ONU pede proteção da população e infraestrutura civis na Ucrânia

The United Nations logo is seen inside the United Nations headquarters in New York City on February 22, 2022. (Photo by ANGELA WEISS / AFP)

 AFP

O chefe da agência de refugiados da ONU, Filippo Grandi, pediu nesta quinta-feira(24) proteção para a população e infraestrutura civis na Ucrânia, poucas horas após o início da invasão russa. 
“Já vimos relatos de vítimas e pessoas começando a fugir de suas casas por segurança”, escreveu o Alto Comissariado da ONU para Refugiados. 
 
“As vidas civis e a infraestrutura civil devem ser protegidas e preservadas em todos os momentos, de acordo com o direito internacional humanitário”, acrescentou. 
O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou sua invasão da Ucrânia nesta quinta-feira, com bombardeios aéreos e a entrada de forças terrestres em vários pontos. 
Horas depois, as autoridades ucranianas anunciaram um primeiro balanço, com cerca de cinquenta mortos (dos quais, cerca de dez civis). 
Grandi ressaltou que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), presente na Ucrânia, está preparado para prestar assistência humanitária “onde for necessário e possível”. 
Ele também exigiu que “a segurança e o acesso dos esforços humanitários sejam garantidos”. 
O alto comissário também pediu aos países vizinhos da Ucrânia que mantenham suas fronteiras abertas para receber potenciais refugiados. 
“Estamos prontos para apoiar todo o trabalho de resposta nesta situação de deslocamento forçado. Assim, fortalecemos nossas operações e capacidades na Ucrânia e nos países vizinhos”, disse Grandi. 
“Estamos fortemente comprometidos em apoiar a população afetada na Ucrânia e nos países da região”, explicou.
Compartilhe: