Governo de Pernambuco decreta quarentena em todo território do Estado

Medida passa a valer a partir desta quinta-feira (18.03). Somente os serviços essenciais permanecerão ativos

O Governo de Pernambuco determinou – após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 – que a partir da próxima quinta-feira (18.03), até o dia 28 de março, todo o território estadual entrará em quarentena, sendo permitidas, apenas, atividades essenciais. A decisão, comunicada pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, tem o objetivo de conter o novo avanço da doença, que pressiona o sistema de saúde do Estado, registrando atualmente uma taxa de ocupação de UTI acima dos 95%.

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

“Estamos em um novo pico da crise e de ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, destacou Paulo Câmara, ressaltando que uma decisão nesse sentido não é simples, mas não pode haver omissão de nenhuma das partes envolvidas. “Nenhum governo vai vencer essa doença sozinho. Só é possível superar a pandemia se cada pessoa, família, empresa, cada um de nós for agente de proteção, de cuidado, guerreiros e guerreiras da vida”, reforçou.

Permanecerão ativos os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

“Vamos fazer desses 11 dias o nosso momento de virada. Será difícil para o Estado inteiro, mas precisa ser o nosso movimento realmente coletivo, em que estaremos juntos e conscientes para vencer o vírus e trazer de volta paz, tranquilidade, esperança e ainda mais trabalho pelo futuro da nossa gente”, completou Paulo Câmara.

 

Perdido: Bolsonaro nomeia  paraibano Marcelo Queiroga para Ministério da Saúde: 

“Já o conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias”, completou.
Ele confirmou que a nomeação de Marcelo Queiroga para o comando da pasta será publicada no Diário Oficial da União amanhã. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro comentou na noite desta segunda-feira (15) a escolha do cardiologista paraibano Marcelo Queiroga para assumir o Ministério da Saúde.

Segundo ele, Queiroga “tem tudo para fazer um bom trabalho”. Bolsonaro afirmou que ele dará continuidade ao trabalho de Pazuello, e elogiou o general. “Tem tudo, ao meu entender, para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento a tudo que o Pazuello fez até hoje no tocante das vacinas”, disse Bolsonaro em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada.

“Paralelamente a tudo isso, o Queiroga, também gestor, mas muito mais entendido na questão de saúde, vai fazer outros programas que interessem cada vez mais pra diminuir o número de pessoas que vem a entrar em óbito por ocasião dessa doença que se abateu no mundo todo”, explicou o presidente.

O presidente disse que a conversa que teve com o futuro ministro foi “excelente”. “Já o conhecia há alguns anos, então não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias”, completou.

Ele confirmou que a nomeação de Marcelo Queiroga para o comando da pasta será publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16). Ainda segundo Bolsonaro, será realizada uma transição na Saúde que vai demorar de uma a duas semanas.

Em todo lugar tem um achando que é o Papa: Padre de Fortaleza rejeita lockdown: “Podem me prender

O pároco da Catedral da Sé, em Fortaleza, o padre Clairton Alexandrino, deu uma declaração durante a Santa Missa do último domingo e foi aplaudido pelos presentes.

– Eu não sei o que vai acontecer comigo. Podem até me prender, mas eu não vou dizer para ninguém que não entre na igreja. Enquanto eu estiver com a minha consciência, eu não vou fechar a igreja e impedir as pessoas de rezarem aqui, declarou.

A capital cearense está em isolamento social rígido, o chamado lockdown, desde o dia 5 de março, decretado pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT).

Cerca de 300 fiéis, que corresponde a 6% da capacidade total da Catedral, compareceram à missa de forma presencial, cumprindo os protocolos sanitários. Também havia voluntários ou servidores da paróquia orientando os frequentadores sobre as normas adotadas.

Padre Clairton disse que a fonte do ânimo para exercer seu ministério é a fé das pessoas que o procuram.

– Ontem celebrei o matrimônio de um casal, que está aqui presente, há dez dias, celebrei outro. Há trinta dias, foi outro. As pessoas querem rezar. Essa fé me anima a ser padre […] Eu não sou responsável pela saúde das pessoas, sou responsável em levar as pessoas para Deus, disse.

De acordo com o sacerdote, manter as igrejas fechadas é um fato inédito.

– No que depender de mim, eu não vou fechar. Rezem por mim porque eu não sei o que pode acontecer comigo, pediu. Continue lendo →

Em PE Associação comemora promoção de 959 novos sargentos da PMPE; confira os nomes

ACS-PE Policiais Militares de Pernambuco.

A Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE), por meio do presidente da categoria, Albérisson Carlos, parabeniza a promoção de 959 Cabos que passam para patente de Sargentos (1º, 2º e 3º) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Uma publicação na conta oficial do Instagram da ACS-PE comemorou a conquista divulgada em documento pelo Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). 

Confira o documento com a relação de todos os promovidos aqui.

Albérisson Carlos fez questão de reforçar e lembrar a importância da conquista de um plano de cargos e carreiras.

“Essa conquista é um marco para a corporação, que desde 2015 tem um plano de cargos e carreiras definido. Essa foi uma bandeira levantada pela ACS-PE e desde então, já são mais de 17 mil militares promovidos, entre Policiais e Bombeiros Militares”, disse o presidente Albérisson.

Outras Promoções

A última promoção de Policiais Militares aconteceu no final do ano de 2020, em 30 de dezembro, quando 1.300 soldados foram promovidos para patente de Cabo Policial.

Naquela ocasião, o diretor da Associação de Cabos e Soldados, PM Lenildo, gravou um vídeo em que felicitou todos os promovidos a Cabo Policial e lembrou de sua trajetória. Ele se tornou um dos mil novos Cabos do Estado.

“Hoje saiu minha promoção de Cabo. Por que esta notícia me traz uma grande felicidade? Porque eu sou filho de Policial Militar. Em 2002, há dezoito anos atrás, época que meu pai estava para receber essa promoção, mas ele faleceu”, explicou.

O novo Cabo também agradeceu pelo empenho e dedicação do presidente Albérisson Carlos à frente da Associação.

“Queria agradecer também, a você meu irmão, Albérisson por ter lutado todos esse anos e ter trazido essa conquista. Porque para nós Policiais Militares é muito bom termos essa dignidade da nossa progressão de carreira”, agradeceu.

 

 

 

 

Policial Militar é baleado em tentativa de assalto em Iguaracy

Na noite desta última segunda feira (15), dois homens em uma moto, anunciaram um assalto a lanchonete conhecida como Lanchonete de Um Real, segundo populares, o Policial Militar, Elidimário conhecido popularmente como Kalunga, que estava próximo a localidade ao ver o anuncio do assalto, reagiu e efetuou disparos contra os meliantes que revidaram acertando o PM na perna.

O PM foi socorrido para a Unidade Mista do Município, onde foi transferido para o Hospital regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira, os meliantes empreenderam fuga, segundo populares um deles foi atingido pelo PM, mas conseguiu montar na moto, as policia esta em busca dos meliantes nesse momento. (Iguaracy News)
Compartilhe: