O Ministério da Educação (MEC) quer saber quantos casos de gravidez na adolescência ocorreram em 2018. Desde a última quinta-feira (14) está disponível para as escolas públicas e privadas o “Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”. O prazo para preencher os dados vai até 15 de abril.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo questionário, as escolas devem considerar os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade identificados no ano passado. Não será necessário identificar a adolescente.

O questionário deverá ser preenchido por gestores escolares ou por pessoas designadas pelas escolas. O acesso é por meio de um link no Sistema Educacenso,exclusivamente para o perfil escola.

O trabalho faz parte do programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo MEC e Ministério da Saúde. A intenção é fortalecer ações conjuntas para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência, além de garantir o cuidado integral às adolescentes grávidas.

Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 visando levar às escolas públicas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para enfrentar vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. Entre as ações do programa estão a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é de cerca de 56 adolescentes a cada grupo de mil. Número maior que a taxa internacional, que é de cerca de 49 a cada 1 mil.

Segundo o ministério, embora esse número esteja alto, houve – entre 2010 e 2017 – redução de 13% de bebês de mães adolescentes. Meninas negras representam a maior proporção entre essas mães: 19,7% pardas e 15,3% pretas, seguindo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Salgueiro registra mais de 100mm de chuva neste sábado

Choveu abundantemente em Sagueiro entre as 4h da madrugada e as 7h da manhã deste sábado, 16. Segundo o prefeito, Clebel Cordeiro, o município contabilizou 100mm de volume de água nesse curto espaço de tempo.

A grande quantidade de chuva encheu e transbordou diversos reservatórios na cidade, a exemplo do Açude Velho, que fica na entrada do bairro Divino Espírito Santo. Várias pessoas se aglomeraram para admirar o excesso escorrendo pelo sangradouro, o que não se via há algum tempo.

Felizmente não há registro de danos provocados pela farta precipitação pluviométrica. Ao contrário, muitos agricultores ficaram esperançosos com a possibilidade de boas safras este ano.

Rompimento de passarela

A passarela da ponte que dá acesso ao bairro Santa Margarida se rompeu e arrastou quatro pessoas que estavam no local.

Segundo testemunhas, a estrutura da ponte cedeu por volta das 10h30 e levou para dentro da água uma mulher e três crianças que observavam a cheia. Outras pessoas agiram rapidamente e conseguiram resgatar as vítimas. Felizmente ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar se dirigiram à área e orientaram as pessoas a não ficarem em cima da passarela. (Fonte: Alvinho Patriota)

Cidades do Alto Pajeú tiveram destaque dentre as que tiveram chuvas nas últimas horas. Em Itapetim foram  80 milímetros.  Em Santa Terezinha, 81 milímetros.

Mas o recorde veio de Brejinho com 95 milímetros registrados.

Na Fazenda Muquém de Evaldo Campos, que fica a cinco quilômetros do centro de São José do Egito, choveu 100 milímetros.

Ontem, uma chuva forte em Santa Terezinha  inundou as ruas da sede. Choveu bem também na zona rural.

 

Polícia de Pernambuco apreende criança de 12 anos que já matou duas pessoas

DHPP
Reprodução/TV Jornal

Uma criança de 12 anos que afirmou ter cometido dois homicídios no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, foi apreendida nesta sexta-feira (15) pela Polícia Civil. Ele estava na companhia de mais dois adolescentes de 15 anos que tiveram participação nos atos infracionais. Por força de um mandado de apreensão expedido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os adolescentes também foram recolhidos. No momento da apreensão, eles estavam embaixo de um viaduto próximo ao RioMar, no Pina.

Os crimes

De acordo com a Polícia Civil, o garoto de 12 anos tem participação em dois homicídios cometidos na Comunidade Beira Rio. O primeiro caso foi registrado em dezembro de 2018 no qual ele junto com outro rapaz de 15 anos, mataram o cadeirante José Ricardo Silva, de 44 anos. No outro caso, que ocorreu em 20 de janeiro de 2019, ele assassinou o idoso Paulo Alberto Gonçalves da Silva de 68 anos, junto com outro rapaz também de 15 anos.

Os três garotos foram encaminhados para o internamento na Unidade de Atendimento Inicial (Uniai) onde serão tomadas as medidas socioeducativas.

Cidades Acessando Blog

Panificadora Samuel
Escola Monteiro Lobato
 

CLICK AQUI E CONFIRA AS FOTOS!

Educação Infantil,

Ensino Fundamental e Médio

(87) 3838.1481 (87) 3838.2246

Siteemonteirolobato.com.br

Dr. Jamildo Carvalho
Desfile Cívico Escola M.L

AABB

Bloco a Onda 2017

Galeria de Fotos!