Com a chegada das férias escolares, as crianças costumam passar mais tempo em casa realizando atividades de lazer e brincadeiras. Com energia para explorar todos os ambientes das residências, o tempo livre pode representar um risco, quando cuidados prévios não são tomados. Por isso, o uso seguro da energia é mandatório em todas as idades. Para minimizar os perigos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta sobre os cuidados necessários para prevenir e evitar acidentes domésticos envolvendo a eletricidade.

O uso de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos por parte das crianças tende a aumentar nesse período, sendo importante redobrar a atenção durante o uso. O acesso à geladeira, por exemplo, não deve acontecer de modo algum com os pés descalços. Nunca se deve manter contato com eletrodomésticos quando o corpo está molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrirem freezers e refrigeradores.

Cada vez mais comum, os celulares, tablets e notebooks devem ter uma atenção especial ao serem recarregados. A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Também é importante que o uso do aparelho seja suspenso durante seu carregamento. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos circuitos e incêndios.

Equipamentos eletrônicos como videogames e computadores somente devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomado, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.

Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma brincadeira bastante comum nas férias. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos ocorre quando a linha enrosca nos fios e equipamentos da rede elétrica, podendo provocar curtos-circuitos. Além do risco à população, pode prejudicar o fornecimento de energia. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios elétricos.

A concessionária reforça que é terminantemente proibido subir em postes ou entrar em subestações para, por exemplo, pegar pipas ou buscar bolas. Nos dois casos, os acessos só estão autorizados aos profissionais a serviço da Celpe. Todas as brincadeiras devem ocorrer distantes da rede de distribuição de energia.

Em casos de acidentes com energia elétrica, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se está desligado.

Principais dicas para evitar acidentes:

  1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
  2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
  3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;
  4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
  5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
  6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe;
  7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica;
  8. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar choques fatais;
  9. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma danificar o isolamento de fios da rede de distribuição;
  10. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
  11. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
  12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;
  13. Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.

 

 

Parabéns aos Engenheiros de Pernambuco e do Brasil

O Crea-PE parabeniza hoje, 11 de dezembro, todos os profissionais do País que escolheram a Engenharia como profissão buscando a cada dia aprimorar conhecimentos e técnicas indispensáveis para alcançar o objetivo de criar um mundo melhor e mais inclusivo para todos os cidadãos.

O Dia do Engenheiro homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e executar construções de residências, prédios comerciais, públicos e tantas outras. A eles, cabe salvaguardar vidas e o patrimônio garantindo a execução de projetos seguros. São mais de 26 mil profissionais habilitados nas engenharias, no Crea em Pernambuco.

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

 

 

Acidente automobilístico mata casal no Ibó, no Sertão da Bahia

No fim da manhã desta quarta-feira dia (11), um grave acidente aotomobilístico foi registrado nas proximidades do Posto Ipiranga em Ibó, no Sertão da Bahia, aonde dois veículos colidiram.

De acordo com o nosso parceiro do Blog Didi Galvão, o acidente aconteceu entre uma Amarok e Fiat Mille. No Fiat estava um casal que veio a óbito ainda no local.

Ainda segundo informações, as vítimas fatais são os pais do Presidente da Câmara de Vereadores de Abaré-BA (que está afastado do cargo), Adiel Paiva.

Maioria dos brasileiros acha que inflação vai subir

Maioria dos brasileiros acha que inflação vai subir

Uma pesquisa do Datafolha do início deste mês mostra que 52% dos brasileiros avaliam que a inflação subirá nos próximos meses.

A expectativa sobre o aumento da inflação se manifesta em um momento em que o IPCA (índice de preços ao consumidor do IBGE) voltou a subir por conta de itens como carnes e combustíveis.

Na pesquisa anterior, feita no final de agosto deste ano, 46% afirmaram que a inflação iria subir. Em dezembro de 2018, 27% esperavam que os índices de preços aumentariam.   O percentual de pessoas que avaliam que a inflação irá cair passou de 20% em agosto para 17% em dezembro. Para 27%, a inflação ficará estável. Eram 30%, em agosto.

No levantamento, as pessoas foram questionadas se, na opinião delas, a inflação vai aumentar, vai diminuir ou vai ficar como está daqui para frente. Foram realizadas 2.948 entrevistas, nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

As informações são do jornalista Eduardo Cucolo na Folha de S.Paulo

 

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!