Pernambuco confirma primeira morte de paciente com Influenza A H3N2 e detecta transmissão comunitária da doença

Participaram da coletiva de imprensa o secretário estadual de Saúde, André Longo, e o médico infectologista Demetrius Montenegro — 
Foto: (Foto: Pedro Alves/g1)

O governo de Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (20), a primeira morte de paciente com Influenza A H3N2, que tem provocado surtos de gripe em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Até essa data, o estado passou a totalizar 43 casos da doença no estado, sendo 42 diagnosticados por exame laboratorial e um por critérios clínicos, dos quais oito são graves.

Com isso, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi detectada transmissão comunitária da H3N2 no estado. Isso significa que não é mais possível rastrear de onde veio o contágio, como ocorre em casos importados ou de transmissão local.

A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa na sede da SES, no bairro Bongi, na Zona Oeste do Recife, na tarde desta segunda-feira (20). A vítima da doença é um morador da capital pernambucana.

“O paciente que morreu era um paciente renal crônico de 46 anos. Já há circulação comunitária da Influenza em Pernambuco. As evidências laboratoriais coincidem com os relatos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as unidades básicas, que apontaram um aumento no número de pacientes com sintomas gripais, muitos deles com resultado negativo para Covid”, afirmou Longo.

Uma variante do vírus H3N2, chamada de Darwin, foi identificada em circulação no Brasil. O secretário também afirmou que ainda não se sabe se os novos casos são da variante Darwin, já que as amostras positivas serão enviadas a um laboratório de referência para sequenciamento genético.

“Tudo indica que seja [a variante Darwin]. Não era de se esperar que não chegasse influenza em Pernambuco. Até estranhávamos o fato de estar circulando influenza em outros estados e aqui não”, afirmou André Longo.

Os 43 casos da Influenza A H3N2 registrados em Pernambuco foram detectados depois que pessoas com síndrome gripal fizeram testes da Covid-19 que deram negativos e, assim, foram testados para outros vírus.

De acordo com o chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Demétrius Montenegro, apesar de serem doenças diferentes, as formas de prevenção da Influenza e da Covid-19 são as mesmas.

“Estamos num momento em que precisamos definir e destingir as duas doenças e de prevenção. A maior arma que temos e estamos observando que as pessoas estão abrindo mão dessa arma é a máscara”, afirmou Montenegro.

Brasil registra 67 mortos por Covid-19 em 24 horas

om isso, o país chegou a 617.905 vidas perdidas e a 22.213.696 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

 

Vinte e um apresentaram novos números sobre mortes e contaminados e 14 atualizaram os dados referentes à vacinação. (Foto: Reprodução)

 

 O Brasil registrou 67 mortes por Covid-19 e 2.568 casos da doença, nesta segunda-feira (20). Com isso, o país chegou a 617.905 vidas perdidas e a 22.213.696 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

Alguns estados permanecem com problemas de instabilidade de registros, devido ao ataque cibernético contra o sistema do Ministério da Saúde, que ocorreu na semana passada. Vinte e um apresentaram novos números sobre mortes e contaminados e 14 atualizaram os dados referentes à vacinação.

As médias móveis de mortes e casos permanecem em queda. A média de óbitos agora é de 132 por dia, queda de 30% em relação ao dado de duas semanas atrás. A média de infecções é de 3.497 por dia, queda de 61%.

A média de óbitos chegou ao 17º dia consecutivo abaixo de 200.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 estão entre os afetados, em diversos estados, pelo ataque à página do ministério. De toda forma, as informações foram ao menos parcialmente atualizadas em 14 unidades da federação.

O Brasil registrou 666.174 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda-feira. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 55.176 primeiras doses, 217.360 segundas doses. Além disso, foram registradas 1.257 doses únicas e 392.381 doses de reforço.

Ao todo, 160.498.120 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil -137.030.338 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 141.619.683 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 75,24% da população com a 1ª dose e 66,39% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 99,02% e 87,37%.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Compartilhe: