Forte tempestade atinge Califórnia e bate recorde de neve

Por: AFP

This handout photo obtained on December 27, 2021 from Caltrans Distric 3, shows Highway 50/Lake Tahoe Boulevard, in Lake Tahoe, California, covered in snow. (Photo by various sources / AFP)
Uma forte tempestade atingiu o norte da Califórnia, que em 24 horas já acumulou quase um metro de neve na parte central da Serra Nevada, em seu dezembro com mais neve, segundo a série histórica da região.
A tempestade derrubou árvores e cabos de energia elétrica, deixando milhares de pessoas sem eletricidade, informou a companhia Pacific Gas & Electric.
“Há previsão de mais neve, chuva e ventos. As equipes restauraram o atendimento de quase 50 mil usuários desde a manhã de Natal e estão preparadas para responder a novos cortes”, afirmou a empresa.
A neve também bloqueou várias seções das estradas nesta região perto do lago Tahoe, um importante destino turístico.
“As equipes estão trabalhando sem parar para reabrir as estradas”, relatou Caltrans, a autoridade de transporte no estado da Califórnia.
A área acumula 492 centímetros de neve em dezembro, marca que supera o recorde para este mês (455 centímetros em 1970), informou o Laboratório de Neve da região central de Sierra Nevada da Universidade de Berkeley.
“Definitivamente, não esperamos um inverno úmido”, disse Andrew Schwartz, cientista do laboratório, à AFP. “Acontece que este ano acabamos com muito mais neve do que esperávamos, o que é uma surpresa agradável, é claro”, acrescentou.
A costa oeste dos Estados Unidos viveu anos de seca, deixando partes da Califórnia ressecadas e vulneráveis às chamas em temporadas de incêndios cada vez mais vorazes.
Schwartz explicou que, embora “pareça que o oeste dos Estados Unidos está recebendo um pouco de ajuda”, é muito cedo para dizer que a neve aliviará a seca.
Segundo Schwartz, mais 20 a 30 centímetros de neve são esperados nas próximas 24 horas. 
Os serviços meteorológicos preveem mais neve e chuva para a região, assim como para o estado de Oregon, ao norte da Califórnia.
Mais ao norte, em Seattle, a nevasca incessante forçou o cancelamento de quase 300 voos e atrasou outros 350 nas últimas horas, afetando milhares de passageiros no aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma.
Enquanto a neve causa estragos na costa oeste, o calor bateu recordes no outro extremo do mapa. No sábado, os termômetro atingiram 34º C em Rio Grande Village, no Texas, registrando o Natal mais quente dos Estados Unidos.

Prazo para quitar o IPVA de 2020 encerra nesta sexta-feira

Está chegando o prazo final para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2020 dos automóveis com placas finalizadas em 9 e 0. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), a última data para o pagamento é nesta sexta-feira (31). O documento, que agora é digital, fica disponível após a quitação das taxas de licenciamento, que inclui o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa dos bombeiros, do licenciamento e as multas vencidas, caso existam.

Devido às restrições causadas pela pandemia, foram prorrogados os prazos de validade do calendário anual de licenciamento 2020 dos veículos usados, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portaria 2879/2021 do Detran-PE.

O prazo para circulação com o CRLV 2020 ficou da seguinte forma:

Com a quitação do licenciamento 2020, para acessar o CRLV-E só é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na App Store e na Google Play, e adicionar o documento, que também pode ser compartilhado com outro usuário do veículo, que também tenha a CDT. O compartilhamento pode ser feito com até cinco pessoas ao mesmo tempo e o documento também pode ser impresso em papel A4, pelo próprio usuário. Pernambuco é o quinto estado a implantar a tecnologia do CRLV digital, que traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica da versão em papel.

Multas  

Só pelo site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) é possível gerar os boletos de multas vencidas já com os juros e correção. Desde janeiro de 2017, em cumprimento a Lei Federal 13.281, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os valores das multas vencidas são atualizados automaticamente, no site do Detran, com os devidos acréscimos de juros de mora, para pagamento nas datas escolhidas, com a facilidade de realizar a quitação nos aplicativos de qualquer instituição bancária.

Os correntistas do Banco do Brasil (BB), têm a possibilidade de saldar os débitos por meio do aplicativo ou dos correspondentes bancários do BB, sem a necessidade de entrar no site do Detran para acessar as guias de pagamento. O contribuinte pode quitar as taxas por meio dos terminais de autoatendimento, do aplicativo ou do site do banco.

Como o foco é o pagamento digital, não é possível efetuar nos caixas bancários, mas o procedimento é simples: basta acessar o sistema bancário, entrar no canal de pagamentos sem código de barras e o campo “taxas do Detran”, informando a placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário. A partir daí é possível verificar o histórico e pendências registradas no Detran e efetuar a quitação das taxas existentes atualizadas.

Os acréscimos são baseados na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente. Os cálculos ocorrem a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado, como determina o artigo 284, inciso 4º da lei 13.281.

Compartilhe: