Brasil registra 875 mortes por Covid em 24h

Com os dados desta quinta, o país chegou a 577.605 óbitos e a 20.675.343 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

O Brasil registrou 875 mortes por Covid e 30.288 casos da doença, nesta quinta-feira (26). A média móvel de óbitos foi de 696, menor que 700 pela primeira vez desde 3 de janeiro.

Com os dados desta quinta, o país chegou a 577.605 óbitos e a 20.675.343 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

A média móvel de casos permaneceu em estabilidade e agora é de 25.904.
Mesmo com números inferiores aos elevados dados anteriores, o momento merece atenção e cuidado. O país já tem circulação comunitária da mais transmissível variante delta, que vem causando aumentos expressivos de casos em outros países. A delta também já parece causar problemas no Rio de Janeiro, que vê aumentos de casos e internações.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

Lula diz que vai regular imprensa e internet, se for eleito

Diante das falas golpistas de Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula vestiu a fantasia de democrata e passou a tentar mostrar que é melhor que o atual presidente em determinados assuntos. Lula lidera as pesquisas para o Planalto em 2022.

Livre das condenações da Lava Jato graças aos erros da investigação, o petista tem se sentido cada vez mais solto para voltar a ser o velho Lula de sempre. Além de negar a corrupção na Petrobras, agora resgatou um antigo fetiche do autoritarismo petista: controlar a atuação da imprensa livre.

“Todo dia me perguntam: quando é que você vai fazer uma autocrítica? Tenho que fazer uma autocrítica. Nós não tratamos a reforma da comunicação, a regulação (da mídia), como deveria ser tratada. Aprovamos um programa para que a gente pudesse regulamentar os meios de comunicação. Eu não sei por que ‘cargas d’água’ não foi colocado no Congresso esse projeto”, disse o petista.

“Eu gostaria que a Rede Globo pedisse desculpas pra mim”, diz Lula. “Eu vi como a imprensa na Venezuela destruía o Chávez. Nós vamos ter que ter um compromisso público de que nós vamos ter que fazer um novo marco regulatório dos meios de comunicação e espero que os senadores e deputados entendam que isso é necessário para a democracia. Inclusive discutir com a sociedade uma regulação da internet. Para que a internet se transforme numa coisa do bem”, segue o petista. (Via: Blog Radar da Veja)

Compartilhe: