José Patriota aparece como forte nome para ocupar uma vaga na Alepe em 2023

O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), concorrerá ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano. Político com grande liderança no estado, ele fez um trabalho muito admirado como sindicalista e à frente da prefeitura de Afogados da Ingazeira, uma das mais importantes cidades do Sertão pernambucano, onde foi prefeito por dois mandatos e conseguiu fazer seu sucessor.

Com a saída do deputado Lucas Ramos (PSB) da Assembleia Legislativa (Alepe), José Patriota fará dobradinha com o primo Gonzaga Patriota em vários municípios do Sertão do Pajeú, Moxotó e áreas metropolitanas do Recife. Este ponto torna totalmente viável a eleição dele para ocupar uma cadeira na legislatura que iniciará em 2023.

José Patriota é uma liderança de reconhecimento nacional, regional e estadual em gestão publica. À frente da Amupe, foi reeleito por unanimidade por 4 gestões consecutivas. O ex-gestor possui formação em serviço social sendo defensor das causas sociais e municipalista, atuando nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, dentre outros temas do desenvolvimento municipal com foco em cidades sustentáveis.

Entre suas credenciais, Patriota iniciou sua militância no movimento sindical de trabalhadores rurais e na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Ele ocupou ainda os cargos de vereador por três mandatos no município de Afogados da Ingazeira (1982 à 1996); secretário de Saúde de Afogados (2004 a 2005); vice-prefeito de Afogados da Ingazeira (1997 a 2000); secretário estadual de Articulação Regional, no Governo de Pernambuco, na gestão do governador Eduardo Campos e gerente-geral do ProRural

Nas eleições de 2012, Patriota foi candidato à prefeitura de Afogados da Ingazeira, pelo PSB, sendo eleito com 52,22% dos votos válidos. Em 2016, foi reeleito com 83,25% dos votos válidos, sendo a segunda maior votação do Estado de Pernambuco.

Compartilhe: