Morre Sergio Paulo Rouanet, diplomata que deu nome à lei

Rouanet também foi filósofo, professor universitário, tradutor, ensaísta brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras (Divulgação)

 Correio Braziliense

Morreu, aos 88 anos, neste domingo (3), o diplomata e ex-ministro da Cultura, Sergio Paulo Rouanet. Ele foi o autor da Lei de Incentivos fiscais à Cultura no Brasil, quando ministro da pasta no governo Collor. A informação foi confirmada pelo Instituto Rouanet, fundado por ele e a esposa, Bárbara Freitag. Segundo a instituição, ele faleceu no Rio de Janeiro e foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson’s.
“É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, pela manhã do dia três de julho. Rouanet batalhava contra o parkinson’s, mas se dedicou até o final da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”, escreveu o Instituto que leva seu nome.
Rouanet também foi filósofo, professor universitário, tradutor, ensaísta brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras desde 1992. Desde 2019, a Lei Rouanet sofreu alterações na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas ocorreu em fevereiro, quando o chefe do executivo oficializou uma Instrução Normativa (IN) prevendo, entre outros, a redução de 50% do teto de recursos e a limitação para aluguel de teatros. Os cachês artísticos também foram impactados pela mudança. O limite para pagamento com recursos da lei passou a ser de R$ 3 mil por apresentação, para artista ou modelo solo. Anteriormente, o cachê individual podia chegar em R$ 45 mil.
Lamentações 
Artistas e políticos lamentaram o falecimento do diplomata por meio das redes sociais. A atriz Lucélia Santos prestou condolências à família e apontou que a lei Rouanet foi “demonizada” pela gestão Bolsonaro. “Morreu o diplomata Sergio Paulo Rouanet, responsável por criar a principal lei que serviu como incentivo para o setor cultural por 3 décadas. Lei essa que leva seu nome e foi demonizada pela campanha bolsonarista anticultural através de fakenews. Minhas condolências à família”, escreveu.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também se manifestou destacando o papel de Rouanet no apoio à Cultura. “Recebemos a triste notícia da partida do grande Sergio Paulo Rouanet. Ele dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos, pela cultura, por todos aqueles que são gravemente atingidos pela desigualdade. Foi e sempre será um exemplo! Meus sentimentos à família”, disse.
Ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) apontou que “a cultura brasileira chora a morte” de um dos seus principais defensores. “A cultura brasileira chora a morte de Sérgio Rouanet, ex-ministro, diplomata, autor da lei que beneficia a cultura no país. Minha solidariedade aos familiares e amigos, em especial à Bárbara, sua esposa”, escreveu
.

Alagoas tem 50 municípios em emergência por causa das chuvas

 

O decreto publicado ontem (2) declara a emergência pelo período de 180 dias. (Foto: reprodução)

 

O estado de Alagoas reconheceu a situação emergencial em mais 15 municípios devido às chuvas que caem na região. Com a medida, o estado está com cerca de 50 municípios em situação anormal desde maio, quando houve o aumento dos estragos causados pelas enchentes e o número de desabrigados.

O decreto publicado ontem (2) declara a emergência pelo período de 180 dias nos municípios alagoanos de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

Antes da medida, a situação emergencial foi decretada em pelo menos 35 municípios. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos.

Os rios Paraíba e Mundaú transbordaram e subiram dois metros de altura. As BRs 104 e 101, que seguem em direção a Sergipe e Pernambuco, foram interditadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho terá chuvas acima da média no leste do Nordeste e no norte da região Nordeste. Os volumes previstos devem ficar acima dos 140 mm.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada neste sábado (2) para prestar apoio aos municípios atingidos pelas chuvas

Caminhão a jato explode durante apresentação nos EUA e piloto morre na hora

Piloto do caminhão morreu. O acidente ocorreu no sábado durante uma “corrida” entre o caminhão e dois aviões que voavam a uma velocidade de cerca de 480 km/h.

Durante uma manobra, o caminhão tombou e pegou fogo. O acidente está sendo investigado. (Foto: reprodução)

 

Um homem morreu quando o caminhão a jato que ele pilotava explodiu em um show aéreo em Battle Creek, no estado do Michigan, nos EUA. Um espectador registrou a cena em vídeo:

O acidente ocorreu no sábado (2), durante uma “corrida” entre o caminhão e dois aviões que voavam a uma velocidade de cerca de 480 km/h.

Durante uma manobra, o caminhão tombou e pegou fogo. O acidente está sendo investigado.

Compartilhe: