A escritora Delia Fiallo morreu em Coral Gables, cidade localizada no estado da Flórida, aos 96 anos. A informação foi confirmada pela CNN nesta terça-feira (29/6). Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, a filha da cubana afirmou à Televisa que a mãe faleceu “em paz e rodeada dos entes queridos”.
Sendo considerada uma ‘mãe’ da novela latino americana, Delia escreveu mais de 40 obras não só para televisão, como também para o rádio. Entre as tramas famosas dela estão Esmeralda, Cassandra, Mariana da noite e Um refúgio para o amor.
Em 1944 a autora começou a escrever em Havana, mas foi para os Estados Unidos em 1966 para morar com a família. Nessa época iniciou a carreira como roteirista de novelas para canais mexicanos e venezuelanos. As obras escritas por Delia fizeram sucesso em diversas áreas e foram adaptadas em vários continentes, dos Estados Unidos à Argentina.
Durante 67 anos, Delia foi casada com o diretor de rádio Bernardo Pascual até a morte dele em março de 2019. A autora deixa cinco filhos e 13 netos.