Get Adobe Flash player

Panificadora Samuel

 
 

Cidades acessando blog

Escola Monteiro Lobato



 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!


Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

site: emonteirolobato.com.br

 

Login

Dr. Jamildo Carvalho

Blog MM

 

 

 

Tudo posso naquele que me fortalece.

Email:blogmarcosmontinelly@gmail.com

  (87) 9 -9680-8985 

 

 

Desfile Cívico da Escola M. L.

 

Formatura do ABC Monteiro

Yane Marques

Vozes do Forro

AABB

 

Login Form

Fotos Bloco a Onda

Canaval 2016

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!

 

 

Resultado de imagem para gleisi hoffmann

O PT é o único grande partido que ainda não assinou documento de não proliferação de notícias falsas que foi elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) há um mês e meio, no dia 5 de junho.

O documento foi firmado pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, inicialmente com dez partidos. Hoje, o acordo conta com a adesão de 29 siglas.

Pelos termos do acordo, os partidos signatários "se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito".

Segundo o PT, é papel da Justiça Eleitoral o cumprimento da Constituição, sem depender de qualquer termo de compromisso.

"O PT é o partido que mais se empenha no combate às notícias falsas porque desde sua fundação é alvo de mentiras na imprensa e de forma sistemática no submundo das redes sociais", disse o secretário nacional de comunicação do PT, Carlos Henrique Árabe.

Outras siglas que ainda não assinaram o documento são: PCO, PMB, PSTU, PTC e Podemos.

 

Após adiamento de convenção do PT, Câmara faz novo aceno por aliança

 

 

Resultado de imagem para paulo camara pernambuco

Principal interessado na composição de seu partido com o PT nas eleições 2018, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), pré-candidato à reeleição, divulgou nota nesta sexta-feira, 20, na qual reafirma que considera importante que seja mantido o diálogo entre os partidos de centro-esquerda.

"No âmbito do PSB, o governador continuará defendendo o apoio à candidatura do ex-presidente Lula, mesmo diante da possibilidade de o PT lançar candidato ao Governo de Pernambuco", afirmou.

A nota de Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, é uma reação à decisão da Executiva Nacional do PT desta sexta-feira, 20, de transferir para o dia 2 de agosto as convenções estaduais. Foi o terceiro adiamento das convenções, inicialmente marcadas para 12 de maio, depois para 10 de junho e por fim entre 27 e 29 de julho, antes de ser transferida para agosto. O adiamento estende um pouco mais o prazo de negociação com vistas à construção de uma aliança entre os dois partidos. Segundo Câmara, é preciso manter também as tratativas para a coligação entre as legendas, incluindo o PCdoB e o PROS.

 

 

Índio de Terra Indígena Tanaru foi visto pela primeira vez por equipes da FPE Guaporé em junho de 1996. Membros foram mortos por fazendeiros, segundo Funai

G1 / Foto: reprodução

No meio da mata no interior do estado de Rondônia, o último sobrevivente de uma tribo indígena resiste ao contato com a civilização do homem branco. Motivos para a decisão não faltam. Após ter os últimos membros da tribo mortos por fazendeiros em 1995, o “índio solitário” mantém tradições, costumes e sabedorias que desaparecem aos olhos incrédulos dos caras pálidas.

A primeira vez que foi visto pela Frente de Proteção Etnoambiental Guaporé (FPE Guaporé), sediada em Alta Floresta (RO), foi em junho em 1996. O achado ocorreu após informações de um grupo de madeireiros que apontavam a existência de um índio, uma cabana, armadilhas e um buraco que, posteriormente, serviria de apelido ao aldeado.

“Chegamos a ficar duas horas em frente a cabana para convencê-lo a sair, mas ele se armou dentro dela”, lembra o servidor da Fundação do Índio (Funai), Altair Algayer, também coordenador da FPE Guaporé.

 

Após confirmada a existência do sobrevivente da Terra Indígena (TI) Tanaru, a Funai se utilizou de dispositivos legais para a interdição da área. Assim, por meio da Portaria do Presidente da Funai nº 1040, de 16 de outubro de 2015, a área demarcada de 8.070 hectares teve sua interdição prolongada por mais 10 anos.

As primeiras interdições já haviam acontecido na década de 1990, quando houve a confirmação sobre um índio isolado.

 

Os indígenas da TI Tanaru são vítimas de eventos históricos na Amazônia desde 1980, onde a colonização desenfreada, a instalação de fazendas e a exploração ilegal de madeira em Rondônia, provocou sucessivos ataques aos povos indígenas isolados que viviam nessas regiões, resultando em expulsões de suas terras e mortes.

E foi em um último ataque de fazendeiros, no final de 1995, que o grupo da TI Tanaru, provavelmente já pequeno, segundo equipe local, se transformou em apenas uma pessoa. Os culpados jamais foram punidos.

 

A Funai, desde então, realizou 57 incursões de monitoramento do “indígena solitário” nos últimos 10 anos, além de 40 viagens para ações de vigilância e proteção da TI Tanaru.

As imagens que correram o mundo, mostrando o “índio do buraco”, foram obtidas por acaso, durante ações da FPE Guaporé no interior da TI Tanaru. A Funai afirma que, graças aos monitoramentos da área, há cinco anos não são registradas invasões de madeireiros, desmatamentos e presença de pessoas estranhas dentro dos limites da TI.

Como vive?

Hoje, segundo a Funai, o indígena vive próximo à divisa de quatro municípios no sul do estado, mais precisamente em Corumbiara, município distante a pouco mais de 700 quilômetros de Porto Velho.

 

Altair Algayer explica que demandou muito tempo até que imagens pudessem ser feitas. “Não é somente chegar e ver o índio. Das poucas vezes que conseguimos localizá-lo, ele fugiu rapidamente. Não dá tempo de tirar uma máquina e fotografar ou filmá-lo”, afirma o servidor da Funai.

As únicas imagens que comprovam a existência do “índio solitário” foram feitas quando ele não estava perto. “Apenas uma vez, cheguei a olhá-lo muito próximo, mas não tive como registrar esse momento. Por ele não entender nossa língua, usei vários gestos”, disse.

O registro mais extenso é da morada do índio: uma cabana, popularmente conhecida como tapiri, estrutura feita com lascas e cascas de madeira, palmeiras e troncos de pau, coberta com palha do chão até o teto

Só que as propriedades construídas pelo índio solitário têm um toque especial: a existência de um buraco. Até hoje, a FPE Guaporé localizou 48 moradias semelhantes a do índio.

“A primeira coisa que ele faz é cavar um buraco. Depois, constrói a casa. A ação, aparentemente, não tem função nenhuma aos nossos olhos, mas acredito que a prática esteja ligada à sua religião. Somente ele pode explicar a função disso. Ele não dorme lá dentro e não guarda nada. A rede é armada em cima do buraco”, explica Altair.

“A primeira coisa que ele faz é cavar um buraco. Depois, constrói a casa. Acredito que a prática esteja ligada à sua religião”, disse servidor da Funai, Altair Algayer (Foto: Reprodução/Funai.)

Altair também acredita que as ferramentas de ferro, encontradas com ele em 1996, indicam que houve uma proximidade com outras pessoas antes do primeiro contato com os servidores da Funai.

“O contato dele com nossa sociedade foi muito próximo, pois haviam estradas feitas por madeireiros na floresta. Ele possivelmente andou junto com essa ocupação, onde com certeza, pegou ferramentas que ficavam pelo caminho”, supõe.

Mas, nem mesmo as ferramentas resistem ao tempo. Quando a equipe vê que já não estão boas, doam outras.

“Ele aceita facão, machado e panelas em alguns casos, somente quando são deixados perto de sua casa. Doamos também algumas sementes, já que ele perdeu todo o seu cultivo em 1996. Hoje, o índio mantém um cultivo de batata, mandioca, mamão para subsistência”, explica o servidor.

Razão do isolamento

A decisão de tribos indígenas de se isolarem na mata, distantes do homem branco e de sua cultura é um fato ainda comum no estado de Rondônia, segundo Altair.

“Em 1995, havia um grupo com quatro pessoas, que não tinha mais condições genéticas de se reproduzirem entre eles. No município de Alvorada d’Oeste, há um grupo isolado com três pessoas na terra indígena de Uru-Eu-Wau-Wau e outros na fronteira com o Mato Grosso”, lembra.

O isolamento, aos olhos do servidor, parece lógico para a maioria das tribos, já que os primeiros contatos com o homem branco resultaram em confrontos e perda de territórios. “Acho que eles pensam que a experiência não foi muito boa, então não vale a pena nos aproximarmos desse pessoal”, reflete Altair.

Essa hipótese é compartilhada pela presidente de uma organização de defesa étnico ambiental no estado, a ambientalista e indigenista Ivaneide Bandeira, que ajudou na demarcação da TI Tanuru.

“Ele viu seu povo morrer. Penso que acabou desenvolvendo um medo e raiva do homem branco. Ele não confia em ninguém. Logo, não quer contato com quem destruiu seu povo. Ele não sabe em quem confiar. Ele está fugindo de qualquer contato”, afirma a ambientalista.

Mas a solidão também preocupa a equipe da Funai, pois estando sozinho, o indígena solitário pode ser picado por algum animal ou se machucar e não ter ninguém para ajudá-lo. “Em situação de emergência ele deverá enfrentar muita dificuldade. As atividades que ele desenvolve hoje também podem ser comprometidas devido à idade avançada (50 a 60 anos)”, explica o servidor Altair.

Para a ambientalista e indigenista Ivaneide Bandeira, o índio solitário representa algo muito maior.

“Ele exemplifica a resistência de um povo que sofre massacre constantemente em nome do agronegócio. A luta de um homem que mostra a inercia do Estado referente a proteção dessas áreas e que falha em prevenir o genocídio de povos indígenas no Brasil. Isso mostra que muita coisa precisa ser feita para impedir que o mesmo aconteça aos 113 povos isolados pelo Brasil, sendo oito no estado de Rondônia. Ele é o maior símbolo da resistência de um povo que luta por sua vida”, reflete a ambientalista.

Mesmo após perder tudo, inclusive seu povo, o “índio solitário” provou que, mesmo sozinho, é possível sobreviver. O fato é que, mesmo optando pelo isolamento ou pelo contato com a sociedade, o último sobrevivente da tribo Tanaru levará consigo uma civilização inteira.

 

 

A educação é um direito de todo cidadão brasileiro e o poder público tem a obrigação de garantir a acessibilidade nas instituições de ensino. Em cima dessa premissa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao município de Serra Talhada cumprir, no prazo de 60 dias, a Lei de Inclusão à Pessoa com Deficiência.

 

O intuito da recomendação é garantir que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino. Para atingir esse objetivo, o MPPE recomenda que seja ofertada educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e língua portuguesa escrita, a todos os alunos surdos; que os ambientes das unidades de ensino sejam adequados para maximizar o desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes com deficiência; que haja formação de professores e intérpretes de Libras para atendimento especializado; e que sejam adotados recursos tecnológicos para incluir o uso de Libras e Braille a fim de ampliar as habilidades e a autonomia dos estudantes com deficiência.

 

Por fim, o promotor de Justiça, Vandeci Sousa Leite, encaminhou ofício à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para que a entidade encaminhe a relação de seus usuários à Secretaria de Educação de Serra Talhada, para que as crianças e adolescentes sejam matriculados na rede regular de ensino municipal.

 

 

 

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

 
 
O aplicativo de mensagens WhatsApp vai passar a ter um limite de destinatários para o encaminhamento de mensagens. Segundo a empresa, de propriedade do Facebook, o objetivo com isso é reduzir a disseminação de notícias falsas. A novidade foi anunciada nessa última quinta-feira (19) pela empresa por meio de seu blog institucional.
 
O WhatsApp é a segunda maior rede social do planeta, com 1,5 bilhão de usuários. A plataforma perde apenas para o Facebook, com 2,2 bilhões de pessoas inscritas. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com o aplicativo.
 

 

Até antes da mudança, uma mensagem poderia ser repassada a até 250 chats(conversas, que podem ocorrer com pessoas ou grupos) de uma vez. Com a limitação, o número será de 20 chats quando alguém desejar encaminhar um texto recebido.
 
Restrição maior na Índia: Na Índia, a restrição será maior, com o encaminhamento sendo permitido somente cinco chats. Também haverá uma alteração na ferramenta de repasse, retirando a opção de perto das mensagens. O país registrou casos de linchamentos e assassinatos a partir de boatos disseminados pelo Whatsapp, o que colocou o aplicativo em questão e gerou debates em diversos países.
 
“Nós acreditamos que essas mudanças, que nós vamos continuar avaliando, vão ajudar a manter o Whatsapp no sentido do que ele foi desenvolvido para ser: um aplicativo de mensagens privadas”, afirmou a empresa em seu blog.
 
O app vem sendo apontado por especialistas e autoridades como um dos canais mais potentes de difusão de notícias falsas. Entre os fatores que abririam espaço para esse tipo de prática estariam a facilidade de repassar as mensagens e a ausência de identificação desse tipo de procedimento, o que favoreceria uma lógica de mensagens sem autoria.
 
Para lidar com o segundo problema, na semana passada o Whatsapp já havia anunciado que as mensagens repassadas passariam a ser identificadas enquanto tal. “Esta indicação extra tornará conversas individuais e em grupo mais fáceis de serem seguidas”, argumentou a empresa em seu blog institucional. (Via: Agência Brasil)
 
 
 
 
 
 

 

Prefeita de Arcoverde não entrega ambulância à Socorristas e joga responsabilidade para vereadores

A novela da entrega da ambulância do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde ganhou mais um capítulo numa história que vem desde abril, quando o veículo foi comprado graças a uma emenda do deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e até hoje, 20 de julho, não foi entregue pela prefeita Madalena Britto (PSB) a quem de direito, o GSVA.

 

Depois de usar argumento de que aguardava decisão de um “desembargador”, depois de um “promotor”, a Prefeitura de Arcoverde, comandada pela socialista Madalena Britto (PTB), informou aos Socorristas que a decisão de doar vai ficar nas mãos dos vereadores, aonde 08 compõem sua bancada e 02 são da oposição. Para isso, segundo o blog Folha das Cidades, vai mandar um Projeto de Lei para que os vereadores fiquem com a responsabilidade de doar ou não a ambulância aos socorristas. O projeto seria enviado no dia 02 de agosto, quando a Câmara de Vereadores volta do recesso, segundo informação repassada pela assessoria da prefeita.

 

Esta semana, a assessoria da prefeita disse que o “promotor” já tinha dado um tal “parecer” (desnecessário, diga-se de passagem) favorável à entrega da ambulância, mas até hoje ninguém viu tal documento. Agora a prefeita, que posterga a entregar da ambulância simplesmente porque é fruto de uma emenda do parlamentar trabalhista, joga a responsabilidade para os vereadores.

Algo simples que já poderia ter sido resolvido há 4 meses, vem sendo protelado pela prefeita de Arcoverde prejudicando o trabalhos do Grupo de Socorristas Voluntários de Arcoverde – GSVA, que tem cerca de 60 integrantes e estão a assistir tudo sem manifestar-se e cobrar o que lhes é de direito. Enquanto a prefeitura vem postergando a entrega do veículo, uma Ducato, adquirida por R$ 160 mil, os integrantes do GSVA trabalham numa ambulância que, recentemente, caiu até a porta.

 

Em recente entrevista, o deputado Zeca Cavalcanti, que já foi prefeito por 08 anos de Arcoverde, afirmou que para fazer a doação é um processo muito simples e citou que uma servidora da Secretaria de Saúde que trabalhou no seu governo e continua lá, ‘Dorinha’, fazia isso em 15 minutos, bastava ter a ordem e a determinação da prefeita. “É triste o que vem acontecendo, é uma política pequena que prejudica não o deputado Zeca, mais a população e os Socorristas, que poderiam já estar trabalhando em uma ambulância nova, salvando vidas, mas não é isso o que estamos vendo. Lamentavelmente”, disse Zeca Cavalcanti no final de junho.

 

 

 

 

 

JSB declara apoio à Paulo Câmara


Na noite desta quinta-feira, 19 de julho, a Juventude Socialista Brasileira reuniu parte da militância na Sede do PSB de Pernambuco para prestar contas das ações do primeiro ano de gestão da nova executiva do segmento e formular propostas para o Plano de Governo de Paulo Câmara na área de Juventude.

Estiveram presentes jovens de várias regiões do Estado para avaliar o que foi realizado pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos, além de discutir as novas necessidades das Juventudes. Durante o ato, a militância declarou apoio à reeleição do Governador Paulo Câmara, reforçando a importância de defender o legado socialista, iniciado por Arraes e Eduardo Campos.

“A continuidade do legado com Paulo Câmara é a garantia de um futuro no qual a juventude é sempre protagonista”, destacou o presidente da JSB, Tyago Bianchi.

A reunião foi encerrada convocando a Juventude para a Convenção do PSB, que será no dia 5 de agosto, no Clube Internacional do Recife, para dar o pontapé inicial da campanha socialista no Estado.

 

Morre o pai do vereador de Serra Talhada Zé Raimundo Filho


Por: Giovanni Sá- Farol de Notícias

Morreu nesta sexta-feira (20) no Hospital Santa Marta, no Centro de Serra Talhada, o produtor rural José Raimundo da Costa, 88 anos, pai do vereador Zé Raimundo Filho e da presidente da Autarquia Educacional (AESET), Eliane Cordeiro.

Ele faleceu às 17h55, deixando sua família com esposa, cinco filhos e dez netos, muitos amigos e conhecidos que admiravam sua história.

José Raimundo não era político por vocação, muito pelo contrário. Era amante da natureza.

Porém, com a fala mansa e olhar afável, o octogenário tinha uma influência muito grande no pensar e agir do filho parlamentar, que costumava pedir conselhos ao pai sempre que necessário.

“Meu pai era tudo para mim e chegou a sua hora. Ele se foi”, declarou Zé Raimundo Filho, tentando segurar as lágrimas.

O corpo de José Raimundo será velado na Casa de Homenagens Póstumas Bezerra de Melo, no Centro de Serra Talhada e o sepultamento ocorrerá sábado,às 16 horas.

 

 

 

 

 

João Fernando e Marília em São José do Egito hoje

Por: Renata Bezerra de Melo – Folha Política

 

Pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes tem várias agendas, hoje, em São José do Egito, onde o deputado federal João Fernando Coutinho também estará cumprindo compromissos em suas bases. O destino comum pode ser uma primeira oportunidade de os dois estarem juntos em um ato de pré-campanha.

 

A vereadora já ofereceu espaço na chapa majoritária ao PROS e o nome de João Fernando chegou a ser cogitado para estar na vice. Mas, hoje, a prioridade da sigla é fazer o ex-deputado federal Maurício Rands candidato ao Senado. Marília pode, no entanto, ceder a segunda vaga de senador a Humberto Costa, que defende aliança com o PSB, mas tem dito que seguirá a orientação partidária.

Caso contrário, não se descarta que Rands seja alçado a vice da petista. João Fernando Coutinho está no Sertão do Pajeú desde ontem, quando Marília também seguiu para a região. Além de comparecer a uma vaquejada no distrito de Jabitacá, Marília estará em uma plenária de apoio à sua pré-candidatura organizada pelo PT local e por lideranças sindicais, dará entrevista à Gazeta FM, terá um almoço com lideranças da região, será entrevistada em Afogados da Ingazeira e seguirá para Serrita.

 

Entre aliados da vereadora, há apostas em uma agenda conjunta entre ela e João Fernando. A movimentação sinaliza para o anúncio que o PROS deve fazer, em breve, da aliança com o PT em Pernambuco.

 

G1

O PDT confirmou em convenção nacional nesta sexta-feira (20) em Brasília a escolha de Ciro Gomes, 60 anos, como candidato à Presidência da República. O ex-ministro e ex-governador do Ceará foi escolhido por aclamação pelos filiados que participaram do evento. Ele disputará a Presidência pela terceira vez – em 1998 e 2002 concorreu pelo PPS, mas não chegou ao segundo turno.

Abordado por jornalistas ao chegar à sede do PDT, o candidato disse que fala “10 horas por dia” e que “evidentemente” pode errar “aqui e ali”. “Nunca tive pretensão de ser um anjo”, afirmou.

No primeiro discurso como candidato, Ciro Gomes afirmou que ninguém é “dono da verdade” e defendeu acabar com “a cultura de ódio” que, segundo ele, vigora no país. “Acabar com essa ideia de brasileiro contra brasileiro se ferindo pela internet”, afirmou.

 

Sem citar exemplos, ele afirmou que, se eleito, vai “perseguir” e “encerrar” cada privilégio. “Vou olhar com uma lupa cada conta, cada privilégio. Comigo, privilégio vai ser perseguido e encerrado, seja de quem for”, declarou. “Cada privilégio será trazido à denúncia pública”, disse. Segundo ele, a corrupção é um “câncer que rouba a crença do povo na política”.

Na parte do discurso em que abordou temas econômicos, disse que, a pretexto de austeridade fiscal, “essa gente quebrou o país”, sem especificar a quem estava se referindo. “O Brasil nunca esteve tão fragilizado nas contas públicas”, declarou.

 

Ele defendeu um novo “projeto nacional de desenvolvimento” com apoio à indústria e ao comércio nacionais, que, na avaliação dele, estão “sofrendo”.

“O Brasil é o país que mais destrói as próprias indústrias no capitalismo mundial”, acrescentou.

 

 

 
Fotos:
 

Na manhã de ontem dia (19), uma equipe do BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior), em operação conjunta com a GT de Cachoeirinha, foram informados que dois elementos, em um veículo Gol branco, estariam utilizando notas falsas de R$ 100,00, no comércio local.
 

 

As equipes realizaram incursões nas proximidades da Feira do Gado, onde foi localizado o veículo Gol placa branco PCB-6944 de Recife, sendo identificados, Luis Rodrigues de Lima, de 54 anos, e Thyago Henrique Lopes Ferreira, de 21 anos, ambos do Recife. As equipes fizeram a revista no veículo e localizaram as notas falsas dentro do forro do teto do carro, num total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em notas falsas, que segundo os imputados foram adquiridas no município de Agrestina; além de mais duas notas falsas de R$100,00 reais, de posse de duas vítimas do comércio local e a importância de R$ 1.954,00 reais em notas originais com os dois imputados, possivelmente conseguindo aplicando golpes no comércio local e em outras cidades; ainda foram apreendidos materiais comprados com as notas falsas.
 
Diante dos fatos os imputados, juntamente com todo material apreendido, foram entregues na delegacia da Polícia Federal em Caruaru, por se tratar de crime federal, para as medidas decorrentes. (Via: Blog do Adielson Galvão)
 
 
 

Arma de uso restrito das Forças Armadas é apreendida em Exu, no Sertão do Araripe

 

O fuzil tipo Fal, calibre 7.62, foi encontrado com numeração ilegível, sem carregador e sem munições

ASCOM SDS / Foto: reprodução

Em Exu, no Sertão do Araripe, equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreenderam um fuzil tipo Fal, calibre 7.62, armamento de uso restrito das forças armadas. A apreensão aconteceu ontem (18), após denúncias de moradores do Sítio Gameleira, zona rural.

Eles acionaram a PM e disseram que desconhecidos estavam rondando a comunidade. As equipes fizeram incursões pelo local e, em uma área de caatinga, encontraram a arma, com numeração ilegível, sem carregador e sem munições.

Ainda foram feitas buscas com o intuito de localizar os suspeitos, mas não houve êxito. O armamento, frequentemente utilizado em ações contra estabelecimentos bancários e carros fortes, foi apresentado na delegacia da cidade.

 

 

 

Mais de 43 mil pernambucanos ganham novo prazo para fazer saque do abono salarial

 

Resultado de imagem para abono salarial

Mais de 43,9 mil trabalhadores que não sacaram o Abono Salarial ano-base 2016 em Pernambuco terão outra oportunidade. A reabertura do prazo foi autorizada na quarta-feira (11), em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O prazo, que terminou em 29 de junho, será reaberto em 26 de julho, e os trabalhadores terão até 30 de dezembro para retirar o dinheiro. Vale lembrar que o pagamento do benefício referente a 2017 também começará a ser pago no dia 26 de julho.

O valor do Abono Salarial 2016 disponível para os trabalhadores pernambucanos chega a R$ 33.239.334,13. Na região Nordeste, o benefício poderá ser retirado por mais de 342,7 mil trabalhadores, totalizando R$ 262.678.164,76.

 

 

 

 

Caminhão carregado com botijões de gás de cozinha é recuperado pela polícia, em Exu

 

O veículo foi roubado na terça-feira (17), na BR 407, entre os municípios de Petrolina e Afrânio

Portal do Araripe / Foto: reprodução

A polícia recuperou na noite dessa quarta-feira (18) um caminhão carregado com 378 botijões de gás de cozinha. O veículo, que havia sido roubado na terça-feira (17), na BR 407, entre os municípios de Petrolina e Afrânio, no Sertão de Pernambuco, foi encontrado próximo à Rodovia Asa Branca, em Exu.

De acordo com a polícia, o dono do caminhão informou que, no momento do roubo, o motorista e o ajudante teriam sido levados como reféns, mas foram liberados em seguida. A polícia não informou se houve alguma prisão.

 

Armando diz que apoia Lula, mas não tem compromisso com plano B do PT

 

“Não quero disputar monopólio de Lula com ninguém”, disse Armando sobre a possibilidade de candidaturas em Pernambuco também apoiarem a do ex-presidente

Rádio Jornal / Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

O senador pernambucano Armando Monteiro Neto (PTB), pré-candidato ao Governo do Estado, visitou o ex-presidente Lula (PT) na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, nessa terça-feira (17). Armando esteve acompanhado por uma comissão de senadores que também reunia Renan Calheiros (MDB-AL), Roberto Requião (MDB-PR), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC). Durante a visita oficial, Armando e Lula conversaram sobre política e sobre alianças em Pernambuco.

Lula sim, substituto não

“Se o presidente Lula for candidato, por várias razões, eu votarei nele. Se ele não for, eu não tenho nenhum compromisso com essa candidatura [substituta]”, disse Armando. O pré-candidato a governador afirmou diversas vezes que não pretende forjar uma aliança nacional com o PT. O apoio à candidatura do presidente Lula será uma exceção e não a regra.

Candidato oficial

“Não quero disputar monopólio de Lula com ninguém”, disse Armando sobre a possibilidade de candidaturas como a do atual governador Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT) e outros políticos também apoiarem a candidatura do petista. “Nunca fui petista nem sou petista, mas tenho uma trajetória política alinhada com a dele. Apenas me coloco em coerência com a minha trajetória. Minha vinculação com o presidente Lula eu não renego”, completou.

“Na visita de ontem, que tinha cunho oficial, já que se tratou de uma comissão de senadores, eu deixei claro que também fazia por caráter pessoal. Lula é meu amigo pessoal e foi amigo do meu pai”, disse. “Encontramos o presidente Lula muito bem disposto. Me pareceu muito bem informado sobre o quadro nacional. Falamos de política, obviamente”, alegou.

Definições

“Terei o tempo de televisão dos 8 partidos. Mas temos que esperar há muitas candidaturas ou pré-candidaturas que poderão não ser confirmadas”, disse.  Sobre a incoerência das coligações e a aliança com Lula, caso ele seja candidato, Armando respondeu que ele encabeça a chapa e que o candidato que ele apoiar será o de toda a coligação. “De resto, eles me apoiam”, disse. Caso Lula não seja o candidato do PT, Armando afirmou que será necessário tecer a nova aliança. “Esse palanque terá que ficar aberto para esse candidato”, completou.

Antigos inimigos

Sobre a chapa, que reúne PTB, DEM, MDB, PSDB e outros partidos, Armando afirmou que a aliança foi construída por “um bem maior”. “Não temos trajetórias convergentes no passado, mas nos unimos para o crescimento de Pernambuco”, explicou.

 

 

 

TSE rejeita pedido do MBL para declarar Lula inelegível desde já

 

Weber rejeitou o pedido do Movimento Brasil Livre (MBL) para que o TSE declarasse a inelegibilidade de Lula antes do registro de candidatura na Corte

Estadão Conteúdo / Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

A vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Rosa Weber, rejeitou o pedido do Movimento Brasil Livre (MBL) para que a Corte declarasse a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República, antes do registro de candidatura na Corte.

No jargão jurídico, Rosa “não conheceu da ação”, ou seja, não entrou no mérito do pedido do MBL. Lula foi condenado e está preso em Curitiba. Na decisão, a ministra afirma que o “direito tem seu tempo, institutos, ritos e formas”.

O MBL pedia que o TSE impedisse “desde já” o registro de candidatura do petista. O tribunal estabelece que, após a convenção partidária, o partido tem até o dia 15 de agosto para requerer à Justiça Eleitoral os registros dos candidatos escolhidos.

Na petição, o movimento destacava que Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e que desde a publicação do acórdão do TRF-4 “não há dúvidas” de que Lula “está inelegível”, com base na Lei da Ficha Limpa.

“É certo que a eventual possibilidade de candidatura do requerido gera severa insegurança jurídica à sociedade brasileira”, afirmavam os integrantes do MBL. O movimento ainda pedia que a Corte proibisse Lula de praticar atos de campanha, e de ser citado em pesquisas eleitorais.

 

Piada: PR convence Tiririca a disputar a reeleição

 

O PR convenceu o deputado Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, a disputar a reeleição. Em dezembro de 2017, ele anunciou que sairia da vida pública.
 
A candidatura do comediante é mais um ativo do partido, que se tornou protagonista nas negociações em torno de aliança na eleição presidencial. Em 2014, Tiririca foi o terceiro mais votado do País.
 
O 1,016 milhão de votos obtidos por ele ajudaram o PR a eleger seis parlamentares em São Paulo. Sem Tiririca, a legenda prevê que conseguiria emplacar apenas três deputados federais no Estado.
 
No único discurso que fez em sete anos de mandato, Tiririca justificou sua decisão de não disputar mais cargos públicos. “Eu saio totalmente com vergonha do que eu vi nestes aqui. Estou decepcionado com a política brasileira.” Ele não foi encontrado ontem.
 
Coluna do Estadão – Andreza Matais
 

TSE NEGA PEDIDO DO MBL PARA CONSIDERAR LULA INELEGÍVEL DESDE JÁ

 

 

Na decisão, ministra Rosa Weber disse que é preciso respeitar o devido processo legal e o ‘tempo da Justiça’, e que não é possível analisar pedidos deste tipo antes do registro das candidaturas, em 15 de agosto; para a defesa do ex-presidente, ação movida pelo movimento tinha por finalidade buscar ‘likes’ nas redes sociais.

Polícia prende em Arcoverde acusado de estupros em Suzano(Caso foi alvo de reportagem do Cidade Alerta, da Record)


Caso foi alvo de reportagem do Cidade Alerta, da Record

Em Arcoverde, as equipes Malhas da Lei, além da Cabo PM Ana Araújo receberam informações de que no Bairro Santa Esperança estava umum acusa de ter cometido estupros na cidade de Suzano.

Tratava-se de Gilquides de Freitas Santos, 28 anos. O caso chegou a motivar reportagem no programa Cidade Alerta, da Record.

Segundo apurado, após tomar conhecimento que existia um mandado de prisão em seu desfavor, ele fugiu para  Arcoverde.

Ao chegar o local, o policiamento conduziu o acusado à Delegacia de Polícia onde foi confirmado de que existia de fato mandado de prisão em seu desfavor.

 

Ele é alvo de mandado de prisão da comarca de Suzano nº 5920-52.2018.8.26.0606.0002. Posteriormente foi encaminhado para o presídio Brito Alves. De lá, deve ser transferido para Suzano.

O comunicado foi assinado pelo Major Costa Júnior, Comandante do 3º BPM e do Subcomandante, Major PM Vieira.

 

 

 

Tio é suspeito de estuprar sobrinha e mais de 10 crianças em Serra Talhada

Ele cumpre mandado de prisão preventiva, até que as investigações sejam concluídas  / Foto: Reprodução/Polícia Civil

Um homem foi preso, no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, suspeito de estuprar mais de dez crianças, além da própria sobrinha, de 12 anos. De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações foi constatado que todas as vítimas são vizinhas do suspeito.

 

A equipe da Delegacia de Serra Talhada, chefiada pelo delegado Cley Anderson Rodrigues, foi à procura do homem, de 49 anos, após ser emitido um mandado de prisão preventiva contra ele. Ele estava em casa, na quinta-feira (19), no bairro Bom Jesus, quando foi surpreendido pela equipe. O suspeito foi recolhido ao presídio de Salgueiro, onde deve permanecer em reclusão até que seja julgado e condenado pelo crime. 

A sobrinha tentou se matar

 

A sobrinha do suspeito foi abusada por ele quando ela passava férias na cidade. O tio ameaçava a menina de morte, caso ela contasse para alguém o que acontecia entre eles. Devido ao trauma sofrido, a criança chegou a tentar suicídio.

O rapaz também se aproveitava da facilidade em ter uma comunicação mais próxima com as crianças da rua, e praticava o estupro, sem levantar suspeitas, sempre ameaçando todas as vítimas.

 

Outro caso

Um homem de aproximadamente 30 anos, foi preso na tarde dessa quinta-feira (19), na cidade de Águas Belas, Agreste de Pernambuco, pelo crime de estupro.

Com apoio de policiais do 9° BPM, a Polícia Civil cumpriu um mandato de prisão preventiva contra o acusado que não teve a identidade revelada para preservar a identidade da vítima.

De acordo com o delegado Marcos Omena que está à frente das investigações, o homem foi denunciado por familiares da vítima, uma menor de 17 anos, que teria sofrido a agressão dentro da própria casa. Ele foi encaminhado à cadeia pública de Saloá, também no Agreste do Estado.


 

 

Resultado de imagem para tre pe

 

 

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reprovou as contas dos diretórios pernambucanos dos partidos PTB, PEN e PP. O primeiro deixou de apresentar relatórios de duas doações, cada uma no valor de R$ 250 mil, recebidas do diretório nacional do PTB no exercício de 2016, quando ocorreram eleições para eleger os prefeitos e vereadores. A sanção aplicada ao partido pode ser a suspensão do repasse das cotas do fundo partidário ao diretório estadual da sigla.

As duas doações não foram informadas na prestação de contas parcial e corresponderam a 100% das receitas do partido, segundo o TRE. Ainda de acordo com o TRE, a prestação de contas parcial não foi entregue e também foram detectados gastos e receitas não informados no exercício de 2016, o que pode caracterizar “infração grave”.

A direção estadual do PTB de Pernambuco esclareceu, em nota, que tomou conhecimento da desaprovação das contas a referente ao ano de 2016 pela imprensa. “Tão logo a decisão do TRE-PE seja publicada nos meios oficiais, o partido apresentará recurso”, afirmou.

 

 

 

 

PDT pode ficar com Marília Arraes e indicar José Queiroz na majoritária 

 

 

O PSB estabeleceu um diálogo muito forte com o presidenciável Ciro Gomes no sentido de formalizar uma aliança nacional, inclusive o governador Paulo Câmara o recebeu no Palácio do Campo das Princesas recentemente dando demonstrações de que a aliança poderia avançar. Na reta final, com o aceno de Paulo Câmara a Lula e ao PT, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ficou muito chateado com a postura do governador, que na sua ótica estava agindo como biruta de aeroporto, e decidiu que só haverá aliança em Pernambuco se o PSB integrar a coligação nacional de Ciro, fato que no momento está difícil de se consolidar, pra não dizer impossível.

 

A insatisfação de Lupi trouxe um elemento importante para a equação em Pernambuco, pois ele poderá levar o PDT a apoiar a candidatura de Marília Arraes, que por sua vez estará com a incumbência de representar dois palanques de esquerda em Pernambuco, o do PT e o do PDT. Ao partido caberia a indicação de um nome para a majoritária, que seria o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz.

 

Tem pesado a favor da aliança os votos de legenda que Marília Arraes poderá garantir para a sua coligação, permitindo que sejam eleitos de cinco a seis deputados federais. É possível que a candidatura de Marília permita que um deputado federal seja eleito com a menor quantidade de votos dentre as três principais coligações e isso beneficiaria Wolney Queiroz, que precisa renovar o mandato e gostaria de integrar uma chapa que necessitasse de menos votos do que a Frente Popular.

 

A entrada do PDT na coligação de Marília Arraes além de consolidar o molho de esquerda que ela tem conquistado a cada momento, lhe daria mais tempo de televisão, uma vez que o PDT é um partido médio que agregaria alguns segundos para a apresentação do projeto dela na TV e no rádio. Se confirmada a chegada do PDT para a coligação de Marília Arraes, ficará evidenciada a fragilidade do PSB, que namorou com Ciro e com Lula e acabou perdendo os dois partidos para a oposição.

 

Retomada – Os partidos que integram a Frente Popular retomaram as negociações para lançar uma chapinha para deputado federal. A reunião ocorreu na sede do PP com a presença dos deputados Eduardo da Fonte, Kaio Maniçoba, Wolney Queiroz e João Fernando Coutinho, e ficou decidido que no dia 3 de agosto eles terão nova reunião para oficializar uma possível chapinha de federal.

 

Competitividade – Após oficializar o apoio do centrão, incluindo DEM, Solidariedade, PR e PP, Geraldo Alckmin ganhou significativa competitividade na disputa pelo Palácio do Planalto. Alckmin terá o maior tempo de televisão dentre os presidenciáveis e contará com Josué de Alencar, filho do ex-vice-presidente José de Alencar, na vaga de vice.

Avaliação – No meio político o sentimento generalizado é o de que Armando Monteiro perdeu a posição de antagonista de Paulo Câmara para Marília Arraes. Alguns ousam arriscar que Armando minguará no decorrer da eleição, porque não está conseguindo sair da pecha de candidato do palanque de Temer.

 

Julio Lossio – O pré-candidato a governador Julio Lossio segue dialogando com atores de todo o estado para consolidar sua candidatura ao Palácio do Campo das Princesas pela Rede Sustentabilidade. Ex-prefeito de Petrolina por duas ocasiões realizando gestões bem-avaliadas, Lossio aposta na fadiga do político tradicional para impulsionar o seu projeto como candidato a governador.

 

 

 

 

Jovem de 17 anos morre em acidente entre Fátima e Carnaíba

 

O Arthur Alves, de 17 anos, morador do Distrito de Fátima, município de Flores, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito na tarde desta quinta, dia 19, na estrada vicinal que liga o Distrito de Fátima à Carnaíba.

 

Segundo informações preliminares colhidas elo blogueiro Cauê Rodrigues, Arthur seguia no sentido Carnaíba em uma moto Bros. Ele colidiu com outro motociclista identificado como Paulinho de Nissa. Ambos foram socorridos para o Hospital Municipal de Flores.

 

Arthur não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu minutos depois. Paulo acabou quebrando uma das pernas. O acidente aconteceu próximo ao sitio Varjota, no local conhecido como ladeira de Zé do Engenho. O corpo de Arthur será encaminhado para o Instituto Médico Legal, de Caruaru.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promotor inspeciona Hospital Zé Dantas, em Carnaíba

 

O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve recentemente inspecionando o hospital municipal  José Dantas Filho, na cidade de Carnaíba. As informações são do MP.

Na inspeção, foram colhidas informações dos profissionais que estavam trabalhando, e de alguns pacientes que se encontravam na unidade hospitalar.

Recentemente o Promotor de Justiça também esteve inspecionado a UBS do povoado de Serra Branca. Nessa inspeção no hospital, foram colhidas algumas informações e registrados  para que o Ministério Público possa atuar.

 

 

 

 

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, costuma publicar, regularmente, o índice Firjan de desenvolvimento municipal (IFDM), tomando como base a evolução das políticas públicas implantadas nos municípios.
 
No mais recente, divulgado no início deste mês, consta uma importante evolução dos indicador da saúde pública municipal implantada em Afogados. Para se ter uma ideia dos avanços, em 2012, a saúde de Afogados da Ingazeira ocupava a 3.930ª posição dentre os mais de cinco mil municípios do Brasil. Em Pernambuco, estávamos na 135ª colocação.
 
Na publicação do início do mês, a FIRJAN aponta Afogados da Ingazeira como a 14ª melhor rede de saúde pública de Pernambuco, e a 768ª colocação dentre os municípios brasileiros. A nota global da saúde, que vai de 0 a 1 – sendo 1 a melhor pontuação, passou de 0,6355 para 0,8972.
 
Segundo o Secretário de Saúde, Artur Amorim, os resultados positivos são fruto do modelo de gestão implantado em Afogados, da dedicação da equipe, e dos investimentos na ampliação da rede e da universalização da atenção básica no município, além, é claro, da melhora nos indicadores, como a redução da mortalidade infantil em 66%.
 
Quem quiser conferir os números de Afogados da Ingazeira, e de outros municípios , pode acessar o site da Firjan, no link do IFDM:
 
 

 

 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação do projeto da estrada da integração, que ligará a PE-615 (distrito de Nascente/Araripina) a PE-630 (distrito de Socorro/Santa Filomena), que terá um custo de R$ 1.750.202,77.

Mais uma vitória da deputada Roberta Arraes, que pediu ao governador Paulo Câmara, em sua última visita ao Sertão do Araripe, a concretização desse pleito e, prontamente o governador atendeu.

Essa luta iniciou no mês de maio, quando o presidente da comissão que trata dessa obra, Ronaldo Lacerda, procurou Roberta para que pudesse apresentar o projeto e suas viabilizações para a região.

De imediato a parlamentar procurou o Governo do Estado e realizou a primeira reunião para tratar sobre o assunto, no palácio do Campo das Princesas, com o secretário da Casa Civil, André Campos e o secretário de Transportes, Antônio Júnior

Com o aviso de licitação publicado no Diário Oficial, a parlamentar Roberta Arraes comemorou e afirmou que essa obra trará benefícios a região. “Sabemos que a caminhada é longa, precisamos do empenho de todos para que possamos concretizar esse sonho, que trará grande desenvolvimento para o Sertão do Araripe”, finalizou.

 

 

 

 

 

 
O sentimento de mudança não para de crescer em Pernambuco. Nesta quinta-feira (19), a pré-candidatura do senador Armando Monteiro ao governo do Estado recebeu mais um importante estímulo. Desta vez, diante de cerca de 500 pessoas, o prefeito de Orobó, Chaparral (PSD), uma das mais expressivas lideranças do Agreste Setentrional, manifestou o seu apoio ao projeto da frente “Pernambuco Vai Mudar”, em um encontro realizado na sua residência, na localidade de Sítio Caiçaras, na zona rural do município de pouco mais de 22 mil habitantes.
 
Presentes ao ato, além de Armando e Chaparral, o deputado federal e pré-candidato à reeleição Fernando Bezerra Coelho Filho (DEM), a pré-candidata a deputada estadual pelo PSD Juliana de Chaparral, o vice-prefeito Biu Abreu (PSD), o ex-deputado federal Ricardo Heráclio, vereadores, suplentes, ex-prefeitos e lideranças políticas e sociais de toda a região, vindas de cidades como Casinhas, Bom Jardim, Limoeiro, Bom Conselho e Surubim.
 
“O atual governador não fez nada por Orobó. Não trouxe nem mesmo uma agulha para cá. E não foi por falta de reivindicação: batemos à porta do Palácio das Princesas várias vezes e nem notícia tivemos dos pleitos do povo de Orobó”, disse o prefeito em sua fala, na qual relatou que buscou junto ao governo do Estado a solução para problemas antigos da cidade, como o recapeamento das rodovias PE-86 e PE-88, a limpeza da Barragem de Escuro e a reforma do clube municipal. “Nós sabemos do passado do senador Armando Monteiro. É um homem de palavra, esteve com o presidente Lula em todos os momentos. Pois a hora de mudar chegou e vamos trabalhar para eleger um governador para fazer as obras que Orobó precisa”, finalizou.
O pré-candidato ao governo da frente “Pernambuco Vai Mudar” agradeceu o apoio de Chaparral e de Juliana e destacou a liderança do prefeito na região. “Chaparral é um prefeito que é referência para todo o Estado. Sabe ser leal e eu sei o que é ser leal na vida pública. Os ventos da mudança chegaram a Orobó há seis anos e, se chegaram há Orobó, também estão chegando em Pernambuco”, enfatizou Armando Monteiro. “Pernambuco perdeu voz, perdeu força no cenário nacional. E foi por falta de comando. Esse governo cumpriu com as expectativas? Por onde andamos, ouvimos as pessoas dizendo que temos que mudar”, completou.
 
Armando enfatizou que o atual Governo do Estado não cumpre as promessas. “Este governador que está aí é bom é de ordem de serviço. Mas quase nunca a obra começa. E, quando começa, para”, disparou. “Na hora de crise é que a gente sabe quem é o líder. Chaparral soube liderar sem o apoio do governo do Estado. Se o povo de Pernambuco assim entender, eu garanto que Orobó terá o respeito que Orobó merece”, arrematou o pré-candidato ao governo.

 

 

Pelo visto a bruxa está solta no meio político estadual. Após o acidente que vitimou duas pessoas na última segunda-feira envolvendo o pré-candidato a deputado federal Vinicius Mendonça, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) foi mais um se envolver num acidente que ocorreu na manhã de hoje na BR-232 na altura de Moreno. O carro capotou mas felizmente todos saíram com pequenos ferimento

O veículo estava ainda um ex-vereador, Junior de Moisés e o motorista, cujo nome não foi informado. Eles seguiam do Recife para o município de Limoeiro, local de origem do deputado

A assessoria acrescentou que os três não sofreram ferimentos e seguiram para um hospital local, apenas por precaução. Após liberado, o deputado retornou ao Recife.

Ricardo Teobaldo foi o segundo deputado federal mais bem votado em Santa Cruz do Capibaribe, nas eleições de 2014, com apoio o ex-prefeito Zé Augusto. No Sertão, tem apoio vários nomes.

 

 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Governo de Pernambuco, vai distribuir 21 mil raquetes de palma, do tipo “orelha de onça”, com agricultores afogadenses.

O carregamento chegou ao município na tarde de ontem (19), e veio por intermédio do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco.

Segundo informações do Secretário Executivo de Agricultura, Valberto Amaral, as raquetes servirão como incremento para novas plantações de palma e serão distribuídas na próxima terça (24), com os agricultores selecionados pela Associação de pequenos criadores de caprinos e ovinos de Afogados da Ingazeira.

“Essa é mais uma ação em parceria com o Governo de Pernambuco, visando ampliar o plantio da palma aqui em Afogados, e que vai beneficiar bastante a cadeia da caprinovinocultura de nosso município,” destacou Valberto.

 

Vianão sediará abertura do campeonato rural de Afogados da Ingazeira

 

 

Acontece neste sábado (21), a abertura oficial do maior e melhor campeonato rural do Sertão do Pajeú. Serão 20 equipes disputando, até Novembro - quando ocorrerá a grande final - a taça de campeão. 
 
A abertura será no melhor gramado e com a melhor iluminação em LED do interior de Pernambuco, características do nosso Estádio Vianão, reconhecidas pela Federação Pernambucana de Futebol. A partida inaugural acontece às 17h, entre as equipes do Serrano (São Domingos) e Grêmio (Santo Antônio). A rodada dupla contará ainda com a presença do campeão do ano passado, o Corinthians (Vaca Morta) enfrentando o Estrela Azul (Laje do Gato). 
 
A Prefeitura irá distribuir 4.400 Reais em premiações, divididos entre os quatro primeiros colocados, além de troféu e medalhas. A entrada custa R$ 5,00.
 

 

TCE julga irregular transparência de Betânia e Tacaratu

 

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou, em Sessão realizada na última terça-feira (17), irregulares de dois processos de Gestão Fiscal, um da Prefeitura de Betânia o outro de Tacaratu, ambos de 2017. O relatoro foi o conselheiro Dirceu Rodolfo. O objetivo foi avaliar o cumprimento das exigências relativas à transparência pública, previstas pela LRF, pelas Leis da Transparência (LC nº 131/2009) e de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) além do Decreto Federal nº 7.185/2010.

Os responsáveis foram os prefeitos Mário Gomes Flôr Filho e José Gerson da Silva, de Betânia e Tacaratu, respectivamente. De acordo com o voto, eles não adotaram as providências necessárias para dar cumprimento à transparência da gestão fiscal e ao acesso a informações obrigatórias, relativas à despesa e à receita, deixando os municípios com os índices de transparência entre os 30 piores do Estado, de acordo com levantamento publicado pelo TCE.

Além de julgar os processos pela irregularidade, o conselheiro Dirceu Rodolfo aplicou uma multa no valor de R$ 8.033,50 aos dois gestores. O valor deverá ser recolhido ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE, por meio de boleto bancário a ser emitido no endereço eletrônico da instituição (clicando aqui), no prazo de até 15 dias do julgamento da decisão. Os prefeitos ainda podem recorrer das decisões.

O relator determinou ainda a anexação do processo à Prestação de Contas do municípios de 2017. Os votos foram aprovados por unanimidade.

 

 

 
Sobre a eventual impunidade de Michel Temer, Rodrigo Janot declarou à Época:
 
“Fiz meu papel, fiz as denúncias bem estruturadas. Não foram baseadas em indícios, mas em provas. Na denúncia da organização criminosa, a PF fez um trabalho primoroso, um relatório de quase 500 páginas. Ele coloca o carimbo na testa do chefe da organização criminosa, chamado Michel Temer. Então, o futuro para esse senhor é incerto e não sabido. Como o STF está restringindo o foro, o caso vai para a primeira instância. São duas denúncias muito sólidas e há mais duas investigações muito sólidas que se seguem contra ele.”
 

 

A partir de 1º de janeiro de 2019, quando Temer estará fora do cargo de presidente, o ex-PGR disse esperar “que esses processos baixem e que enfim a Justiça Penal siga seu curso”.
 
Questionado se o presidente deveria ser preso, Janot respondeu:
 
“A questão que se coloca não é de se o presidente deveria ser preso ou não. A questão que se coloca é: alguém que comete crime deve ser preso? O Zé da Silva que está na esquina e comete um crime é preso. Por que com o ‘Alan Silver’, que é um sujeito poderoso e tem dinheiro, todo mundo questiona se ele deve ou não ser preso? Ganhei um livro muito bom de um amigo chileno. 

A tradução livre em português é: Como a aristocracia sequestrou a democracia. Estamos com uma democracia sequestrada por uma aristocracia bandida. Não toda ela, mas bandidos se inseriram nisso e sequestraram a democracia. Esse tipo de coisa não tem de ter.” (As informações são do site O Antagonista)

 

 
Um policial rodoviário federal foi condenado pela Justiça Federal de Pernambuco nesta quarta-feira (18) após pedir propina para liberar um caminhoneiro cujo veículo estava irregular. O crime aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ouricuri, em junho de 2017.
 
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o policial Nelson de Oliveira Alencar Neto teria liberado, sem nenhuma autuação, um motorista com tacógrafo de seu caminhão vencido. À corregedoria da PRF, o motorista relatou ter recebido ameaça de aplicação de outras multas, além da relativa ao tacógrafo, caso não desse alguma quantia ao policial.
 

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri (PE) obteve, na Justiça Federal, a condenação do policial rodoviária pelo crime de concussão, prática que consiste em obter dinheiro ou vantagens, indevidamente, usando da influência de seu posto.
 
De acordo com a corregedoria, que deu início à investigação, já vinha sendo monitorando o trabalho desempenhado no posto policial de Ouricuri, diante da suspeita de práticas de corrupção.
 
Pena: A Justiça Federal atendeu o pedido do MPF na ação penal e condenou o policial a dois anos e nove meses de reclusão, ao pagamento de multa e à perda do cargo público ocupado na ocasião do crime. A pena de prisão, porém, foi convertida em prestação de serviço a entidade com fim social.
 
O MPF recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para que a pena de prisão seja mantida e ampliada para quatro anos e três meses de reclusão. No entendimento do órgão, as circunstâncias e consequências da conduta do policial, envolvendo clara violação do dever funcional, devem ser consideradas pela Justiça Federal na definição da pena.
 
 
 

 

 

PSB adia reunião para definir apoio de candidato à Presidência

Carlos Siqueira, presidente do PSB Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O PSB adiou a reunião que iniciaria nesta quarta (18) e continuaria nesta quinta-feira (19) para decidir o rumo do partido na campanha presidencial deste ano. O problema: ainda há muita divergência sobre quem a sigla deve apoiar. O presidente da legenda, Carlos Siqueira, remarcou o encontro do diretório nacional para 30 de julho. No dia 5 de agosto, o partido realiza um congresso para oficializar o apoio que dará.

O apoio ao PT está cristalizado em diretórios de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Amazonas, Sergipe e Amapá. Há uma outra ala numerosa (sobretudo nos estados do Sul e Sudeste) que defende a aliança com o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), negou na noite desta quarta-feira (18) a possibilidade de o ex-governador Jaques Wagner (PT) compor a chapa presidencial do partido como “Plano B”.

“Ele me disse, e eu prefiro ficar com a palavra dele, que ele é candidato a senador e não será candidato a outra coisa. Eu prefiro não trabalhar com alternativas, mas sim com o que ele está me dizendo todos os dias”, afirmou Costa.

Jaques Wagner e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) são vistos como alternativas caso Lula não possa ser candidato. O ex-presidente está preso em Curitiba após ter sido condenado em 2ª Instância na Lava Jato.

Costa participou do Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos). Participaram do evento os pré-candidatos a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB).

Na ocasião, o governador também criticou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse esperar que o Poder Judiciário decida pela soltura do petista.

“Eu espero que seja feita justiça no Brasil. Acho muito esquisito e vergonhoso para o país ver todos os que foram presos com mala na mão transportando dinheiro sendo candidatos nessa eleição. O único que não tinha prova é o único que não vai ser candidato”.

Senado da Bahia

Perguntado se considera incluir a senadora Lídice da Mara (PSB-BA) como suplente na chapa governista, Rui Costa afirmou que o PSB tem prioridade na suplência.

“Isso já está acordado com eles. Mas não tem muita agonia. Agonia seria com os titulares, suplente só entra se o titular de alguma forma se ausentar do cargo”, disse.

Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) são os nomes escolhidos para disputar o Senado Federal no grupo do governista. Lídice, primeira senadora mulher do Estado, disputava uma vaga com Coronel, mas foi preterida.

 

Ex-prefeito de São José do Egito fecha com José Humberto para estadual

O deputado estadual José Humberto, somou mais um grande apoio no Pajeú, o do ex-prefeito e líder da oposição em São José do Egito, o médico Romério Guimarães.

Depois de alguns meses de conversas, Dr.  Romério como é mais conhecido, decidiu apoiar José Humberto, por conhecer a sua história e seu trabalho por Pernambuco. Nos próximos dias, o parlamentar estará visitando o município para ser apresentado a população.

Segundo um fonte, caso Zé Marcos, que também integra a oposição decida apoiar José Humberto, para estadual, doutor Romério poderá votar em Sebastião Oliveira para federal. Caso isso aconteça a oposição unida tem grandes chances de ter os seus representantes ao legislativo majoritários em São José do Egito. Para que isso venha a se concretizar falta um entendimento entre os líderes e a maioria do grupo que fazem a oposição no município.

Zé Humberto, tem conseguido ampliar suas bases em todo o estado, porém na região do Pajeú os apoios a sua reeleição aumentaram consideravelmente nos últimos meses. O parlamentar já conta com o apoio, do prefeito Sávio Torres em Tuparetama, em Iguaracy com o ex-prefeito Dessoles Monteiro, na Ingazeira o líder da oposição e ex candidato a prefeito, o jornalista Mário Viana, juntamente com o seu grupo, também integram a base do deputado no Pajeú. No Moxotó o apoio veio do ex-prefeito de Betânia, Val Araújo.

 

 
O site Leia Mais PE noticiou que a empresa Dix Empreendimentos, que estava prestes a operar embarque e desembarque no Aeroporto de Serra Talhada se prepara para deixar de realizar os procedimentos no espaço.
 
A informação chega pouco depois do voo experimental da empresa Azul na rota Recife-Serra Talhada, há exatamente uma semana, e há pouco mais de três meses do início das operações, previstas para o fim de outubro.
 

 

Segundo o site, a motivação para a desistência da administração do Aeroporto Santa Magalhães teria relação com a falta de repasses do Governo do Estado do convênio para as operações de gerenciamento do espaço, que estaria orçado em R$ 400 mil. Oito funcionários já estariam de aviso prévio.
 
A Dix Empreendimentos Ltda, empresa com sede localizada na cidade do Recife, tem como principais objetivos a administração, operação e exploração comercial de aeroportos.
Além de Serra Talhada, tem contratos de concessão com os Governos de Mato Grosso do Sul para operar e administrar o aeroporto de Bonito e com o Governo de Pernambuco para operar e administrar o aeroporto Gov. Carlos Wilson Campos no arquipélago de Fernando de Noronha.
 
Alem de administrar aeroportos também presta serviços as cias aéreas tais como check in ,handling e auxilio de trafego aéreo  em razão da operação da Estação Permissionária de Telecomunicações e Trafego Aéreo – EPTA – SDBD

Ao que se refere aos aspectos penais, quando a notícia falsa é divulgada onde  o seu autor tem a intenção de ofender alguém, nesse caso pode haver a configuração de crime contra a honra, ou seja, calunia, injúria ou difamação, de acordo com o que prevê nosso Código Penal

 

 

A imagem pode conter: cão

 

Vídeo: A prova que o cachorro está vivo.

 

"Muitas pessoas compartilharam a falsa informação e de certo modo potencializaram a ofensa, sendo passíveis de responsabilização. No Brasil, já existem julgados que condenaram pessoas por compartilharem e curtirem posts caluniadores na Internet"

 

"Em tempos de Marco Civil da Internet, Lei 12.965/2014, a Liberdade de Expressão, direito arduamente buscado pelos defensores da Lei e todos os cidadãos, não pode servir de base para libertinagem e ofensa a direitos de outras pessoas."

 

 

O que instiga a prática são basicamente motivos torpes, tais como: a intenção de manchar a imagem de pessoas, tanto as físicas quanto as jurídicas, interesses econômicos, políticos, ou simplesmente pelo prazer de disseminar boatos ou notícias 

 

Na manhã desta quarta-feira (18), os funcionários da Vigilância Sanitária de Afogados da Ingazeira, George e Bonifácio, realizavam a sedação em um cachorro abandonado na Praça Arruda Câmara, quando foram abordados por um rapaz que começou a filmá-los acusando ambos de estarem sacrificando o animal.

Mesmo diante da tentativa dos funcionários em explicar ao rapaz que não se tratava de um sacrifício, mas sim de um procedimento de praxe para a realização de exames, o mesmo não se convenceu e postou o vídeo na redes sociais acusando injustamente os funcionários de estarem sacrificando o cachorro.

O vídeo tomou conta das redes sociais, gerando revolta dos internautas contra os dois funcionários, que foram julgados e constrangidos.

Sentindo-se difamados e vítimas de injúria, George e Bonifácio, foram até a delegacia na tarde de hoje, onde prestaram queixa contra o rapaz que filmou e divulgou o vídeo com a falsa informação.

A identidade do cinegrafista amador que gerou a falsa notícia ainda não é conhecida, o que se sabe é que é de São Paulo e estava na cidade visitando parentes.

Já o animal passa bem, foi adotado pela Associação dos Protetores de Animais que agradeceu a ação e os primeiros cuidados.

 

"Qualquer pessoa que causar prejuízos, sejam eles materiais ou morais, a outros, ainda que por negligência ou imprudência, comete ato ilícito, passível de responsabilização, que pode ser, por exemplo, o pagamento de indenização, multa não cumpra, também a etratação pública.

 

Hoje (19),   O rapaz procurou a rádio pajeú para fazer uso da palavra com pedido de desculpas  pela polêmica que causou divigulgando notícias FALSAS, " que intenção não era denegrir imagem do município nem das pessoas". fica a lição e o exemplo antes de divulgar fake news.

 

 

 

 

 

http://imagens2.ne10.uol.com.br/blogsjconline/jcnegocios/2015/12/paulo-Camara.jpg

Em Pernambuco, PP, PR e Solidariedade uniram forças para pleitear espaços na chapa majoritária do governador Paulo Câmara (PSB). O PP busca uma indicação para o Senado e o PR sonha com a vice do socialista. Já o Solidariedade, do prefeito de Olinda, Lupércio, se beneficiaria se a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) não entrasse na majoritária.

 

O movimento dos três partidos será acompanhado pelo Palácio do Campo das Princesas porque são as siglas que flertam com a possibilidade de desembarcar do palanque governista.

Entre os deputados do PSB, o movimento também foi lido como uma ação para tentar assegurar com o PP a presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que está vaga após a morte de Guilherme Uchoa. Aliado de primeira hora do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o presidente em exercício Cleiton Collins (PP) busca permanecer no cargo, enquanto o PSB deve aderir ao nome de Eriberto Medeiros (PP).

 

O governador Paulo Câmara se tornou mais exposto à pressão desses partidos porque ainda não conseguiu o apoio do PT e o comando do MDB ainda está sendo disputado judicialmente entre o deputado federal Jarbas Vasconcelos e o senador Fernando Bezerra Coelho. Isso faz com que o peso do tempo de TV e da estrutura de aliados como PP, PR e Solidariedade se torne mais expressivo.

 

Ainda assim, há inquietação no governo com a barganha dessas siglas, que já ocupam vários cargos no Executivo e querem sempre mais espaços. A indefinição em relação ao rumo do PT, porém, mantém travado o debate sobre a composição da chapa majoritária.

 

 

 

BANDIDOS TENTARAM ASSALTAR CARRO FORTE EM CARUARU E DOIS DOS MARGINAIS FORAM BALEADOS E UM MORREU

 

Fotos:

 
 
Pelo menos de três a quatro bandidos fortemente armados tentaram assaltar um carro forte da empresa Preserve Vigilância de Valores no final da tarde desta terça-feira (17), na Rua Dr. Pedro Jordão, por trás do Shopping Difusora. Eles anunciaram o assalto, mas os vigilantes reagiram, houve uma intensa troca de tiros e um dos marginais, José Augusto de Paiva, vulgo “Neguinho do Loteamento” de 40 anos, foi atingido com um tiro na cabeça. Ele já foi preso por assalto e porte ilegal de arma de fogo, estava cumprindo pena no regime aberto e foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Regional do Agreste, onde faleceu no início da noite.
 

 

O Tenente Marcone, disse que o Comandante do 1º BIEsp Tenente-Coronel Meneses já havia criado a Operação Fecha Batalhão com pontos de bloqueios para coibir esse tipo de assaltos e hoje ao ser comunicado pelo PC-04 sobre uma troca de tiros acionou o policiamento da área, mas os marginais já haviam se evadido, os criminosos chegaram em um veículo Fiat Siena cinza, estacionaram o carro e aguardaram a chegada do carro forte e dentro do veículo foi localizado um par das placas originais do veículo que estava com placa clonada e ainda foram localizadas balas clavas, luvas, uma espingarda calibre 16 e uma pistola calibre 380. O tenente acredita que havia outros bandidos dando cobertura.
 
Após a intensa troca de tiros entre os marginais e os vigilantes, um outro bandido também foi baleado só que este foi atingido na perna e juntamente com mais um ou dois comparsas tomaram uma picape S-10 de assalto de um empresário de Cupira, levando-o como refém e o libertaram e abandonaram o seu veículo as margens da BR 104 entre Cupira e Agrestina. (Via: Blog do Adielson Galvão)

 

Homem é assassinado a pauladas e facadas na Zona Rural de Exu no Sertão do Araripe

 

Esse foi o 1º homicídio do mês de julho em Exu e o 3º também de julho na Região do Araripe

Fonte – Polícia Civil de Pernambuco via Blog do Fredson

O primeiro homicídio do mês de julho registrado em Exu aconteceu no Sítio Raquel, zona rural do município, na noite de ontem, segunda-feira 16/07, e teve como vítima a pessoa de Francisco Cícero de Alencar Souza, também conhecido por Painha, foto acima, idade não informada, o qual residia no local da ocorrência.

Segundo informações da polícia civil ao Blog do Fredson, a vítima foi encontrada por populares, sendo a polícia militar avisada e ao chegar no citado Sítio constatou a veracidade da informação, isolando o local do crime até a chegada da polícia civil.

Ainda conforme a polícia civil, a vítima foi morta a pauladas e golpes de faca peixeira, no rosto e tórax. A perícia preliminar foi feita no local pela polícia civil, a qual removeu o corpo ao IML de Petrolina.

Os motivos e autoria ainda são desconhecidos. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 1º homicídio do mês de julho em Exu e o 3º também de julho na Região do Araripe. Esse também foi o 2º homicídio do ano em Exu, e com esse crime já são 39 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

 

O Sistema de reuso de água para irrigação do Estádio Valdemar Viana de Araújo, seja pela economia do dinheiro público que propicia, seja pela conquista ambiental que representa, vem colecionando prêmios desde que foi lançado pela Prefeitura.
 
Com tratamento biológico, a Prefeitura transforma esgoto em água rica em nutrientes, excelente para a irrigação, gerando uma oferta diária de água de 100 mil litros, e uma economia mensal de 14 mil Reais na conta de água.
 
O projeto, que já venceu o renomado prêmio ambiental Vasconcelos Sobrinho, de âmbito estadual, concedido pela CPRH, concorre também, já entre os finalistas de todo o Brasil, ao prêmio de sustentabilidade do Ministério do Meio-Ambiente. O anúncio dos vencedores sairá em Agosto próximo.
 
A boa nova é que a Prefeitura de Afogados, com o Sistema de Reuso, também está concorrendo ao prêmio de água e saneamento na América Latina e Caribe, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, que visa reconhecer soluções inovadoras nas áreas de água, saneamento e resíduos sólidos. Em anexo, segue um vídeo de dois minutos, resumindo a experiência.
 
“É um orgulho muito grande ver o nosso Sertão ganhando os holofotes da mídia com iniciativas criativas e ousadas para superação das dificuldades. Mostra que, com inteligência e poucos recursos, se pode fazer muito pelo bem da nossa gente,” destacou o Prefeito José Patriota. O prêmio do BID, além da notoriedade e possibilidade de exportação da ideia/projeto, também garantirá à instituição vencedora, 15 mil dólares em dinheiro para investimentos.
 

 

O senador Armando Monteiro (PTB) visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. O petebista integrou uma comissão suprapartidária formada por senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF.
 
Além de Armando Monteiro, que foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, também estiveram com o ex-presidente Lula os senadores Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC) – autor do requerimento para realização da visita. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal há mais de 100 dias.
 
Ao sair da sede da PF, Armando afirmou ter encontrado o ex-presidente Lula animado. O senador ressaltou que, para além do caráter institucional, a visita também teve um significado pessoal, tendo em vista a relação de amizade do ex-presidente com seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho.
 
“O presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição. Essa viagem tem um significado para além do caráter institucional, de uma visita oficial do Senado”,afirmou Armando. “Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se vivo estivesse certamente viria aqui trazer sua solidariedade ao presidente Lula”, ressaltou.
 
 

 

Ministério Público Federal consegue condenação de ex-prefeito de Lagoa de Itaenga

 

Resultado de imagem para jackson jose da silva prefeito de lagoa do itaengaO Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco conseguiu, na Justiça Federal, a condenação de Jackson José da Silva, ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata pernambucana, por desvio de recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como por fraudes em licitações. Também foram condenadas outras quatro pessoas, incluindo integrantes da comissão de licitação à época. A responsável pelo caso é a procuradora da República Silvia Regina Lopes.

 

A ação do MPF foi fruto de inquérito civil instaurado após apurações da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou irregularidades na aplicação de recursos federais destinados ao Programa Brasil Escolarizado entre 2009 e 2010. Foram constatadas fraudes em licitações, fracionamento de despesas para manutenção de veículos, ausência de comprovação de utilização de recursos na educação básica e em despesas com combustível. O prejuízo aos cofres públicos foi de mais de R$ 3 milhões. O MPF já havia conseguido o bloqueio de bens dos acusados, após o ajuizamento, em 2016, de ação de improbidade administrativa.

As investigações apontaram, dentre outras irregularidades, o direcionamento de licitações para favorecer empresa em contratações para compra de materiais de construção com o uso de "laranja" como representante legal. De acordo com o MPF, não foi comprovada a necessidade da realização dos certames, nem foram encontradas provas do efetivo emprego dos recursos destinados à empresa, o que comprovou o desvio das verbas públicas.

 

Além de Jackson José da Silva, também foram alvos da ação penal duas integrantes da comissão de licitação de Lagoa de Itaenga à época (Lucivane Francisca da Silva e Klécia Maria da Silva); o pai do ex-prefeito, José Manoel da Silva; e o ex-motorista de José Manoel, Paulo Antônio de Oliveira, apontado como "laranja" da empresa vencedora das licitações. Uma terceira integrante da comissão de licitação, também processada pelo MPF, foi absolvida pela Justiça Federal.

 

Sentença – A Justiça condenou Jackson José da Silva a 7 anos e 3 meses de reclusão, a serem cumpridos em regime semiaberto. Os outros envolvidos foram condenados a penas que variam de 5 meses de detenção a 4 anos de reclusão. As penas privativas de liberdade, com exceção da aplicada ao ex-prefeito, foram substituídas por penas restritivas de direitos, que consistem na prestação de serviço à entidade pública e prestação pecuniária. Os envolvidos também foram condenados a ressarcir o dano causado aos cofres públicos (mais de R$ 3 milhões). O ex-prefeito poderá recorrer da decisão em liberdade.

 

 
Ao menos 13 pessoas foram presas nesta terça-feira (17) pela Polícia Federal durante uma operação contra suspeitos de roubos de carga em Alagoas e mais cinco estados. A operação denominada Transbordo cumpre 173 mandados judiciais expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió. Estima-se que a organização criminosa tenha causado um prejuízo superior a R$ 8,6 milhões, só em relação a roubo de cargas e caminhões.
 
A operação ocorre em Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Segundo a PF, 2 pessoas foram presas em Alagoas.
 

 

Ao todo são cumpridos 64 mandados de prisão e 106 de busca e apreensão, a maioria deles em São Paulo. Além disso, a Justiça expediu três mandados de interdição de empresas envolvidas em receptação de mercadorias roubadas, na cidade de São Miguel dos Campos, Litoral Sul de Alagoas.
 
Segundo a PF, a operação visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de furto e receptação de cargas e caminhões em diversos estados do Nordeste e Sudeste, valendo-se de falsas comunicações de crimes de roubo, além de adulteração de veículos, golpes em seguradoras e outros delitos.
 
A organização criminosa contava com a participação dos motoristas dos caminhões, que simulavam terem sido sequestrados por assaltantes, enquanto outros integrantes realizavam a desativação dos dispositivos de segurança do caminhão e a subtração da carga. Depois disso, o motorista ia até a polícia para registrar a falsa comunicação do crime.
 
Segundo as investigações, a organização criminosa não tinha um tipo de mercadoria preferencial como alvo. Eles atuavam em qualquer frente, desde que fosse mercadoria (têxtil, eletrônicos, alimentos etc).
 
A investigação foi realizada pela Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. (Via: G1)
 

ARARIPINA - AEDA PROMOVE VESTIBULAR 2018.2 COM VAGAS PARA ENEM E ACESSO AO FIES

 
A Autarquia Educacional do Araripe – AEDA e as suas três Instituições de Ensino Superior – FAFOPA, FACIAGRA e FACISA – promovem o Vestibular 2018.2 com inscrições até o dia 25 de julho. A prova será no dia 29 de julho e o candidato poderá usar a nota obtida no ENEM e também ter acesso ao FIES. 
 
Estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Agronomia (50), Gestão Ambiental (50), Direito (100), Ciências Contábeis (30), Biologia (50), História (50), Letras (50), Matemática (50) e Pedagogia (50). A taxa de inscrição custa R$ 50 e deve ser paga via boleto bancário após a finalização da inscrição do candidato no portal AEDA. 
 
 
A prova será realizada no dia 29 de julho (domingo) das 8h às 13h no Campus I da AEDA no bairro Universitário em Araripina e será composta de uma redação e 100 questões. Este ano a AEDA traz como novidade o uso da nota no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para 20% das vagas ofertadas para aqueles que obtiveram média igual ou superior a 400 pontos. Leia o item 9 e 11.6 do edital em anexo. 
 
 
O resultado do Vestibular 2018.2 será divulgado dia 02 de agosto e o período das matrículas será entre os dias 10 a 15 de agosto. Outra novidade deste vestibular é o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. Para mais informações ligue (87) 3873 1001. 
 
Da ASCOM

 

Um grave acidente na PE 320,  envolveu o cantor e professor Fábio Luiz da cidade de Afogados da Ingazeira, a esposa, Deysi e seu filho. O veículo em que eles seguiam na manhã desta terça feira 17, uma S-10 placas AHS 2711, ele reconheceu o erro em uma ultrapassagem indevida e acabou atingido o caminhão pipa a sua frente no local conhecido como “Ladeira do Padre”, nas proximidades do sitio Leitão, zona rural de Carnaíba.

É chamada assim porque há anos no mesmo local, morreu o padre Adelmo, que foi Pároco do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira. Lá, muitos outros acidentes, inclusive com mortes, já foram registrados.

 

O veículo em que Fábio seguia com esposa e filho viajava no sentido Afogados-Serra Talhada e, ao realizar uma ultrapassagem em faixa contínua acabou atingindo  veículo caminhão pipa  na tentativa de uma  ultrapassagem momento que vinha outro veículo em sua direção o carro em que Fábio seguia com a família ficou muito danificado graças a Deus nada de grave com a família.

 

“Foi um erro meu tentar ultrapassar um caminhão pipa em faixa continua. Vinha um carro em sentido contrário. O pipa seguiu. O rapaz parou e ficou preocupado porque o carro capotou. Mas ele não teve culpa. Nunca faço isso e fiz dessa vez”, disse Fábio Luiz 

 

Blog Marcos Montinelly via  Nill Junior/Fotos: Whatsapp