Dos 45 municípios pernambucanos determinados para cadastrar a biometria de eleitores no ciclo 2018-2020, 35 ainda estão com o processo em andamento. Isso significa dizer que, até o dia 27 de março, os eleitores dessas cidades devem cadastrar as impressões digitais para que possam votar nas eleições de 2020.

Nesses municípios, o percentual de atendimento de eleitores é superior a 72,67%, mas a expectativa é cadastrar todos. O agendamento pode ser feito a partir do site do TRE-PE.

Para realizar o serviço de cadastro ou revisão biométrica é necessário comparecer ao local para o qual foi feito o agendamento com:

  • documento de identificação oficial com foto
  • comprovante de residência atual
  • título de eleitor, se tiver.

Homens com mais de 18 anos até os 45 anos devem levar também um documento que comprove o alistamento militar obrigatório.

Maiores de 70 anos e menores de 18 que queiram votar nas eleições de 2020 também devem procurar os cartórios eleitorais. De acordo com o TRE, o sistema biométrico afasta o risco de fraude, traz mais segurança e fortalece a democracia.

Quem não tiver a situação eleitoral regularizada tem, automaticamente, o título cancelado e não pode tomar posse em cargos públicos, nem tirar passaporte ou fazer empréstimos em bancos oficiais. Estudantes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também não podem se matricular em universidades públicas