A cada 10 mil vacinados contra a Covid-19 no Brasil, apenas 5 têm reações

Desses casos, apenas 20 foram considerados graves, mas sua relação com as vacinas ainda precisa ser confirmada.

Quando já contabilizava mais de dois milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19, o Ministério da Saúde havia recebido apenas 1.038 comunicações de eventos adversos por pessoas que já foram imunizadas. Desses casos, apenas 20 foram considerados graves, mas sua relação com as vacinas ainda precisa ser confirmada. Os dados são da última terça-feira, data da mais recente atualização da pasta.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o total de vacinados nesta quinta já ultrapassava 3 milhões de pessoas no Brasil.

Especialistas afirmam que os números baixos de queixas reforçam o perfil de segurança das vacinas, notadamente a CoronaVac, utilizada em mais de 90% das imunizações até o momento. O outro imunizante adotado no país é o da AstraZeneca/Oxford.

Apenas 5 a cada 10 mil vacinados relataram algum efeito colateral após tomarem a vacina, ou 0,05%. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns foram cefaleia (dor de cabeça), febre, mialgia (dor muscular), diarreia, náusea e dor localizada.

Houve a comunicação de um evento adverso grave apenas a cada 100 mil aplicações da vacina. Esses casos, entretanto, não necessariamente estão associados à vacina: sabe-se apenas que eles ocorreram após a aplicação da primeira dose.

Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pontua que “eventos graves” são aqueles que precisam de hospitalização, levam à morte ou a abortos em mulheres grávidas.

— Se a pessoa toma a vacina e é atropelada no dia seguinte, por exemplo, isso é reportado (como evento grave). Se é efeito da vacina a investigação dirá depois. Quando você vacina milhões de pessoas, é natural que uma ou outra sofrerá um acidente ou terá um infarto no dia seguinte, três dias depois, por exemplo — explica.

Em novembro, uma morte levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspender os testes clínicos da CoronaVac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O episódio foi tratado como um evento adverso grave. Posteriormente, foi comunicado à agência que se tratou do suicídio de um dos voluntários. Durante os testes clínicos da CoronaVac, não foi reportado nenhum evento grave associado à vacina.

Na última semana, o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão do governo dos Estados Unidos que acompanha a vacinação no país, informou que, após a vacinação de 4 milhões de pessoas com a vacina produzida pela farmacêutica Moderna, foram registrados 1.266 eventos adversos, uma incidência ainda menor do que a do Brasil, de apenas 0,03%. Desses casos, 108 foram identificados para uma análise mais aprofundada após detectada reação alérgica dos pacientes. Não houve nenhuma publicação dos dados de eventos adversos relatados no Reino Unido, o primeiro a iniciar a vacinação em massa de sua população contra a Covid-19.

Aumento de confiança da população

A CoronaVac usa uma tecnologia específica para incentivar a produção de anticorpos, usando um vírus inativado.

— É um método utilizado há muito tempo, o número de 20 eventos adversos graves está dentro do esperado. Os números gerais são muito bons e mostram para a população a segurança das duas vacinas, notadamente a da CoronaVac — afirma Natalia Pasternak, microbiologista, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC) e colunista do GLOBO.

Segundo Pasternak, os números são relevantes para aumentar a confiança da população na vacina, sobretudo em um ambiente em que setores específicos buscam minar a credibilidade da campanha nacional de imunização. Durante a fase de testes, por exemplo, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro criticaram a parceria do governo de São Paulo com uma farmacêutica chinesa (a Sinovac) no desenvolvimento da CoronaVac.

— Os números iniciais são muito bons e ajudam a esclarecer para as pessoas que, em primeiro lugar, as vacinas continuam sendo avaliadas, os efeitos adversos são reportados e serão investigados. E a população se sente naturalmente mais segura ao ver que há poucos efeitos reportados — afirma.

Renato Kfouri destaca que toda vacina está sujeita a sintomas considerados clássicos, como dor no local da aplicação ou febre, uma vez que seu objetivo é exatamente gerar alguma resposta do organismo.

— Por enquanto, os dados confirmam os perfis de segurança de todas as vacinas. Mas o acompanhamento, a vigilância, precisam continuar — afirma.

Segundo pessoas que participaram do acompanhamento dos testes clínicos do Butantan ouvidas pelo GLOBO, o número de eventos adversos está dentro do esperado, sobretudo pela diferença na forma de monitoramento entre a pesquisa e a campanha de imunização. No primeiro caso, os voluntários preenchem um diário em que registram qualquer sintoma.

Após o início da vacinação, o monitoramento é passivo, isto é, os relatos são feitos apenas quando ocorre algo que incomoda aquele que foi vacinado. No ensaio clínico, por exemplo, a dor local foi a reação adversa mais comum. Mas, quando a vacinação chega à população, a maioria das pessoas não relata esse incômodo justamente por ser muito leve.

— O que era feito com 40 mil pessoas no ensaio clínico, agora está na escala dos milhões. Ou seja, o acompanhamento não precisa ser tão minucioso porque o tamanho da amostra indica que qualquer efeito adverso vai aparecer pois é muita gente sendo vacinada. A minúcia no teste clínico garante (adiante) a segurança para a população — afirma Pasternak.

Compartilhe: