Papa aceita renúncia de bispo brasileiro em meio a escândalo sexual

O papa Francisco aceitou a renúncia de um bispo do interior do estado de São Paulo, depois que vazou um vídeo sexual do religioso, noticiaram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a imprensa brasileira nesta quarta-feira (18).
“A Nunciatura Apostólica informa que o Santo Padre aceitou hoje o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, apresentada por S. Excia. D. Tomé Ferreira da Silva”, informou a CNBB em nota, sem especificar os motivos.
A entidade divulgou a nota depois que o Vaticano oficializou que o papa Francisco aceitou a renúncia de Ferreira da Silva, que desde 2012 era bispo de São José do Rio Preto, cidade localizada a cerca de 400 quilômetros ao norte da capital financeira do Brasil.
O religioso, de 60 anos, apresentou sua renúncia no último final de semana após um vídeo que circulou em grupos do WhatsApp e nas redes sociais em que é visto acariciando os órgãos genitais e conversando com alguém do outro lado da câmera do celular, detalhou o portal de notícias G1.
Reportagens indicam que a Santa Sé começou a investigar em 2018 Ferreira da Silva, natural do estado de Minas Gerais, sob suspeita de ter encoberto casos de abusos sexuais na diocese.
O papa Francisco nomeou o arcebispo de Ribeirão Preto, Moacir Silva, como administrador dessa diocese até que um novo bispo seja nomeado.
Outros casos semelhantes abalaram a Igreja Católica no Brasil.
Em janeiro passado, a polícia confirmou que estava investigando o arcebispo de Belém, que havia sido denunciado por quatro ex-seminaristas por supostamente ter tocado em seus órgãos genitais em várias ocasiões, segundo depoimentos divulgados no programa Fantástico da TV Globo.
Em maio de 2019, o bispo de Limeira, no estado de São Paulo, renunciou após ser acusado de peculato financeiro e encobrimento de casos de pedofilia.
Compartilhe: