Lula tem maior tempo de TV e rádio; confira a divisão entre os candidatos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu o maior bloco partidário para disputar o Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem a segunda maior composição. O número de partidos na coligação é importante porque através dele se traduz o tempo de propaganda e fundo eleitoral. Além disso, a coligação também assegura capilaridade da busca por votos.
Com a definição das chapas e coligações que disputarão a corrida pelo Palácio do Planalto, neste ano, já é possível estimar o tempo de rádio de TV que cada candidato terá para expor suas propostas.
Pela lei, a divisão do tempo de propaganda é definida proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações. O peso de cada legenda é medido pelo tamanho das bancadas desses partidos na Câmara. Ou seja, quanto maior a bancada, maior o peso.
Os blocos fixos da propaganda eleitoral começam a ser exibidos no dia 26 de agosto. Cada bloco terá, ao todo, 12 minutos e 30 segundos de propaganda.
Lula tem o apoio do PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV. Esses partidos elegeram 140 deputados federais, 13 senadores e oito governadores em 2018.
Já Jair Bolsonaro, tem o segundo maior grupo. Além do PL, o Progressistas e Republicanos também vão apoiar a tentativa de reeleição. Em 2018, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador.
Além dos blocos, os candidatos também podem fazer inserções de 30 segundos dos partidos que são transmitidas ao longo da programação geral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de inserções também varia conforme o tamanho de cada coligação.
Com isso, Lula deve ter uma média de 7,5 inserções e Bolsonaro 6 inserções diárias. Os números são uma projeção com base nos critérios adotados pelo TSE. A divulgação da divisão do tempo será feita oficialmente pela Justiça Eleitoral no dia 12 de agosto.
Outros nomes na corrida
A candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) terá o terceiro maior tempo. Ela conta com o apoio de três partidos: MDB, PSDB e Podemos e Cidadania. Juntas, essas legendas elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores em 2018.
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o senador Ciro Gomes (PDT) contam apenas com apoio do próprio partido.
O União Brasil, legenda que surgiu depois da fusão entre PSL e DEM, elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018. Já o PDT, elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018.
Confira o tempo de cada candidato
Luiz Inácio Lula da Silva – PT, PCDOB, PV, SOLIDARIEDADE, PSB, REDE, PSOL, AVANTE E PROS – 3 min e 16s
Jair Bolsonaro – PL, PROGRESSISTAS E REPUBLICANOS – 2 min e 40s
Simone Tebet – MDB, PSDB, PODEMOS E CIDADANIA – 2 min e 16s
Soraya Thronicke – UNIÃO BRASIL – 2 min e 7s
Ciro Gomes – PDT – 50s
Roberto Jefferson – PTB – 20s
Felipe D’Avila – NOVO – 19s
Eymael – DEMOCRACIA CRISTÃ – 8,3s
Verá Lúcia – PSTU- 6,8s
Sofia Manzano – PCB – 6,8s
Leonardo Péricles – UP – 6,8s

José Patriota oficializa candidatura para deputado estadual 

Ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente licenciado da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota (PSB) oficializou sua candidatura a deputado estadual na última sexta-feira (6) durante convenção da Frente Popular de Pernambuco. 

A atividade aconteceu no Clube Português do Recife e contou com a participação de candidatos e da militância dos diversos partidos que compõem o conjunto político.

Na ocasião, José Patriota recebeu o apoio de vários políticos e de eleitores do Sertão ao Litoral.

“Feliz em poder colocar meu nome a disposição dos pernambucanos. Quero trabalhar para todos, principalmente os que mais precisam. Vamos fazer bem a Pernambuco”, afirmou José Patriota.

Bolsonaro participa de motociata e Marcha para Jesus no Recife neste sábado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem ao Recife neste sábado (6), onde participará de uma motociata pelas ruas da capital e da Marcha para Jesus, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

Bolsonaro deve chegar ao Estado no final da manhã, desembarcando com sua comitiva na Base Aérea do Recife, no Jordão, também na Zona Sul, local de onde partirá a motociata.

A concentração do passeio de moto está marcada para 11h. 

Após a motociata, Bolsonaro almoça com pastores. Em seguida, o chefe do Planalto vai para a Marcha para Jesus.

O evento religioso terá início às 14h, na Avenida Boa Viagem, também na capital. A concentração será em frente à Padaria Boa Viagem, na beira-mar.

Em publicação feita nas redes sociais, ontem, o candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, convocou a população de todo o estado para participar da motociata ao lado de Bolsonaro. 

Esse é o primeiro evento público do presidente e candidato a reeleição desde a convenção do PL em Pernambuco que oficializou, no último domingo (31), as candidaturas de Anderson Ferreira ao Governo do Estado; de Izabel Urquiza (PL) ao cargo de vice-governadora; e de Gilson Machado Neto (PL), ex-ministro do Turismo, ao Senado Federal. Com informações do blog de Jamildo.

Compartilhe: