A morte de Bush pai ocorre meses após o falecimento, em abril, de sua esposa Barbara Bush, uma primeira-dama muito querida nos Estados Unidos – e sua “mulher mais amada do mundo” – com quem esteve casado por 73 anos.

O 41º presidente dos Estados Unidos foi um herói de guerra condecorado e diretor da CIA, mas sofreu a ignomínia de ser presidente por um único mandato porque perdeu a reeleição em 1992 para Bill Clinton. Embora oito anos depois sua dinastia política tenha voltado à Casa Branca.

Ele será lembrado como um pragmático da política externa que navegou nas águas turbulentas da queda da União Soviética em 1989 e que formou uma coalizão sem precedentes para derrotar o falecido ditador iraquiano Saddam Hussein dois anos depois.

Defendia a estabilidade e o consenso internacional, em claro contraste com seu colega republicano que hoje ocupa a Casa Branca, Donald Trump. Após ser informado sobre a morte, Trump destacou a “liderança inabalável” de Bush, de quem ele disse que deu sua vida a serviço da nação.

 

 

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

Statement from President Donald J. Trump and First Lady Melania Trump on the Passing of Former President George H.W. Bush

 

O ex-presidente Barack Obama também prestou condolências. “A América perdeu um servo patriota e humilde em George Herbert Walker Bush. Enquanto nossos corações estão pesados hoje, também estão cheios de gratidão. Nossos pensamentos estão com toda a família Bush esta noite – e todos os que foram inspirados pelo exemplo de George e Barbara”. 

 

Barack Obama

@BarackObama

America has lost a patriot and humble servant in George Herbert Walker Bush. While our hearts are heavy today, they are also filled with gratitude. Our thoughts are with the entire Bush family tonight – and all who were inspired by George and Barbara’s example.

 

Bush pai presidiu os Estados Unidos durante um período de agitação econômica e enfureceu seus colegas republicanos durante uma batalha pelo orçamento com os rivais democratas ao romper com uma promessa famosa: “Leiam meus lábios: sem mais impostos”.

Guerra, petróleo, política

George Herbert Walker Bush nasceu em 12 de junho de 1924 em Milton, Massachusetts (nordeste), em uma rica dinastia política da Nova Inglaterra, como filho de Prescott Bush, um banqueiro e senador por Connecticut.

Bush frequentou a prestigiada Academia Phillips em Andover, mas adiou seu ingresso em Yale quando decidiu se alistar na Marinha ao completar 18 anos, e partir para a Segunda Guerra Mundial.

Realizou 58 missões de combate aéreo durante a guerra. Seu avião foi abatido sobre o Pacífico pelo fogo antiaéreo japonês e resgatado por um submarino quatro horas depois, enquanto aviões inimigos voavam em círculos.

Bush casou-se com Barbara Pierce imediatamente após a guerra, em 1945, e o casal teve seis filhos, um dos quais, Robin, morreu quando criança.

Em vez de se juntar a seu pai no banco depois de se formar em Yale, Bush foi para o extremo oeste do Texas para apostar no então difícil e arriscado negócio de petróleo.

Surpreendeu a muitos com seu sucesso e, em 1958, posicionou-se em Houston como presidente de uma empresa de pesquisa marítima.

George H. W. Bush e a esposa Barbara na década de 1960(foto: AFP)

Na década de 1960, Bush, agora enriquecido, retornou à política. Foi presidente local do Partido Republicano e em 1966 conquistou uma cadeira na Câmara dos Representantes em Washington. Ele serviu até 1970, quando não conseguiu chegar ao Senado.

Ao longo da década seguinte, ocupou vários cargos como chefe do Comitê Nacional Republicano, embaixador na ONU, enviado para a China e diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), onde foi elogiado por restaurar o moral após revelações de atividades ilegais generalizadas.

Foi vice-presidente de Ronald Reagan durante oito anos e eleito presidente por ampla margem em 1988, quando a Guerra Fria chegava ao fim.

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!