Brasil: Estado de Minas tem primeiro caso confirmado da variante indiana

A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou, nesta quinta-feira (27), que o paciente proveniente da Índia e que está internado na Santa Casa de Misericórdia da cidade está com a variante indiana da Covid-19. Com isso, Minas Gerais registra o primeiro caso da nova cepa no estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Juiz de Fora foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o paciente estava com a variante indiana. A pasta informou, também, que ele está sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde que chegou ao município.

“Logo mais os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético. Todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática e, desde então, o homem encontra-se isolado dentro do hospital”, informou, em nota, a secretaria. O teste para a detecção da variante indiana foi feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Entenda

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, o paciente que está com a variante indiana é uma pessoa que esteve na Índia trabalhando embarcada em um navio. Não foi informado o sexo e nem o quadro clínico da pessoa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que o paciente chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 18 de maio.

O deslocamento para Juiz de Fora foi feito de carro. Mas, antes de se dirigir para a Zona da Mata mineira, a pessoa apresentou um teste RT-PCR negativo no terminal paulista, emitido dentro das 72h previstas na norma.

Variante indiana

O Brasil registra, até o momento, oito casos confirmados de infecção pela variante indiana do coronavírus – a chamada B.1.617. Além do paciente de Juiz de Fora, há outros seis em São Luís, no Maranhão, e outro em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

A variante foi registrada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. Com a explosão de casos no país e sua disseminação no Reino Unido, autoridades sanitárias do mundo inteiro estão sob alerta. 

De acordo com infectologistas, esta cepa se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta e pode agravar a terceira onda da pandemia. 

blogmarcosmsontinelly

Segundo a Anvisa, tripulantes filipinos apresentam, desde o dia 14 de maio, dificuldade respiratória, febre e tosse — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um tripulante filipino de um navio de carga que atracou no Porto de Suape, no Grande Recife, teve o resultado positivo para Covid-19. Por isso, a embarcação Flag Filia segue em isolamento. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (27), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência não informou para onde o tripulante filipino que testou positivo foi levado. Ainda de acordo com a Anvisa, outros quatro tripulantes apresentaram sintomas do novo coronavírus, chegaram a ser internados em hospitais, mas tiveram “resultado não detectado”.

Sobre os tripulantes que apresentaram sintomas, a Anvisa disse que um deles recebeu alta e retornou para a embarcação. Os outros três continuam hospitalizados.

A informação de que o um navio de carga graneleiro, com bandeira de Malta, tinha atracado no Grande Recife com tripulantes com suspeita de Covid-19 foi confirmada pela Anvisa na sexta-feira (21). Todos foram colocados em quarentena no Porto de Suape, em Ipojuca.

Na nota divulgada nesta quinta, a Anvisa informou que, ao todo, 21 tripulantes do navio foram examinados. O desembarque dos quatro filipinos foi solicitado, porque eles apresentavam, desde o dia 14 de maio, dificuldade respiratória, febre e tosse.

Sertão: Acidente com vítima falta entre Cruzeiro do Nordeste e Moderna; Veja vídeos

 

No final da tarde de ontem dia (27), por volta das 17:30, ocorreu um grave acidente com vítima fatal entre Moderna e Cruzeiro do Nordeste, no Sertão pernambucano, envolvendo um SEDAN Prata e é um caminhão carregado de melancia.

 

 

Segundo informações repassadas ao Blog O Povo com a Notícia, o caminhão ia sentindo Cruzeiro do Nordeste, e o SEDAN ao contrário. Uma vítima fatal do SEDAN. 

Até o momento não se sabe como se deu o referido acidente. Infelizmente não conseguimos os dados dos veículos e nem da vítima fatal que se encontrava no carro pequeno e nem o motorista do caminhão, até o momento da publicação desta matéria.

Compartilhe: