Situação: Um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas

Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que um em cada quatro brasileiros vive uma dura realidade no fim do mês: falta dinheiro para pagar todas as contas e sobram dívidas. E em um cenário em que é difícil sair do vermelho, poucos poupam, pois 69% da população não conseguem guardar dinheiro. Os poupadores são 29%. Os dados mostram ainda que, com o orçamento apertado, mais da metade dos entrevistados reduziram as despesas com lazer, deixaram de comprar roupas ou desistiram de viajar.

Apesar disso, o levantamento afirma que a expectativa da população é chegar ao fim do ano com um pouco mais de folga nas finanças. Do total de entrevistados, 56% acreditam que, até dezembro, estarão com uma situação econômica pessoal melhor ou muito melhor. “A pandemia de covid-19 e uma série de outros desafios, como a guerra na Ucrânia, comprometeram a recuperação da economia e a retomada do crescimento no Brasil”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Para Andrade, a aceleração da inflação levou a um novo ciclo de aumento de juros, o que desestimulou o consumo e os investimentos. “Ao menos, estamos diante de um cenário de recuperação do mercado de trabalho, com redução do desemprego e aumento do rendimento da população — o que nos dá uma perspectiva de superação, ainda que gradual, dessa série de dificuldades que as famílias estão enfrentando”, afirma.
Essa é a segunda pesquisa encomendada pela CNI para o Instituto FSB Pesquisa, no ano, com foco na situação econômica e hábitos de consumo da população. Foram entrevistados, presencialmente, 2.008 cidadãos em todas as unidades da federação entre os dias 23 e 26 de julho.
Corte de gastos
De acordo com a pesquisa, sem conseguir poupar ou sair do negativo, a maioria da população (64%) cortou gastos desde o início do ano e um em cada cinco brasileiros pegou algum empréstimo ou contraiu dívidas nos últimos doze meses. Entre quem reduziu o consumo, 61% demonstram otimismo e dizem ser uma situação temporária. Mas apenas 14% dos brasileiros pretendem aumentar os gastos até o fim do ano.
Quando questionados sobre algumas situações específicas neste ano sobre o orçamento pessoal, 34% dos entrevistados já atrasaram contas de luz ou água, 19% deixaram de pagar o plano de saúde e 16% tiveram de vender algum bem para quitar dívidas.
Além da redução de despesas com lazer e itens de uso pessoal, como roupas e calçados, o orçamento apertado também trouxe mudanças no dia a dia do brasileiro, como parar de comer fora de casa (45%), diminuir gastos com transporte público (43%) e deixar de comprar alguns alimentos (40%).
Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o estudo mostra os efeitos da situação econômica do país nos hábitos da população. “O aumento de preços de produtos como gás de cozinha, alimentos e combustível impacta diretamente no orçamento das famílias e isso reflete na redução do consumo de uma forma mais ampla”, destaca.

Esquerda: É hora da mudança’, diz novo presidente da Colômbia

Petro (E) e a vice, Márquez, se abraçam durante a cerimônia solene - (Foto: Juan Barreto/AFP)
Juan Barreto/AFP)
O fim da atual guerra contra as drogas, o aceno à paz, o convite à deposição de armas em troca de benefícios jurídicos, a promessa de combate à desigualdade socioeconômica, e a disposição de encerrar todas as diferenças ideológicas na América Latina. O pronunciamento de posse de Gustavo Petro — um ex-integrante da guerrilha M-19 — foi marcado como o anúncio de um ponto de ruptura na história de uma nação de 49 milhões de destinos. “Em nossa história, colombianos e colombianas foram, tantas vezes, enviados à condenação do impossível, à falta de oportunidades, ao retumbante ‘não'”, disse.
Ele rendeu homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), ao citar um trecho de sua obra Cem anos de solidão: “Tudo o que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra”. “Quero dizer a todos os colombianos e a todas as colombianas que me escutam nesta Plaza Bolívar (…) que hoje começa nossa segunda oportunidade”, acrescentou.
O primeiro presidente de esquerda da Colômbia anunciou que o esforço dos colombianos “valeu e valerá a pena”. “É hora da mudança. Nosso futuro não está escrito. Somos os donos da caneta e podemos escrevê-lo juntos, em paz e em união”, afirmou o mandatário de 62 anos, diante da espada do venezuelano Simón Bolívar, responsável por libertar países da América do Sul do jugo espanhol. “Hoje, começamos a trabalhar para que o impossível seja possível na Colômbia. Temos que terminar, de uma vez por todas, para sempre, com seis décadas de guerra. Cumpriremos com o acordo de paz”, avisou.
Ele propôs que o fim da violência seja alcançado com mais democracia e uma maior participação da cidadania. “Convocamos (…) a todos os armados a depor suas armas nas nebulosas do passado. A aceitar benefícios jurídicos em troca da paz, em troca da não repetição definitiva da violência. (…) Para que a paz seja possível na Colômbia, precisamos dialogar muito. A paz implica que mudemos”, comentou. Petro pediu uma mudança na política de combate às drogas na Colômbia. “É hora de uma nova convenção internacional que aceite que a guerra contra as drogas fracassou. (…) Que a guerra contra as drogas levou os Estados a cometerem crimes.” Segundo ele, a paz será possível se a política antidrogas deixar de ser vista como uma guerra e passar a ser abordada como uma política de prevenção de consumo.
Alejandro Bohorquez-Keeney, professor de governo da Universidad Externado de Colombia (em Bogotá), explicou ao Correio que existe um distanciamento entre o que o presidente promete em discursos de posse e o que consegue fazer. “Governar esse país é algo muito complicado. Petro citou dois temas-chave: os grupos armados e as drogas. Ele terá o apoio de Joe Biden para acabar com a guerra antidrogas. Ao escolher esse assunto, Petro busca tranquilizar os nossos sócios norte-americanos”, afirmou.
Em relação aos grupos armados, ele classifica a situação do Exército de Libertação Nacional (ELN) como pendente. “É uma guerrilha tremendamente doutrinária, não campesina, como foram as Farc. O ELN está muito mais apegado à ideologia. Para Petro, a aproximação a esse grupo será complicado”, aposta Alejandro. “A criminalidade, no contexto de nossa posição geográfica e geopolítica, se impõe a Petro como algo obrigatório a ser tratado. Os grupos armados se financiam com o narcontráfico, especialmente com a cocaína.”
Especialista em opinião pública com mestrado em gerência política, o cientista político Daniel Quiroga observou à reportagem que Petro resgatou o tom propositivo da agenda de governo. “Foi um discurso repleto de símbolos, com a paz no centro e com a reconciliação como o ato mais importante. Ele resgatou o chamado ao diálogo com todos os setores e a mudança que pretende dar à política antidrogas e ambiental”, avaliou.
Por e-mail, Ernesto Samper, presidente da Colômbia entre 1994 e 1998, afirmou que o plano de governo de Petro poderá ser beneficiado pelo forte apoio no Congresso. “No momento, 70% dos grupos políticos representados no Congresso demonstraram apoio a Petro. Ele assinalou que sua linha vermelha, em matéria de ação ideológica, será o respeito à Constituição. As Forças Armadas colombianas expressaram seu respaldo ao novo chefe de Estado, obedecendo à longa tradição civilista e democrática. Em resumo, a governabilidade no primeiro ano está garantida.”

Prefeitura de Afogados entrega certificados de qualificação profissional

Acontece nesta segunda-feira (8), às 19h, a entrega de certificados aos alunos que concluíram os cursos de Informática Básica, Design gráfico, Doces e salgados, Preparo de bolos e tortas e Comidas de botequim.

Também: Técnicas de comida regional, Preparo de pães, roscas e biscoitos, Funilaria, Operador de caixa e Manipulação de alimentos. Serão entregues 156 certificados ao todo. A cerimônia acontece na sede da AABB.

Esta semana a Prefeitura conclui mais uma turma do curso de operador de caixa. “Chegamos ao final de mais um curso de qualificação dentro do Programa Capacita mais Afogados. Esse curso foi pensado devido ao crescimento da nossa economia, várias empresas nos últimos anos foram atraídas para a nossa cidade. Esperamos que essa contribuição que a gestão pública vem dando aos nossos profissionais ajude no crescimento, na geração de emprego e renda para a nossa cidade,” afirmou o Secretário de Administração de Afogados, Ney Quidute. O curso de operador de caixa foi realizado em parceira com o Senac.

Mulher é assassinada em apartamento no Recife; namorado da vítima é suspeito

Uma mulher foi assassinada dentro de um apartamento em um edifício em Campo Grande, Zona Norte do Recife. O fato aconteceu na Rua Oliveira Fonseca, no Condomínio Sítio Jardins. No local do crime, a polícia disse que o suspeito é o namorado dela, que está foragido.

A vítima é Renata Alves Costa, de 35 anos, que levou um tiro na testa. Ela morava só e tinha um relacionamento recente com o homem, que é suspeito de ter praticado o crime. O nome dele não foi divulgado pela polícia.

Ainda segundo a polícia, o crime teria ocorrido na noite de sábado (06), por causa do estado em que o corpo foi encontrado, na tarde deste domingo (07).

 

 

De acordo com informações passadas por moradores, Renata morava no 16º andar da Torre B do condomínio. O caso, segundo a polícia, pode ter sido um feminicídio, quando a mulher é morta por uma questão de gênero.

Os vizinhos não souberam informar em que circunstâncias da morte. Um dos moradores informou que sempre ouvia barulhos no apartamento e já tinha alertado o condomínio para as brigas.

Uma moradora do condomínio, que pediu para não ser identificada, disse, no início da tarde deste domingo, que o síndico mandou uma mensagem no grupo de WhatsApp dos moradores. Ele informou que tinha “acontecido uma tragédia no prédio. Uma briga de marido e mulher”.

Ainda de acordo com essa moradora, a movimentação ocorreu por volta das 14h. “Ao chegar ao prédio, vi policiais e o porteiro no elevador. Achei estranho. Depois, vi mais carros de polícia e bombeiros chegando”, comentou.

Equipes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros foram as primeiras a chegar ao local. Vídeos mostram ainda servidores da Polícia Científica no local.

Uma equipe da TV Globo esteve no local do crime e constatou a presença de uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML).

Dentro do prédio, era possível observar muitas pessoas chorando. Elas não tinham sido identificadas até a última atualização desta reportagem. Parentes da vítima estavam muito abalados e disseram que não falariam com a imprensa.

Violência contra mulher

Entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) já registrou 19,8 mil casos de violência doméstica e familiar contra mulheres no estado. Desses casos, 4,4 mil ocorreram no Recife.

Confira vagas de emprego em Pernambuco nesta segunda

Agência de Arcoverde: (87) 3821-8402

Agência de Serra Talhada: (87) 3831-9241 (Afogados e região)

Agência de Caruaru: (81) 3719-9480

Agência de Petrolina: (87) 3866-6540

Marido de Simone desabafa após suposto envolvimento com Simaria; Veja

Os boatos de que o marido de Simone estaria tendo um envolvimento com Simaria caiu como uma bomba na família das artistas. A suposta traição veio à tona após uma publicação do jornalista Thiago Sodré, que afirmou que Simaria estaria completamente apaixonada pelo cunhado e esse seria o motivo real da briga entre as irmãs, que deixaram de cantar juntas.

Com a repercussão, Kaká Diniz decidiu quebrar o silêncio e fez um desabafo nas redes sociais. Em seu perfil oficial do Instagram, o empresário publicou uma foto com a esposa e os filhos, todos sorridentes, e rebateu os boatos que passaram a circular nas redes sociais.

“Eu aprendi que a melhor forma de combater qualquer manifestação de ódio é através do amor! Quando falamos que Deus é amor, falamos sobre o amor para com o próximo, pois amar a si mesmo é fácil, difícil mesmo é ter compaixão com o outro”, iniciou.

Mas, nos dias de hoje, nada mais me espanta quando se fala em internet. Não falo da rede social, mas quem compõe a rede social. O problema não tá na internet, mas sim, em quem acha que tem voz nela. O problema não está na vida de quem é feliz, mas na vida de quem é infeliz.

“No final, o diferencial está no que vem de dentro para fora, não no que está de fora para dentro. Quem é feliz vive. Quem é infeliz vive vendo o outro viver feliz”, completou.

 

De PM a produtora de conteúdo adulto no OnlyFans: ‘’Me chamar de p*ta é publicidade’; conheça Tati Weg

A catarinense Tati Weg foi policial militar durante 10 anos em Santa Catarina, professora universitária há três e advogada há oito, mas resolveu assumir uma nova profissão. Após uma crise financeira na pandemia, ela resolveu produzir conteúdo adulto nas redes sociais.

 

 

Durante entrevista ao Splash, Tati contou que gostava de trocar nudes, mas tinha medo de que uma foto íntima vazasse. Até que em março de 2021, sem querer ela vazou o próprio nude nos stories do seu perfil oficial do Instagram.

Ela relatou que depois disso resolveu se jogar na nova profissão. Atualmente produz vídeos sozinha ou em parceria com homens e mulheres. A advogada afirmou já ter feito sexo com 20 pessoas ao mesmo tempo e não se importa com as críticas.

“O sensual representa libertação, nunca me senti tão livre como agora, mesmo estando sob o crivo de julgamentos horríveis, de críticas pesadas. Enquanto a sociedade tem como te atacar e ameaçar, você fica preso e deixa de fazer coisas que gosta. Eu superei essas críticas porque já estou exposta. É querer molhar alguém que está molhado. Ficava revoltada quando me chamavam de vulgar porque o rótulo não era meu, hoje ele é. Vão me chamar de p*ta? Vão falar da minha b*ceta? Quanto mais falarem, mais eu vendo. É publicidade. Meu nome vai circular e eu vou vender.”, relatou ao Splash.

Tati passou por diversas profissões e empregos, quando o nudes vazou em 2021 ela decidiu continuar postando e cobrando pelos nudes. “Faturei 25 mil reais em três semanas. Um monte de dinheiro entrando em um momento de escassez. Transformei o tesão em grana. Depois, fui para o Telegram, Privacy e o OnlyFans”, afirmou ela.

 

Compartilhe: