Resolução do Ministério da Economia publicada hoje (26) no Diário Oficial da União altera as regras para prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os procedimentos podem, a partir desta terça-feira, ser executados por meio de atendimento eletrônico (com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira pagadora) ou por meio de representante legal ou procurador cadastrado no INSS ou na instituição financeira.

Beneficiários com idade igual ou superior a 70 anos poderão solicitar a realização de prova de vida no INSS, sem prejuízo da possibilidade de comparecer à instituição financeira pagadora.

Para beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento a residência ou local informado no requerimento, para permitir a identificação do titular do benefício e a realização da comprovação de vida.

No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de prova de vida por meio de pesquisa externa deverá ser efetuado pelo interessado, perante uma agência da previdência social, com comprovação via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde.

Os serviços deverão ser previamente agendados por meio da Central 135 ou do Meu INSS.

O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o beneficiário atenda à convocação. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária será realizada de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

Entenda

Desde 2012, segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado, pois evita pagamentos indevidos e fraudes.

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão – alguns bancos usam a data de aniversário do beneficiário enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício.

Imagem relacionada

Raquel Lyra assume vice-presidência na Frente Nacional de Prefeitos

Raquel quer colocar em discussão os índices baixíssimos de tratamento de esgoto, além da necessidade de mais investimentos na distribuição de água. “Esse é um tema que deve e precisa ser melhor discutido”, pontuou.

 

Petrolina é a cidade que mais gera emprego no interior de Pernambuco

Na contramão de Pernambuco (que teve o pior desempenho entre os estados do Brasil), Petrolina foi uma das poucas cidades da região com saldo positivo na geração de emprego em fevereiro de 2019. O município sertanejo foi campeão no interior e o terceiro que mais abriu vagas de trabalho nesse período, 2.200, atrás apenas do Recife e Jaboatão, cujas populações são superiores. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estudo produzido pelo Ministério da Economia e foram divulgados nesta segunda-feira (25).

A cidade sertaneja teve saldo geral positivo em fevereiro de 442 empregos, resultado obtido quando se subtrai o número contratações (2.200) das demissões (1.758). O quantitativo para o prefeito Miguel Coelho ainda não é o ideal, mas sinaliza que Petrolina consegue produzir mais que a média no Estado e tem uma perspectiva de crescimento para os próximos meses. “Nossa cidade foi a única do interior que obteve um saldo positivo relevante, quatro vezes superior à segunda. Isso num cenário estadual muito negativo, mostrando que nossa cidade segue resistindo e crescendo”, explica.

A explicação do prefeito se ampara nos dados gerais de Pernambuco. O Estado teve o pior desempenho no País, com um saldo negativo em fevereiro de 12.396 demissões. O cenário nacional, contudo, apresenta perspectiva positiva, visto que o Brasil gerou 1,4 milhão de empregos e saldo positivo de 173 mil, no mês passado, obtendo o melhor desempenho desde 2014.

 

A Avianca Brasil anunciou, nesta terça-feira (26), que vai deixar de operar 21 rotas. Com isso, a empresa abre mão de aproximadamente 40% dos 53 trajetos nos quais opera atualmente. A medida passa a valer a partir de abril. Uma das rotas afetadas é o trecho Galeão (RJ) – João Pessoa (PB). 
Além disso, a companhia vai fechar as bases operacionais nos seguintes aeroportos: Galeão (RJ), Petrolina (PE) e Belém (PA).

Desde o ano passado, a companhia aérea passa por um processo de recuperação judicial. “Como parte do plano de recuperação judicial, a Avianca Brasil informa que está readequando a sua operação e reduziu o tamanho de sua frota com o objetivo de operar 23 destinos, com 26 aeronaves. Esta readequação acontecerá progressivamente durante o mês de abril, e a diminuição implicará na descontinuidade de algumas rotas operadas pela companhia e no fechamento de três bases operacionais – Galeão (RJ), Petrolina (PE) e Belém (PA)”, diz parte da nota.

  • Aracaju-Salvador,Belém-Guarulhos, Fortaleza-Bogotá, Salvador-Bogotá, Brasília-Cuiabá ,Brasília-Fortaleza, Brasília-Galeão, Brasília-Maceió, Brasília-Salvador, Florianópolis-Galeão, Fortaleza-Galeão ,Guarulhos-Galeão, Galeão-Foz do Iguaçu, Galeão-João Pessoa, Galeão-Natal, Galeão-Porto Alegre, Galeão-Salvador, Maceió-Salvador ,

 

Em Serra, Vereador Rosimério de Cuca diz que Bolsonaro é a “besta fera do apocalipse”

 O discurso do vereador Rosimério de Cuca (PMN) durante a sessão da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), nessa segunda-feira (25), chamou a atenção de dezenas de trabalhadores rurais que lotaram o plenário da Casa Joaquim de Souza Melo.
Segundo o Farol, o vereador revelou ser contra o projeto de reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, porque maltrata o futuro de milhões de brasileiros.
Na tribuna, o parlamentar alertou ser contra o projeto, e fez uma comparação que arrancou aplausos e risos do público.
“Este projeto de reforma da Previdência só vem para acabar com o trabalhador e os mais pobres. Eu sou totalmente contra esta proposta. Bolsonaro parece mais a besta fera do apocalipse que disse o Padre Cícero. Ele é a besta fera e eu sou contra este governo”, reforçou o vereador
Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!