Especialista faz alerta sobre transferências via Pix: “a gente sugere que a pessoa tenha calma”

O delegado da Polícia Civil e especialista em crimes cibernéticos, Delmar Bittencourt, participou do programa BNews da Piatã FM, Durante a entrevista, o delegado alertou os ouvintes com relação aos golpes envolvendo a plataforma.

“A gente recebe muitas notícias sobre esse tipo de golpe, mas ainda não há uma invasão no sistema de segurança, o que acontece são engenharias sociais utilizadas por golpista para que se consiga convencer a pessoa a fazer a transferência. Essa semana um golpista fez uma programação de transferência que gerou o documento e fez contato com a vítima e pediu para repor o valor, como havia a programação, ainda não havia sido credito a vítima perdeu esse dinheiro”. 

Segundo Bittencoourt, é muito importante ter calma nos momentos em que as transações são efetuadas. “Como o pix é um sistema instantâneo de transferência, a gente sugere que a pessoa faça na calma pra não digitar um número errado e transferência ir para outra pessoa”, disse. 

Sobre os golpes envolvendo pedidos de empréstimos através de mensagens por aplicativo, o especialista pede para que as pessoas se certifiquem antes de realizar a transação. “Só através da informação é que a gente vai diminuir a quantidade de golpes. Se recebeu um pedido de empréstimo entre em contato com a pessoas, quem está aplicando golpe geralmente tem pressa para que a transferência seja feita, e as vezes em nome de terceiro, se a pessoa tiver um pouco de calma vai perceber que está caindo em um golpe”, completou.(Via: Agência Brasil)

Compartilhe: