O Grande Recife, Zona da Mata e algumas cidades do Agreste passaram para a fase 9 do Plano de Convivência com a Covid-19. O avanço libera cinemas, teatros, shows e outros eventos a partir desta segunda-feira (28), mas com restrições e protocolos de distanciamento social, higiene e segurança.

No interior, as regiões de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançaram para a fase 8, onde as demais cidades já estão (confira a relação das cidades na 9ª etapa ao fim da reportagem).

Em peças de teatro, por exemplo, o uso de máscara não é necessário para os atores. A venda de ingressos pode ser realizada de forma presencial ou online.

Cinemas, teatros e circos podem funcionar das 6h até a meia-noite e ter até 100 pessoas e 30% da capacidade do ambiente, o que for menor. Nesses locais, não é permitido consumir alimentos ou bebidas dentro dos espaços da sessão, não podendo ser retirada a máscara dentro do auditório ou sala de exibição.

Nos shows, a diferença é que pode ser oferecida alimentação, devendo seguir os protocolos específicos do setor alimentício. Em todos os casos, é preciso respeitar o protocolo de prevenção à Covid-19 no estado.

Festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares também têm protocolo específico, com limitação de até 100 pessoas e 30% da capacidade do ambiente, o que for menor, entre outras.

Desde quinta-feira (24), foi permitida a flexibilização do funcionamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor de alimentação, que podem funcionar das 6h à meia-noite. Além disso, a capacidade foi ampliada de 50% para 70%, com a limitação de dez pessoas por mesa.