Das 20 melhores universidades do Brasil, 18 são públicas. Esse é o resultado do RUF 2019, Ranking Universitário Folha – que existe desde 2012. A pesquisa comprova o que rankings internacionais (como o THE) já apontavam e, mais uma vez, vai na contramão das afirmações do atual governo, que insiste em afirmar que as universidades públicas não produzem pesquisa e inovação e nem preparam seus estudantes para o mercado de trabalho.

Em todos os quesitos analisados pelo ranking – pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado, a prevalência é das universidades públicas. Quando o tema é pesquisa, por exemplo, das 20 melhores, todas são públicas.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar no quesito Inovação, que leva em conta patentes depositadas e artigos em colaboração com empresas. Ainda nessa área, das 20 melhores universidades do país, 15 são públicas.

Os resultados do Enade também afirmam a excelência das universidades públicas. Enquanto apenas 3,3% das universidades privadas atingiram o conceito máximo no Exame, 20% das federais atingiram a nota máxima.

As universidades federais, entretanto, vêm enfrentando dificuldades, com cortes orçamentários que comprometem seu funcionamento, e que se agravaram imensamente em 2019. Ao bloqueio de até 30% das verbas das universidades, somam-se os cortes de bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq, e do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Recentemente, o Ministério da Educação desbloqueou R$ 1,2 bilhões para o orçamento das universidades e institutos federais, mas cerca de R$ 3,8 bilhões continuam congelados.

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!