Os tabaqueiros se preparam o ano todo pra o carnaval. Considerando a tradição a saída foi muito importante, mantemos a a cultura mesmo em um período tão difícil. Os Tabaqueiros sempre trajados, com máscaras, luvas, alguns até com álcool, fizeram o carnaval de Afogados com uma participação muito grande de crianças trajadas que sempre foi nossa ideia, resgatar e para que os jovens e as crianças voltassem a correr tabaqueiro.

A secretaria de Cultura recebeu do governo do Estado um decreto que proibia eventos, carnavalescos desfiles festas. Sabemos que se dependesse da mesma teríamos apoio. tenho certeza manteremos uma parceria para os próximos carnavais,
Mas uma pessoa que luta muito pelas tradições e pela cultura de Afogados Dr. Lucio viu que não havia nada que impedisse a saída do tabaqueiro. Não permitindo desfile e festas.
E ele com sua sabia atitude salvou o carnaval do município mantendo viva a cultura dos tabaqueiros.
O carnaval foi em paz o tabaqueiro se portou muito bem.
Estamos na luta aí pelo engrandecimento do carnaval, juntos com os companheiros de associação informal, Edgley brito, James Lane, Danilo, David, Welton, Flávio, Wandeson, David Igrejinha, Rubinho, Ph, Maurilio, Adam, Mario Martins, e outros tantos que nós ajudam nessa empreitada.
A ideia da associação foi de James Lane e Edgley Brito.
Tivemos muitas dificuldades na pandemia por isso demos uma parada, e temos muita dificuldade em conseguir recursos e ajuda.
Queremos uma sede que também será um museu do carnaval pra contar história do carnaval de Afogados.
Iremos participar do desfile de sete de Setembro.
Temos muita ideias mas precisamos do apoio da população, dos blogs.
Pra que o tabaqueiro vire uma figura que traga mas turistas a Afogados.
Esse mês mesmo fundaremos definitivamente a Associação dos Tabaqueiros de Afogados da Ingazeira.
Agradecer também a Edgar Santos pelo convite de participar da live da Astur. Evento do Governo do Estado. que levou o carnaval as casas através da TV redes sociais.
 
James Lane