Pernambuco contabiliza 79 mortes após fortes chuvas no estado

Por: Diario de Pernambuco

Rafael Vieira/DP Foto
Durante uma entrevista coletiva realizada na noite deste domingo (29), o governador Paulo Câmara atualizou o número de pernambucanos mortos após as fortes chuvas que atingiram o estado durante o final de semana. De acordo com o gestor estadual, desde a sexta-feira (27), 79 pessoas perderam a vida em desdobramentos da enxurrada. Somadas as cinco vítimas fatais das chuvas que caíram na RMR durante a semana, o total sobe para 84.
O governador falou sobre o trabalho que está sendo realizado no estado. “Nomeamos 92 bombeiros militares, tivemos o reforço também das Forças Armadas, do Exército Brasileiro e recebemos o apoio de bombeiros militares de estados vizinhos que encaminharam efetivos. Estamos concentrados agora em doze pontos mais críticos que ainda temos notícia de desaparecimento de pessoas e trabalhando para efetivar essa localização”, comentou.

Além disso, Paulo Câmara informou que o governo do estado disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento, obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas. De acordo com o gestor, os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nessa semana.
“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e os trabalhos de buscas de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que nossas equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou. 
O grande volume de chuvas também deixou vários pernambucanos sem abrigo. Até o início da noite deste domingo (29), o governo estadual contabilizou 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais atingidas pelas chuvas. 
Por causa do cenário desolador, 14 municípios decretaram Situação de Emergência, são eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho,  Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
Compartilhe: