Conselho de Ética vota cassação de Flordelis nesta terça-feira

Acusada pelo Ministério Público de mandar matar o seu marido, a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) será julgada nesta terça-feira (08) pelo Conselho de Ética.

Na avaliação do relator do caso, Alexandre Leite (DEM), sobram motivos para a cassação da deputada. Segundo ele, Flordelis abusou das prerrogativas constitucionais e tentou fraudar os trabalhos da Casa para mudar o resultado da decisão do Conselho.

O demista acrescenta que a deputada mentiu sobre a compra da arma do crime e tentou culpar os filhos pela morte de Anderson do Carmo, assassinado a tiros na frente de sua casa, em 2019.

Flordelis nega o crime e garante que segue com a “consciência limpa”. Ela alega que o relator ignorou as “testemunhas de defesa” e se baseia apenas na trama dos delegados.

Blog: marcosmontinely

Quatro deputados baianos compõem o Conselho de Ética que vota a cassação da parlamentar e define o seu futuro: Márcio Marinho (Republicanos), Marcelo Nilo (PSB), Paulo Azi (DEM) e Cacá Leão (PP).

Carro roubado há um mês no Recife é recuperado na BR 116, em Cabrobó

 (PRF/Divulgação)

Um carro que havia sido roubado no dia 7 de maio no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, foi recuperado na segunda-feira (7), na BR-116, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O motorista do veículo, de 39 anos, foi detido durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo portava placas clonadas e possuía sinais de adulteração.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 66 da rodovia, quando abordaram um carro com placas de Recife. Em consulta, foi descoberto que o veículo portava placas clonadas, possuía sinais de adulteração e havia sido roubado há um mês.

O motorista informou que havia pego o veículo emprestado com um colega de trabalho e não sabia da irregularidade. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó, que irá investigar o caso.

PF prende duas pessoas em PE por tentarem invadir site do STF; terceiro alvo de Belém do São Francisco está foragido

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (08), a operação Leet, que mira uma organização criminosa suspeita de envolvimento em ataques cibernéticos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

As ordem foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

A tentativa de invasão ao site do Supremo ocorreu em maio, mas foi contida ainda em andamento, sem danos a processos e informações sigilosas, segundo a Corte. Desde então, a Polícia Federal abriu investigação sobre o caso.

Foram cumpridos um mandado de prisão em Olinda e outro em Jaboatão dos Guararapes. Em Belém de São Francisco, o suspeito alvo de um mandado de prisão não foi encontrado até o momento.

Com os presos, foram apreendidos materiais de informática que serão encaminhados para a coordenação da operação em Brasília.

Os presos ficarão no Cotel (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna) à disposição da Justiça.

Além disso, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nessas cidades de Pernambuco, em Itumbiara, em Goiás, e em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

“No curso do Inquérito Policial foram identificados os endereços de onde partiram os ataques, bem como as pessoas que, de forma sistemática e organizada, praticaram os crimes ora apurados”, informa a PF.

O termo Leet, que denomina a operação, também conhecido como eleet ou leetspeak, é uma alternativa ao alfabeto inicialmente usado para o idioma inglês, empregado principalmente na internet. “Ele se utiliza de várias combinações de caracteres ASCII para substituir letras do alfabeto latino. É usado como um adjetivo para descrever proeza formidável ou realização, especialmente nas áreas de jogos on-line e em sua forma original, usada por hackers de computador”, afirma a Polícia Federal.

Sobe para 16 número de PMs afastados após operação para dispersar protesto contra Bolsonaro no Recife

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (07), o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Roberto Santana, atualizaram o andamento das investigações e detalharam a sequência de fatos ocorridos no Centro do Recife, durante a dispersão do protesto do dia 29 de maio. Os gestores informaram que mais oito policiais militares foram afastados, elevando o total para 16, sendo três oficiais e 13 praças.

Humberto Freire apresentou uma linha do tempo que vai das 9h30 do dia 29 de maio, quando chega a primeira informação da Inteligência da SDS sobre o início da concentração de manifestantes na Praça do Derby, até 12h36 do mesmo dia, quando há a determinação para que a dispersão realizada pelo BPChoque seja encerrada.

“A cronologia dos fatos mostra que não houve nenhuma ordem externa para que se atirasse em manifestantes ou houvesse uso de violência. Houve ordens, inicialmente para que se reforçasse o policiamento para acompanhamento, para que se negociasse a não realização da manifestação, em cumprimento a decreto governamental de prevenção à Covid-19 e recomendação do Ministério Público. A ação que se executou no terreno, e seus infelizes desdobramentos, são alvos de investigação profunda por parte de quatro órgãos: Corregedoria-Geral, Ministério Público e as polícias Civil e Militar. Não seremos condescendentes com más práticas e buscaremos, acima de tudo, a verdade dos fatos. Já temos 16 policiais afastados e as investigações estão avançando, com a determinação da SDS pelo compartilhamento de informações, de modo a otimizar e acelerar os esforços“, declarou.

Já o comandante geral da PMPE reforçou que a corporação é treinada e orientada para proteger a população e o patrimônio. “Todos os policiais que estavam fazendo uso de armas longas foram afastados e estão sendo investigadas a conduta e a motivação de não terem sido seguidos os protocolos“, informou o comandante da Polícia Militar, coronel PM Roberto Santana.

Sites de veículos de comunicação saem temporariamente do ar em todo o mundo

Página do New York Times sem serviço após uma pane no sistema de distribuição de conteúdo Fastly. Sites voltaram ao normal após uma hora. (Foto: GEMA GARCÍA)

Sites de importantes veículos de comunicação de diferentes lugares do mundo saíram do ar temporariamente na manhã desta terça-feira (8), como “The New York Times”, “Le Monde”, “The Guardian”, “Financial Times” e “CNN”. Parte deles já havia voltado ao normal ainda no início da manhã. O problema foi identificado por um provedor de serviços de internet que fica nos Estados Unidos (leia mais abaixo).

Ao tentar acessar as páginas desses meios de comunicação, os usuários encontravam mensagens indicando que o serviço não estava disponível ou que havia erro de conexão.

As mensagens mais comuns eram “Error 503 Service Unavailable” (“Erro 503 serviço não disponível”, em tradução literal) e “connection failure” (“falha de conexão”) (veja na imagem abaixo). Este tipo de erro indica que o servidor não está respondendo às solicitações, devido, por exemplo, a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado com o volume de acessos.

Site do jornal britânico “Financial Times” fora do ar na manhã desta terça (8) — Foto: Reprodução/ft.com

Site do governo britânico, Reddit e Twitch

O site do governo britânico também chegou a ficar fora do ar, assim como o Reddit e o Twitch.

Por volta das 8h, algumas páginas já haviam voltado a funcionar.

Outras páginas de veículos importantes, como “BBC”, “Washington Post”, “El País” e “Al Jazeera” funcionaram normalmente, sem qualquer falha ou interrupção. Os principais sites do Brasil também não foram afetados.

Problema identificado

O Down Detector, site especializado na detecção de falhas desse tipo, apontou que o erro tem origem na Fastly, provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos. A chamada nuvem armazena arquivos na própria internet, sem uma entidade física específica, mas por meio de uma rede de servidores com vários computadores espalhados pelo mundo.

A Fastly reconheceu que sua rede de distribuição de conteúdo era a causa do problema. A empresa é um provedor que ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites. Seus serviços incluem uma grande rede de servidores global projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites, com uma “nuvem de ponta” que acelera o carregamento das páginas e as protege de ataques.

Em seu site, a Fastly informou que identificou o problema e o corrigiu nesta manhã. O serviço para sites e aplicativos começou a ser restaurado um pouco depois das 8h.

 

Compartilhe: