Dívida das famílias brasileiras bate recorde e ultrapassa 50% da renda de acumulada em um ano

O Banco Central informou que as dívidas bancárias bateram um recorde em novembro do ano passado ao atingir 51% da renda acumulada das famílias nos 12 meses anteriores. Foram levadas em consideração todas as dívidas com bancos, incluindo as de financiamento imobiliário. A marca mais alta tinha sida registrada em outubro de 2020, com 49,81% dos ganhos. A série histórica começou em janeiro de 2015.

No primeiro mês de 2019, antes da pandemia, o indicador era de 45,19%. O menor percentual registrado desde o início do levantamento é o de janeiro de 2005 (18,42%), que marca o começo da série histórica. Os dados estatísticos foram publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a média de famílias endividadas no ano passado aumentou 2,8 pontos porcentuais, em comparação com 2019 (66,5%).

O estudo da CNC também mostrou crescimento de 1,5 ponto porcentual na proporção de famílias com contas ou dívidas em atraso, alcançando 25,5%.

O cartão de crédito gerou as principais dívidas das famílias – 78%, na média de 2020. O carnê (16,8%) e o financiamento de carro (10,7%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. (247)

Decreto da Prefeitura de Juazeiro-BA permite música ao vivo em bares e restaurantes

Após protestarem contra os decretos estaduais que proibiam shows em alas públicas ou privadas de Juazeiro, a classe artística da cidade volta a respirar aliviada neste início de semana carnavalesca. Pelas redes sociais, diversos artistas se manifestaram nesta segunda-feira (15) para comemorar o decreto publicado na sexta (12) flexibilizando as apresentações musicais na cidade.

O novo documento liberou os shows ao vivo de voz e um instrumento musical com apenas dois integrantes em ambiente fechado e de até três componentes em ambiente aberto, respeitando a intensidade máxima de som estabelecida pela Lei Complementar Municipal nº 018/ 2016.

O decreto novo também delimitou o horário de funcionamento dos bares e restaurantes que fica permitido de segunda a quinta-feira é até a meia-noite. E de sexta-feira a domingo eles poderão ficar abertos até 1h (uma) hora da madrugada.  Só podem ficar no máximo 4 (quatro) pessoas por mesa e está proibida a permanência de clientes em pé no balcão desses estabelecimentos. (Com informações do Blog do Carlos Britto)

Araripina: Taxa de ocupação de leitos de UTI do Hospital Santa Maria está em 97%

Em Araripina, no Sertão de Pernambuco, a taxa de ocupação dos trinta leitos de Unidade de Terapia intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Santa Maria, está em 97%.

De acordo com nota divulgada pela unidade hospitalar, nessa nessa segunda-feira (15), vinte e nove leitos de alta complexidade estão ocupados com pacientes do novo coronavírus (Covid-19). Ainda segundo a nota, nas últimas 24 horas foi registrada 01 admissão e 01 alta.

Com relação aos leitos de enfermaria, que são disponibilizados para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das 60 unidades disponíveis, 33% estão ocupados. Nas últimas 24 horas foram registradas 06 admissões e 01 alta. Via blog Roberto

Compartilhe: