15 estados têm quatro meses para começar a emitir a nova carteira de identidade

Em março, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir a carteira.

O governo federal prorrogou o prazo (Foto: Reprodução)

 

O Distrito Federal, São Paulo e outros 13 estados brasileiros têm quatro meses para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país, o documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), que deixará de existir.

Em março, o governo federal prorrogou o prazo para que todos os estados estejam aptos a emitir a carteira. Com isso, os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequar.

A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul, e atualmente um total de 12 estados já emitem o documento. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, até o momento foram emitidas 962.749 CINs nos 12 estados que já aderiram ao programa. Mais de 700 mil foram baixadas por meio do gov.br, a plataforma de serviços públicos do governo federal.

O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda. Além das marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República, foram mantidos detalhes de segurança em sigilo.

Um QR code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.

Essa nova versão do documento serve também de documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Mundo:

Helicóptero cai perto do Monte Everest e mata seis pessoas

 

O Nepal é conhecido pelos frequentes problemas de segurança na aviação (Foto: Reprodução)

 

Seis pessoas morreram nesta terça-feira, 11, em um acidente de helicóptero no Nepal, próximo do Monte Everest. As vítimas são cinco turistas mexicanos e um piloto nepalês. O acidente aéreo aconteceu pouco depois da decolagem, segundo as autoridades locais.

O helicóptero, da companhia Manang Air decolou em Surke, perto de Lukla, na região do Everest, às 10h04 locais (1h19 de Brasília) e deveria seguir até a capital nepalesa, Katmandu, mas perdeu contato depois de 10 minutos da viagem.

Segundo a agência de notícias AFP, seis corpos foram encontrados no local de acidente, conforme informou Gyanendra Bhul, da Autoridade da Aviação Civil.

O funcionário da Manang Air, Raju Neupane, confirmou à agência que tratavam-se de cinco turistas e um piloto.

O Nepal é conhecido pelos frequentes problemas de segurança na aviação. Há menos de seis meses, um acidente com um avião foi registrado no oeste do território, que matou 72 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

As pistas remotas e de difícil acesso, além da neve, são desafiadoras para os pilotos, inclusive veteranos. O clima instável do Nepal também apresenta riscos, assim como a falta de manutenção das pistas e a falta de treinamento dos pilotos locais.

A União Europeia (UE) proibiu que as companhias nepalesas entrem em seu espaço aéreo.

65ª Festa dos Estudantes de Triunfo vai ser realizada de 22 a 29 de julho

A 65ª edição da Festa dos Estudantes de Triunfo, também conhecida como Festival de Inverno de Triunfo, já tem data marcada para ocorrer: de 22 a 29 de julho. O governo municipal anunciou a edição 2023 do evento no último fim de semana, prometendo anunciar em breve a programação completa, que contará com atividades de cultura, arte, poesia e shows musicais.

Barracas

Mesmo antes da divulgação da grade da festa, a prefeitura já está avançando na organização para que tudo aconteça sem imprevistos. Por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer convidou interessados em instalar barracas no local da festa para uma reunião realizada nessa segunda-feira, 10. Na ocasião foram discutidas questões sobre a comercialização de comidas e bebidas durante a realização da festa.

Juiz manda soltar hacker que vazou conversas da Lava Jato

Delgatti foi preso na semana passada sob a acusação de sair de Campinas (SP) sem autorização da Justiça

 

A defesa de Delgatti alegou que ele tem um filho em São Paulo e também viajou para a capital paulista para buscar emprego. (Foto: Reprodução)

 

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, mandou soltar, nesta segunda-feira (10), o hacker Walter Delgatti, um dos investigados pela invasão dos celulares do ex-juiz Sergio Moro e de ex-procuradores da Operação Lava Jato.

Delgatti foi preso na semana passada sob a acusação de sair de Campinas (SP) sem autorização da Justiça. A autorização prévia para deixar a cidade é uma das medidas cautelares impostas no processo em substituição a outra prisão que foi efetuada em 2019.

Ao analisar pedido de liberdade feito pela defesa, o magistrado decidiu mandar soltar o hacker e determinou a instalação de tornozeleira eletrônica.

A defesa de Delgatti alegou que ele tem um filho em São Paulo e também viajou para a capital paulista para buscar emprego

Compartilhe: