Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado 

Três feriados cairão nos fins de semana

O ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado, a Paixão de Cristo, dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana. Isso sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como o carnaval, que é ponto facultativo (algumas cidades adotam como feriado) e vai de segunda a quarta-feira, dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

 

A portaria do Ministério da Economia, que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal, foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União. Os feriados estaduais e municipais também serão observados nas respectivas localidades, e os serviços considerados essenciais deverão ser preservados nesses dias.

Três feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana, começando com 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que será sábado. Dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão no domingo.

Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

agbr-feriados-pontos-facultativos-2022

Agência Brasil

Com 70% de aprovação, João Campos é o prefeito mais bem avaliado de Pernambuco

A edição desta quarta-feira da Folha de Pernambuco estampou em sua capa uma impressionante aprovação do prefeito do Recife, João Campos (PSB). A capital pernambucana é umas das cidades com população mais crítica no país e mesmo assim o socialista está conseguindo fechar um primeiro ano de gestão da melhor forma possível.

Isso coloca João Campos claramente como um player diferenciado nas eleições estaduais do ano que vem. Certamente, como o eleitor mais forte de Pernambuco, devido ao tamanho da população do Recife e sobretudo a força de sua influência em todo o estado.

Com um ativo assim, a Frente Popular larga ainda mais forte para pleito, mesmo sem ter definido até o momento o seu representante na sucessão do governador Paulo Câmara (PSB).

O cenário ainda ganha novos elementos que reforçam esse entendimento. Paulo Câmara conta com a possibilidade de investir cerca de R$ 5 bilhões no próximo ano, levando obras para todas as regiões de Pernambuco.

Sem contar o fato de a aliança do PSB que dará sustenção à tentativa de retorno do ex-presidente Lula (PT) ao Palácio do Planalto. Os socialistas estão cotados para indicar a você na chapa do petista, com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que está pra engrossar as fileiras do PSB.

Então, todo esse quadro tem grandes chances de ser catapultados com a presença de João Campos em cima do palanque, pedindo voto. Vamos acompanhar.

Chefe de gabinete de governador é presa suspeita de lavagem de dinheiro

Rosângela Gama, chefe de gabinete do governador do Acre, Gladson Camelli (PP) foi presa nesta quarta-feira (22) suspeita de participar de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Ela foi detida durante cumprimento da Operação Ptolomeu pela Polícia Federal, após ordem do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Agentes relatam que identificaram um acordo entre os servidores para tentar obstruir a investigação e destruir provas obtidas no início do processo.

“Por ordem ainda do STJ, policiais federais cumprem, na manhã de hoje, cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Rio Branco/AC, em endereços relacionados aos envolvidos no embaraço às investigações”, diz a nota da PF.

A operação foi deflagrada no último dia 16 de dezembro e teve como alvo o próprio governador do Acre. Na ocasião, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na sua residência e em seu gabinete.

De acordo com uma nota da Polícia Federal, os membros da organização “atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos”.

O STJ também determinou o bloqueio de R$ 7 milhões nas contas dos investigados e a apreensão de veículos de luxo, segundo informações da CNN Brasil.

Senador tenta apoio para Moro e atrapalha união entre Cidadania e PSDB

A iniciativa põe em risco um plano de criar uma federação partidária com o PSDB, foco principal do presidente da legenda, Roberto Freire.

 

13.mai.2021 – O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). (Foto: Pedro França/Agência Senado)

 

 O senador Alessandro Vieira tenta o apoio do Cidadania, partido ao qual é filiado pelo Sergipe, para a candidatura à Presidência do ex-juiz Sergio Moro, do Podemos. A iniciativa põe em risco um plano de criar uma federação partidária com o PSDB, foco principal do presidente da legenda, Roberto Freire.

As federações partidárias, criadas por lei em setembro, permitem a união entre partidos políticos e devem durar pelo menos os quatro anos do mandato. Se alguma sigla deixar a essa espécie de coligação antes do prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário.

O prazo para obter o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é de seis meses antes das eleições, ou seja, em abril de 2022.

A articulação pela federação interessa aos tucanos. Por isso, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato à Presidência, se reuniu com o parlamentar no dia 15 no Senado, em uma conversa de última hora, para tentar conter a ameaça à medida.

O encontro contou com a presença do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e do coordenador político da campanha de Doria, Antônio Imbassahy.

A pressão de Vieira decorre de uma aliança regional do senador, já que, em julho, a ex-delegada Danielle Garcia se filiou ao Podemos.

Contra o impasse, membros do Cidadania já avaliam convencer Vieira a não disputar a Presidência e concorrer ao governo do Sergipe, o que o deixaria livre para fazer alianças no estado. Por outro lado, também diminuiriam o alcance das críticas ao novo acordo com os tucanos.

Em conversa com a reportagem, o senador Alessandro Vieira informou que possui “excelente relação pessoal com Moro e Renata Abreu (presidente nacional do Podemos)”, mas enfatizou que “não existe negociação” entre o Cidadania e o Podemos. “As composições estaduais não têm nenhuma vinculação com o cenário nacional”, afirmou.

Procurados, Imbassahy e Freire não responderam aos questionamentos da reportagem. Já a assessoria de Doria se limitou a afirmar que o encontro foi fechado.

Cientistas encontram fóssil de bebê dinossauro preservado

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro, que os cientistas chamaram de “bebê Yingliang”.

 

Cientistas anunciaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um embrião de dinossauro perfeitamente preservado, que data ao menos de 66 milhões de anos atrás e que se preparava para sair do ovo.

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro, que os cientistas chamaram de “bebê Yingliang”.

“É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados”, disse à AFP a pesquisadora da Universidade de Birmingham Fion Waisum Ma, coautora da publicação na revista iScience.

Ma e seus colegas encontraram o embrião com a cabeça posicionada debaixo do corpo, os pés dos dois lados e as costas encurvadas, uma postura que não tinha sido observada antes em dinossauros, mas que é similar às das aves modernas.

Nas aves, este comportamento é controlado pelo sistema nervoso central e se chama “dobramento”. Os pintinhos que se preparam para sair do ovo põem a cabeça debaixo da asa direita para mantê-la estável enquanto quebram a casca com seus bicos.

Os embriões que não conseguem fazer esta posição têm mais chances de morrer por uma eclosão fracassada. “Isto indica que tal comportamento nas aves modernas primeiro evoluiu entre os dinossauros, seus ancestrais”, disse Ma.

Uma alternativa a este dobramento poderia ser similar ao que os crocodilos modernos fazem. Eles se posicionam como se estivessem sentados, com a cabeça inclinada na direção do peito, para eclodir.

Embrião do dinossauro ‘bebê Yingliang’, encontrado em Ganzhou, China (Lida Xing e da Universidade de Birmingham do embrião do dinossauro ‘bebê Yingliang’, encontrado em Ganzhou, China/Divulgação)

Décadas em um depósito

Os ovirraptorossauros, ou “lagartos ladrões de ovos”, eram dinossauros emplumados que viviam onde hoje fica a Ásia e a América do Norte, durante o período Cretáceo Superior.

Tinham vários tipos de bicos e dietas e seu tamanho variava entre o de um peru moderno e o do enorme Gigantoraptor, com oito metros de comprimento.

O “bebê Yingliang” tem 27 centímetros de comprimento da cabeça até a cauda e se encontra dentro de um ovo de 17 centímetros no Yingliang Stone Nature History Museum.

Os pesquisadores acreditam que a criatura tenha entre 66 e 72 milhões de anos e provavelmente pôde ser preservada quando o ovo ficou enterrado como consequência de uma enxurrada, protegendo-o dos animais carniceiros por tanto tempo.

embrião do dinossauro ‘bebê Yingliang’, encontrado em Ganzhou, China (Lida Xing e da Universidade de Birmingham do embrião do dinossauro ‘bebê Yingliang’, encontrado em Ganzhou, China/Divulgação)

Ela teria crescido até os dois ou três metros de comprimento se chegasse à idade adulta e provavelmente teria se alimentado de plantas.

O exemplar é um dos vários fósseis de ovos que ficaram esquecidos em um depósito por décadas.

A equipe de cientistas suspeitou que poderiam conter dinossauros não nascidos e raspou parte do ovo para encontrar o embrião dentro.

“Este embrião de dinossauro dentro deste ovo é um dos mais belos fósseis que já vi”, disse o professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo e membro da equipe de pesquisas, em um comunicado.

“Este pequeno dinossauro em seu estado pré-natal se assemelha muito a uma ave bebê encurvada em seu ovo, o que traz mais evidências de que muitas das características das aves de hoje evoluíram de seus ancestrais dinossauros”, prosseguiu.

Os cientistas esperam estudar o “bebê Yingliang” com mais detalhes através de avançadas técnicas de escaneamento para mapear todo o seu esqueleto, inclusive os ossos do crânio, porque parte do seu corpo ainda está coberto por rocha.

Pix bate recorde de transações diárias com o pagamento do 13º

Tela de celular com a logo do Pix

O número de transações realizadas via Pix em um dia bateu recorde na segunda-feira (20), último dia para o pagamento da 2ª parcela do 13º salário. Segundo Banco Central foram realizadas 51,9 milhões de transferências e pagamentos pela plataforma.

O recorde anterior foi de 50,3 milhões de transações, batido no dia 10 de dezembro.

O Pix fez um ano no dia 16 de novembro e já é um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Até o fim do mês passado, a quantidade de chaves cadastradas já superava a marca de 360 milhões.

Também em novembro, foram realizadas mais de 1,2 bilhão de transações. O valor total das movimentações ficou em R$ 620 bilhões.

A adesão ao Pix superou as expectativas do BC, que lançou a plataforma com o intuito de aumentar a eficiência, reduzir os custos e ampliar o número de usuários do sistema financeiro.

O Pix permite transferir recursos em questão de segundos por meio do celular a qualquer hora do dia. O sistema é gratuito para pessoas físicas.

O BC limitou o valor das transferências em outubro por conta do aumento de sequestros e fraudes. As transferências foram limitadas a R$ 1 mil entre 20h e 6h. Também foram adotadas outras medidas de segurança para evitar vazamento de dados e oferecer mais segurança aos usuários, como o bloqueio preventivo pelos bancos de operações consideradas suspeitas.

No último dia 29, o BC lançou o Pix Saque e o Pix Troco. As ferramentas permitem que o consumidor saque dinheiro nas lojas do varejo por meio do Pix.

Secretaria de Saúde de Pernambuco abre seleção com 72 vagas e salários que chegam a R$ 2,4 mil

Google Street View

O Governo de Pernambuco abre, a partir da próxima terça-feira (28), as inscrições para uma seleção simplificada para a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O objetivo do certame é a contratação temporária de profissionais de nível superior para atuação no âmbito do programa Mãe Coruja Pernambucana. Ao todo, são oferecidas 72 vagas, com salários chegam a R$ 2,4 mil. Dentre as oportunidades, 5% é reservado a pessoas com deficiência.

  • Assistente Social;
  • Enfermeiro;
  • Fisioterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo; e
  • Terapeuta Ocupacional.

Esta é a segunda seleção aberta pela SES-PE em menos de um mês. A primeira previa 45 vagas para Apoiador Institucional.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site selecionases.saude.pe.gov.br, preencher o formulário de inscrição e, logo após, anexar os documentos solicitados como currículo, RG e CPF. Os documentos deverão estar em um único arquivo com o tamanho máximo de 5MB. Somente serão aceitos documentos em formato PDF. As inscrições seguem até o dia 11 de janeiro de 2022.

A seleção

A seleção será realizada em uma única etapa de caráter classificatório e eliminatório, por meio de avaliação curricular. Os contratos terão duração de 12 meses, ou seja, um ano, e podem ser prorrogados pelo mesmo período.

Além disso, de acordo com o edital, o processo de seleção inicialmente terá prazo de validade fixado em 24 meses, ou seja, dois anos, e pode ser prorrogada uma vez por igual tempo.

Resultados

O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de janeiro de 2022. Os recursos serão recebidos até as 23h59 do dia 28 de janeiro de 2022. O resultado final será divulgado no dia 04 de fevereiro de 2022.

De acordo com o edital, o resultado final da seleção será divulgado no site da SES-PE, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar comunicados, convocações e o resultado final da seleção.

Compartilhe: