A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa, nesta quinta-feira (09.04), a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município.

Uma profissional da área da saúde, que trabalha em uma clínica particular na cidade, testou positivo para COVID-19. A paciente tem 37 anos e se encontra em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Saúde informa ainda que o homem de 62 anos, também profissional da área da saúde, que estava em investigação, testou negativo para a doença. Portanto, Serra Talhada tem neste momento 01 caso em investigação, 05 casos descartados e 01 caso confirmado de COVID-19.

O município vem reforçando as medidas de prevenção e contenção contra o vírus, seguindo as orientações dos órgãos sanitários e fiscalizando o cumprimento dos decretos estaduais e municipais. A orientação é para a população permanecer em casa, evitando aglomeração.

 

 INSS: contratação de servidores aposentados sai até a próxima segunda-feira (13)

Embora ainda não exista previsão de quando poderá ser realizado o novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo vem buscando alternativas para agilizar o atendimento dos beneficiários, que sofrem com mais de 1,3 milhão de pedidos em análise há mais de 45 dias, prazo legal para uma resposta do órgão.

Nesse sentido, o governo deve publicar o edital de convocação para a contratação temporária de aposentados do INSS para agilizar a análise das solicitações.

A expectativa é de que o documento seja liberado até a segunda-feira, dia 13 de abril. De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, os contratos deverão ser imediatos, para trabalho home office, durante a crise do coronavírus.

Já a contratação de militares, também em regime temporário, deve demorar mais para ocorrer, uma vez que serão destinados a atividades de atendimento nas agências, somente após a retomada normal das atividades.

Em 25 de março, foi publicada a portaria que determina as condições e procedimentos para a contratação de militares da reserva. O governo já havia anunciado a intenção de contratar 7 mil reservistas para atuar em caráter temporário, para auxiliar no atendimento aos beneficiários, além de aproximadamente 1 mil aposentados do INSS.

Segundo o novo documento, os interessados devem estar na reserva remunerada ou ter sido reformado pela idade limite, não possuir condenação criminal, não ter sido exonerado por falta de desempenho ou por motivo de ordem moral, disciplinar e penal e não ter sido condenado por ato doloso.

Com testagem rapida, mais um caso suspeito de Covid-19 é descartado em Sertânia

Nesta quinta-feira (9), deu entrada no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, paciente do sexo feminino, 25 anos, apresentando sintomas como: tosse, vômito, dor de cabeça, febre e dificuldade em respirar.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, foi feita a classificação de risco pela equipe de enfermagem, onde foi oferecida máscara cirúrgica à paciente.

Em seguida, a mesma foi encaminhada ao setor isolado do Hospital, que foi preparado para receber os casos com sinais e sintomas sugestivos para a Covid-19. No isolamento, a paciente foi atendida pelo médico que seguiu o protocolo de manejos clínicos para os casos sugestivos para a Covid-19, recomendações essas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A paciente passou por exames laboratoriais e RX e em seguida foi medicada. Após 8h em observação recebeu alta com recomendação de manter-se em isolamento social.

Como o município de Sertânia já está realizando testes para detectar a Covid-19 e a paciente foi enquadrada no protocolo que permite a realização do exame, ela foi submetida ao teste e o resultado deu negativo .

Esse é o segundo caso descartado na Princesa do Moxotó. Resta agora apenas um caso em investigação, sendo esse o da senhora que foi a óbito na última segunda-feira (6). O resultado desta paciente ainda é aguardado pela Secretaria de Saúde Municipal.

Primo do prefeito de Serra Talhada morre vítima da Covid-19

 

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, usou uma rede social para lamentar o falecimento de um primo vítima da Covid-19. Veja:
LUTO
O coronavírus não poupa ninguém e, sem que tenhamos tempo de nos despedir, pode levar de nós pessoas que amamos.
Hoje, lamentavelmente, perdi o primo Lauro Soares, que faleceu, em Recife, vítima da Covid-19.
Estou profundamente triste, mas precisava mostrar aqui que o vírus que muitos ainda não entenderam o poder, mata e pode chegar as nossas famílias.
Que Deus nos proteja e conforte toda a nossa família e amigos, nesse momento de dor e consternação.

Venda de sentenças: STJ afasta desembargador Siro Darlan

O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, determinou o afastamento por 180 dias do desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). A decisão também autoriza a quebra de sigilo bancário e fiscal do magistrado e o bloqueio de bens, carros e imóveis. A medida integra a segunda fase da Operação Plantão, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (09).

Siro Darlan é o desembargador que soltou, em setembro do ano passado, os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho em decisão dada durante plantão do judiciário, menos de 24 horas após a prisão preventiva do casal na Operação Secretum Dumus.

No mesmo mês, Darlan foi alvo da Plantão, que apura esquema de negociação de medidas liminares que eram deferidas mediante pagamento de vantagens indevidas. Desta vez, o STJ autorizou a PF a cumprir prisão temporária domiciliar de quatro pessoas: o filho do desembargador, o sócio do filho, o motorista e um suspeito de envolvimento com a milícia, que já estava preso em Itaboraí, na região metropolitana do Rio.

“Há fortes e robustos elementos sobre a prática de crimes de corrupção e associação criminosa/organização criminosa pelo Desembargador Siro Darlan de Oliveira, por meio de venda decisões judiciais durante os plantões presididos pelo magistrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Salomão.

De acordo com o ministro do STJ, as condutas de Darlan ‘demonstram a necessidade de imposição da medida cautelar de suspensão do exercício do cargo como forma de acautelar a ordem pública e o justo receio de que, no exercício de suas funções, o agora denunciado venha a cometer novos ilícitos’.

O caso contra o desembargador corre sob sigilo. Segundo as investigações feitas após a primeira fase da Plantão, foram coletadas pela PF provas do envolvimento do filho do desembargador e o seu sócio com a milícia. O grupo também teria tentado envolver outros magistrados que não sabiam do esquema – este é o ponto da apuração que está sendo aprofundado no momento

Auxílio emergencial: Receita regulariza CPFs com pendências eleitorais

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco está com os servidores de seus 122 cartórios remotamente à disposição dos cidadãos que precisam do auxílio emergencial.

A Receita Federal informou, nesta quinta-feira (9/4), que, em razão do atual estado de calamidade pública e da necessidade de pagamento do auxílio emergencial, foram alterados os procedimentos internos para regularizar os CPFs que apresentavam pendências eleitorais. Com isso, quem não estava conseguindo fazer o cadastro para receber o auxílio do Governo Federal, poderá agora realizar o procedimento sem problemas.

Ainda assim, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, determinou que os servidores dos 122 cartórios eleitorais do Estado permaneçam de prontidão para qualquer eventualidade. Nos dias 9, 10, 11 e 12 de abril, os servidores trabalharão remotamente em esquema de plantão emergencial, das 9h às 18h.

No site do TRE (www.tre-pe.jus.br), o cidadão encontra o telefone de todos os cartórios do Estado (clique aqui para visualizar os números de telefone dos Cartórios Eleitorais).