Flordelis é transferida para o presídio Talavera Bruce

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos já está na Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Ela foi transferida nesta quarta-feira (18) para a unidade.

A pastora foi para a unidade por determinação judicial, que pedia para ela ficar separada da neta, Rayane dos Santos Oliveira. Elas estavam juntas desde sábado (14).

Flordelis está presa pela morte do então marido, o pastor Anderson do Carmo. Inicialmente, ela estava no Instituto Penal Santo Expedito. Ambas as unidades ficam no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.

Uma ordem judicial proíbe o contato entre Flordelis e as quatro demais rés do processo.

Até esta terça, estavam na Santo Expedito: Flordelis, a neta Rayane dos Santos Oliveira e Andreia Santos Maia, mulher do ex-PM Siqueira Costa – acusada de fraudar carta em que filho do casal confessa morte de pastor.

Polícia Federal realiza maior apreensão de maconha paraguaia dos últimos anos de toda Região Norte/Nordeste

Na tarde desta última terça-feira dia (17), cerca de 5,6 toneladas de maconha paraguaia foram apreendidas pela Polícia Federal na carroceria de uma carreta, na BR-101, próximo ao trevo de acesso ao município sergipano de Japaratuba. O motorista foi preso em flagrante.

De acordo com o órgão, esta foi a maior apreensão da droga dos últimos anos no Norte/Nordeste.

A apreensão ocorreu durante uma barreira policial realizada no local. A suspeita é de que o destino da droga seria Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

A maconha estava escondida no veículo, com placas do Paraná, que transportava argamassa de forma legal.

CBF testa sistema em que o próprio VAR traça linha de impedimento

Com um profissional da arbitragem executando o procedimento e ajustando os traços de acordo com a posição dos atletas envolvidos na jogada, espera-se um ganho de agilidade. (Foto: Reprodução)

 

 Está em fase de testes na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) um novo sistema para checagem dos lances de impedimento pelo árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). A ideia é que o próprio juiz em serviço na cabine estabeleça a posição das linhas, não um operador respondendo aos seus comandos.

Com um profissional da arbitragem executando o procedimento e ajustando os traços de acordo com a posição dos atletas envolvidos na jogada, espera-se um ganho de agilidade. Ele vai operar no modo “touch”, tocando a tela, e em seguida informará ao juiz do campo a caracterização ou não do impedimento.

“Com o dedo, ele consegue separar a parte do corpo tanto do defensor como a do atacante que está mais próximo da linha de fundo. Com isso, ganha agilidade e precisão, porque ele mesmo conhece a ferramenta, sabe onde é o ponto correto, e marca esse ponto da maneira mais firme possível”, disse Rodrigo Jóia, instrutor de arbitragem da CBF.

Questionada sobre a implantação da tecnologia, a confederação informou que os testes serão inicialmente feitos na Série B do Campeonato Brasileiro. Não há um prazo estabelecido para que a novidade chegue à primeira divisão ou a outras competições, já que antes da expansão é necessário “um número seguro de jogos de funcionamento”.

Agilidade e precisão, os pontos em que a CBF espera ganhar com a ferramenta, têm sido justamente o motivo das principais críticas à atuação do VAR no Brasil. Há lances de checagem superior a cinco minutos e avaliações bastante questionadas de impedimento. No ano passado, a entidade precisou reconhecer que um gol de Luciano, do São Paulo, havia sido mal anulado.

De acordo com o chefe do departamento de arbitragem da confederação, Sérgio Corrêa, a confiabilidade da tecnologia a ser implantada “é elevada”. Já os árbitros esperam que ela ajude a minimizar o estendido tempo em que, no campo, ficam pressionados, cercados por jogadores, à espera de uma definição do juiz de vídeo.

“Isso facilita o nosso trabalho na cabine, porque nós mesmos conseguimos colocar as linhas exatamente onde elas têm que estar. Acredito que a gente possa ganhar tempo com isso, porque não precisa falar, não precisa se comunicar [com o operador do vídeo]. No ‘touch’, a gente consegue mexer nas linhas com praticidade”, disse o árbitro Thiago Duarte Peixoto.

A marcação do impedimento tem gerado preocupação até em campeonatos cuja operação do VAR é tratada como modelo -o que não é o caso brasileiro. A Premier League anunciou recentemente mudanças no Inglês e aboliu os impedimentos considerados milimétricos: se a linha traçada a partir do defensor se confunde com a linha traçada a partir do adversário, ainda que elas não estejam totalmente sobrepostas, a posição do atacante é considerada legal.

Essa determinação não vale no Brasil, onde lances de impedimento considerado duvidoso vêm gerando bastante reclamação. Jogadores e dirigentes do Corinthians não se convenceram, por exemplo, da irregularidade apontada em um gol marcado contra o Santos, no início do mês. O clássico terminou em 0 a 0.

Marília Arraes e Raquel Lyra lideram pesquisa de intenção de voto para governo de Pernambuco em 2022

https://imagens1.ne10.uol.com.br/blogsne10/jamildo/uploads//2021/01/marilia-raquel.jpg

Blog de Jamildo

O instituto de pesquisas Plural, de Olinda, testou cinco cenários com os vários nomes que já se apresentaram para a disputa do governo do Estado, nas eleições de 2022.

Em todos eles, a deputada federal Marília Arraes, do PT, aparece na liderança, com mais ou menos folga a depender dos competidores.

No cenário em que todos os postulantes são apresentados ao eleitor, Marília Arraes aparece com 25% das intenções de voto e é seguida por outra mulher, a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, com 11% das intenções de voto.

Neste mesmo cenário, Humberto Costa teria 9% e Geraldo Julio 8%, seguidos por Miguel Coelho com 7% e Anderson Ferreira com iguais 7%. Clarissa Tércio, do PSC, aparece com 3%, enquanto 11% disse não votar em nenhum deles, 8% disse votar nulo e 13% não soube ou não respondeu.

Em outro cenário, mesmo com Raquel Lyra na disputa, mantendo o segundo lugar com 11%, Marília Arraes chegaria a 36% das intenções de voto, em um cenário em que não haveria nem Anderson Ferreira nem Miguel Coelho em jogo. Neste cenário, o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio aparece com os mesmos 11% de Raquel Lyra e Clarissa Tercio sobe para 4% das intenções de voto. 15% não votaria em nenhum dos nomes. 9% iria de branco ou nulo. Não sabe ou não respondeu teria 14%.

A pesquisa da Plural aponta mais três embates diretos entre Marília Arraes e Geraldo Julio.

No melhor deles, a petista iria a 42% das intenções de voto contra 12% de Geraldo Julio, em um cenário em que não haveria nem Anderson Ferreira, nem Raquel Lyra nem Miguel Coelho. Clarissa Tércio teria os mesmos 4% das intenções de voto neste cenário. 18% não votaria em nenhum deles, 10% iria de branco ou nulo e 15% não sabe não respondeu.

Em um cenário em que Anderson Ferreira participaria da disputa, mas sem Raquel Lyra no páreo, a petista Marília Arraes aparece na frente com 41% e Geraldo Julio teria 11%. Neste cenário, Anderson Ferreira, do PL, teria 6% das intenções de voto e Clarissa Tércio manteria os mesmos 4% dos outros cenários.

O cenário em que a petista reduz sua vantagem contra o socialista Geraldo Julio, do PSB, é aquele com a entrada do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Nesta situação, a petista aparece com 37% das intenções de voto e Geraldo Julio teria os mesmos 11%. Já o prefeito Miguel Coelho pontuaria 10% neste cenário, quatro pontos acima do que Anderson Ferreira no cenário anterior. Neste mês de agosto, o filho do senador FBC jogou a campanha na rua. O prefeito de Jaboatão, do PL, só deve fazer movimento semelhante em janeiro.

Lula é o maior cabo eleitoral nas eleições estaduais de Pernambuco, mostra pesquisa da Plural

Ricardo Stuckert/Divulgação

 

A exemplo do que fez com o presidente Bolsonaro, a pesquisa da Plural perguntou aos eleitores se, considerando os erros e acertos do governo do ex-presidente Lula, o entrevistado votaria em um candidato a governador de Pernambuco apoiado pelo ex-presidente Lula.

O resultado é surpreendente. De acordo com as planilhas, 61% dos entrevistados pernambucanos, maioria esmagadora, afirmou que sim.

Para um contingente de 12%, dependeria do candidato a ser indicado.

Outros 25% disseram que não votariam neste candidato indicado pelo petista. 3% não soube informar ou não opinou.

Comparação com Bolsonaro

No mesmo levantamento, os entrevistadores perguntam aos eleitores se, pensando nos erros e acertos do governo do presidente Bolsonaro, eles votariam em um candidato a governador apoiado pelo atual presidente.

A grande maioria, com 65%, respondeu que não votaria. 3% disse não saber ou não opinou.

15% afirmou que sim, que votaria em alguém indicado por Bolsonaro, enquanto outros 17% afirmaram que dependeria do candidato a ser apresentado.

Partidos

Ironicamente, a pesquisa mostra que o PT é o partido mais admirado e o mais odiado, pelos pernambucanos.

Quando a questão é a simpatia, o PT tem a liderança com 29%, seguido pelo PSB, com 2%, apenas.

Quando a questão é a rejeição, o PT também lidera com 12%, tendo logo atrás, com 8%, o “partido de Bolsonaro”, conforme as respostas, embora o atual presidente esteja sem partido.

A pesquisa

A pesquisa de opinião da Plural foi realizada entre os dias 07 e 11 de agosto, tendo sido realizada em mais de 80 cidades do Estado, de forma presencial.

Realizada para consumo interno, a pesquisa não precisa de registro no TRE nem a empresa declinou o contratante.

De acordo com a Plural, foram realizadas mil entrevistas, nas cinco mesorregiões do Estado, com margem de erro de 3% e grau de confiança de 95%.

Compartilhe: