Morre o jornalista e escritor Artur Xexéo, no Rio de Janeiro

O jornalista Artur Oscar Moreira Xexéo, conhecido por Artur Xexéo, faleceu neste domingo aos 69 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com informações do site G1, Xexéo estava internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade fluminense, após ser diagnosticado com um linfoma.
O jornalista e escritor foi diagnosticado, há duas semanas, com um linfoma de não hodginks das células. Na última quinta-feira, ele havia iniciado as sessões de quimioterapia, mas no dia seguinte teve uma parada cardiorrespiratória, o que agravou o caso do jornalista, que veio a falecer na noite deste domingo. 
Nascido no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1951, Xexéo, apesar do flerte com o mundo da matemática – tendo cursado Engenharia na PUC-Rio -, foi no mundo da comunicação que o jornalista construiu uma sólida carreira, além de ter trilhado pelo mundo da literatura. 
Comentarista da GloboNews, Artur Xexeu também era colunista do jornal “O Globo” e participava, desde 2015, da transmissão do Oscar na Globo. O jornalista também teve passagens pela revista “Veja”, Rádio CBN e “Jornal do Brasil”.
Na carreira literária, o escritor lançou obras como “Janete Clair: a usineira de sonhos”, “O torcedor acidental” e “Hebe, a biografia”. 

Deputado fala em esquema ‘muito maior’, levanta suspeita sobre compra de testes de Covid e cita indicado de Barros

Folha de S.Paulo

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que o esquema de corrupção do Ministério da Saúde pode ser “muito maior” do que o caso da vacina Covaxin, investigado pela CPI da Covid.

Miranda disse que seu irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe do departamento de importação do ministério, vê indícios de operação “100% fraudulenta” para a compra de testes de Covid. “Se existir algo realmente ilegal, não é só nessa vacina [Covaxin], é na pasta toda. O presidente [Jair] Bolsonaro demonstra claramente que não tem controle sobre essa pasta”, disse o deputado neste domingo (27).

Os dois prestaram depoimento à CPI na sexta-feira (25). O deputado afirmou que seu irmão pode dar mais informações em uma sessão secreta da comissão.

A existência de denúncias de irregularidades em torno da compra da vacina indiana Covaxin foi revelada pela Folha no dia 18, com a divulgação do depoimento sigiloso de Luis Ricardo ao Ministério Público Federal. Desde então, o caso virou prioridade da CPI no Senado.

Na entrevista, o deputado Luis Miranda disse que o diretor de logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, é quem dá as cartas. “Nada ali acontece se o Roberto não quiser.”

Dias foi indicado ao cargo pelo ex-deputado Abelardo Lupion e por Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara.

No depoimento à CPI, Miranda disse que o presidente citou o nome de Barros quando foi informado pelo deputado e seu irmão, no dia 20 de março, sobre irregularidades envolvendo o contrato de R$ 1,6 bilhão assinado pelo ministério com a Precisa Medicamentos para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin.

O deputado deu mais detalhes da reunião que teve com Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Segundo ele, o nome de Barros foi mencionado pelo presidente logo nos primeiros dez minutos de conversa.

“Esse pessoal, meu irmão, tá foda. Não consigo resolver esse negócio. Mais uma desse cara, não aguento mais”, teria dito Bolsonaro, segundo o deputado.

A Folha procurou o Ministério da Saúde e Roberto Ferreira Dias, mas não houve resposta.

Compartilhe: