Da Revista Veja – O pedido de demissão do âncora Dony de Nuccio, que dividia a bancada do Jornal Hoje com Sandra Annenberg, deixou seus colegas em estado de alerta. O agora ex-apresentador, que era o nome mais cotado como substituto de William Bonner no Jornal Nacional, foi chamado pela direção da emissora ao ser revelado que tinha uma atividade profissional paralela:  Nuccio fazia vídeos de conteúdo interno para o Bradesco, em que falava frases como “nossos clientes”.

Esse trabalho extra não havia sido informado e fere as normas internas do canal. Segundo o portal UOL, Nuccio recebeu mais de 7,2 milhões de reais em serviços realizados ao banco entre 2017 e 2019. A situação do jornalista ficou insustentável e, antes de ser “saído”, ele pediu demissão.

Dony de Nuccio, no entanto, não é o único apresentador da casa a estabelecer parceria comercial com o Bradesco. VEJA descobriu que Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, e Rodrigo Bocardi, do Bom Dia São Paulo, também emprestaram seus rostos e credibilidades. Em um vídeo de divulgação interna do Bradesco, Renata aparece ao lado de um totem com a marca da instituição financeira e a seguinte frase: “120 razões para ser cliente”.

No caso de Bocardi, há pelo menos quatro notas fiscais referentes a serviços prestados por ele ao Bradesco, todas emitidas na mesma data: 11/9/2017 – uma no valor de 164.000 reais e outras três nos valores de 56.000 reais, cada. Total da remuneração: 332.000 reais. As notas estão em nome da empresa BOC Produções e Palestras, cuja sede fica em uma residência em um condomínio de luxo no bairro do Morumbi. A empresa, que recentemente mudou o nome para Diglog, foi aberta em 2015 e pertence a Bocardi. O âncora prestou serviços para evento da UniBrad, Universidade Corporativa do Bradesco, e fez conteúdo cujo título era “Relacionamento com o Cliente”.

Procurado por VEJA sobre o contrato com os dois apresentadores, o Bradesco se manifestou por meio de nota: “por uma questão de ética e respeito profissional, o banco não comentará contratos firmados com seus fornecedores”.

NOVAS REGRAS NA GLOBO
Depois do episódio da saída de Nuccio, jornalistas da Globo procuraram a direção da emissora para relatar sobre suas atividades paralelas, com receio de sofrerem punições. Muitos, aliás, obtiveram aval para fazer determinados trabalhos. A emissora nega clima de caça às bruxas, mas promete estudar e implementar um novo código de ética profissional. Dentro dos corredores do canal, a expectativa é de que a tolerância seja zero. Hoje, muitos jornalistas faturam com palestras e serviços de media training. A respeito dos casos agora revelados por VEJA, de Renata Vasconcellos e Rodrigo Bocardi, a Globo mandou a seguinte nota:

“Rodrigo Boccardi não tem e nem nunca teve uma empresa como a do jornalista Dony de Nuccio: não produz vídeos de nenhuma espécie, não faz projetos de comunicação, não faz vídeos publicitários, não capta clientes, não faz assessoria de imprensa. Sua PJ é o meio usado para que seja remunerado por palestras, mediação de debates ou apresentação de eventos, sempre fechados, sem transmissão ao público. 

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