência de Sávio. À noite, teve mais comemorações na Praça da academia da Cidade onde o prefeito e o vice-prefeito voltaram a agradecer o apoio de todos.
E os eleitores festejaram a vitória relembrando as músicas da eleição que deram a vitória nas urnas a Sávio e com muito forró da Banda Novo Som Mix.

 

 

 

Carmén Lúcia determina que tribunais enviem ao CNJ dados sobre salários de juízes

 

Cármen Lúcia quer que o CNJ possa divulgar mensalmente o rendimento dos juízes / Foto: ABr

Por meio de uma portaria, publicada nessa quinta-feira (17), a ministra e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, determinou que todos os tribunais do País devem enviar, dentro de um prazo máximo de 10 dias úteis, folhas detalhadas de pagamento feito aos magistrados entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Os documentos devem especificar os valores relativos a subsídio e eventuais verbas especiais de qualquer natureza.

A determinação vem após o caso, que é alvo de um processo no Conselho, de magistrados que chegaram a receber mais de R$ 100 mil em salário e outros vencimentos, em Mato Grosso.  Apenas um dos 84 juízes chegou a receber pouco mais de 500 mil.

De acordo com Cármen Lúcia, há a "necessidade de aperfeiçoamento das formas de acesso à informação dos dados relacionados à estrutura remuneratória dos integrantes do Poder Judiciário".

Os Tribunais terão dez dias úteis para enviar à Presidência do Conselho Nacional de Justiça as cópias, contando-se este prazo a partir da publicação da portaria.

Determinação

A partir do mês de setembro de 2017 todos os Tribunais do País submetidos ao controle administrativo do Conselho Nacional de Justiça encaminharão, até cinco dias após o pagamento aos magistrados, cópia da folha de pagamento realizada para divulgação ampla aos cidadãos e controle dos órgãos competentes e para controle da regularidade do orçamento e finanças de cada qual dos Tribunais pelo Conselho Nacional de Justiça.

O CNJ também manterá, em seu site, espaço específico de transparência dos dados relativos aos pagamentos realizados a todos os magistrados pelos órgãos de jurisdição brasileira submetidos a seu controle.

O descumprimento do prazo resultará na abertura de correição especial no Tribunal que der causa à desobediência da regra.

 

Impedido de conceder título, reitor dá símbolo de orixá da justiça a Lula

 

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Após a liminar obtida pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) proibindo a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de conceder o título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula (PT), o reitor da instituição, Sílvio Soglia, levou para o petista o machado de Xangô, orixá da justiça. Sem a cerimônia para a homenagem, à militância improvisou um ato para Lula em Cruz das Almas, segunda cidade das 25 por onde ele vai passar em viagem de 20 dias pelo Nordeste.

 

Lula discursou de um trio elétrico, onde recebeu de uma mulher um terço. O petista voltou a se colocar como pré-candidato à presidência em 2018. Como pode ser proibido de disputar pela Lei da Ficha Limpa, caso a condenação na Operação Lava Jato seja mantida em segunda instância, citou como opções, mais cedo, em entrevista a uma rádio de Salvador, os nomes dos petistas Jaques Wagner (ex-governador da Bahia), Fernando Pimentel (governador de Minas Gerais) e Camilo Santana (governador do Ceará).

 

“Ninguém governa comprando deputado, ninguém governa cortando investimento na saúde e na educação”, afirmou o ex-presidente acusando Michel Temer (PMDB) sobre a votação da denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva e a emenda que limitou os gastos públicos à inflação. “Se esse governo que está destruindo o país e acabando com a autoestima do povo não sabe consertar o Brasil, nós vamos consertar.” Os militantes usaram gritos de ordem contra Temer.

 

O petista agradeceu ao professor da UFRB Danilo Barata pela proposta de conceder o título e afirmou que voltaria para receber a homenagem. “Fico triste por não ganhar o título, mas fiquei sabendo que tem uma filha de quilombola que conseguiu chegar à universidade. Quando ela se formar e ganhar seu diploma, esse será meu título”.

 

Em sete meses, 16.121 pessoas foram presas em Pernambuco

 

No combate à violência, o principal foco do programa de segurança Pacto pela Vida é a repressão. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 16.121 pessoas foram presas nos primeiros sete meses deste ano. Destas, mais de 12 mil foram em flagrantes. Os outros casos foram em cumprimento de mandados de prisão. Os crimes de roubo, tráfico de drogas e até homicídios estão no topo da lista. O número de adolescentes apreendidos neste ano também é alto. Foram 2.690, oficialmente.

Para reduzir a criminalidade e trazer uma maior sensação de segurança à população – atualmente em baixa – a SDS criou a Operação Força no Foco. A ação, que acontece semanalmente em alguma área de Pernambuco, conta com um grande efetivo policial e dura 48 horas ininterruptas para combater os crimes e avançar nas investigações em aberto. Os resultados positivos têm estimulado o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, a investir mais em operações integradas. Outra ação para combater o crime organizado é o estímulo às delações premiadas.

Nessa quinta-feira (17), a Operação Força no Foco acontece no Litoral Sul de Pernambuco. Estão envolvidos 70 policiais militares, oito bombeiros, oito delegados, sete escrivães e 40 agentes da Polícia Civil. A Guarda Municipal de Ipojuca também está dando apoio. A PM está intensificando as rondas, abordagens e blitze em áreas consideradas da cidade que apresentam números altos de homicídios e roubos a pedestres.

“Os crimes contra o patrimônio impactam diretamente na sensação de segurança. Muitos desses casos são motivados por dívidas do consumo ou envolvimento com o tráfico de drogas. Fizemos essa mesma operação em Ipojuca, há 45 dias, com um resultado impactante no cumprimento de mandados de prisão, mutirão de investigações de homicídios e coletas de provas. Além disso, uma delegacia móvel foi instalada no centro de Ipojuca com o intuito de realizar atendimento ao público, receber denúncias e abrir boletins de ocorrências”, disse Pádua.

HOMICÍDIOS

Apesar dos esforços, os números da violência continuam muito altos em Pernambuco. Balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgado nessa terça-feira (15), apontou que o Estado já registrou 3.323 assassinatos nos sete primeiros meses deste ano. O número supera o contabilizado ao longo de todo o ano de 2013, em julho, foram 447 mortes – 67 a mais que no mês anterior. Dos homicídios de julho, 32% tiveram relação com o tráfico de drogas, 19% foram acerto de contas e 18,5% foram resultantes de conflitos na comunidade ou proximidade, segundo a SDS.

 

 
Na manhã desta sexta-feira (18), bandidos fortemente armados explodiram um Carro-Forte que seguia pela PE-365, entre o estabelecimento conhecido como ‘Bar do Grilo’ e a Vila Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde, a cerca de 15 km de Serra Talhada. O crime teria acontecido por volta das 11h e deixou pelo menos uma vítima fatal.
 
Policiais militares do 14º Batalhão da Polícia Militar de Serra Talhada e Triunfo se deslocaram até o local. Segundo as primeiras informações, a quadrilha era composta por cerca de 12 homens que atacaram o Carro-Forte em duas caminhonetes.
 
Um dos moradores da região, identificado apenas como Ivonildo, que teve o irmão Ivonaldo tomado como refém pelos bandidos, deu detalhes de como a abordagem aconteceu, através de João Duque Filho (o Duquinho).
 

 

“Um morador meu, o Ivonildo, entrou em contato comigo e relatou que eram dois carros, um ficou atrás do Carro-Forte e o outro mais em cima, que fechou a estrada. Começaram a troca de tiros dos dois carros para cima do Carro-Forte, ele contou que ouviu uma explosão. E o Ivonaldo foi sequestrado pelos bandidos que desceram em direção a Jatiúca. Um motorista de um caminhão carregado com lenha ia subindo também levaram ele junto. Pouco tempo depois soubemos que o Ivonaldo conseguiu fugir, pulando da caminhonete durante o trajeto”, disse Duquinho.
 
De acordo com a Polícia Militar, em contato com o Farol de Notícias, as duas caminhonetes já foram apreendidas, junto com armamento pesado utilizado na ação criminosa. Entre os materiais estão fuzis e munição, porém nenhum suspeito do assalto foi preso até agora. Neste exato momento, equipes da Ciosac estão no meio da caatinga em perseguição a quadrilha.
 
A reportagem do Farol também conversou com o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), que através do setor de emergência, confirmou a morte de um dos envolvidos.
 
O homem, ainda não identificado, já chegou em óbito na unidade. O hospital não confirmou se o corpo pertence a um dos bandidos ou ao refém.

 

Assista o vídeo:
 
 
Blog: O Povo com a Notícia

 

Homem tenta matar ex-esposa e depois comete suicídio em Cabrobó, no Sertão

 
 
Na tarde desta sexta-feira dia (18), por volta das 14:00, aconteceu uma tragedia que chocou os moradores da Vila das Flores, Bairro da cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. 
 
Segundo informação repassadas ao nosso parceiro do Blog Didi GalvãoGenilson da Silva Santos, de 32 anos, inconformado com o fim do relacionamento tentou contra a vida da ex-esposa, em seguida contra a própria vida. 
 
A ex-esposa de Genilson foi atingida com uma bala em dos braços, sendo que o mesmo atirou no ouvido. Genilson ainda foi socorrido para o hospital de Cabrobó, mas não resistiu e veio a óbito logo em seguida. Já a ex-esposa que não teve a identidade revelada, foi liberada para prestar depoimento na Delegacia de Policia Civil de Cabrobó.

 

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF)

A crise é tanta que o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu duas licitações para comprar uns alimentos. No total, prevê gastar até R$ 87 mil. Na primeira concorrência, a Corte vai comprar hortifrutigranjeiros. No extenso cardápio de frutas, alguns itens chamam a atenção pela quantidade. A Corte exige quase 3 mil cocos verdes – com um gasto estimado de R$ 8 mil. Dois mil quilos de laranja-lima custarão até R$ 6 mil. Há também mais de 1.000 abacaxis pérola, cujo custo ficará em torno de R$ 5 mil.

 

No segundo edital, a lista de pedidos inclui alimentos diversos. Exige, por exemplo, nove tipos diferentes de biscoito e seis de chá, 3 mil latas de refrigerantes e sucos e quase 500 quilos de frios – peito de peru defumado, presunto e queijo. Segundo o edital, os produtos precisam ser de marcas específicas ou, pelo menos, “similares”. Estão na lista Bauducco, Pullman, Nestlé, Coca-Cola, Del Valle, Perdigão e Sadia, entre outras. Como se pode ver, a crise e a falta de dinheiro existem, mas na casa de quem paga os impostos.

 

 

Lula embarca na caravana para voltar ao poder

 

:

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira, 17, na caravana que percorrerá 4 mil quilômetros pelos nove estados do Nordeste; iniciou seu trajeto de Salvador, onde participou, junto com o governador da Bahia, Rui Costa, e de dezenas de líderes, de visita às obras da linha 2 do metrô; ao lado de juristas e advogados, estará na Pupileira, às 17h, em mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula; também nesta quinta-feira, a história se repetiu; 11 anos depois o garotinho que tinha 7 anos que voa na foto para acariciar Lula reencontra-o e se emociona

 

No Litoral, o município onde mais se mata no Estado

 
 

Foto: Tenório Cavalcanti/Divulgação

São José da Coroa Grande lidera ranking dos homicídios

Do JC Online

Estatisticamente, o município pernambucano onde mais se matou nos primeiros sete meses de 2017 se aproxima da cidade líder do ranking mundial de homicídios.</DC> Com 20 mil moradores, São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, teve 22 assassinatos entre janeiro e julho. Pouco mais de uma morte violenta para cada mil habitantes, ou 106,5 por grupo de 100 mil pessoas – indicador utilizado para medir, proporcionalmente, a violência. Caracas, capital da Venezuela, considerada este ano – com base em dados de 2015 – o local com a maior índice de homicídios por 100 mil habitantes no planeta, teve taxa de 119.

No ranking das dez primeiras cidades de Pernambuco com maior número de mortes violentas intencionais, oito estão no litoral e interior, e apenas duas –<EM>Ipojuca e Moreno – no Grande Recife. O morticínio em São José da Coroa Grande chama atenção pelo contraste com o fato de a cidade ser um dos mais procurados destinos de veraneio no Estado.

A proximidade com Alagoas – a divisa com Pernambuco também é o limite de São José com o município de Maragogi – é um fator de complicação. O local é ponto de atuação de quadrilhas de traficantes e de assaltantes de banco, que se revezam em ações nos dois Estados, dificultando a ação das polícias.

Segundo a própria prefeitura de São José da Coroa Grande, o tráfico de drogas é o principal motor das mortes violentas, que se concentram em bairros como Costa do Sol, Ilha Verde e Jagatá. Os números preocupam: os 22 homicídios dos sete primeiros meses já batem todo ano de 2015 – o pior da história da cidade – e suas 21 mortes violentas.

Alertadas pelos indicadores, as forças de segurança do Estado precisaram centrar esforços na área. “É um procedimento padrão incrementar efetivo em áreas com pontos quentes, principalmente com motocicletas para garantir maior mobilidade”, diz o coronel Reinaldo Mesquita Jr, comandante da 5ª Seção da Polícia Militar.

A preocupação com os altos índices nos três municípios que lideram o ranking em 2017 – São José, Cupira, no Agreste, e Ipojuca, no Grande Recife – motivou a realização, nas três cidades, da operação Força no Foco. A iniciativa consiste em 48 horas de ostensividade da PM e Polícia Civil em um determinado município ou localidade. Em São José, as investidas conseguiram, ao menos, fazer com que a cidade atravessasse o mês de julho sem assassinatos. Na manhã de ontem, no entanto, apareceu 23º corpo do ano na cidade – um homem que até o início da noite não tinha sido identificado.

Em Cupira, segundo a Polícia Civil, a operação foi realizada em março, quando a cidade vinha de dois meses (janeiro e fevereiro) com cinco homicídios cada. Conseguiu fazer com que o mês terminasse com uma morte. Em Ipojuca, no entanto, mesmo com as 16 prisões feita pela operação, os homicídios naquele mês (15 no total) aumentaram com relação a fevereiro (14).

Ciente do tamanho do problema, a prefeitura de São José da Coroa Grande articula com a sociedade local e igrejas a criação de um conselho da paz. De acordo com a assessoria de comunicação do município, ainda não há data para a instalação do órgão. “Também vamos investir em políticas que evitem o ingresso de jovens no mundo das drogas, como esportes e capacitação profissional”, diz a assessoria.

Municípios

 

Para o coordenador do movimento PE de Paz, Tales Ferreira, os municípios precisam se engajar no combate à criminalidade. “A lógica deles é a mesma do governo: a da repressão. Sempre pedem mais policiamento, mais viaturas, mais armas. Mas precisam saber que ações estruturais, como iluminação, e educação, por exemplo, são a parte deles no processo de combate à criminalidade. Se não houver integração, não existe uma política eficaz de segurança”

 

Municípios mais tranquilos do Estado estão no Pajeú

 

O mesmo levantamento identificou que quatro cidades da região do Pajeú estão entre as dez menos violentas em 2017, considerando o período entre janeiro e julho.

Na lista das top 10 menos violentas, Manari (4,8 homicídios por grupo de 100 mil), São José do Egito (3), Petrolândia (2,8).

 

Com zero homicídios no ano entre janeiro e julho, Cumaru, Fernando de Noronha, Granito, Iguaraci, Ingazeira, Quixaba e Salgadinho.

 

Falando como pré-candidato ao governo de PE,  senador reafirmou que pode concorrer ao Palácio Campo das Princesas em 2018

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

A prefeita de Santa Cruz da Venerada no Sertão do Araripe, Eliane Soares (PR), recebeu na tarde desta quinta-feira (17), a visita do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). Falando praticamente como pré-candidato ao governo do estado, o senador disse que pode sim concorrer ao Palácio Campo das Princesas nas eleições de 2018,.

“Não tenho medo de desafios maiores. Foi em Santa Cruz, que proferi meu primeiro discurso como político, nesta época eu era jovem, e  Santa Cruz ainda um distrito de Ouricuri”, disse FBC.

Mostrando que está realmente em campanaha, FBC  deixou uma emenda de R$ 200 mil, para perfuração de poços artesianos no município. O senador recebeu algumas cobranças da prefeita Eliane Soares, entre elas, a pavimentação do Morro da Cruz, e inclusão do município no Programa de Aquisição de Alimentos, que consiste na compra de ovinos e caprinos pelo Governo Federal.

Atentado terrorista deixa 13 mortos em Barcelona

 

Uma van atropelou uma multidão deixando vários feridos e pelo menos dois mortos em Barcelona. O atropelamento aconteceu na Avenida La Ramblas

AFP / Foto: AFP

A polícia confirmou nesta quinta-feira (17) que o atropelamento de uma multidão por uma van, que deixou mortos e vários feridos em uma avenida turística de Barcelona, se trata de um atentado terrorista. O ministro do Departamento de Interiores da Espanha, Joaquim Forn, confirmou que ao menos 13 pessoas morreram e um dos suspeitos foi preso.

O suposto autor do ataque estaria entrincheirado em um bar nas proximidades, segundo uma fonte policial.

 

Os policiais evacuaram os arredores da Plaza Catalunya, e estabeleceram um perímetro de 200 metros, segundo o correspondente da AFP.

A van foi lançada contra a multidão na avenida Las Ramblas, a mais turística de Barcelona, deixando vários feridos.

“Colisão em massa nas Ramblas de Barcelona por parte de uma pessoa com uma van. Vários feridos”, informou a assessoria dos Mossos d’Esquadra, a Polícia regional da Catalunha.

Os serviços de emergência da Catalunha pediam pelas redes sociais que a população evite o lugar “por causa de incidente grave”.

 

 
 
Estão abertas, a partir desta quinta-feira (17), as inscrições para o programa que concede de forma gratuita carteiras de motorista para estudantes e ex-alunos de escolas públicas de Pernambuco. O CNH Popular-Enem oferece 265 vagas. O cadastramento deve ser feito pela internet e segue até quinta-feira (31).
 
O programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). Podem participar estudantes da Rede Estadual de Ensino. Eles precisam comprovar matrícula nos Ensinos Fundamental e Médio.
 

 

Também estão aptos a se inscrever estudantes matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental e Médio) e nos Projetos de Correção de Fluxo. A iniciativa é válida para os 184 municípios do estado, bem como Fernando de Noronha.
 
Os jovens devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. Os ex-alunos precisam comprovar a conclusão do Ensino Médio no intervalo de um ano. O governo exige, ainda, documentos sobre a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em 2016.
 
Ao preencher o formulário de pré-inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: cópia digitalizada da identidade, cópia digitalizada do CPF e comprovante digitalizado de residência, além do resultado do Enem 2016.
 
Para obter o resultado do exame nacional, o candidato deverá entrar no site do Institutop Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Em seguida, precisa imprimir a sua nota.
 
A secretaria de Educação alerta no edital que documentos digitalizados em baixa resolução/qualidade, ilegíveis ou não oficiais não serão considerados. Isso vai provocar a desclassificação do candidato. Os organizadores aceitarão comprovantes de residência em nome do candidato ou em nome de terceiros (pai, mãe ou responsável legal).
 
Seleção: A seleção dos candidatos aptos a participar do Programa será realizada pela Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE) com base nas notas do Enem 2016. Os que apresentarem os melhores desempenhos serão classificados em ordem decrescente, a partir da média simples, até o limite de vagas do Programa CNH Popular-Enem.
 
De acordo com o edital, cada escola poderá ter um candidato contemplado. Em caso de emapte nas notas, a escolha será feita a partir dos seguintes critérios: maior nota em linguagem, melhor colocação em matemática e nota de redação. Po último, será levada em consideração a idade do candidato.
 
No Detran: A partir da remessa das informações pela Secretaria de Educação, o Detran ficará responsável pela convocação dos candidatos selecionados e para a apresnetação dos documentos necessários para tirar a habilitação.
 
O processo de inscrição no sistema do Departamento de Trânsito ocorrerá entre os dias 6 e 30 de setembro. O Agendamento do atendimento no site do orgão ocorrerá no perído compreendido entre 1º de outubro e 22 de dezembro. (Via: G1 PE)

 

O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, convidou toda a população para comemorar a sua a vitória no Superior Tribunal Eleitora (TSE), às 19hs na Praça da Academia da Cidade. Sávio continua como prefeito até cumprir o mandato de 4 anos. “Vamos comemorar porque eles (a oposição) se tivessem ganhado não iriam permitir que andássemos nem pelas ruas da cidade”, desabafou Sávio em discurso feito da calçada da prefeitura.
 
Os partidários e o prefeito estão comemorando a vitória no TSE com passeata na cidade. O vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas, Sebastião Sales, disse que esta é uma vitória do trabalho. “Vamos continuar trabalhando para o povo porque foi para isso que ganhamos as eleições”, discursou Sebastião na prefeitura.
 
O vice prefeito aproveitou o calor e entrou no banho de água da fonte da Praça Severino Pinto de frente a prefeitura. Sebastião levou não só o prefeito como vários secretários e populares para o banho na fonte da praça.
 

Prefeito emite nota ao blog: Marcos Montinelly

Durante os últimos quatro anos convivi com ataques pessoais de toda a ordem contra a minha pessoa pública por parte dos meus opositores, que sem nenhuma sustentação legal alardearam para os quatro cantos do Estado de que não seria candidato a prefeito nas eleições de 2016.

 

Citaram ações, processos, prestação de contas, e todo tipo de empecilho jurídico, sempre profetizando que não seria eu o candidato a prefeito nas ultimas eleições. Chegaram ao absurdo de assessores jurídicos dizerem em praça pública que rasgariam o diploma e a OAB se eu fosse o candidato.

 

Sempre me pautei para alertar a população de que não possuía nenhuma pendência jurídica que me impedisse de ser candidato, pois não há nenhuma decisão jurídica de qualquer tribunal ou corte de contas contra a minha pessoa que me enquadre como Ficha Suja.

 

E a prova viva que a minha palavra era a verdade foi anunciado hoje no julgamento do TSE, pois não só fui candidato, como venci a eleição, contrariando a todo o discurso de ódio da oposição, que ao invés de apresentar projetos e ações para a cidade de Tuparetama de forma a melhorar a vida das pessoas que nela residem, passaram toda a campanha alienando seus eleitores de que Sávio Torres não seria candidato, e se fosse não assumiria.

 

Então, segue o desabafo sincero de quem lutou contra essa farsa, pois quem tenta fazer o mal aqui mesmo na terra paga o pecado!

Aos  eleitores a gratidão de ter me confiado mais esse desafio, e muito obrigado a todos os Tuparetamenses.

Daqui pra frente é trabalho e trabalho!

 

Ateciosamente:

Sávio Torres-prefeito

 

 

 

 

Resultado de imagem para imagem prefeito saviotores

 

O Ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho acaba de declarar seu voto favorável ao não acolhimento do recurso que pedia a cassação do prefeito Sávio Torres, de Tuparetama.

Em linhas gerais, argumentou não ter verificado dolo na questão relacionada ao não recolhimento das contribuições do Funpretu, fundo previdenciário do município.

“Afirmo que não desconheço a jurisprudência desse Tribunal no sentido de que o não recolhimento é vício insanável. Mas não há como ignorar peculiaridades. Embora grave a ausência de retenção, contabilização e recolhimento bem como da contribuição patronal em 2006, ficou consignado que o fundo só passou a funcionar no referido ano e a prestação de contas de 2007 foi feita de forma regular”, disse.

Acrescentou: “Até 2005 os dados relativos às despesas e receita do fundo eram apresentados de forma consolidada. A corte (TCE) aplicou apenas multa, não sendo determinada recomposição ao patrimônio público. Não há má fé, desonestidade ou mal caso com a gestão, já que os fatos ocorreram em período de transição. As contas do exercício seguinte foram julgadas regulares”, disse. Assim, votou por manter o acórdão do TRE que deferiu a candidatura de Sávio.

Prevaleceu o entendimento da defesa, de que as contribuições continuaram na conta da prefeitura e que teria havido apenas “desorganização contábil”. Assim, seria imputado o responsável pelo Fundo de Previdência, não ao prefeito.

O voto de Tarcísio se juntou aos de Gilmar Mendes, Admar Gonzaga (que antes havia se inclinado pela cassação), Napoleão Nunes Maia e Herman Benjamim (que relatou o caso da chapa Dilma-Temer). Votaram pela cassação Luiz Fux (relator) e Rosa Weber.

Antes, a defesa de Sávio, formada por advogados da banca de Walber Agra, argumentou que não houve dolo do prefeito, visto que as contribuições do Funpretu, fundo previdenciário do município, continuaram na conta da prefeitura e que teria havido apenas “desorganização contábil”.

O Ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho

Disse a defesa que tal desorganização contábil se imputação ao responsável pelo Fundo de Previdência, não ao prefeito.

Outra argumentação foi de que o fundo só começou a funcionar em 2006. A partir desse ano houve a percepção de que não havia sido feito recolhimento, mas o recurso não havia sido desviado.

 

 

 

 

Ator Dado Dolabella é preso por não pagar pensão alimentícia

 

Primeiro a comentar!


O ator Dado Dolabella foi preso no início da tarde desta quinta-feira (17) por policiais da 11ª DP (Rocinha) por não pagar pensão alimentícia. De acordo com a polícia, no mandado de prisão consta que o ator tem uma dívida de mais de R$ 190 mil.
 
Pela manhã, os agentes chegaram a procurar o ator em seu apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Os policiais ficaram lá no apartamento de Copacabana de 9h às 13h, mas, segundo os agentes, ninguém atendeu. Após achar que os policiais tinham ido embora, Dado saiu do apartamento, sendo preso logo em seguida.
 
Segundo a polícia, Dado deve R$ 196.397,54 de pensão alimentícia ao filho Eduardo Neves Dolabella, fruto de seu relacionamento com Fabiana Vasconcelos Neves. O valor foi acumulado em quase dois anos.
Dado chegou na delegacia por volta das 14h e, segundo policiais, não apresentou resistência ao ser preso.
 
Depois, já dentro da unidade policial, o ator falou com o G1. "Na verdade isso é uma coisa que é um processo, que está em curso e já foi pedido um revisional. Esse valor que inclusive está sendo pedido no processo é de acordo com um contrato que eu recebia um salário por mês, que não existe mais, então, isso aí está sendo revisto".
 
Perguntado se pagaria ainda nesta quinta a quantia devida, ele afirmou que paga pensões e que "ajuda o máximo que pode sempre". "Meus filhos são sempre prioridade na minha vida", disse.
 

 

 

http://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_14561_201703271120577d5d.jpeg

O governador Paulo Câmara estará nesta sexta-feira (18), no Sertão do Pajeú, percorrendo as cidades de Brejinho, Itapetim, São José do Egito e Santa Terezinha para anunciar e inaugurar obras para a melhoria da qualidade de vida do povo da região. Entre as ações, estão a inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água dos distritos Mussambê e Caldeirão, em Brejinho; e a assinatura de convênio para custeio do Hospital Municipal Maria Rafael de Siqueira, em São José do Egito.

Também estão entre as iniciativas as assinaturas da Ordem de Serviço (OS) para a construção de três barragens, no município de Brejinho, e de dois Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, em Santa Terezinha. O governador também visitará as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itapetim, intervenção de R$ 10 milhões que atenderá cerca de 7.500 pessoas do município, e do Sistema de Abastecimento de Água Riacho do Meio, em São José do Egito, e da adutora do Pajeú para o Tigre – que abastecerá o município de Santa Terezinha.

Bandidos explodem Carro-Forte na BR-428 entre Lagoa Grande a Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco

 
 
Na tarde desta quinta-feira dia (17), bandidos fortemente armados explodiram um carro-forte da empresa Prossegur na BR-428 entre as cidades de Lagoa Grande a Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco.

Após a ação, os bandidos se evadiram do local tomando destino ignorado. Policiais foram acionados para ocorrência.
Logo mais informações:

Prefeitura de Afogados da Ingazeira dá início à programação de cursos de qualificação

 

Ascom 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira iniciou nesta quarta-feira, em parceria com o SENAC, cursos de qualificação profissional com o primeiro módulo de Excel Avançado. A Prefeitura já formou a primeira turma de Excel Básico. Mais duas turmas, uma de básico e outra de avançado, está com inscrições abertas. Os cursos estão sendo ofertados na carreta de informática do SENAC, estacionada em frente à Secretaria de Administração.

Esse primeiro curso de avançado conta com catorze alunos e terá carga horária de 45 horas, e tem como alunos empresários, funcionários do comércio e servidores públicos. "Tivemos no mês passado o curso do Excel Básico, e agora iniciamos o Excel Avançado, que se aprofunda mais no programa. Hoje o Excel é uma ferramenta usada por praticamente todas as empresas, seja do setor público, seja do setor privado. E o bom é que a metodologia utilizada torna o curso prático e direcionado,” avaliou a secretária de Administração, Flaviana Rosa.

O prefeito José Patriota participou da aula inaugural e destacou a importância da qualificação para o mercado de trabalho. “Vivemos em um mundo bastante competitivo, e que passa por uma grave crise econômica, com desemprego algo. Quem busca a qualificação parte na frente nesse mercado tão competitivo,” destacou José Patriota.

Estão abertas inscrições para cursos de Excel, boas práticas de corte e lapidação de vidros e plano de compras. As inscrições e informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Administração (Sala do Empreendedor), na Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, nº 165 – Afogados da Ingazeira (Centro). Telefones: 3838 1906 / 99978 1331. Ou presencialmente, no horário comercial.

Ceará vai pagar salário mínimo a universitários

 

Eles receberam o valor durante os seis meses iniciais do curso ou meio salário ao longo do primeiro ano / Foto: Agência Brasil

Estadão Conteúdo

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou uma lei nesta quarta-feira (16), em que regulamenta o pagamento de um salário mínimo (R$ 937) para universitários vindos da rede pública de ensino. Eles receberam o valor durante os seis meses iniciais do curso ou meio salário ao longo do primeiro ano.

Para terem direito ao benefício, os alunos precisam ter cursado o ensino médio na rede pública, além de serem membros do programa Bolsa Família e terem recebido uma nota média igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira etapa, a legislação vai custear mil alunos já matriculados em universidades públicas.

O anúncio do programa, batizado de Avance - Bolsa Universitário foi feito por Santana durante transmissão ao vivo na página oficial do governo do Ceará pelo Facebook. "Esta é uma importante conquista para a educação do nosso Estado. Estou muito feliz com este momento. Quero dizer a todos os alunos do Ceará que não desistam do sonho do curso superior", disse o governador.

Outras leis

Santana ainda sancionou a lei que implementa no Ceará a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema de educação e formação à distância, com a criação e manutenção de polos presenciais. Na mesma transmissão, respondeu a questionamentos de internautas e foi cobrado quanto à nomeação de novos professores para a Universidade Regional do Cariri (Urca). "Vamos fazer. Já nomeei professores para duas instituições, agora vou nomear os da Urca. Mesmo neste momento de crise econômica que o Brasil vive, de seca no Ceará, temos compromisso com a educação”.

 

Ator Paulo Silvino morre aos 78 anos

 

 

 
Morreu no início da manhã desta quinta-feira (17), o ator Paulo Silvino. Segundo informações do portal G1, o humorista, que tinha 78 anos, morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona oeste do Rio de Janeiro. 

 

Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. "Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado". O ator lutava contra um câncer no estômago.

 

 

Ascom

O salão comunitário da Queimada Grande recebeu na noite de ontem (16) mais uma edição do projeto cineclube, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

O filme exibido na sessão foi à comédia brasileira “Se puder, dirija”, com os atores Luiz Fernando Guimarães e Leandro Hassun, além de grande elenco da comédia nacional.

O filme acompanha a história de João, um pai ausente que precisa dar um jeitinho para fugir do trabalho e encontrar com o filho, após prometer a ex-mulher passar o dia com a criança. Um enredo simples, mas que provoca uma série de confusões e situações engraçadas.

Durante a exibição, a equipe da Secretaria de Cultura distribuiu pipoca com a população que assistiu ao filme. O Projeto “Cineclube” visa levar o cinema para os bairros e comunidades rurais, propiciando um momento especial de contato da nossa população com a magia da sétima arte. “Foi uma noite muito agradável, com a participação expressiva dos moradores, sobretudo das crianças da comunidade, uma vez que o filme tem censura livre,” destacou o secretário-adjunto de Cultura, Turismo e Esportes, César Tenório.

 

A agenda com as próximas atividades promovidas pela Secretaria inclui rodadas do campeonato rural, na Toca do Galo (19); expresso cultural nas escolas durante a programação da semana do folclore (21) e cineclube na Vila Bom Jesus (23)

.

 

 

 

 
 
Projeto de Lei que inclui o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito das Forças Armadas no rol dos crimes hediondos foi aprovado ontem (16) pelo plenário da Câmara. A medida também torna crime hediondo o tráfico e a comercialização ilegal dessas armas no país.

 

A legislação considera arma de uso restrito aquela que pode ser utilizada pelas Forças Armadas, por algumas instituições de segurança, e por pessoas físicas e jurídicas habilitadas e autorizadas pelo Exército. Entre elas estão fuzis, metralhadoras e determinadas carabinas e pistolas, dependendo do calibre das munições dos armamentos.

 

De origem do Senado, o texto foi alterado pelos deputados e, por isso, precisará ser apreciado novamente pelos senadores, antes de ir à sanção presidencial.

Crime Hediondo: O crime hediondo prevê tratamento mais severo pela Justiça. O condenado, ao receber a pena, deve cumpri-la inicialmente em regime fechado. A progressão do regime para uma pena mais branda só é possível após o cumprimento de dois quintos da pena, se o réu for primário, e de três quintos, se reincidente. (Via: Agência Brasil)

 

 
Na madrugada desta quinta-feira dia (17), um homem foi executado dentro do Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações da polícia, Álvaro Raoni Xavier da Luz, de 24 anos, estava internado desde a última terça-feira (15) quando foi baleado em Terra Nova, também no Sertão.
 
Por volta das 02:00 desta quinta, dois homens encapuzados entraram no hospital, encontraram a vítima e efetuaram vários disparos contra ele, que morreu na hora. Os suspeitos fugiram após o homicídio. A Polícia Civil investiga o caso.

Muito a investigar: CPI do BNDES vai investigar delações premiadas

 

CPI do BNDES vai investigar acordos e benefícios aos criminosos

Diário do Poder / Foto: reprodução

O plano de trabalho da CPI do BNDES prevê “análise minuciosa” de vantagens para a Justiça das informações obtidas em depoimentos de beneficiários de acordos de delação premiada, como Joesley JBS e cia. O plano é assinado pelos senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente, e Roberto Rocha (PSB-MA), relator da CPI. Alguns acordos não protegeram o interesse público, suspeitam os senadores. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A CPI do BNDES cita o caso da J&F/JBS como um dos exemplos de acordos “exageradamente benéficos” aos criminosos.

O documento da CPI lembra que acordos sequer resultaram em prisão, e acordos “exageradamente benéficos” para os bandidos.

O plano da CPI do BNDES prevê trabalhos até o fim de setembro, quando serão ouvidos depoimentos de testemunhas e investigados.

Vaquejada terá que ter médico veterinário de prontidão e chicotes está proibido

 

http://minutoprodutivo.com/wp-content/uploads/2016/11/Vaquejada.jpg

O Ministério da Agricultura publicou ontem (16), portaria na qual considera o Regulamento Geral da Vaquejada da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) adequado para garantir o bem-estar animal.

Entre outros pontos, o regulamento proíbe o uso de chicotes ou qualquer outro objeto que possa causar dano ao animal e determina a presença de uma equipe de médicos veterinários de prontidão em todos os eventos, com equipamentos e medicamentos adequados.

Desgastado por denúncias e por Temer, PMDB quer mudar de nome

 

 

A cúpula do PMDB retomou as discussões para trocar o nome do partido para MDB (Movimento Democrático Brasileiro), deixando de lado a nomenclatura “partido” e retomando o antigo nome da legenda que era utilizado durante a ditadura militar.

A proposta, avalizada por Michel Temer, tem como objetivo reduzir o desgaste sofrido pelo partido com as constantes denúncias de corrupção que envolvem a cúpula partidária e com o desgaste do próprio governo Temer, que é rejeitado por mais 90% da população.

A direção do PMDB quer convocar uma convecção da legenda para discutir o assunto até o final de setembro. A pressa é justificada pelo fato do PMDB querer usar a nova nomenclatura já nas eleições próximo ano. Além do PMDB, outras legendas como o DEM e o PEN, avaliam mudar de nome para tentar uma reconquista do eleitorado. 

Flávio Leandro anuncia apoio a Marília Arraes em Bodocó

 

O músico e compositor bodocoense Flávio Leandro, recebeu na noite desta terça-feira (15), em sua residência no Sertão do Araripe, a  vereadora recifense e pré-candidata ao governo do Estado de Pernambuco, Marília Arraes (PT). Na caravana política a neta do do ex-governador Miguel Arraes soma apoios pelo estado a fora.

Em sua caminhada na região do Araripe, à noite Marília participou de um jantar na casa de Leandro, na cidade Bodocó, na pauta da conversa além de música e cultura a política integrou a conversa, questionado como ele avalia a pré-candidata ao governo de Pernambuco, Flávio ressaltou que Marília Arraes é um bom quadro para política em 2018, “principalmente nesse desejo da população brasileira que pede mudanças urgentes do jeito de se fazer política em nosso país”, enfatizou Flávio Leandro, que está sendo sondado para compor chapa com Marília, no cargo de vice-governador.

 

 

O eleitor votará normalmente nas eleições de 2018 e receberá um novo título, com mesmo número, mas com mudanças na zona eleitoral e na seção

Rádio Jornal / Foto: Rafael Carneiro-Rádio Jornal

Em 60 dias, Pernambuco vai deixar de ter 151 zonas eleitorais para contar com apenas 122. A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (16), com a entrega de um estudo comandado pelo Grupo de Trabalho de Rezoneamento, formado por servidores experientes da casa. Neles foram observados a evolução do eleitorado, índice de desenvolvimento humano e volume de processos nos cartórios eleitorais a fim de diminuir abstenções e claro reduzir custos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Carlos Figueiredo, detalha o que foi observado antes de definir as mudanças. De acordo com estimativa do TRE-PE, R$ 4,176 milhões serão economizados por ano, só com gratificações de servidores, a exemplo juízes e promotores dos cartórios, aluguel e manutenção.

Saiba quais zonas foram extintas clicando aqui.

No Grande Recife, desde de junho deste ano, três zonas eleitorais foram extintas em Goiana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes sem prejuízo ao eleitor, que permanecerá com mesmo número de eleitor e local de votação. Com mais 26 municípios do interior se adequando a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorrerá o mesmo, garante o desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

Com a decisão de exclusão ou remanejamento de cartórios eleitorais das cidades, a população não sofrerá prejuízos de deslocamentos já que postos de atendimento do TRE serão mantidos.

 

 

STE deverá decidir futuro do prefeito de Tuparetama nesta quinta-feira

 

A votação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a inelegibilidade ou não do prefeito de Tuparetama (PE), no Sertão do Pajeú, Sávio Torres, que estava marcada para ontem (15), foi adiada pelo ministro relator Luiz Fux. Ele explicou que pelo fato de haver divergência, e essa divergência ter sido iniciada pelo ministro Gilmar Mendes (que não estava presente à sessão), adiou o julgamento para a próxima sessão, a ser realizada nesta quinta-feira (17).O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho está com o futuro do ex-prefeito em suas mãos.  Votando a favor de Sávio, ele permanece no cargo.
 

REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVE SER VOTADA NA 1ª QUINZENA DE OUTUBRO - DIZ MINISTRO

 
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (16), em Brasília, que o governo espera que a reforma da Previdência seja aprovada até a primeira quinzena de outubro na Câmara dos Deputados, para depois ser encaminhada ao Senado.
 
Saiba Mais
 
 
Segundo ele, o presidente Michel Temer está orientando o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, para construir uma base forte para as reformas a serem analisadas pelo Congresso Nacional.
 
Padilha participou hoje de cerimônia no Palácio do Planalto que reconheceu o setor supermercadista como atividade essencial da economia.
 
Aumento da meta de déficit fiscal
 
Ele comentou o aumento da meta de déficit fiscal do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) para R$ 159 bilhões este ano. “Tínhamos que olhar o que era nossa meta, R$ 139 bilhões, vimos a impossibilidade e o mais correto, com toda a transparência, era elevá-la no que era absolutamente indispensável, que são esses R$ 159 bilhões”, disse.
 
Segundo Padilha, as circunstâncias levaram a essa revisão. “Quem contava com a inflação que nós tivemos? A inflação impacta diretamente a arrecadação e tivemos uma queda na arrecadação muito grande. E o ministro [da Fazenda] Henrique Meirelles teve sensibilidade para conduzir esse processo”, explicou. “Estamos trabalhando no limite [orçamentário]”, finalizou.
 
Da Agência Brasil
 
 

Grave acidente com carro de lotação próximo a Belmonte

 

Na manhã desta quarta-feira (16) mais um grave acidente provocou lentidão no tráfego da BR-232, nas proximidades da entrada ao distrito Bernardo Vieira, em Serra Talhada.

Uma caminhonete modelo D-20 se chocou frontalmente com um caminhão baú da empresa Camponesa, no km 440 da rodovia, por volta das 9h. O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos cinco pessoas ficaram levemente feridas e não correm risco de morte.

 

O condutor da caminhonete e mais dois passageiros foram encaminhados para o Hospam. Enquanto o motorista do caminhão e outro passageiro foram atendidos pelos bombeiros no local da colisão.
 

 

Nenhuma das vítimas apresentou ferimentos graves. Segundo o Hospam, os três pacientes que deram entrada na unidade médica foram examinados, medicados e já tiveram alta.

 

A reportagem também conversou com o motorista do caminhão baú no local do acidente. De acordo com o condutor, que se identificou apenas como Ricardo, o acidente aconteceu porque a veraneio teve um pneu furado.
 
“Eu estava indo sentido Salgueiro e essa D-20 estava vindo sentido Serra Talhada. Parece que ele estourou um pneu, perdeu o controle e bateu do lado do caminhão. Eu ainda tentei tirar da frente do carro e o resto foi Deus que guiou. As árvores ao invés de atrapalhar me protegeram”, disse o motorista, aliviado.

 

Nova turma do Curso de Formação de Vigilantes em Afogados

 

 

A Pajeú Academia de Formação de Vigilantes estará nesta sexta-feira (18) iniciando uma nova turma do curso de Formação de Vigilante. Com sede na cidade de Afogados da Ingazeira, a empresa tem autorização do Departamento de Polícia Federal.

Os alunos serão capacitados para a utilização de armas, equipamentos e técnicas de defesa pessoal, além de todos os conhecimentos e habilidades necessárias para manter a segurança física de empresas, comércios e diversos outros estabelecimentos

 

 
 

 

 

 

Na madrugada desta quinta-feira dia (17), bandidos fortemente armados explodiram uma agência do Bradesco no Centro da cidade Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, foram três explosões que deixou o posto de atendimento totalmente destruído. Na ação, os bandidos levaram o único caixa eletrônico da agência. Após a ação criminosa, os bandidos fugiram em veículo modelo Cobalt. Policiais Militares realizam diligências no intuito de capturar os marginais. (Informações Blog: O Povo com a Notícia)

 

CNJ manda suspender ‘supersalários’ pagos a juízes do Mato Grosso

 

Um único magistrado recebeu, em julho, o valor de R$ 503.928,79 mil

JC Online / Foto: reprodução

O corregedor nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, determinou a abertura de Pedido de Providências para suspender qualquer pagamento de passivos aos magistrados do Mato Grosso até que os fatos, relacionados aos ‘supersalários’, sejam esclarecidos. Ao todo, 84 juízes receberam mais de R$ 100 mil como reforço do salário de julho.

Os valores, segundo o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), são referentes a substituições de entrância entre 2005 a 2009. Entre os que receberam o pagamento está o juiz Mirko Vincenzo Giannotte, titular da 6ª Vara de Sinop/MT, que recebeu, em julho, R$ 503.928,79 mil.

Pagamentos

Em nota à imprensa, o TJMT disse que fez os pagamentos amparado em uma decisão do ministro corregedor, de janeiro deste ano, em que foi autorizado o pagamento de R$ 29.593,08 a uma juíza referente a diferenças de substituição de entrância.

Para a Corregedoria, a decisão é específica e não é extensiva a outros casos. Conforme o CNJ, além do caso autorizado pelo Ministro Corregedor, a Corregedoria recebeu apenas mais um pedido de atualização de certidão de crédito de um desembargador no valor de R$ 790.000,00 mil, e que foi negado porque não ficou demonstrada a individualização das verbas envolvidas e suas origens. O processo segue em segredo de justiça.

Carnaíba destrava mais 99 benefícios do Garantia Safra

 

Na segunda-feira (14) a Secretaria de Agricultura de Carnaíba conseguiu destravar junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário mais 99 benefícios do Garantia Safra que estavam com problemas para ser liberados. Ao todo eram 250 agricultores que estavam com dificuldades para receber, mas  já foram pagos a 220 cadastrados no programa. Os benefícios estão sendo liberados numa parcela única de 850 reais.

 

 

 

 

Do blog do Geraldo Palmeira

Resultado de imagem para imagem evandro valadaresO juiz federal da 18ª Vara SJ/PE Felipe Mota Pimentel de Oliveira julgou procedente ação do Ministério Público Federal (PROCESSO Nº: 0800118-25.2016.4.05.8303) contra o prefeito de São José do Egito Evandro Perazzo Valadares e o condenou em 1ª Instância por ato de improbidade administrativa.

 

Na ação, que trata da prestação de contas da implantação do Centro de Inclusão Digital com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aparecem ainda como réus os ex-secretários Chárliton Patriota Leite e Tarcízio José da Silva Leite. Os ex-gestores das pastas de Cultura e Finanças, respectivamente, foram, entretanto, inocentados e não tiveram condenação proferida.

 

De acordo com a sentença, em relação aos 3 réus, o juiz federal relatou:

“Concordo com a manifestação do MPF quanto ao réu CHARLITON PATRIOTA LEITE, Secretário de Cultura, Desporto e Turismo à época do Convênio, uma vez que o Projeto do Centro de inclusão digital, após a prorrogação do convênio, não fora executado durante a sua gestão como Secretário conforme se depreende da documentação acostada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Em relação ao réu TARCÍZIO DA SILVA LEITE, estou convencido que, apesar de ser responsável pela efetuação dos pagamentos do mencionado convênio, conforme base argumentativa do MPF, uma vez que era secretário de finanças do Município, não atuou com dolo ou culpa, consubstanciado na omissão de prestar as informações do convênio n° 01.0093.00/2006, na qual causou prejuízo ao erário.

 

No presente caso, entendo que apenas o réu – EVANDRO PERAZZO VALADARES – de forma consciente e voluntária, deixou de prestar contas, no prazo convencionado, de recursos federais recebidos e gastos durante o mandato por ele exercido. Fato comprovado com as inúmeras notificações em seu nome para prestar todos os devidos esclarecimentos.”

 

No texto do documento o juiz ainda atesta que o prefeito Evandro Valadares “… possuía um corpo técnico especializado para auxiliá-lo em suas funções, de modo que sabia (ou deveria saber) que os atos praticados eram manifestamente contrários ao Ordenamento Jurídico”.

O juiz disse ainda que “Portanto, é possível concluir pela caracterização do ato ímprobo perpetrado pelo réu – EVANDRO PERAZZO VALADARES – , na modalidade de dano ao erário, valendo-se da condição de Prefeito do Município de São José do Egito/PE”.

Após análise de documentos o juiz federal Felipe Mota julgou improcedente a demanda em face dos réus Chárliton Patriota e Tarcízio Leite e procedentes os pedidos para condenar Evandro Valadares por ato de improbidade administrativa.

O magistrado, pela condenação de Valadares, aplica-lhe as seguintes sanções de natureza civil:

“a) ao ressarcimento integral do dano, no importe de R$ 226.215,10 (duzentos e vinte e seis mil e duzentos e quinze reais e dez centavos), devendo ser atualizado a partir de 22/06/2016, nos termos supra;

  1. b) à perda da função pública atualmente exercida, se for o caso;
  2. c) ao pagamento de multa civil no valor idêntico ao prejuízo devidamente atualizado, cujo importe deverá ser depositado em favor do Fundo de Defesa dos Processo Judicial Eletrônico:
  3. d) à proibição de contratar como o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 05 (cinco) anos;
  4. e) à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 05 (cinco) anos, a ser comunicada ao TRE, após o trânsito em julgado.

Condeno, ainda, o réu ao pagamento de custas processuais.

As sanções de perda da função pública e suspensão dos direitos políticos só terão eficácia após o trânsito em julgado da sentença (artigo 20, LIA).”

O prefeito Evandro Valadares tem direito a entrar com recurso.

 

Advogado de Evandro Valadares diz que anulará sentença

 

Nota :

Em relação à nota “Evandro Valadares é condenado por não prestar contas de convênio”, acerca de condenação em primeira instância do prefeito de São José do Egito, publicada hoje, cabe informar que:

Após intimada, a defesa do gestor ingressará com recurso solicitando anulação de todo o processo, considerando que tramitou sem que fosse ouvido o principal interessado, o próprio Evandro, acerca do referido convênio, bem como membros de sua equipe;

 

Ao contrário, só o ex-prefeito Romério Guimarães e integrantes de sua equipe de governo foram ouvidos, prejudicando qualquer possibilidade de análise ampla e juízo correto dos fatos;

Não houve qualquer irregularidade na prestação de contas do referido convênio, o que será demonstrado com tranquilidade a partir de decisão que permita ao gestor apresentar testemunhos e provas da aplicação dos recursos em tela;

Por fim, tranquilizamos a população, que tem conhecimento pleno dos recursos aplicados no Centro de Inclusão Digital, bem como da lisura e trato com a coisa pública do gestor ao longo de sua trajetória.

Augusto Valadares
Advogado

 

Comissão de Administração da Alepe aprova reajuste para servidores da rede estadual de Educação

 

http://www.alepe.pe.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/08.16-ADM-PUBLICA-JB-37-300x200.jpg

O reajuste de 7,64% no vencimento-base dos professores da rede estadual foi aprovado pela Comissão de Administração nesta quarta-feira (16). Com o índice previsto no Projeto de Lei nº 1507/2017, de autoria do Poder Executivo, o valor deve passar de R$ 1.601,74 para R$ 1.724,15, para uma carga horária de 150 horas mensais. Para os professores com carga de 200 horas por mês, a base subirá de R$ 2.135,60 para R$ 2.298,80. O aumento tem efeito retroativo a janeiro deste ano.

A medida faz parte de uma alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores vinculados à Secretaria Estadual de Educação. Os professores que não foram atingidos pelo aumento do vencimento-base terão o reajuste de 7,64% a partir de outubro de 2017. Outros cargos do setor, como os de auxiliar administrativo, assistente administrativo e analista em gestão, terão ganho de 6,12%, também a partir de outubro.

 

“O projeto foi fruto de uma longa negociação com os representantes da categoria”, ressaltou o relator da matéria, deputado Tony Gel (PMDB). O peemedebista destacou também a Emenda Aditiva nº 01, que visa permitir o estabelecimento de novos critérios para o Bônus de Desempenho Educacional (BDE). “A matéria dá mais flexibilidade para o Governo atender a algumas instituições que não eram contempladas antes”, pontuou.

Créditos e ICMS

 

Outros dois projetos do Poder Executivo receberam parecer favorável do colegiado nesta manhã. Um deles foi o PL nº 1508/2017, que autoriza o Governo do Estado a renegociar as operações de crédito firmadas até 2015 com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O acordo deverá ser feito nos termos da Lei Complementar Federal nº 1.506/2016, que dispensa algumas das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal para operações de financiamento.

“Com essa alteração, podemos criar novas possibilidades para auxiliar o equilíbrio financeiro no Estado”, apontou o presidente da Comissão de Administração, deputado Lucas Ramos (PSB). “Todos nós estamos ansiosos para que o Governo Federal autorize também novas operações de crédito, que sirvam para retomar os investimentos em novos empreendimentos para gerar emprego e renda em Pernambuco.”

 

Foi aprovado, ainda, o PL nº 1509/2017, que mantém até 2019 os atuais critérios de distribuição do ICMS socioambiental para os municípios. Pelo texto acatado, a ampliação do montante de recursos que seguem critérios de desempenho nas áreas de meio ambiente e educação fica adiada para 2020. Esses dois projetos do Executivo foram acatados também na Comissão de Finanças.

 

Prefeitura de Arcoverde pode devolver R$ 1,2 milhão de convênios, denuncia vereadora

 

 

Uma informação repassada pelo escritório de negócios da Caixa Econômica Federal, em Caruaru, revela que a Prefeitura de Arcoverde tem dois convênios de pavimentação com irregularidades, que montam prejuízo ao erário da ordem de R$ 1,2 milhão. A revelação foi feita pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB) na sessão da última segunda-feira.

 

Segundo a parlamentar, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB) foi notificada pela gerência executiva de governo sobre Tomada de Conta Especial referente a dois convênios formalizados ainda em 2010 e executados em maior parte no atual governo que foi responsável pelo pagamento de mais de 60% dos recursos das obras de calçamento em várias ruas.

Em seu discurso, a vereadora Zirleide disse que a Caixa informou que em decorrência das irregularidades na execução com ocorrência de prejuízo ao erário (cofres públicos) e que o valor imputado, decorrentes da responsabilização até o dia 12 de julho perfazia um montante de R$ 1.203.737,72 referente aos contratos de repasse 0335966-69/2010 e 0333506-48/2010.

 

A Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, com sede em Caruaru, notificou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB) no último dia 12 de julho sobre as irregularidades e os prejuízos dos contratos de repasse. Segundo a vereadora Zirleide Monteiro, caso as irregularidades não sejam sanadas ela teme que a prefeitura tenha que devolver os mais de R$ 1,2 milhão dos dois convênios.

 

A vereadora e presidente da Câmara, Célia Almeida (PSB), voltou aos velhos tempos deixando de lado sua posição de presidente, e segundo o blog Folha das Cidades, ela deveria ser isenta, já que o governo tem um líder nomeado, o vereador Everaldo Lira (PMDB), e acabou falando em defesa do governo dizendo que o dinheiro não será devolvido e que as obras foram feitas. Zirleide disse esperar que realmente Arcoverde não tivesse mais esse prejuízo.

 

Táxi tomado de assalto em Araripina, é recuperado pela PM em Serra Talhada

 

 

O assaltante foi preso em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, quando estava tomando cerveja em um bar, próximo a um posto de combustível.

 

Policiais Militares do 14º Batalhão de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, recuperaram no início da tarde dessa quarta-feira (16), o veículo do taxista Francisco Fernandes (Chico do Bar), que faz ponto na praça da rodoviária no bairro Aplausos, área central de Araripina, e foi alvo da ação de um marginal que se passou por passageiro.

O assaltante foi preso bebendo cerveja em um bar de Serra Talhada

Segundo Lenício Araujo, presidente da Associação dos Taxistas de Araripina – ATA, o Fiat Grand Siena de placas PSG 6096, foi localizado próximo a um bar da cidade de um posto de combustível. Ainda de acordo com Lenício, a Polícia também conseguiu prender o assaltante (foto). Antes de assaltar Chico do Bar, o marginal teria tentado uma corrida com o sargento da reserva da PM Rinaldo, que também é taxista, e teria desistido, pelo preço  pedido pelo militar.

 

O radialista e também associado da ATA, Carlos Lima, informou que o elemento antes de ser preso, ainda tentou vender o veículo a um ‘roleiro’ mas sem sucesso. Logo depois, o assaltante ofereceu as rodas do carro, e foi aí, que o comerciante desconfiou e ligou para a Polícia. O marginal já teria praticado outros a assaltos na região, e foi solto recentemente pela justiça.

Leia também:

 

O proprietário do taxi, Francisco Fernandes já está em Serra Talhada, onde deverá procurar a Delegacia de Polícia Civil local, para confeccionar um Boletim de ocorrência de recuperação do veículo.

O assalto

No final da noite desta terça-feira (15), o taxista Francisco Fernandes, (Chico do Bar), estava em sua residência, quando o elemento telefonou, dizendo que estava na rodoviária e pedindo para fazer uma corrida até o distrito de Moraes, na Zona Rural do município, onde segundo ele, a sua esposa que estava em trabalho de parto.

Ao chegar em Moraes, o assaltante disse que era logo mais adiante, e que teriam que entrar em uma estrada carroçável, local onde anunciou o assalto. O bandido apontou uma de fogo em direção ao taxista, tomando- lhe o veículo e saindo em disparada.

 

 
A pesquisa DataPoder360 indica que se a disputa pelo Palácio do Planalto fosse hoje e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disputasse, o maior beneficiado seria o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), de saída do PSC para filiar-se ao PEN, que deve mudar o nome para Patriota.
 
De acordo com a pesquisa, com Lula no páreo, a corrida presidencial segue estável. O petista está consolidado e até mostrou avanço, pontuando em agosto 31% e 32%, nos dois cenários testados. Em julho, antes da sentença do juiz federal Sérgio Moro (responsável pela Lava Jato em 1ª Instância), Lula tinha 23% e 26%. A pena imposta pelo magistrado e a maior exposição pública parecem ter feito bem ao petista.
 

 

Ainda conforme a pesquisa, embora as variações fiquem próximas da margem de erro máxima da pesquisa, é nítido que Lula está com um eleitorado cristalizado na faixa que vai de 25% a 30%, quando se observam os percentuais obtidos pelo petista desde abril –mês em que o DataPoder360 começou a fazer seus levantamentos mensais.
 
A pesquisa do DataPoder360 foi realizada por telefone (com ligações para aparelhos fixos e celulares) de 12 a 14 de agosto. Foram feitas 2.088 entrevistas em 197 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ou seja, um candidato com 25% está na faixa de 22% a 28%, aproximadamente.
 
Em alguns cenários, o total dos percentuais pode não ser 100% por causa do arredondamento dos resultados. Leia todos os estudos anteriores aqui.
 
BOLSONARO, DORIA E ALCKMIN
 
O deputado conservador pelo Rio de Janeiro pontua 18% e 25% quando Lula está entre os pré-candidatos. De acordo com a pesquisa, se o petista sai da disputa, Jair Bolsonaro fica estável com 25% a 27%, quando os adversários do PSDB são João Doria, 59 anos, e Geraldo Alckmin, 64, respectivamente.
 
Quando o pré-candidato pelo PSDB é o prefeito de São Paulo, o líder Bolsonaro tem 25%. Na sequência, forma-se uma escada entre os que estão em 2º lugar, todos embolados na margem de erro da pesquisa. Mas o tucano Doria está numericamente à frente, com 12%. Depois, Ciro Gomes (PDT), 59 anos, com 9%. Marina Silva (Rede), 59, marca 6%. O lanterna é Fernando Haddad (PT), 54 anos, com 5%.
 
No outro cenário, com o governador paulista sendo o pré-candidato tucano, Bolsonaro vai a 27%. Já Alckmin registra 9% (3 pontos percentuais a menos do que Doria, exatamente no limite da margem de erro). Ciro e Marina ficam com 8% cada um. E Haddad marca só 3%.
 
BRANCOS, NULOS E INDECISOS
 
Nos cenários em que Lula é o pré-candidato petista, o percentual de votos brancos, nulos e indecisos varia de 33%, na pesquisa com Geraldo Alckmin, a 30%, com João Doria concorrendo pelo PSDB.

 

Sem Lula na disputa, esse percentual dispara. Nos dois cenários, o resultado é praticamente o mesmo. Com Alckmin, 45% dos entrevistados votam branco/nulo ou estão indecisos. Com Doria, são 44%.
 

Portaria no Diário Oficial exclui Deputado Estadual Joel da Harpa da PMPE

 
 
Uma portaria da Secretaria de Defesa Social (SDS), assinada pelo secretário Antônio de Pádua e publicada no Diário Oficial de Pernambuco, nesta quarta-feira (16), determina a punição de Joel Maurino do Carmo, mais conhecido como Joel da Harpa (Podemos), deputado estadual, com "a pena de exclusão a bem da disciplina", resultado de um processo administrativo.

O processo diz respeito à venda, em 2009, de um imóvel, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, pelo valor de R$ 5 mil, a outro soldado da Polícia Militar "como se fosse de sua propriedade". A publicação pede, ainda, o arquivamento do processo administrativo em relação ao segundo soldado, "por não ter sido comprovado que tenha praticado algum tipo de infração disciplinar".
 

Outro lado


Em contato com o Blog da Folha, o deputado Joel da Harpa afirmou que a decisão da Corregedoria é perseguição e que "eles estão errando o alvo". "Eles não conseguem ressuscitar o Pacto (pela Vida) e estão tentando prejudicar, injustiçar quem defende a segurança pública de Pernambuco", disse o parlamentar.

Joel da Harpa explicou que o terreno em questão era do seu pai, uma posse, que foi vendido para um policial amigo. O deputado afirma ter ido ao cartório para realizar a venda do mesmo. O PM mora no local há quase dez anos, segundo o deputado. "Depois desse tempo, apareceu um cidadão dizendo que é dono do terreno. Ele foi para a Corregedoria e foi para a Justiça. E a Corregedoria, para minha surpresa, me excluiu. E me excluiu por quê? É naturalmente perseguição ao nosso posicionamento. E está mostrando a falência do Governo em relação ao Pacto pela Vida. Deviam estar atrás de bandido, mas estão atrás de quem quer melhorar a segurança", disparou.

O deputado estadual Joel da Harpa afirmou que sua equipe jurídica está trabalhando no caso. "Vou até o Supremo Tribunal Federal. Tenho plena consciência da minha inocência. Tenho consciência que é perseguição", disse o parlamentar. (Via: Folha de PE)
 

 

Sem acordo, Câmara adia votação da PEC da reforma política

 

Rodrigo Maia

A falta de acordo sobre a mudança do sistema eleitoral para o distritão e a criação de um fundo público para financiamento de campanha adiou a votação da reforma política prevista para esta quarta-feira (16). O debate vai ser retomado na próxima terça-feira (22), mas já há deputados que afirmam que o impasse é tamanho que há o risco de nenhuma proposta ser aprovada a tempo de valer para as eleições de 2018. O prazo limite é até fim de setembro.  

 

Após um dia inteiro de negociações, idas e vindas, e novas propostas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão no plenário alegando um baixo número de deputados para a votação. Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto precisa do apoio de 308 dos 513 deputados. "Tinha 430 deputados, não tem como ter garantia de que vai ganhar nada. Tem que ter quórum, tem que ter pelo menos 450 para votar uma matéria dessa", disse ao deixar o plenário.

 

Já pela manhã os deputados decidiram em uma reunião com Maia, retirar do texto a especificação de como o fundo seria abastecido. Pela proposta inicial o fundo teria um valor correspondente a 0,5% da Receita Corrente Líquida da União do ano anterior, o que chegaria a R$ 3,6 bilhões na eleição do ano que vem.

O alto valor destinado às campanhas, em um momento de crise financeira, foi muito criticado na última semana. A nova proposta é que o valor seja definido a cada eleição, pelo Congresso, durante a discussão do Orçamento. Não há nenhuma garantia, porém, de que esse montante fique menor do que o já proposto.

 

A criação do fundo foi articulada pelos parlamentares para compensar a alegada falta de recursos após o Supremo Tribunal Federal proibir as doações de empresas em 2015.

Outro ponto polêmico, a adoção do chamado distritão para as eleições de 2018 e 2020, também foi alvo de negociações. Para diminuir a resistência ao modelo, no qual os candidatos mais votados são eleitos, os deputados começaram a articular a criação de um novo sistema, que não é usado em nenhum outro país do mundo, e já vem sendo chamado de "distritão misto". Por esse novo modelo, seriam eleitos os deputados mais votados, mas permaneceria a possibilidade do voto na legenda, que seria distribuído entre todos os candidatos da sigla.

STF

O projeto que está sendo discutido pelos deputados também estabelece um mandato de dez anos para ministros de tribunais superiores, como o STF. Hoje, os ministros do Supremo podem permanecer no cargo até completarem 75 anos de idade. Apesar de ser uma proposta alheia à reforma política, não foi apresentada até agora um destaque para retirá-la do texto.

De tudo que está sendo discutido, a única proposta que não enfrenta resistência é a mudança da data da posse do presidente da República e dos governadores do dia 1.º de janeiro para os dias 6 e 7, respectivamente.

Há ainda duas outras comissões na Câmara que discutem mudanças no sistema político-eleitoral. Uma delas propõe o fim das coligações para eleições legislativas e regras para barrar a proliferação de partidos. A outra debate alterações como teto de doações e regulamentação de pesquisas. Nesta quarta-feira, o relator do texto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), recuou da proposta de  voltar a permitir a doação oculta aos candidatos.

 

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 26 milhões neste sábado

 

 

A Mega-Sena pode pagar cerca de R$ 26 milhões neste sábado. O concurso 1.959, sorteado nesta quarta-feira, que tinha estimativa de prêmio de R$ 7 milhões, acumulou. O sorteio ocorreu às 20h, no município de Presidente Venceslau, em São Paulo.

Veja as dezenas sorteadas: 08 - 21 - 27 - 35 - 43 - 56.

A quina teve 94 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 19.568,67. Já a quadra teve 4.639 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 566,45.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser realizada em qualquer lotérica do país. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas até às 19h do dia do sorteio.

Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.