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Em nota, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, revela que prestou depoimento, há pouco, ao Ministério Público Federal, na Procuradoria da República, em Pernambuco, na condição de testemunha de um processo sigiloso, ao qual não dá mais explicações.

“Fui compromissado em dizer a verdade em procedimento sigiloso. Prestei todos os esclarecimentos que me foram solicitados, no sentido de prestar relevantes serviços a sociedade pernambucana”, disse, para em seguida fazer um alerta em tom de ameaça.

“Alerto que o PSB e forças a ele ligadas estão com plano de ataque para tentar me desqualificar. Estou pronto para me defender. Quem viver verá!”, concluiu.

Amupe: Reunião descentralizada com a Celpe tira dúvidas dos gestores em Ouricuri

Foto: divulgação

A parceria entre a  Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a  Celpe realizando reuniões descentralizadas nos municípios tem sido de extrema importância para orientação dos gestores  nos quesitos de geração distribuída, eficiência energética, procedimentos gerenciais e iluminação pública.

Agora, a próxima reunião será no dia 13/02 (quinta-feira), na UTD da Celpe, em Ouricuri – Rod. Asa Branca, PE 122, S/N – COHAB. (Próximo à subestação da Celpe), às 9h.

Além disso, a reunião é um momento para a Celpe se aproximar ainda mais dos municípios, seus cliente de grande porte. O presidente da Amupe, José Patriota, compreende que a iluminação pública é de fundamental importância para os municípios e, considerando as inúmeras dificuldades e dúvidas existentes na relação Celpe/Municípios, é importante a presença dos gestores.

Essas reuniões já aconteceram no mês de janeiro em Recife, para prefeitos da Mata Sul, Norte e Região Metropolitana; Caruaru, para os gestores do Agreste; Serra Talhada, para os sertões Central, Itapiraca, Pajeú e Moxotó e agora se estende para o município de Ouricuri. Estão convocados os prefeitos dos Sertões do Araripe e São Francisco.

Para facilitar a organização das reuniões a Celpe pede que os prefeitos e secretários confirmem presença por e-mail com o assunto “Reunião da Celpe” no endereço: secretariaexecutiva@amupe.org.

PRF registrou 308 mortos em acidentes nas estradas federais que cortam PE em 2019

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 308 mortos em acidentes nas estradas federais que cortam Pernambuco ao longo de 2019, um aumento de 4,76% nas vítimas fatais em comparação com 2018, quando foram 294 mortes. Os homens foram as principais vítimas fatais, sendo 82,1% do total.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (7). No ano passado, foram registradas 2.851 pessoas feridas, superior às 2.736 do ano anterior.

O número total de acidentes computados pela PRF no estado também teve aumento: foram 2.737 ocorrências no ano passado e 2.699 em 2018. O levantamento mostrou que 67,4% dos acidentes ocorreu em trechos de reta, 56% no período diurno e 52% em pista dupla.

Entre as rodovias federais de Pernambuco que mais tiveram acidentes em 2019, estão a BR-101, com 1.022 registros, seguida pela BR-232, com 817 ocorrências e a BR-428, com 170 colisões.

Ainda de acordo com o balanço da PRF, entre os anos de 2018 e 2019, todas as causas de acidente tiveram aumento no número de ocorrências. O número de acidentes por mal súbito, por exemplo, aumentou 81%, de 16 para 29.

Acidentes por falta de atenção do pedestre aumentaram em 27%, passando de 115 para 146 ocorrências. A falta da direção defensiva aumentou em 12% o número de acidentes, que passou de 172 para 192 colisões.

Ocorrências por defeito mecânico em veículo cresceram em 9%, registrando um aumento de 127 para 139 acidentes. Acidentes causados por ingestão de álcool também registraram uma alta de 8%, passando de 230 para 249.

A maior causa de acidentes foi a falta de atenção do condutor, com 36,7% dos registros. Em seguida estão:

  • Desobediência às normas de trânsito – 11,4%
  • Ingestão de álcool pelo motorista – 9%
  • Falta de direção defensiva – 7%
  • Velocidade incompatível – 5,2%

O tipo de acidente que mais ocorreu no ano passado foi a colisão traseira, com 21,6% do total. Em seguida estão:

  • Colisões laterais – 14,3%
  • Colisões transversais – 13,2%
  • Saídas de pista – 10,9%
  • Atropelamentos de pedestre – 7,8%
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