Jovem morre após furo de piercing na boca inflamar e causar infecção no cérebro

Uma jovem de 20 anos morreu após passar 24 dias internada e intubada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital da Vida, em Dourados (MS), por conta de uma infecção no cérebro, desenvolvida após um piercing novo aplicado na boca. De acordo com os profissionais de saúde, Andressa Souza teve 37% do cérebro comprometido pela infecção, que entrou na corrente sanguínea. Caso sobrevivesse, ela poderia ficar em estado vegetativo.

 

A mãe da jovem, Maria Aparecida da Silva, disse que a filha colocou o piercing no lábio inferior há aproximadamente dois meses. A perfuração inflamou, causando inchaço na boca.

“Por volta de 13 de junho, ela começou a passar mal, ter dores fortes de cabeça e febre. Achamos que era dengue, porque estava um surto aqui em Itaporã. Levamos ela no médico e, até então, achamos que era isso, porque eu tive, meu outro filho também”, contou.

Com o passar dos dias o quadro piorou e os médicos indicaram a necessidade de uma ressonância por conta das dores constantes na cabeça. Ela foi transferida de Itaporã para Dourados. “Só aqui [em Itaporã] perdemos ela duas vezes [por paradas cardíacas]. Foi para Dourados e aconteceu a mesma coisa. O médico falou para o meu marido que não tinha expectativa de vida para ela”.

Segundo o site Diário do Nordeste, após a ressonância, os médicos começaram a fazer exames para entender o que havia causado o quadro. “Vimos que a boca dela estava muito inchada, não tinha como mexer. Inchou tanto que não tinha como tirar [o piercing]. A infecção foi para a corrente sanguínea e, de lá, se alojou no cérebro. Fez cirurgia e foi intubada. Ficou do dia 15 de junho a 9 de julho [na UTI]”. Andressa era casada e deixou um filho de três anos.

 

 

Pernambuco confirma primeiro caso de varíola dos macacos e notifica mais três ocorrências suspeitas da doença

O primeiro caso de varíola dos macacos está confirmado em Pernambuco. Nesta terça (12), a Secretarias Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os exames comprovaram que o paciente que veio de São Paulo teve diagnóstico para a doença. Além disso, o estado notificou outras três ocorrências suspeitas de monkeypox.

Com o s novos dados, Pernambuco passou a ter quatro ocorrências, sendo três em investigação e uma confirmada. No Brasil, mais de 140 casos foram confirmados.
A confirmação do “caso importado” é de um paciente de 25 anos que mora em Guarulhos e veio passar um período de férias em paulista, no Grande Recife.
Esse registro tinha sido feito no dia 6 de julho. A confirmação será registrada pelo estado de origem. Por meio de nota, o governo afirmou que “não registrou transmissão local da varíola dos macacos”.
Disse, ainda, que “todos os casos notificados possuem histórico de viagens para o exterior e/ou para estados brasileiros que já confirmaram disseminação comunitária”.
Os pacientes com suspeita da doença são três homens. A SES disse que começou a fazer a investigação epidemiológica para coleta de exames.
Dois deles moram em Pernambuco, um no Recife e outro em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. O terceiro casos suspeito é de uma pessoa do Rio de Janeiro.
As faixas etárias são: 20 a 29 (2) e 40 a 49 (1). Dois tiveram contato direto com pessoas provenientes da África e Europa; e um deles realizou viagem recente a São Paulo. Dois encontram-se em isolamento domiciliar e um está isolado em unidade hospitalar da rede privada.
As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação.
“Por enquanto, Pernambuco não contabiliza nenhum caso confirmado da varíola dos macacos em residentes no estado”, acrescentou o comunicado.
Em junho, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu nota técnica para os serviços de saúde sobre as diretrizes a serem adotadas para vigilância da doença.
Caso confirmado
Segundo o estado, o paciente que teve primeiro caso confirmado da doença manteve contato com europeus em uma comemoração em São Paulo, onde mora.
A SES-PE disse, ainda, que, no dia 30 de junho, ele começou a apresentar quadro de febre, aumento dos linfonodos do pescoço, erupção cutânea, além de linfonodos inchados na região genital e virilha.
Diante disso, o paciente procurou atendimento na AHF Brasil – Clínica do Homem Recife, na segunda (4).
A AHF é uma unidade especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento de IST, com foco no público masculino. A unidade atua em parceria com o Programa de IST/HIV/Aids, da SES-PE.
A doença
Apesar do nome, a doença viral não tem origem nos macacos, apenas foi identificada pela primeira vez nesses animais. A transmissão pode ocorrer através do contato com animal ou humano infectado.
O contágio entre humanos ocorre por meio do contato direto com secreções respiratórias, lesões na pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, ou a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados.
Veja formas de transmissão
Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
Da mãe para o feto através da placenta;
Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.
Conheça os sintomas
Os principais sintomas da varíola dos macacos são:
febre
dor de cabeça
dores musculares
dor nas costas
gânglios (linfonodos) inchados
calafrios
exaustão
Como se proteger
O uso de máscaras, distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforça a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19. (Via: G1 PE)
Já dura mais de 40 horas ação de bombeiros em incêndio no centro de SP 
Incêndio começou na região da Rua 25 de março no domingo à noite

incêndio_centro_São Paulo

Já dura mais de 40 horas o trabalho do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio que teve início em um prédio na Rua Barão de Duprat, na região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo. Algumas ruas do entorno, na área conhecida pelo intenso comércio de rua, seguem bloqueadas. No local, funcionam cerca de 4,2 mil lojas e circulam por dia entre 150 mil e 300 mil pessoas, a depender da época do ano. Vinte viaturas e 55 homens atuam no local. A Defesa Civil Municipal avalia os riscos de desabamento.

O fogo começou no térreo do edifício de dez andares e atingiu outros imóveis. Duas lojas e parte do prédio da Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora foram destruídos. Ela é a primeira igreja ortodoxa no Brasil e data de 1904.

“Nós estávamos atuando nesses pequenos focos de incêndio porque, eventualmente, podem ir aumentando e ter a reignição que é isso que a gente está tentando evitar, mas é natural que tenha um pouquinho de chama”, explicou André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros. A reignição é o retorno de um incêndio já combatido, devido a brasas e focos escondidos. O material que estava dentro do prédio é tecido, papelão, plástico, papel, que continua queimando, fazendo com que ainda haja “muita carga de incêndio”.

Estão bloqueadas, além da Rua Barão de Duprat, as vias 25 de março, Cavalheiro Basílio Jafet, Comendador Abdo Schahin e a Comendador Afonso Kherlakian. “É temporário. A orientação é para que as pessoas evitem a região. Nós liberaremos assim que possível, assim que tivermos condições de oferecer segurança. O Corpo de Bombeiros sabe da responsabilidade em se fechar uma rua dessa, então não é o nosso objetivo prejudicar ninguém, mas sim garantir a segurança.”, explicou Elias.

Apuração

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital enviou ofício ao Corpo de Bombeiros para que seja informada a situação dos imóveis atingidos pelo incêndio. O promotor Roberto Luís de Oliveira Pimentel quer saber sobre a eventual existência de processo de fiscalização junto às edificações e elas tinham Auto de Vistoria ou Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros.

Pimentel questiona ainda “se há medidas para intensificar ações de fiscalização ou um planejamento nesse sentido especificamente para a área em questão, tendo em vista que a Rua 25 de Março e suas imediações possuem inúmeros comércios populares e, portanto, o desempenho de atividades com uso de materiais inflamáveis”. O questionamento leva em conta outros dois incêndios na área, um em 2018 e outro já em 2022.

Agência Brasil

 Lula dia 19 de  Julho em Serra Talhada

O deputado federal Carlos Veras confirmou na noite desta terça-feira (12) a data da agenda do ex-presidente Lula em Serra Talhada.

Lula estará na capital do xaxado na próxima terça-feira, 19 de julho. Ainda não foram divulgados detalhes da visita do petista ao Sertão, a exemplo do horário e local em que ele se encontrará com apoiadores.

A vinda de Lula será uma oportunidade para reforçar a pré-candidatura da chapa da Frente Popular, encabeçada por Danilo Cabral (PSB), pré-candidato a governador, e Teresa Leitão (PT), pré-candidata ao Senado. A chapa é apoiada pela prefeita Márcia Conrado.

Além de Serra Talhada, Lula visitará as cidades de Garanhuns, no dia 19, e Recife, no dia 20.

Sem decolar, campanha de Danilo Cabral já estaria causando racha entre aliados da Frente Popular

https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2022/07/05/posse_1_1_-21312993.jpg

Nos bastidores da política local, uma raposa felpuda do PSB contou ao blog que a claudicante campanha de Danilo Cabral até aqui já gera quebra de braço na Frente Popular.

Um exemplo neste momento seria a Ceasa, que foi obrigada a passar as mãos do PROS, para adesão à Frente Popular, ao lado do PP de Eduardo da Fonte.

Com a troca de comando na central de abastecimento, teriam acontecido cerca de 100 demissões de cargos comissionados, para acomodação política.

“Gustavo Melo está resistindo a deixar a Ceasa, sob orientação direta de Geraldo Júlio e João Campos, ambos insatisfeitos com os rumos da campanha da Frente Popular com a assinatura do governador Paulo Câmara, do candidato Danilo Cabral e do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes”, afirma a fonte do blog de Jamildo, sob reserva de fonte.

“A Ceasa é uma espécie de Estatal (organização social independente) que é regida pela Lei das Estatais, aprovada no Governo Temer. É uma associação privada, com autonomia. Só o Conselho de Administração do Ceasa pode demitir e eleger diretoria e a presidência”.

“É a mesma coisa Bolsonaro com a Petrobras. Gustavo Melo teria que renunciar a pedido. Se não o fizer os prazos legais terão que ser cumpridos”.

“O clima político tá pesado com a quebra de braço entre grupos políticos’.

 

 

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros acompanharão votação da PEC 11 do piso nacional no Recife

No Recife, a transmissão será realizada na Praça do Derby, a partir das 14h

Trabalhadores da enfermagem pernambucana realizarão mais um ato para cobrar o andamento do Projeto de Lei 2564/2020 que estabelece o piso salarial nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras.  Nesta terça-feira (12/07, haverá acompanhamento da votação da PEC 11/22 do piso da enfermagem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, através de telão instalado no local. A concentração do evento será na Praça do Derby, no Recife, a partir das 14h.
A atividade, promovida pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Pernambuco (SATENPE), também montará estrutura em Petrolina. O local do será na Avenida José Teodoro de Araújo, na Barreto Grill, Orla 2. Em Caruaru, será promovido no Espetinho da Karla, situado na Rua Cleto Campelo, nº36, Nossa Senhora das Dores. A votação também será transmitida pelas redes sociais da entidade sindical.
“Só haverá vitória com a participação e a mobilização de toda a categoria, seja nas redes sociais ou atividades convocadas pelas entidades de classe. Neste ato, nosso apelo é que o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira e os líderes partidários garantam a votação e a provação da PEC 11, sem estar  atrelada a qualquer outra matéria”, afirmou Francis Herbert.
O evento também conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE), do Sindicato Estadual dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE) e da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (ABEN-PE).
Cordialmente,
Assessoria de Imprensa
Tiago Brito

 

 

Justiça manda tirar do ar fake news contra Marília e Sebastião

A chapa encabeçada pela pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e de seu vice, Sebastião Oliveira, conquistou duas vitórias na Justiça contra as chamadas fake news.

Nesta segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral conferiu duas importantes decisões em favor dos partidos Solidariedade e Avante, que ingressaram com representações solicitando à Justiça Eleitoral a retirada do ar e aplicação das penalidades cabíveis relativas à duas publicações com acusações inverídicas contra Marília e Sebastião.

No processo de número 0600372-48.2022.6.17.0000, movido pelo partido Solidariedade, a Desembargadora Eleitoral Mariana Vargas determinou a proibição (tutela inibitória) de nova veiculação de publicação compartilhada no Instagram pelo usuário identificado como João Paulo Orlando da Silva Souza. Na peça em questão, o representado divulgou vídeo com fake news em que afirmava que a pré-candidata teria sido condenada a devolver dinheiro público por ter sido supostamente condenada pelo crime de “rachadinha”.

A decisão da desembargadora Mariana Vargas foi referendada pelo Ministério Público Eleitoral, que concordou com a caracterização de fake news e opinou pela proibição de exibição de nova veiculação e aplicação de multa.

Já no processo nº 0600431-36.2022.6.17.0000, movido pelo Avante, o Desembargador Eleitoral Auxiliar, Évio Marques da Silva, determinou que fosse retirado da conta do Twitter em nome de Ana Izabel de Brito Castro Sartori, uma publicação (vídeo e legenda) em que uma montagem utilizando-se de imagens exibidas pela TV Globo e posteriormente recortadas foram juntadas a outras imagens e efeitos criando uma peça na qual o pré-candidato a vice-governador, Sebastião Oliveira, é acusado de desvio de dinheiro público, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Em outro trecho do mesmo vídeo, Marília Arraes e Sebastião Oliveira são apontados, com uso de trilha sonora e novas trucagens “almas gêmeas” e “metades da laranja”, numa alusão criminosa que busca desqualificar a aliança política dos pré-candidatos, assim como ataca a honra e vida pública de ambos.

As duas ações foram acompanhadas pelo escritório do experiente advogado Walber Agra.

Bolsonaro diz que petistas “encheram a cara” de atirador de chutes

Depois que o policial acusado de matar petista foi baleado e caiu no chão, homens o golpearam com chutes.

 

“O outro foi ferido, ficou caído no chão e, o pessoal da festa – todos petistas –​​ encheram a cara dele de chutes”, sugeriu Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

 

Em conversa com apoiadores sobre a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou os convidados que agrediram o atirador Jorge José da Rocha Guaranho de “petistas”.

Nos vídeos das câmeras de segurança do local em que Arruda comemorava seus 50 anos, é possível ver que após efetuar os disparos que mataram o agente, Guaranho cai no chão – porque também foi alvejado com disparos feitos pela vítima. Em seguida, convidados da festa golpeiam o homem com chutes na cabeça.

“Grande parte da imprensa mostrou o tiroteio dentro do recinto, mas não mostrou o que aconteceu lá fora. Nada justifica a troca de tiros […] Teve um problema lá fora, onde a gente vê que o cara que morreu jogou uma pedra no vidro do carro do cara. Ele voltou e começou aquele tiroteio onde morreu o aniversariante. O outro foi ferido, ficou caído no chão e, o pessoal da festa – todos petistas – encheram a cara dele de chutes”, sugeriu Bolsonaro.

O chefe do Executivo federal declarou que a investigação da Polícia Civil do Paraná sobre o caso “já deve estar sendo concluída” e que, talvez, “seja concluída hoje e haja uma coletiva”.

Na segunda-feira, ao comentar o caso, o mandatário disse que não tem “nada a ver” com o crime, mas sugeriu que “o histórico de violência” é recorrente “do outro lado”.

“Quando o Adélio me esfaqueou, ninguém falou que ele era afiliado ao PSol. O que eu tenho a ver com esse episódio de Foz do Iguaçu? Nada! Somos contra qualquer ato de violência. Eu já sofri disso na pele. A gente espera que não aconteça, obviamente. Espero que não aconteça! […] Agora, o histórico de violência, não é do meu lado. É do lado de lá”, sugeriu Bolsonaro.

Entenda

O guarda municipal Marcelo Arruda, candidato a vice-prefeito nas últimas eleições, foi assassinado a tiros durante sua festa de aniversário de 50 anos, ocorrida na noite de sábado (9), em Foz do Iguaçu (PR). A festa tinha como tema o PT e fazia várias referências ao ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, a Polícia Civil informou que o atirador, o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho, tinha morrido após Marcelo revidar. Contudo, às 16h40, em coletiva de imprensa, a delegada Iane Cardoso informou que a polícia errou: o agressor estava vivo e foi levado ao hospital. Até a publicação desta reportagem, ele seguia internado.

Segundo relatos, por volta das 23h, Jorge Guaranho, que se declara apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), invadiu a festa e atirou em Marcelo, que revidou. A confraternização era promovida na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física Itaipu (Aresfi). A festa tinha poucos convidados — cerca de 40 pessoas.

Relatos ainda apontam que o policial penal entrou na festa gritando o nome de Bolsonaro e “mito”. Houve uma rápida discussão, e o homem chegou a sacar a arma e ameaçou a todos. Logo depois, ele saiu, dizendo que voltaria para matar todo mundo”. Minutos depois, o agente penitenciário chegou atirando no guarda municipal.

 

Compartilhe: