ONU conclui análise de processo de Lula sobre suspeição de Moro e remete caso para julgamento

O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu a análise do processo aberto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos movidos contra ele no âmbito da Lava Jato. Com isso, o processo fica liberado para ser julgado por peritos internacionais. O Supremo Tribunal Federal (STF) já considerou Moro como suspeito e as condenações impostas por ele contra o petista.

De acordo com a coluna do jornalista Jamil Chade, no UOL, a informação já foi comunicada aos advogados de defesa de Lula. O caso foi levado à ONU em 2016, após o ex-presidente ingressar com uma queixa alegando que Moro atuou de forma parcial nos processos contra ele.

Em 2018, o Comitê de Direitos Humanos da ONU concedeu medidas cautelares e solicitou às autoridades brasileiras que mantivessem os direitos políticos de Lula até que seu caso fosse avaliado pelo STF e que o mérito do caso fosse tratado em Genebra.  (247)

Brasil registra 292 mortes por Covid em 24 h; média móvel é de 473

Com os dados registrados, nesta sexta, o país soma 586.882 vidas perdidas e 20.988.702 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

A média móvel semanal de mortes por Covid-19 agora é de 473 óbitos diários. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil registrou 292 mortes por Covid e 8.082 casos neste domingo (12).

Com os dados registrados, nesta sexta, o país soma 586.882 vidas perdidas e 20.988.702 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

A média móvel semanal de mortes agora é de 473 óbitos diários.

Mesmo com números inferiores aos muito elevados dados anteriores, o momento merece atenção e cuidado. O país já tem circulação comunitária da mais transmissível variante delta, que vem causando aumentos expressivos de casos em outros países.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19, também coletados pelo consórcio, foram atualizados.
O Brasil registrou 777.333 doses de vacinas contra Covid-19 neste domingo. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 288.783 primeiras doses e 484.654 segundas. Também foram registradas 2.619 doses únicas e 1.277 doses de reforço.

Ao todo, 138.121.118 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil –34,31% delas já estão com esquema vacinal completo.

O Brasil chegou recentemente a pouco mais de um terço da população com esquema vacinal completo.

Mesmo quem completou o esquema vacinal com as duas doses deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Ator de ‘Car​inha de Anjo’ é encontrado morto em São Paulo

Após tentarem contato com o artista por alguns dias sem obter resposta, amigos de Araújo foram até o local em que ele morava para verificar se havia acontecido algo com ele.

Os amigos, ao chegarem ao apartamento do ator e sentirem um forte odor, “policiais militares foram acionados e, ao entrarem no local, encontraram o corpo da vítima”. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O ator Luiz Carlos Araújo foi encontrado morto no apartamento dele na tarde deste sábado (11) no centro da capital paulista. De acordo com nota enviada pela assessoria da Polícia Civil de São Paulo ao F5, após tentarem contato com o artista por alguns dias sem obter resposta, amigos de Araújo foram até o local em que ele morava para verificar se havia acontecido algo com ele.

Ainda de acordo com o comunicado, ao chegarem ao apartamento do ator e sentirem um forte odor, “policiais militares foram acionados e, ao entrarem no local, encontraram o corpo da vítima”. O caso foi registrado como morte suspeita pelo 2º Distrito Policial, no bairro do Bom Retiro, que solicitou perícia aos institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC).

Uma das amigas de Araújo, a atriz Marilice Cosenza confirmou a morte do ator com uma postagem no Facebook. Ela disse que ainda não tem informações sobre a causa da morte do artista e que passou a noite da delegacia dando depoimentos sobre o ocorrido.

“Luiz era meu melhor amigo. Eu e outra amiga tentamos falar com ele há alguns dias e ontem o dia todo sem conseguirmos pois o celular estava desligado. Conversei com amigas que foram ao apartamento dele para sabermos notícias. Com a polícia e um chaveiro, acharam ele falecido na cama parecia já há uns três dias. Falei com ele no domingo e fui uma das últimas. Tudo triste e inacreditável”, escreveu Cosenza na web.

Além de parentes de Araújo usarem as redes sociais para se despedirem dele, famosos também lamentaram a morte do ator de 42 anos. “Meu Amado. Não pode ser”, escreveu Luana Piovani na página do artista. Ela também compartilhou uma homenagem no Instagram Stories dela.

“Não consigo acreditar, não dá, não quero acreditar. Te conheci com meus nove anos e de lá pra cá foram palcos divididos, histórias, abraços, carinho, que estão eternizados. Você já foi meu amigo, vilão, gato, avô e no nosso último trabalho você foi meu irmão”, escreveu Camilla Camargo, que lembrou já ter comemorado o aniversário junto com o artista, já que ambos eram librianos e, portanto, nasceram em datas próximas.

“Te amo para sempre, esses abraços estarão comigo para sempre, sinto que você não conhecerá meus pequenos como estávamos combinando, essa pandemia tirou isso da gente, mas Deus nos deu muitos outros momentos para ficarem eternamente no meu coração. Está doendo Lu, está doendo muito. O céu terá um dos artistas mais talentosos pra abrilhantar aí em cima e a gente fica aqui na saudade. Até breve”, escreveu a atriz, filha de Zezé Di Camargo.

Marcelo Serrado, Laila Garin e Mariana Belém também comentaram a morte do artista. Araújo, que ficou conhecido por interpretar Valter, na novela “Carinha de Anjo” (SBT, 2016), também atuou em diversos musicais, como “Lisbela e o Prisioneiro”, “Hoje É Dia de Maria” e “Garota Glamour”.

Compartilhe: