Um dos compromissos assumidos pelo Prefeito Alessandro Palmeira, ao lado da municipalização do trânsito e da realização de concurso público, foi a recriação da guarda municipal. 
Na manhã desta sexta (22), o Prefeito reuniu a equipe da guarda, ao lado do secretário de administração, desenvolvimento econômico e turismo, Ney Quidute, para debater com ele as perspectivas para os próximos quatro anos. 
Além da apresentar o que pensa de governo em termos de atuação da guarda, a reunião também foi um importante momento para ouvir os profissionais, suas demandas, dificuldades e os desafios para os próximos quatro anos. 
“Iniciamos hoje um canal de diálogo permanente com a categoria, para podermos buscar soluções conjuntas para os problemas que ela enfrenta, e termos uma guarda atuante, protagonista e mantendo bons serviços prestados à população”, ressaltou o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira. 
O secretário Ney Quidute fez um avaliação positiva da reunião, que teve a duração de quase duas horas: “foi um momento bastante positivo, de interação, onde sabemos que será preciso motivação e atendimento às principais reivindicações da categoria, para que eles estejam sempre motivados para prestar cada vez melhores serviços.”
Ao todo sessenta guardas participaram da reunião e puderam, de forma democrática e transparente, dialogar com Prefeito e Secretário sobre os desafios e demandas da guarda. 
A nova sede da guarda, a instalação de uma sala de monitoramento de vídeo, o pagamento dos adicionais de periculosidade, recriação da guarda e concurso público foram temas abordados na reunião. “Por conta da pandemia e da lei que não permite criação de novas despesas, algumas coisas só poderão ser viabilizadas em 2022. Mas o que pudermos por em prática já esse ano, iremos fazer,” finalizou Alessandro Palmeira.