Brasil tem 33 mortes por Covid neste sábado, menor número desde o início de janeiro

Com os novos dados, o Brasil chegou a 661.993 vidas perdidas e a 30.245.839 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

 O Brasil registrou 33 mortes por Covid e 3.049 casos da doença, neste sábado (16). Esse é o menor valor de óbitos desde 2 de janeiro de 2022, data em que o país teve 32 mortes.

Com os novos dados, o Brasil chegou a 661.993 vidas perdidas e a 30.245.839 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

As médias móveis de mortes e casos continuam em queda em relação aos dados de duas semanas atrás. A média de óbitos agora é de 111 por dia, arrefecimento de 44%, e a de infecções é de 17.154, queda de 28%.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Novamente, o Rio de Janeiro não atualizou seus dados da pandemia. Conforme nota oficial, a atualização será normalizada na próxima segunda-feira (18).

Em finais de semana e feriados, os dados da pandemia costumam ser menores por atrasos de notificação nas secretarias de saúde.

Assim sendo, o consórcio de veículos de imprensa deixará de atualizar os números de vacinados contra a Covid-19 nestas datas. Nos dias úteis, os dados serão atualizados normalmente. A medida visa evitar imprecisões nos números informados ao leitor.

A mudança, que estreou na sexta-feira (15), deve-se a problemas na consolidação dos dados de vacinação pelas secretarias estaduais. Sete estados já não atualizam o total de vacinados nos dias que não são úteis, e mesmo os que o fazem por vezes informam números desatualizados, que não correspondem à realidade e costumam ser corrigidos nos dias seguintes.

Não há alteração no balanço de casos e mortes pelo coronavírus, que continuará sendo publicado pelos veículos todos os dias, às 20h.

No Sertão de PE, Polícia Federal prende um dos principais líderes do PCC em Salgueiro

Neste sábado dia (16). Agentes da Polícia Federal prenderam no município de Salgueiro, no Sertão pernambucano, o número 2 na chefia do PCC, Valdeci Alves dos Santos, de 50 anos, conhecido como “Colorido”.

De acordo com informações repassadas ao Blog O Povo com a Notícia, “Colorido” foi preso em uma operação especial montado pela polícia. Ele estava sendo monitorado e tentou apresentar uma CNH falsa.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) aponta Valdeci como braço direito de Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, 51 anos, principal chefe do PCC na atualidade. Ele era procurado desde 2014, quando foi beneficiado por uma saída temporária e não retornou à prisão.

Segundo o MPSP, Tuta e Colorido assumiram a chefia do PCC quando Marcola e outros 21 líderes da facção paulista foram transferidos para presídios federais em 2018.

Paraquedista morre e outro está desaparecido em Manaus após ventania

Dois paraquedistas, um homem e uma mulher, desapareceram nesta sexta-feira (15) em Manaus após ventania e fortes chuvas dificultarem o pouso. O Corpo de Bombeiros do Amazonas informou na manhã desta sábado que encontrou o corpo da mulher no rio Negro. O homem segue desaparecido. A identidade deles não foi informada.

A corporação comunicou que faz buscas na região da ponte sobre o rio na capital amazonense desde a tarde de sexta, com uma embarcação e apoio de uma aeronave.

A Secretaria de Segurança do Amazonas também informou que montou um gabinete de crise para gerenciar a ocorrência, e pediu à população que comunique os órgãos policiais caso tenham visto algo que possa ajudar no resgate.

“O apoio da população nesse momento é essencial”, disse o coronel do CBMAM, Orleiso Muniz, em vídeo publicado nas redes sociais.

Compartilhe: