O instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) ofertará a partir deste semestre, o tão aguardado curso de Engenharia Civil no campus Serra Talhada. Desejo antigo dos moradores da região, o curso foi discutido em audiência pública, realizada na câmera de vereadores do município em 2014. Desde então, o Instituto tem tentado junto ao Ministério da Educação a autorização para sua abertura e, em novembro do ano passado, foi publicado o Ato Autorizativo que concedia este direito ao campus.

O curso terá 35 vagas anuais e será realizado em turno integral (aulas manhã e tarde), com duração mínima de 5 anos. A seleção utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2018. De acordo com o cronograma oficial da seleção, as inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. 

É necessário ressaltar que no mesmo período, também haverá inscrições para o curso Licenciatura em Física, ofertado no campus Serra Talhada desde 2017, além de vagas para diversos outros cursos nos demais campi do IF Sertão-PE. O resultado da seleção está previsto para o dia 28 de janeiro. O prazo para a manifestação de interesse em participar da lista de espera será entre os dias 28/01 e 04/02. 

Acesse aqui o cronograma oficial do Sisu com estas e demais informações, bem com o calendário de matrículas no IF Sertão-PE para os candidatos selecionados, que também já está disponível, além do edital da seleção e outros dados referentes ao Sisu.

 

Presidente deve flexibilizar posse de armas até 22 de janeiro

Como a primeira medida de impacto de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pretende assinar nos próximos dias decreto para permitir a posse de arma de fogo a todas as pessoas sem ficha criminal do país.

A ideia é que a medida seja colocada em vigor antes da participação do presidente no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que ocorrerá entre os dias 22 e 25.

“Ele deve implementar, com certeza, antes da viagem”, disse à reportagem o vice-presidente Hamilton Mourão.

Para a assinatura do decreto, o presidente deve promover uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de parlamentares da bancada da bala, favoráveis à edição da medida.

A iniciativa deve incluir a anistia para pessoas que já possuem armas e perderam o prazo de renovação e o aumento do prazo de validade da autorização de posse de 5 para 10 anos.

O decreto foi discutido nesta terça-feira (8) em reunião ministerial. Segundo relatos, o ministro da Justiça, Sergio Moro, disse que o decreto está em fase final de elaboração.

Moro também disse no encontro que tem tido êxito o envio da Força Nacional para o Ceará para reprimir uma onda de violência estadual.

De acordo com presentes, Bolsonaro negou na reunião que será instalada uma base americana no Brasil durante seu mandato.

O presidente havia citado a possibilidade em entrevista, na semana passada, mas recuou após repercussão negativa.

Ele também orientou a equipe ministerial que seja clara e transparente nas informações repassadas, evitando mal-entendidos.

Na semana passada, os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) tiveram um embate em torno da reforma previdenciária.

“Em um início de governo, com certeza, pode ter desconforto, mas isso já passou”, disse o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz. (Via: Folhapress)

 

 

Polícia Civil de Afogados prende homem que assassinou amigo a golpes de foice

Na tarde de ontem, informações foram repassadas ao Delegado Ubiratan Rocha Fernandes dando conta de que um foragido da Justiça estava escondido na Zona Rural de Afogados da Ingazeira/PE.
Trabalhando com as informações repassadas, diligências indicaram que o foragido estava no Sítio Jatobá dos 2 Riachos, Zona Rural de Afogados da Ingazeira/PE.
Com efeito, policiais se deslocaram na manhã de hoje para a localidade e efetuaram a prisão de:
*JOSÉ VIEIRA FILHO*, vulgo *DEZINHO VIEIRA*.
Já preso, DEZINHO informou que havia assassinado um amigo a golpes de foice após desentendimentos provenientes de bebedeiras, fato este praticado no centro de Capoeiras/PE.
A prisão cessou 22 anos de fuga de DEZINHO, restabelecendo o senso de efetividade e aplicação da lei penal não só na cidade de Afogados da Ingazeira e Capoeiras, mas em todo o estado de Pernambuco.

Após os procedimentos de praxe, o autuado foi encaminhado à Cadeia Pública de Afogados da Ingazeira, onde espera sua transferência para a cidade de Capoeiras/PE.

Essa é mais uma ação da Polícia Civil na cidade de AFOGADOS DA INGAZEIRA/PE, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade.

Está cada vez mais avançado o projeto da Prefeitura de Tabira em comprar uma usina de asfalto para o município. Nesse sentido, o prefeito Sebastião Dias autorizou o secretário de Obras, Cláudio Alves, juntamente com diretor de Planejamento, Rubens Espíndola, e o diretor de Obras do município visitar a usina de asfalto de Afogados da Ingazeira para conhecer o equipamento e seu funcionamento.

A equipe foi recepcionada pelo secretário de Infraestrutura de Afogados da Ingazeira, Silvano Queiroz e Nilson Macário que coordena as ações na usina de asfalto.

Foi apresentado a equipe tabirense o funcionamento da máquina que produz intertravados, material que hoje é utilizado na construção de praças e calçadões. O equipamento gera ao município uma grande economia, uma vez que todo o material é produzido na própria cidade. “Todo o intertravados utilizado na Avenida Rio Branco, recém-inaugurada a sua revitalização, foi produzido aqui, nesse equipamento da Prefeitura de Afogados”, disse Silvano.

Depois foi a vez da equipe da Prefeitura de Afogados apresentar a usina de asfalto e todo o seu funcionamento, as particularidades de cada equipamento e as orientações importantes sobre cada um deles. “Mensalmente a Prefeitura asfalta em torno de três ou quatro ruas”, afirmou Nilson Macário.

O secretário Silvano Queiroz se comprometeu em mandar uma equipe para Tabira, assim que a máquina daquele município for adquirida, para instruir o pessoal que venha a trabalhar com ela e fazer as orientações na hora da primeira aplicação.

“Saio daqui certo que o prefeito Sebastião Dias deve continuar com o seu pensamento em comprar a usina de asfalto, porque ela vai representar um avanço enorme para o município de Tabira. Também fiquei maravilhado com a máquina de intertravados, talvez seja um próximo sonho a ser concretizado”, disse Cláudio Alves.

Bandidos armados fazem arrastão e roubam dois celulares em uma só noite em Tabira

Resultado de imagem para bandidos armados roubam celular

Imagem ilustrativa
Na noite desta terça-feira (08) por volta das 20h50min o grupamento de Ronda ostensiva Municipal (ROMU) fazia patrulhamento preventivo no Centro da cidade quando deparou-se com a vítima I E. N. F. 41 anos, divorciada, autônoma, natural de Tabira-PE, a qual relatou que estaria na casa de uma amiga na Rua José Severino do Nascimento, Bairro de Fátima 1, próximo ao Espetinho do Bosco, quando dois homens pararam uma motocicleta vermelha (não identificada) e anunciado o assalto vindo a subtraírem um aparelho celular Samsung Gran Prime. Segundo informações da própria vítima, o passageiro da motocicleta, o qual estava usando jaqueta de cor escura, teria lhe apontado uma arma de fogo em direção a sua cabeça. 
Posteriormente, às 21h00min, o grupamento ROMU foi solicitado pela vítima II, um jovem de 15 anos, solteiro, natural de Tabira-PE, o qual relatou que estaria sentado na calçada da sua residência no bairro Fátima 1, próximo ao lava-jato de Silvério, quando foi abordado também por dois indivíduos em uma motocicleta vermelha (não identificados) os quais lhe subtraíram um celular Samsung J7 Prime sob a mesma ameaça com uma arma de fogo que lhe foi apontada pelo passageiro da motocicleta. 
As vítimas foram orientadas a registrarem a ocorrência na Delegacia de Polícia Local, e a Guarnição ROMU, juntamente com o trio de motocicletas do RONDAC, todos da Guarda Municipal, efetuaram diligências no centro e periferia no intuito de localizar os indivíduos, todavia, até o momento sem êxito.
Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!