Pernambuco tem sido um estado estratégico para políticos com projeção nacional iniciarem as agendas pelo nordeste brasileiro. Não à toa, o mês de agosto vem sendo bastante movimentado. Já passaram por aqui o ex-presidente Lula (PT), o presidenciável e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e, neste sábado (28), o pré-candidato ao Planalto e governador de São Paulo, João Doria, aterrissou em terras pernambucanas. 
Diferentemente de seu correligionário, Doria iniciou sua agenda pelo Agreste, ao lado da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSB) – que é, inclusive, tida como uma das possibilidades da oposição. O tucano visitou, no início da manhã, a feira de Caruaru. Segundo afirmou o ex-ministro e ex-senador Armando Monteiro (PSDB), o presidenciável foi bem recebido. “Correu tudo muito bem. Foi muito bem recebido pelos feirantes, donos das barracas”, assegurou Armando. 
Doria segue, agora, para um almoço com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, no Recife. Após o almoço, o governador de São Paulo vai ao encontro do governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, área central da capital pernambucana. Sobre o encontro com o chefe do executivo pernambucano, o ex-senador Armando Monteiro, que esteve presente durante agenda com o presidenciável em Caruaru, pontuou que não deve ser um encontro que busque alianças. Afinal, o PSDB é oposição ao PSB. “Isso não muda nada. É uma visita protocolar. São governadores, são colegas. Não é visita para fazer aliança. É meramente protocolar. Não há nenhum problema nesse encontro”, cravou.

Indagado sobre a vinda de presidenciáveis do tucanato em Pernambuco, o ex-ministro assinala que “Pernambuco é um estado importante do ponto de vista político. No PSDB de Pernambuco, por exemplo, é muito importante, tem Raquel (prefeita de Caruaru, que preside a sigla no estado) e tem Bruno Araújo (o presidente nacional da legenda), e é normal que os presidenciáveis do PSDB passem por PE.” “Sempre fomos um estado importante, principalmente levando em consideração as costuras que passam por aqui”, arremata.  

Doria em Caruaru

Sobre a visita de Doria a Caruaru, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que voltou aos holofotes, comemorou. Afirmou que a presença dele no Agreste é uma honra e uma alegria recebê-lo. Assinalou ainda que Dória tem feito “um trabalho diferenciado transformando o Estado de São Paulo”. 

O tucano foi recebido pela prefeita da cidade, Raquel Lyra e pelo presidente nacional do partido, o pernambucano Bruno Araújo, pelo ex-senador Armando Monteiro, pelo ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e pela deputada estadual Alessandra Vieira. 
Agenda 
João Doria vai para o Recife, onde almoça com o presidente do PSDB, Bruno Araújo, na residência do dirigente tucano, às 13h30. Em seguida, Doria visitará, com aliados, o Porto Digital, no Cais do Apolo, às 15h30. 
Às 16h30 o governador de São Paulo será recebido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Os dois governantes falarão sobre as ações de combate à pandemia da Covid-19 e os esforços para a vacinação dos brasileiros no País.